Monitoramento de compliance fiscal
Acesse Gestão Empresarial | ERPX > Controladoria > Compliance Fiscal > Monitoramento.
Para acompanhar o processo de integração do ERP senior X com a solução de Compliance Fiscal Senior, disponibilizamos todas as informações sobre os principais cadastros e movimentações. Estes dados incluem detalhamentos específicos sobre diversos aspectos do processo. Confira abaixo:
Documentos Fiscais
O processo de integração é iniciado pela rotina Gestão Empresarial | ERPX > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações. Após o início, é possível acompanhar detalhadamente a movimentação nesta tela de Monitoramento, através da guia Documentos Fiscais, onde o progresso da integração de cada documento fiscal, tanto de NF entrada quanto de NF saída, pode ser verificado.
- Permite visualizar os registros de todas as notas fiscais de entrada que participaram do processo de integração anterior. Para cada nota fiscal, será possível visualizar a situação da integração, tanto para documentos integrados com sucesso quanto para aqueles que não foram integrados devido a erros ou divergências;
- Os registros são organizados em uma sequência temporal, utilizando a data de integração como critério principal. Isso significa que os registros são dispostos conforme a data em que foram integrados ou registrados no sistema, do mais recente para o mais antigo. A interface permitirá reordenar os registros conforme a direção cronológica especificada pelo usuário;
- Atualmente, para os registros que possuem erro no processamento, após a resolução do problema que causou o erro, é necessário realizar uma nova integração. Esse processo deve ser feito através do caminho no sistema: ERPX > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações;
- Permite visualizar os registros de todas as notas fiscais de saída que participaram do processo de integração anterior. Para cada nota fiscal, é possível verificar a situação da integração, seja ela bem-sucedida ou com falhas devido a erros ou divergências que impediram a integração;
- Os registros são organizados em uma sequência cronológica, usando a data de integração como critério principal. Em outras palavras, os registros são dispostos de acordo com a data em que foram integrados ou registrados no sistema, do mais recente para o mais antigo. É possível reordenar esses registros conforme a direção da ordenação cronológica especificada.
- Atualmente, para registros que apresentaram erro no processamento, após a resolução do problema que causou o erro, é necessário realizar uma nova integração através da tela ERPX > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações.
- Quando houver uma nota escriturada no XT, previamente enviada pelo integrador da controladoria do ERPX, a exclusão pode ser realizada diretamente na tela de monitoramento das notas fiscais de saída e de entrada. Essa exclusão pode ser feita de várias notas simultaneamente (em lotes) através do botão Ações no cabeçalho da guia, ou de forma específica, selecionando a nota desejada na opção Excluir escrituração na coluna Ações.
As notas só poderão ser excluídas se estiverem previamente integradas no XT, ou seja, quando a Situação da integração estiver como .
Nos movimentos de notas fiscais de entrada e saída, no menu Ações > Detalhes > Controladoria, há o campo Integrado Compliance Fiscal. Esse campo indica se o movimento de origem foi ou não escriturado no sistema de Compliance Fiscal, determinando se o movimento será bloqueado para alterações.
>> Movimento não bloqueado:
>> Movimento bloqueado:
>> Mensagem de movimento bloqueado:
O recurso Retomar Integração deve ser utilizado quando um registro de integração apresentar um erro e for necessário continuar a integração do ponto em que foi interrompida. Esse termo indica que a integração será reiniciada a partir do ponto de falha, sem reiniciar o processo desde o início. Apenas os registros pendentes ou com falhas serão reenviados, evitando a repetição de todo o processo.
>> Na tela de monitoramento de compliance fiscal, selecione os lançamentos e clique em Ações > Retomar integração:
>> Uma mensagem será exibida, informando que a nova integração seguirá os mesmos parâmetros da integração original:
O reprocessamento é destinado a integrações que permanecem com o status Em processamento:
Para registros individuais com erro que necessitam de uma nova integração, a ação Reprocessar estará disponível apenas no botão Ações (em lote). Essa funcionalidade permite selecionar apenas os registros com pendências para serem reprocessados. A opção reinicia a integração do registro individual, considerando a menor e maior data dos registros selecionados.
>> Mensagem exibida:
Ao reprocessar os registros com pendências, você está iniciando um processo que pode resultar na criação de novos registros conforme a integração original. Isso ocorre porque o sistema revisará novamente os dados pendentes e poderá identificar informações que não foram inicialmente processadas.
Na tela de integração de documentos, será criado um novo registro para os documentos selecionados para a re-integração. Se houver documentos com datas de integração diferentes, será gerada uma integração separada para cada data:
- Empresa/Filial (emitente da nota);
- Remetente para NF de Entrada e Destinatário para NF de saída;
- Série (código interno do ERP da série);
- Série legal;
- Número da nota;
- Data de emissão;
- Data de entrada (para NF de Entrada) e Data de saída (para NF de Saída);
- Valor líquido;
- Data da integração
- Situação da integração.
