Cadastrar vagas
O cadastramento de vagas é realizado pelo Gestor em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção> Gerenciar vaga > botão Cadastrar vaga e pelo RH em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Cadastrar vaga.
Ao informar o título da vaga, será gerado um código para a identificação da vaga. O número deste código é gerado em ordem crescente e não poderá ser editado.
As vagas cadastradas poderão ser visualizadas na tela de Lista de vagas, distribuídas nas situações Em andamento, Suspensas, Canceladas e Concluídas.
Para os candidatos externos, as vagas cadastradas estarão disponíveis no Portal do Candidato quando for habilitada a opção Publicar vaga no site de carreiras
Importante
- Antes de realizar o cadastramento da vaga, verifique se o modelo de etapas vigente é adequado para o processo seletivo da nova vaga. Caso contrário, é possível criar um modelo de etapas condizente.
- Para evitar o bloqueio de alguns campos durante o cadastramento da vaga, procure inserir os dados na ordem solicitada em cada guia, iniciando pela Descrição até chegar na guia Questionário.
Modelo de vagas
Os modelos de vaga são formulários previamente preenchidos que você pode salvar para reutilizar futuramente, evitando, assim, retrabalho ao preencher os campos comuns a todas as vagas.
É possível salvar diversos modelos e, a cada nova vaga aberta ou editada, basta selecionar o modelo desejado para que os campos sejam preenchidos automaticamente conforme o modelo escolhido. Para isso, na tela de cadastro/edição da vaga, no campo Modelo de Vaga, escolha um dos modelos salvos.
Ao selecionar um modelo, o conteúdo dos campos preenchidos na vaga será sobrescrito pelos campos do modelo. No entanto, o usuário ainda poderá fazer novas alterações na vaga. Somente serão sobrescritos os campos que possuem preenchimento no modelo.
É possível definir um conteúdo padrão para todos os campos abaixo:
- Título da vaga
- Descrição da vaga
- Quantidade de dias de SLA
- Enviar mensagens automáticas
- Justificativa
- Vínculo trabalhista
- Modelo de trabalho
- Nível de experiência
Caso o modelo seja salvo sem conteúdo em algum dos campos, não haverá sobrescrita com os campos da vaga.
Para salvar um novo modelo na tela de cadastro/edição da vaga, basta clicar no botão salvar vaga como modelo após preencher todos os campos que deseja manter no modelo.
Essa ação não afeta o salvamento da vaga, apenas salva o modelo. Após salvar o modelo, o usuário pode prosseguir com o salvamento da vaga clicando no botão Salvar.
Também é possível selecionar um modelo no campo modelo da vaga, realizar as alterações necessárias e salvar um novo modelo a partir dessas alterações. Para isso, clique no botão salvar vaga como modelo e selecione o checkbox: Criar novo modelo a partir do selecionado.
Exemplo
Existe o modelo Auxiliar Administrativo. Agora, o usuário deseja criar o modelo Analista Administrativo, que é muito similar, mas com pequenos ajustes na descrição da vaga e no campo Nível de Experiência.
Passos:
- No campo modelo da vaga selecionar o modelo Auxiliar administrativo;
- Realizar os ajustes na descrição da vaga e no campo nível de experiência;
- Clicar em salvar vaga como modelo;
- Marcar o checkbox: Criar novo modelo a partir do selecionado;
Pronto, desta forma o modelo de Auxiliar administrativo segue sem alterações e o modelo Analista administrativo é criado.
Para editar um modelo já salvo, basta selecionar o modelo no campo modelo da vaga, editar os campos desejados e clicar em salvar vaga como modelo, sem selecionar o checkbox criar novo modelo a partir do selecionado e salvar. Desta forma o modelo selecionado será editado.
Para realizar inclusão e edição dos modelos é necessário permissão no recurso vacancyTemplate, na gestão dos papéis, em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos papéis.
Campos Customizados
Campos Customizados são campos personalizados que você pode criar e adicionar em Campos Adicionais.
Isso permite que, no cadastro e edição de uma vaga, seja possível preencher informações em campos customizados que são criados pelo próprio cliente. Isso possibilita o usuário constar junto a vaga, informações adicionais e específicas.
Como criar campos customizados
- Acesse o menu: Tecnologia > Customização > Campos.
- Procure pelo domínio hcm na lista ou use o campo de pesquisa para encontrá-lo.
- No domínio hcm, procure pelo serviço vacancymanagement. Com esse serviço é possível gerenciar os campos customizados do sistema do Recrutamento, agrupados por entidade.
- Clique no botão Entidade e na entidade Vacancy ao lado da entidade que você quer alterar. Será apresentada a tela onde é possível criar, editar, excluir ou inativar os campos relacionados a ela.
- Na seção Campos Customizados > Botão Novo > Informar dados dos campos customizados > Salvar informações do campo > Salvar informações da entidade.
O que aparecerá no campo customizado vai depender do que o usuário escolher no momento do cadastro da vaga.
É possível também consultar esses campos customizados a partir do resumo da vaga.
Importante
- No momento de cadastrar e consultar uma vaga, os campos que foram customizados para a entidade vacancy que serão apresentados.
- Os campos que foram customizados serão apresentados na sessão de campos adicionais.
- Os campos customizados do tipo any são incompatíveis com a customização, e ao incluir os campos, além de não apresentar o campo no cadastro da vaga, qualquer campo customizado criado posterior ao campo any, mesmo que de outro tipo, não será apresentado em tela.
As guias disponíveis para o cadastramento da vaga são:
Na guia Descrição é possível inserir um conteúdo textual, bem como imagens, links de conteúdo e de vídeos para facilitar o entendimento do foco da vaga. Também é possível anexar arquivos do formato JPEG, JPG, GIF e PNG, com limite de 1 MB.
Outra opção é acionar o botão ao lado do campo de descrição da vaga. Ao clicá-lo, o sistema buscará o título da vaga e utilizará o iAssist para gerar automaticamente uma descrição para a vaga.
Esta guia agrupa dados pertinentes à criação da vaga, desde o nome do solicitante até a justificativa da abertura da vaga.
Algumas observações para facilitar o preenchimento dos campos:
- Solicitante: apresenta os nomes de todos os gestores relacionados a um posto de trabalho. Se o usuário possuir um contrato de trabalho ativo, desde que ele também seja um gestor, este contrato é sugerido nas opções de preenchimento do campo. Caso algum posto de trabalho não tenha nenhum gestor vinculado, n o nome do posto de trabalho será exibido como desocupado.
O campo Solicitante interfere no comportamento de outros campos da guia contrato de trabalho. É importante lembrar que:- É necessário que o campo Solicitante seja preenchido para que os campos Empresa e Posto de trabalho sejam habilitados.
- Sempre que a opção escolhida para preencher o campo Solicitante for alterada, os campos Empresa, Posto de trabalho, Cargo, Filial, Centro de Custo, Escala de trabalho e Vínculo empregatício deverão ser preenchidos novamente.
- Data prevista de contratação: caso seja informada, esta data deverá ser igual ou posterior à data de criação da vaga.
- Motivo de abertura de vagas: os motivos da abertura de uma vaga podem ser:
- Aumento de quadro: ao informar o aumento de quadro como o motivo da abertura da vaga, é necessário preencher o campo Quantidade de vagas.
- Substituição: o preenchimento do nome do colaborador a ser substituído é opcional e pode ser realizado no campo Colaborador substituído. Se esse campo permanecer vazio, não irá influenciar o comportamento dos demais campos do cadastramento da vaga. Ao ser acionado, o campo Colaborador substituído apresenta os colaboradores ativos (e os desligados) da empresa, situados sob a hierarquia de postos do Solicitante da vaga.
Também é possível substituir um colaborador que foi transferido para outra área, desde que ele já tenha atuado sob a hierarquia de postos do Solicitante da vaga.
Caso o colaborador selecionado já tenha sido informado como substituído em outra vaga que ainda esteja em aberto, não será possível cadastrar a vaga com esta informação. A partir do momento que a vaga é finalizada, será possível cadastrar uma nova vaga de substituição para o mesmo colaborador/cargo.
- Quantidade de vagas: é possível abrir duas ou mais vagas iguais a partir de um único cadastramento de vaga. Basta informar no campo Quantidade de vagas a necessidade de aumento de quadro em valor numérico, ou seja, a partir de 1 colaborador.
Mesmo que a requisição de pessoal contemple somente uma vaga, é obrigatório preencher o campo. - Quantidade de dias do SLA: para que a vaga criada esteja no estágio No prazo do SLA, é necessário que, a quantidade mínima de dias informados seja 6, sendo que, não há limite de dias para o cadastramento do SLA.
- Cidade, Unidade Federativa e País: são campos opcionais e indicam a localização da vaga, que será exibida na tela de gerenciamento de vagas e nas publicações, caso preenchidos.
Para realizar o cadastramento do Contrato de trabalho é necessário preencher os campos Empresa, Posto de trabalho, Estabelecimento, Cargo, Centro de custo, Departamento,Escala de trabalho, Vínculo empregatício, Tipo de contrato e Faixa salarial.
Algumas considerações sobre os campos da guia Contrato de trabalho:
- Empresa: neste campo serão apresentadas somente as empresas que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante da guia Informações, de acordo com a hierarquia de Postos de trabalho, definida no módulo Administração de Pessoal.
- Posto de Trabalho: neste campo serão apresentados somente os postos que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante, desde que, a empresa cadastrada nas características do Posto de Trabalho seja a mesma informada no campo Empresa.
- Quadro de vagas excedido e com a permissão da empresa para continuar a ação: mesmo que o quadro de vagas do posto de trabalho já tenha atingido o limite, ainda é possível cadastrar uma vaga.
- Quadro de vagas excedido e sem permissão para continuar a ação: a empresa não permite que seja criada mais uma vaga, pois o quadro de vagas já alcançou o limite previsto para o posto de trabalho selecionado.
- A validação do quadro de vagas ocorrerá sempre que os campos Empresa e Posto de trabalho, da guia Contrato de trabalho e os campos Motivo da abertura de vagas e Quantidade de vagas, da guia Informações, forem preenchidos pela primeira vez ou alterados posteriormente.
- A data considerada para a validação do quadro de vagas é a data de criação da vaga.
- Para que o saldo do Quadro de vagas esteja atualizado, as informações das vagas criadas no módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleçãoserão sempre enviadas para o módulo Gestão de Pessoas | HCM (versão 6). O processo de envio ocorrerá toda vez que uma vaga for criada, editada, cancelada, concluída, suspensa ou retomada. Para isso, é necessário que o parâmetro Habilitar a integração das Requisições de pessoal e Vagas para sistema G5 esteja habilitado. Quando o campo Departamento não estiver preenchido,o sistema determinará um valor padrão para este campo, o qual será o primeiro código de local criado para a tabela de organograma da empresa, selecionada na Requisição de pessoal ou na Vaga.
- Estabelecimento, Centro de custos, Departamento e Escala de trabalho: estes campos serão automaticamente preenchidos e bloqueados para alterações, apresentando a informação oriunda das características do Posto de Trabalho, caso a respectiva característica tenha sido preenchida no módulo Administração de pessoal.
Se a característica não estiver definida no Posto de trabalho, os campos ficarão livres para a seleção das opções, porém serão apresentadas somente as informações que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante, de acordo com a hierarquia de Postos de trabalho, definida no Administração de pessoal. - Cargo: se a quantidade de cargos informada nas características do Posto de trabalho for somente uma, este cargo será automaticamente preenchido e o campo ficará bloqueado para alterações.
Caso ocorra o cadastramento de vários cargos nas características do Posto de trabalho, o campo Cargo, da guia Contrato de Trabalho, ficará liberado para que um dos cargos configurados nas características do Posto de Trabalho seja selecionado. - Escala de trabalho: ao completar o campo Posto de trabalho será possível optar pela escala de trabalho. Se a escala de trabalho tiver sido registrada nas características do Posto de trabalho, ela será preenchida automaticamente. Caso contrário, o preenchimento deverá ser feito manualmente. Em todas as situações, é possível editar a escala de trabalho e optar por qualquer uma das escalas que tenham sido registradas no módulo Administração de pessoal.
- Tipo de contrato e Vínculo empregatício: estes campos deverão ser preenchidos de acordo com as opções apresentadas no sistema.
- Faixa salarial: os campos para mencionar a faixa salarial devem ser preenchidos manualmente, inserindo o valor mínimo no campo situado à esquerda e o valor máximo no campo posicionado à direita da tela.
- É necessário preencher os campos Solicitante e Motivo da abertura de vagas, na guia Informações , para que os campos Empresa, Posto de trabalho, Estabelecimento, Cargo, Centro de custo, Departamento e Escala de trabalho, da guia Contrato de trabalho, estejam disponíveis para o preenchimento;
- Ao preencher os campos Empresa ou Posto de trabalho da guia Contrato de trabalho, os demais campos serão habilitados;
- Os campos: Empresa, Estabelecimento, Cargo, Centro de custo, Departamento, Escala de trabalho e Vínculo empregatício serão preenchidos, automaticamente, quando os dados estiverem de acordo com as características do Posto de trabalho selecionado, anteriormente registrado no Posto de trabalho, no módulo Administração de Pessoal;
- Ao realizar uma pesquisa nos campos da guia Contrato de trabalho, apenas 10 (dez) registros serão apresentados nos dropdowns por vez. Caso você queira/necessite buscar algum item específico, torna-se necessário fazer uma busca mais apurada, digitando mais informações para que a busca traga o registro específico.
Assim que um posto de trabalho for selecionado o sistema realizará uma validação, informando sobre a situação do quadro de colaboradores. Para isso é necessário que as configurações de integração com o Quadro de Vagas estejam habilitadas.
A validação do Quadro de Vagas ocorre sempre que uma vaga é criada, visualizada ou editada. Uma mensagem na tela irá informar as seguintes situações:
Também é apresentado um saldo compondo os dados do atual Quadro de colaboradores. Estes dados são oriundos do módulo Quadro de vagas do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6), bem como as opções de alertar ou bloquear a ação de cadastrar uma requisição de pessoal, mediante autorização da empresa.
Em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações, na guia Em andamento, das telas Acompanhamento de processos e Minhas pendências também serão apresentadas mensagens sobre o saldo do quadro de vagas, auxiliando na decisão de aprovar ou reprovar as requisições de pessoal pendentes.
Importante
Importante
Na guia Aderência é possível registrar as palavras-chave, bem como selecionar as categorias do currículo onde elas devem ser consideradas. As palavras-chave servirão como fonte de pesquisa e consideradas no cálculo de aderência personalizada, a fim de apresentar os candidatos mais aderentes à cada vaga.
A busca pelas palavras-chave é realizada considerando as informações cadastradas pelo candidato nas sessões da guia Currículo. Para cada categoria são considerados alguns campos específicos do currículo. A relação é a seguinte:
- Categoria Trajetória profissional: busca as palavras-chave nos campos Resumo profissional e Interesses pessoais.
- Categoria Experiência profissional: considera as informações dos campos Cargo e Empresa.
- Categoria Formação acadêmica: considera as informações dos campos Curso e Instituição de ensino. Por exemplo: Administração.
- Categoria Idiomas: considera o registro no campo Idioma. Por exemplo: inglês, espanhol, italiano.
- Para garantir a apresentação dos candidatos mais aderentes à vaga, cadastre as palavras-chave de acordo com as categorias selecionadas.
- Ao digitar cada palavra-chave, pressione a tecla Enter, a fim de registrá-la. Após cadastrar todas as palavras-chave desejadas, clique no botão Salvar.
- O cálculo da aderência personalizada considera as palavras-chave, cadastradas pelos candidatos, desde que estas sejam iguais as palavras-chave cadastradas pelo Solicitante da vaga.
- Caso a mesma palavra-chave seja repetida nos campos de uma mesma categoria, o cálculo a considera somente uma vez.
- Para obter melhores resultados, considere a opção de habilitar apenas uma categoria ao inserir as palavras-chave.
Importante
O cálculo de aderência personalizada é realizado considerando um montante de 100%, atribuindo a mesma porcentagem para cada palavra-chave. Por exemplo, se o Gestor optou por cadastrar 4 tags na categoria Experiência profissional, cada uma valerá 25% de um total de 100%. Assim, se o candidato tiver duas das quatro palavras-chave, a sua aderência será de 50% para a vaga.
Caso ele tenha cadastrado tags para mais de uma categoria, como Experiência profissional e Idiomas, o total de 100% da aderência será dividido por categoria, e, da mesma forma, para a quantidade de palavras-chaves relacionadas. Desta forma, a Experiência profissional e Idiomas valerão 50% cada uma. Se cada uma destas duas categorias tiver cinco tags cadastradas, cada palavra-chave valerá 10%.
O resultado do cálculo de aderência pode ser visualizado em: Gerenciamento de vagas > Triagem > Candidatos encontrados > coluna Aderência. Por padrão, os candidatos encontrados são apresentados por ordem de aderência, da maior para a menor. Também é possível verificar este resultado nas Informações do Candidato, ao clicar sobre o link do nome do candidato.
Vaga: Programador back-end
Categoria escolhida: Trajetória profissional
Palavras-chave: "java", "spring", "jpa", "testes unitários", "junit", "tdd", "sql" e "postgresql".
Explicação: como somente uma categoria foi habilitada, o peso dela será de 100%. Tendo 8 palavras-chave, cada uma delas terá um peso de 12,5%.
Exemplo do currículo de um candidato inscrito para a vaga de Programador back-end:
Na sessão de Trajetória profissional, o candidato fez os seguintes registros:
- No campo Resumo profissional, o candidato fez o seguinte registro:
"Atuei durante 3 anos com desenvolvimento de aplicações de URA, incluindo atividades de análise e levantamento de requisitos, execução de testes unitários, acompanhamento de homologação e implantação da aplicação. Também trabalhei, por 4 anos, com desenvolvimento de aplicações em Java, com análise de requisitos e execução de testes unitários.
Tenho experiência em: Orientação a objetos, Swing, Spring MVC, JUnit, Java Web (JSP, JSF, Servlet, Filter, Listener, EJB, JPA, Hibernate, Prime Faces, JSTL, Webservice) Java Android, Linguagem SQL, Modelagem de Banco de Dados, UML e MySQL.
- No campo Interesses pessoais: Java, TDD, Orientação a objetos, Testes unitários, SQL.
Explicação: o cálculo da aderência leva em consideração se uma palavra-chave é encontrada em uma determinada categoria. Caso a mesma palavra-chave seja repetida nos campos da mesma categoria, o cálculo irá considerá-la somente uma vez. Quando a palavra-chave é encontrada, o seu peso é somado ao peso das demais palavras-chave encontradas anteriormente. Sendo assim, vamos analisar as 8 palavras-chaves cadastradas na vaga:
- java: esta palavra é encontrada várias vezes, tanto no contexto do resumo profissional quando nos interesses pessoais. Ela será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- spring: este termo é encontrado uma vez no resumo profissional, portanto, será contado no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- jpa: esta palavra-chave é encontrada no campo Resumo profissional, porém, ela está escrita como "JPA", ou seja, o cálculo necessita encontrar palavras-chave exatamente iguais às informadas. Desta maneira, esta palavra não será considerada no cálculo da aderência.
- testes unitários: essa palavra-chave é encontrada somente uma vez no campo Interesses pessoais. Sendo assim, ela será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- junit: este termo é encontrado na descrição do resumo profissional, porém, como está registrado como "JUnit" o cálculo considera somente as palavras-chave iguais às informadas. E, assim, novamente, mais uma palavra não será considerada no cálculo da aderência devido à forma como foi escrita.
- tdd: essa palavra é encontrada no campo Interesses pessoais, desta forma, ela será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- sql: esse termo é encontrado uma vez em interesses pessoais, então, será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- postgresql: esta palavra não é encontrada pois não foi registrada pelo candidato.
Conclusão: avaliando as palavras-chave encontradas e os seus respectivos pesos, temos 5 palavras-chaves encontradas. Para calcular a aderência multiplicamos pelo peso da palavra, que neste caso é 12,5%. Assim, a aderência do candidato à vaga é de 62,5%.
Observações
- A utilização da aderência personalizada no sistema não é obrigatória para o cadastramento da vaga.
- Ao iniciar um novo processo seletivo, é necessário cadastrar as palavras-chave novamente.
A aderência sugerida da Senior é um cálculo que usa Inteligência Artificial (IA) para atribuir uma pontuação ao currículo de candidatos triados na vaga. A pontuação é baseada na aderência do currículo à descrição da vaga. Quanto mais detalhados estiverem a descrição da vaga e o currículo do candidato, mais assertivo será o resultado sugerido.
Seguindo as boas práticas de mercado na aplicação da IA, nosso algoritmo não aprova e nem reprova candidatos automaticamente. A aderência sugerida é apenas uma ferramenta de apoio na tomada de decisões; a autonomia segue sendo do recrutador e gestor da vaga.
O resultado do cálculo da aderência sugerida é demonstrado no Kanban, dentro do card de cada candidato, ao lado da aderência personalizada.
Para calcular a aderência sugerida, o sistema executa os seguintes passos:
- Limpeza da descrição da vaga — desconsidera-se da descrição da vaga itens como a descrição sobre a empresa e benefícios, para manter somente o que é relevante para o match"Match" é a compatibilidade entre o perfil do candidato e o que se espera para a vaga.. Para o título da vaga, atribui-se um peso maior de relevância.
- Limpeza das informações pessoais — para garantir um processo seletivo justo e sem vieses, desconsidera-se do currículo do candidato as informações pessoais. Entre as informações do currículo, as seguintes recebem um peso maior de relevância nesta comparação: Objetivo profissional e Cargo pretendido.
- Limpeza das informações restantes — realiza-se um saneamento dos dados restantes, removendo palavras irrelevantes para o contexto. Por exemplo: "e", "ou", "também", "como".
- Formatação — as palavras que sobram são colocadas na sua forma normal, visando eliminar a conjugação verbal, o gênero e a pluralidade das palavras.
Após os passos acima, o algoritmo atua sobre um texto "limpo" para comparar as palavras da vaga e do currículo e determinar a pontuação do currículo a cada match.
A aderência personalizada é calculada com base em palavras-chave que o gestor ou recrutador cadastram no sistema e que são consideradas relevantes para a vaga. O sistema busca essas palavras no currículo do candidato para calcular o match do currículo com a vaga. Este cálculo é opcional e só acontece se as palavras-chave forem cadastradas.
Já a aderência sugerida é calculada automaticamente pelo sistema. Esse cálculo usa um algoritmo de Inteligência Artificial para cruzar as informações da vaga com o currículo e sugerir um percentual de aderência do candidato.
A aderência personalizada pode ser mais efetiva do que a aderência sugerida quando algumas habilidades requeridas para a vaga são mais relevantes que outras. Exemplo: a descrição da vaga exige inglês e conhecimento de legislação. Porém, inglês é mais relevante para o contexto desta vaga do que legislação. Nesse caso, pode-se utilizar a aderência personalizada para realizar o cálculo apenas com base no termo: inglês.
Importante
Para habilitar o cálculo da aderência sugerida, é necessário que o usuário administrador do tenant libere a permissão em todos os papéis que triam candidatos (gestores e recrutadores).
A liberação dessa permissão é feita em: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos papéis > guia Permissões. No serviço platform / ml_datalake_service, deve-se habilitar todas as ações (editar, excluir, incluir e visualizar) no recurso matcherAdherenceRequests.
Para publicar uma vaga:
- Ative o card da plataforma desejada marcando a caixa ao lado do nome da plataforma;
- Em seguida, clique em Publicar selecionados.
- Na janela que abrir, defina as datas de início e término da publicação.
- Por fim, confirme, e a publicação será criada assim que a vaga for salva.
É necessário optar em qual plataforma a vaga será divulgada. As opções dependem do tipo de candidato para o qual a vaga será destinada:
- Candidatos internos: para publicar a vaga aos candidatos internos, é necessário marcar a opção Publicar vaga internamente.
- Candidatos externos: para publicar a vaga aos candidatos externos, é necessário marcar a opção Publicar vaga no site de carreiras/Publicar vaga no Portal de Talentos.
- Candidatos externos: para publicar a vaga aos candidatos externos através do Linkedin, é necessário marcar a opção Publicar vaga no Linkedin.
Observações
- A data do início da publicação da vaga deve ser a partir da data atual, mesmo que a vaga tenha sido criada anteriormente.
- Sugerimos que a opção Publicar vaga no site de carreiras seja desabilitada somente quando a vaga ainda não tiver candidatos inscritos. Caso contrário, a vaga ficará oculta no Portal do Candidato, e não será possível conferi-la na tela Oportunidades e no Histórico de candidaturas. Além disso, não será possível a participação dos candidatos externos no processo seletivo da vaga cuja publicação foi desativada no Portal do Candidato.
- Quando a opção Publicar vaga internamente for desabilitada, após a inscrição de candidatos na vaga, mesmo que a vaga não seja apresentada nas oportunidade internas, o candidato ainda poderá ver sua inscrição em minhas candidaturas.
- Caso opte em publicar a vaga no LinkedIn, certifique-se que os campos de localidade serão preenchidos conforme o padrão esperado pelo LinkedIn: Localizações nos EUA — Preencher apenas campos Cidade e Unidade Federativa. Localizações fora dos EUA — Preencher apenas campos Cidade e País.
- Todas as vagas que tiverem a publicação junto ao LinkedIn ativa, serão consideradas em um lote que é consultado diariamente (sem horário previsto), ou seja, ao publicar a vaga no LinkedIn só teremos a confirmação da mesma junto ao site parceiro após 48h. Vale ressaltar, que o LinkedIn como política interna, se reserva o direito de não repassar algumas vagas que não atendam o padrão definido pela empresa.
- Ao efetuar as ações Cancelar, Suspender, Concluir e/ou Excluir uma vaga, ocorre a remoção do XML da plataforma Linkedin, excluindo a publicação da vaga.
- Ao reabrir uma vaga, seja por retomada de vaga suspensa ou por ação automática após desistência de candidato aprovado, as publicações serão reativadas novamente.
- Em caso de erro no envio da publicação a uma plataforma, será enviado uma notificação para o recrutador atribuído a vaga ou, caso não tenha sido atribuído recrutador, ao solicitante da vaga.
Também é possível destacar a vaga, habilitando o botão Destacar vaga, para que ela seja visualizada entre as primeiras na lista das vagas em aberto. As vagas são destacadas na cor cinza e listadas em ordem alfabética. As demais vagas ficam abaixo das destacadas e são apresentadas de acordo com a data de início da publicação, das atuais para as mais antigas.
Também é possível que o usuário criador da vaga indique na aba de publicação quais informações adicionais serão exibidas no descritivo da vaga, tanto para vagas internas quanto para vagas externas. No momento que o usuário habilitar o botão Publicar vaga no site de carreiras será apresentado um campo chamado Campos Adicionais, nesse campo você pode selecionar quantos itens quiser, como Cargo, Centro de Custo etc.
Status das publicações
Não publicado: a publicação ainda não foi criada ou foi removida do Job Board;
Preenchido: a publicação acaba de ser cadastrada ou está aguardando para ser publicada na data correspondente;
Publicação enviada: a publicação já foi enviada ao Job Board;
Publicação expirada: a publicação já não está mais ativa, pois a data final estabelecida já passou;
Erro na publicação: ocorreu um erro ao publicar a vaga.
Com a habilitação da guia Publicação os campos são exibidos na tela. Em modelo de política de candidatura interna você deve selecionar um modelo. Nesse modelo você poderá informar a formação, salário, tempo de empresa, tempo no cargo. Quando algum candidato acessar esta tela, para se candidatar a validação será feita já no momento que o candidato acessar a tela. Esses modelos serão exibidos na candidatura da vaga de acordo com a aderência corresponde do candidato.
O RH deverá ter a opção de ao selecionar, publicar uma vaga internamente, pode visualizar uma nova aba na edição da vaga que permite configurar os seguintes requisitos de filtros para candidatura interna:
- Salário do colaborador: Não ser maior que: sugerir o salário limite da vaga e permitir editar;
- Tempo de casa e/ou tempo no cargo (dois campos): Ser maior que: cliente insere o tempo desejado;
- Formação: Só aceitar candidatura para as seguintes áreas de conhecimento: selecionar uma ou mais áreas de conhecimento da lista (que vai puxar da base do HCM para a base do recrutamento).
Importante
A política de candidatura tem uma lista de níveis de formação própria (desenvolvida no módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção), mas ela valida o nível de formação do módulo Painel de Gestão, conforme a tabela abaixo:
Lista da política de candidatura (GRS) | Níveis de formação abrangentes (Painel de Gestão) |
---|---|
Ensino fundamental | Ensino fundamental, Ensino fundamental supletivo |
Ensino médio | Ensino médio, Ensino médio supletivo e Ensino médio técnico |
Superior | Superior |
Especialização | Pós-graduação especialização, MBA |
Mestrado | Pós-graduação mestrado |
Doutorado | Pós-graduação doutorado |
Pós-doutorado |
Pós-doutorado |
Caso o candidato queira mais informações da vaga ele pode acessar o link que estará na vaga.
Os requisitos servem para facilitar o processo de triagem dos candidatos. Esta guia possui 5 (cinco) requisitos opcionais que podem ser atrelados à vaga, e calculam o percentual de atendimento dos candidatos inscritos.
- Formação acadêmica: indique o nível de escolaridade e o status (Completo ou Incompleto). O nível de formação segue uma hierarquia, portanto, candidatos com uma formação superior à cadastrada no requisito também serão considerados aptos. Assim, se a vaga exigir Graduação e o candidato informar esse nível, ele receberá os pontos correspondentes. Da mesma forma, candidatos com níveis superiores, como Pós-Graduação, também serão pontuados.
- Cargo anterior: pode ser informado qualquer texto livre, e o requisito será atendido por qualquer candidato que possua o mesmo texto em suas experiências profissionais.
- Resultado mínimo do teste: estará visível apenas se houver um parceiro de testes configurado e ativo. Podem ser informados todos os tipos de teste que possuam um valor geral com a pontuação do candidato. Deve ser cadastrado, também, qual é o valor mínimo aceitável para considerar que o candidato cumpre o requisito.
- Mínimo de dias para ex-colaboradores: deve ser informado um valor numérico correspondente aos dias desde o último desligamento do candidato. Candidatos que tiverem sido desligados há mais tempo que o especificado atenderão ao requisito, assim como candidatos externos que nunca trabalharam na empresa.
Observação
Se o candidato criar um novo cadastro e passar pelo processo utilizando esse novo cadastro, ele será considerado um novo candidato, já que a validação não o identificará como a mesma pessoa do cadastro anterior.
- Mínimo de dias sem parecer negativo: deve ser informado um valor numérico correspondente aos dias desde o último parecer negativo do candidato. Candidatos que receberam um parecer negativo há mais tempo que o especificado atenderão ao requisito, assim como aqueles que nunca receberam um parecer negativo.
Observação
Se o candidato criar um novo cadastro e passar pelo processo utilizando esse novo cadastro, ele será considerado um novo candidato, já que a validação não o identificará como a mesma pessoa do cadastro anterior.
Com a aplicação do questionário é possível registrar perguntas para conhecer melhor o candidato e avaliar o quanto o seu perfil é aderente à vaga. É possível elaborar um questionário com perguntas que podem ser de múltipla escolha, única escolha ou texto livre. Não há um limite para a quantidade de perguntas a ser cadastrada no questionário.
Assim que o candidato se inscrever na vaga, ele receberá o questionário. No entanto, se o candidato não estiver inscrito na vaga e for triado, a partir da guia Triagem > Banco de talentos, da tela Gerenciar vaga ou então da própria tela Banco de talentos, ele não receberá o questionário com as perguntas da candidatura da vaga. Essas regras valem tanto para os candidatos internos quanto os externos.
O solicitante da vaga pode cadastrá-lo em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção> Gerenciar vagas > botão Cadastrar vaga > guia Questionário > botão Criar questionário. Já o RH em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção> Gerenciar vagas da empresa > botão Cadastrar vaga > guia Questionário > botão Criar questionário.
Importante
- Antes de realizar o cadastramento da vaga é importante verificar se o modelo de etapas vigente é condizente com o processo seletivo da vaga a ser cadastrada. Caso contrário, é possível criar um modelo de etapas que atenda à nova vaga.
- Para evitar o bloqueio de alguns campos, procure preencher as informações na ordem apresentada em cada guia, iniciando pela guia Descrição até chegar na guia Questionário.
A guia Testes está localizada em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção> Gerenciar vagas da empresa > Cadastrar vaga ou em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção> Gerenciar vagas > Cadastrar vaga e se aplica aos testes fornecidos pela empresa parceira Mindsight.
Ao habilitar a opção Habilitar envio de testes na candidatura, os testes serão enviados durante a candidatura da vaga para os candidatos externos, pelo Portal do Candidato, e aos candidatos internos em Gestão do Recrutamento > Oportunidades internas > Vagas internas.
Selecionar Template
Ao habilitar a opção Habilitar envio de testes na candidatura, será possível selecionar o template de mensagem que será enviada ao candidato, juntamente com o link dos testes quando ele realizar a candidatura. Este template possui três opções possíveis:
- Padrão: Quando esta opção for selecionada, será utilizado o texto padrão do sistema para enviar os testes ao candidato. Neste caso, o campo Mensagem ficará desabilitado e preenchido com o texto que é enviado para o candidato.
- Personalizado: Quando esta opção for selecionada, o campo Mensagem ficará habilitado permitindo que o usuário preencha o texto que ele gostaria de enviar ao candidato no momento do envio dos testes na candidatura. Este texto poderá conter variáveis em seu conteúdo que serão substituídas no momento do envio. As variáveis são:
- [candidato]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelo nome do candidato.
- [empresa]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelo nome da empresa da vaga.
- [vaga]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelo código e título da vaga.
- [link_testes]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelos links dos testes que serão enviados ao candidato.
- Template previamente cadastrado: Serão disponibilizados, no campo Template, os templates previamente cadastrados em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção> Configurações > Configurações de mensagens, e que possuam o campo Tipo informado com a opção Testes. Ao selecionar algum desses templates, o campo Mensagem será preenchido com o conteúdo que foi previamente cadastrado. Caso o usuário altere, diretamente no campo Mensagem, o conteúdo do texto, o sistema alterará o campo Template, automaticamente, para a opção Personalizado. No caso da seleção de um template que foi cadastrado previamente, as mesmas variáveis mencionadas anteriormente serão consideradas no corpo do texto ([candidato], [empresa], [vaga], [link_testes]).
Função
O campo Função permite escolher o arquétipo correspondente à função da vaga e pode ser preenchido desde que a opção Enviar testes para Match seja habilitada na tela de Integração com testes, em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção> Configurações > Integração.
Se o campo Função não for preenchido, o sistema não exibirá os resultados dos testes na coluna Match, localizada na tela do Banco de talentos e nas guias do Gerenciamento da vaga, assim como nas Informações do candidato, na guia Testes.
Atualmente, o sistema Mindmatch emite testes que se enquadram no perfil de quatro arquétipos, sendo eles: arquétipo de Vendas, arquétipo de Atendimento, arquétipo Analítico e arquétipo Generalista, como estão descritos na imagem a seguir.
Fonte da imagem: Mindsight
Além de escolher um dos arquétipos citados, também é possível customizar um novo. No entanto, essa solicitação deverá ser negociada diretamente com a empresa Mindsight.
Ao habilitar a opção Habilitar envio de testes na candidatura, caso a configuração Habilitar a integração com a Mindsight esteja selecionada na Configuração de Integração com testes, será possível definir quais testes serão enviados ao candidato no momento da candidatura com as regras abaixo:
- É possível selecionar se o teste de Cultura será enviado na candidatura, quando a configuração de Enviar teste de cultura estiver habilitada na Configuração de Integração com testes.
- É possível selecionar dentre os testes necessários para o cálculo do Match, que serão enviados na candidatura, quando a configuração de Enviar testes para Match estiver habilitada na Configuração de Integração com testes e quando o arquétipo estiver selecionado no campo Função.
Por fim, vale destacar que a opção Habilitar envio de testes na candidatura deverá ser habilitada somente quando o RH preferir enviar os testes para todos os inscritos na vaga, durante a candidatura.
Enquanto que, o campo Função poderá ser preenchido antes de habilitar o envio de testes na candidatura, para deixar o cadastro da vaga da guia Testes completo, por exemplo.
Ainda sobre o preenchimento do campo Função:
- Preenchimento opcional: se apenas a opção Enviar testes para Match estiver selecionada, o preenchimento do campo Função será opcional.
- Preenchimento opcional: se ambas as opções Enviar teste de Cultura e Enviar testes para Match estiverem selecionadas, o preenchimento do campo Função será opcional. No entanto, o campo Função ficará habilitado, independente da configuração do campo Habilitar envio de testes na candidatura.
- Campo desabilitado: se apenas o campo Enviar teste de Cultura estiver selecionado, o campo Função não será habilitado para preenchimento, pois não está relacionado aos testes para Match com a vaga.
Observação
- Caso o RH pretenda enviar testes somente para alguns candidatos, após o processo de candidatura, o envio deverá ser realizado manualmente pela opção Enviar testes, localizado na tela de gerenciar vagas, pelas guias Triagem, em Inscritos na vaga e Banco de talentos e também na guia Etapas, através do botão Ações > Enviar testes. A ação pode ser realizada individualmente ou em lote, durante a triagem dos candidatos.
- A partir do momento em que a integração entre bases é ativada, orienta-se que os webhooks não sejam deletados da plataforma Mindsight, para evitar conflitos entre bases. Caso isso ocorra, será necessário apagá-los em ambas as bases, comprometendo todos os testes já enviados para os candidatos, bem como os resultados destes testes.