ERP senior X > Controladoria > Gestão de contabilidade > Lançamentos contábeis

Lançamento contábil

Lançamento contábil é o registro dos fatos contábeis que provocam mudanças no patrimônio da empresa. É um termo utilizado em escrituração contábil, que define a maneira que um contador irá registrar as transações financeiras de uma entidade.

O ERP senior X permite a integração de lotes e lançamentos contábeis, assim como o lançamento manual com a opção de rateio e conta auxiliar.

Nota

O registro de lançamentos na filial é permitida somente quando o parâmetro Permite receber lançamento contábil estiver definido como Sim, na especialização de Controladoria no cadastro da filial (Cadastros > Filiais).

Lote contábil

  1. Acesse Controladoria > Gestão de contabilidade > Lançamentos contábeis e clique em Adicionar lançamento;
  2. No campo Lote, informando um registro existente, o lançamento será incluído ao lote informado. E optando em deixar o campo em branco, o sistema irá criar um novo lote para este lançamento.

    O ERP senior X permite somente cadastrar um lançamento contábil manual que esteja vinculado a um lote. O Lote contábil trata-se de um agrupador, onde serão armazenados os lançamentos de forma agrupada. Ele garante, por exemplo, que não tenha diferença nos valores de débito e crédito.

  1. A Data do lote é sugerida pelo sistema sempre com a data corrente, mas pode ser alterada conforme necessidade. Ela deve estar dentro do período inicial/final contábil da filial.

Lançamento contábil

O lançamento pode ser incluído em um lote já cadastrado ou em um registro novo, conforme definição do campo Lote.

É importante ressaltar que não é possível gerar um lançamento contábil para um período em que já houve a apuração de resultado contábil.

No cadastro da empresa (Cadastros > Empresas), o parâmetro Limpar informações da interface do lançamento contábil após inclusão da especialização da Contabilidade, indica se na criação de um novo lançamento o sistema deve manter os dados do lançamento anterior como sugestão, exceto o valor, visando a produtividade para a criação vários lançamentos contábeis manuais.

Nesse momento é onde são informados os lançamentos contábeis pertencentes aquele lote.

  1. Informe primeiramente a filial do lançamento;

Importante

O parâmetro Permite lançamentos em filial diferente da informada no loteLote, na especialização da Contabilidade no Cadastro da Empresa, indica se o lote vai permite lançamentos contábeis somente da mesma filial.

  1. O Número do lançamento é gerado somente quando o registro for salvo.
  2. A Data é sugerida de acordo com a data do lote, mas pode ser alterada conforme necessidade.
  3. Informe as contas de débito e crédito do lançamento e o valor. As contas de débito e crédito podem ser iguais, quando o parâmetro Permite lançamento contábil na mesma conta débito e a crédito estiver definido como Sim, na especialização de Controladoria no cadastro da filial (Cadastros > Filiais);
  4. Informe um histórico padrão ativo cadastrado na tela Cadastros > Controladoria > Gestão de contabilidade >Históricos padrões. No campo Complemento devem ser inseridas as informações das variáveis definidas no histórico padrão, se houver.

    Exemplo:

    Informado o histórico padrão, em que no cadastro foi informado o complemento 'Nota' + #VAR + ', série' + #VAR +', emitida em' + #VAR. Nota-se que ele possui três variáveis.

    No campo complemento do lançamento contábil, informaremos os valores referentes a essas variáveis, separados por ponto e vírgula, como: 1001; 10; 01/04/2021.

    O sistema substitui o valor informado nas variáveis, resultado no histórico Nota 1001, série 10, emitida em 01/04/2021.

  5. Informe as dados do Fato contábil. O comportamento do sistema em relação ao fato contábil é similar ao lote contábil. Filtrando e selecionando no campo do fato um lançamento contábil já existente, o sistema irá herdar o número do fato contábil do lançamento selecionado no filtro.

    E optando em deixar o campo em branco, o sistema cria um novo fato para este lançamento.

  6. Para preenchimento dos campos de débito e crédito, deve-se observar os parâmetros Permite informar CNPJ/CPF nos lançamentos contábeis e Exige que seja informado CNPJ/CPF nos lançamentos contábeis, na especialização da Contabilidade no Cadastro da Empresa. O Permite informar CNPJ/CPF faz com que os campos sejam habilitados para edição. Já o campo Exige CNPJ/CPF torna o preenchimento das informações obrigatórias.

Inclusão do lançamento

  1. Após o preenchimento das informações elas serão armazenadas através dos botões do rodapé:
    • botão Adicionar/Novo salva as informações do lançamento contábil, mas mantém as informações do lote na tela para cadastrar novos lançamentos.
    • botão Adicionar salva o lançamento no lote e retorna para a tela inicial de lançamento contábil.

    Lembrando que os lançamentos contábeis com situação A contabilizar podem ser editados após o cadastro.

  2. Utilizando a opção Adicionar/Novo o cabeçalho do lote é atualizado mostrando a totalização dos valores informados.

    Havendo um lançamento de partida simplesO Método das Partidas Simples, contabiliza apenas um débito ou um crédito, e é utilizado visando controlar um único elemento, por exemplo, e gerando diferença no valor dos lançamentos, ela será apresentada e não permitirá alterar a situação do lançamento.


Exemplo de cabeçalho do lançamento apontando diferença no valor.

  1. O registro é gravado com a situação A Contabilizar.

    Lançamentos contáveis nessa situação não são contabilizados em nenhum demonstrativo, relatório, balancete ou informação fiscal

Contabilizar lançamento

A contabilização de um lançamento deve ser feita na tela de Gestão de lotes contábeis (Controladoria > Gestão de contabilidade > Gestão de lotes contábeis) para que os lançamentos apareçam nas composições de saldos e demonstrativos.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!