- Empresa/Filial (emitente da nota);
- Remetente para NF de entrada e Destinatário para NF de saída;
- Código da série (código interno do ERP da série);
- Série legal;
- Número da nota;
- Data de emissão;
- Data de entrada (para NF de Entrada) e Data de saída (para NF de Saída);
- Valor líquido;
- Data da integração;
- Chave da nota eletrônica;
- Situação da integração:
- Integrado;
- Integração com erro: esse erro pode ocorrer quando o ERP X realiza alguma validação antes de enviar o registro para integração. Nessa situação, o registro não é enviado para o Compliance Fiscal;
- Erro ao processar no ERPXT: esse erro pode ocorrer quando o Compliance Fiscal detecta algum problema, impedindo a integração do registro;
- Erro ao enviar: esse erro pode ocorrer quando o ambiente do Compliance Fiscal estiver fora do ar. Nesse caso, o usuário deve verificar a estabilidade do sistema. Assim que o problema for resolvido, a integração do registro poderá ser tentada novamente;
- Exclusão realizada;
- Exclusão com erro;
- Em andamento.
Saldo de estoque
- A partir do botão Integrar, é iniciada a integração dos saldos físicos com a solução de Compliance Fiscal Senior;
- Na listagem, são detalhados todos os processos de integração para a estrutura de saldos físicos de mensais na solução de Compliance Fiscal Senior;
- São exibidos nesse caso, os campos: Empresa, Filial, Competência, Data de integração e Situação da integração;
- Os Itens podem possuir três tipos diferentes de situação:
- Pendente: o item ainda está sendo processado e deve aguardar;
- Sucesso: o item foi integrado com sucesso;
- Erro: existe algum erro no processo de integração. O detalhamento poderá ser consultado por meio do botão Ações.
- A consulta dos erros de integração também pode ser feita por meio da tela de Integração de documentos.
Esta funcionalidade permite excluir os registros de saldos de estoque de uma empresa e filial previamente escriturados pelo integrador da controladoria no ERP senior X. Dessa forma, todos os registros dos produtos referentes aos saldos de estoque serão removidos fisicamente das estruturas da Gestão de Tributos no Compliance Fiscal, para a competência, empresa e filial selecionadas.
Para executar essa ação, selecione um registro, clique no botão Ações e em seguida clique em Excluir escrituração.
Após a exclusão bem-sucedida, em Suprimentos > Gestão de Estoque > Fechar Estoque, o status do fechamento de estoque é atualizado para Integrado: Não, liberando a rotina para o usuário e permitindo a manutenção ou novos fechamentos do período correspondente.
Importante
- Esta exclusão afeta apenas os registros na Gestão de Tributos do Compliance Fiscal Senior;
- Os movimentos de estoque no ERP senior X não serão excluídos por meio desta rotina.
Cadastros
O processo de integração é iniciado automaticamente após uma inclusão ou alteração realizada no ERP senior X. Veja o detalhamento dos cadastros que são integrados com a solução de Compliance Fiscal Senior:
- Na listagem é exibida as informações do cadastro de pessoa, detalhado nos campos Pessoa (Código + Nome), Data da última integração e Situação da última integração;
- Para cada pessoa na listagem, há um detalhamento dos desdobramentos que essa integração gera na solução de Compliance Fiscal Senior. Assim, temos a integração do Cliente, Fornecedor e Transportadora, que são disparadas de acordo com a existência ou não das suas respectivas especializações no cadastro da pessoa;
- Dentro desse detalhamento da pessoa, é exibida a data em que foi realizada a alteração no cadastro da pessoa, o usuário que efetuou a alteração, o tipo de pessoa que essa alteração gerou, tipo de integração (no caso automática) e a situação da integração;
- Os detalhamentos podem possuir três tipos diferentes de situação:
- Pendente: o item ainda está sendo processado e deve aguardar;
- Sucesso: o item foi integrado com sucesso;
- Erro: existe algum erro no processo de integração. O detalhamento poderá ser consultado por meio do botão Ações;
- Erro ao enviar: existe algum problema de comunicação entre os dois sistemas. Neste caso, é preciso reprocessar a alteração;
- Campos validados: validação de campos obrigatórios na solução de Compliance Fiscal Senior antes de realizar o envio.
- Na listagem é exibida as informações do cadastro de produto, detalhado nos campos Produto (Código + Descrição), Data da última integração e Situação da última integração;
- Para cada produto na listagem, há um detalhamento de todas as alterações efetuadas e suas respectivas situações;
- Dentro desse detalhamento do produto, é exibida a data em que foi realizada a alteração no cadastro do produto, o usuário que efetuou a alteração, tipo de integração (no caso automática) e a situação da integração;
- Os detalhamentos podem possuir três tipos diferentes de situação:
- Pendente: o item ainda está sendo processado e deve aguardar;
- Sucesso: o item foi integrado com sucesso;
- Erro: existe algum erro no processo de integração. O detalhamento poderá ser consultado por meio do botão Ações;
- Erro ao enviar: existe algum problema de comunicação entre os dois sistemas. Neste caso, é preciso reprocessar a alteração;
- Campos validados: validação de campos obrigatórios na solução de Compliance Fiscal Senior antes de realizar o envio.
O monitoramento das integrações dos Lotes Contábeis pode ser consultado em tela específica. Veja abaixo: