Testes do processo seletivo
O módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção também oferece a possibilidade de aplicar testes para identificar o perfil e avaliar a performance dos candidatos. Além de testes de fit cultural e técnicos (inclusive personalizados pelo cliente). Todos os testes são disponibilizados e aplicados por empresas terceiras.
Integração do ATS Gestão de Recrutamento e Seleção com empresas fornecedoras de testes
Para integrar o sistema da Senior a alguma empresa parceira, fornecedora de testes, devem ser realizadas algumas configurações na tela Integração de testes, localizada em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Integração.
Uma delas é selecionar o campo Habilitar a integração com um parceiro de testes. Sempre que esse campo é habilitado, o ATS Gestão de Recrutamento e Seleção expõe API's que permitem a implementação de integrações com outros parceiros que aplicam testes. Assim sendo, também é possível inserir os resultados dos testes, aplicados por terceiros, no sistema do módulo de Recrutamento e Seleção.
Atualmente as empresas fornecedoras de testes que se integram nativamente ao sistema Senior são: Mindsight e JobConvo.
Atenção
Vale destacar que, tanto o módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, quanto o sistema do parceiro devem estar implantados para que ocorra a integração entre ambos.
Para habilitar a integração, é necessário preencher alguns campos. Confira abaixo a documentação dos parceiros para obter mais informações.
- URL de primitivas da Mindsight: nesse campo é necessário informar para a comunicação via API's entre as aplicações do Gestão de Recrutamento e Seleção e a Mindsight.
- Token de autenticação da Mindsight: o token de autorização, que permite a integração entre os sistemas, deve ser solicitado pelo usuário ou então pelo consultor ( caso o cliente também esteja implantando o módulo de Gestão de Recrutamento e Seleção ) para o seguinte e-mail: implantacao.senior@mindsight.com.br, sendo que, o token é específico para o tenant de cada usuário.
E ainda, habilitar os campos enviar testes de cultura e enviar testes para Match.
Por fim, é recomendável validar o token antes de salvar as configurações, clicando no botão Validar Token. Caso a mensagem de retorno da ação cite um erro na validação do token, verifique se a URL e token fornecidos pelos parceiros foram digitados corretamente.
Confirmação da integração via webhooks
A integração do módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção com a empresa fornecedora de testes será finalizada através da criação dos webhooks. Para isso, é necessário que, as configurações desejadas tenham sido habilitadas e salvas na tela Integração de teste.
Os webhooks permitem que ocorra o tráfego de informações entre dois sistemas, de forma passiva. Tratando-se da integração com o sistema da Mindsight, por exemplo, assim que um candidato finalizar a resposta de algum de seus testes, estas informações serão enviadas, via webhook, para a Senior.
Verificação da criação de Webhooks
A criação de webhooks é realizada para cada um dos testes realizados e enviados pelo sistema da Mindsight.
O resultado da tentativa de criação de cada webhook pode ser conferido em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Configuração > Integração de testes, na seção Webhooks da integração com a Mindsight. Na coluna Situação é possível conferir o andamento de cada webhook.
Se o retorno da integração for positivo, a situação do webhook será Criado. Quando houver algum webhookPendente, é possível acompanhar a situação, clicando em Atualizar.
Após aguardar a pendência da criação de um ou mais webhook(s) e o retorno for negativo, ou seja, Não criado, o sistema apresentará quais webhooks que não foram produzidos e será possível solicitar a ação novamente, clicando em Salvar, na sessão de Configurar teste.
Observações
- A configuração de integração com a Mindsight é por tenant (cliente) - portanto, ao utilizar um token que já foi utilizado por outro tenant (mesmo que válido), o sistema impedirá de seguir com a criação ou atualização dos webhooks. Caso se depare com esta situação, entre em contato com o parceiro de testes para que eles providenciem um novo token para o tenant em questão;
- Caso esteja realizando uma configuração com um token que já tenha sido utilizado anteriormente pelo mesmo tenant, o sistema irá reconhecer que trata-se do mesmo cliente e irá apenas atualizar o ATS Gestão de Recrutamento e Seleção com as informações existentes na Mindsight, incluindo os webhooks;
- Caso existam webhooks com status Não Criado em tela, se estiver utilizando o token correto, ao clicar em Salvar na tela, o sistema irá tentar recriar os webhooks na Senior e no Parceiro de testes - caso eles já existam, o sistema irá apenas atualizar o status para Criado se todas as configurações estiverem corretas. Caso esteja utilizando a configuração correta (URL e token) e ainda assim os webhooks permanecerem com status de Não Criado em tela, entre em contato com o administrador do sistema (e, se necessário, contate o suporte da Senior Sistemas).
Sincronização de dados entre o ATS Gestão de Recrutamento e Seleçãoe a Mindmatch
Assim que a integração com o sistema da empresa Mindsight estiver habilitada, alguns dados do módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção serão integrados ao sistema Mindmatch, a fim de que os testes sejam aplicados aos candidatos.
Os dados que são integrados à Mindmatch estão relacionados aos candidatos, às vagas, à triagem e à candidatura dos candidatos nas vagas.
Integração dos dados dos candidatos entre o ATS Gestão de Recrutamento e Seleção e a Mindmatch
A integração dos dados dos candidatos internos e externos entre os sistemas da Senior e da Mindsight é necessária para que ocorra a aplicação dos testes antes e durante o processo seletivo.
Algumas questões devem ser observadas para cada tipo de candidato.
Candidatos internos
Na candidatura interna, realizada em Oportunidades internas > Vagas internas, os candidatos receberão os testes ao finalizar a candidatura, sendo notificados via senior X Platform e também por e-mail.
No caso da Mindsight, os testes serão encaminhados de acordo com as configurações dos botões Enviar teste de Cultura e Enviar testes para Match da tela de integração de testes, bem como se a opção Habilitar envio de testes na candidatura estiver habilitada, na tela do cadastro da vaga.
Dessa forma, o envio dos testes ocorrerá de acordo com as configurações habilitadas na integração com a Mindmatch, sendo que:
- O link contendo o teste de Cultura será encaminhado ao candidato interno somente se a opção Enviar teste de Cultura estiver habilitada.
- Os links contendo os testes de Personalidade, Raciocínio Fluido, Teste Social e Motivacional serão encaminhados ao candidato interno somente se a opção Enviar testes para Match estiver habilitada e a vaga tiver uma função relacionada, ou seja, o campo Função preenchido no cadastro da vaga.
- Se ambas as opções de envio de testes estiverem selecionadas e não for realizado o preenchimento do campo Função, será enviado somente o teste de Cultura para o candidato interno.
Em algumas situações, a integração de dados dos candidatos internos, ou seja, dos colaboradores da empresa poderá falhar, devido à repetição do cadastro de e-mail. São elas:
- Colaborador com o mesmo e-mail em mais de um contrato de trabalho: quando um colaborador tiver mais de um contrato de trabalho, sendo que, em ambos os cadastros foi registrado o mesmo e-mail, o segundo cadastro desse colaborador não será enviado para a Mindmatch. Devido à duplicidade do endereço de e-mail o sistema da Mindsight considerará somente o primeiro cadastro.
- Colaborador readmitido com o mesmo registro de e-mail: caso um colaborador tenha sido desligado da empresa e readmitido posteriormente, no contrato de trabalho desse colaborador, deverá ser registrado um e-mail diferente ao da primeira admissão. Caso contrário, se for utilizado o mesmo e-mail, não será possivel integrá-lo ao sistema Mindmatch. O sistema de testes considerará que já existe um cadastro desse colaborador, deixando de validar o segundo contrato, ou seja, o contrato ativo desse colaborador.
- Transferência de filial: quando um colaborador é transferido de uma filial para outra, alterando a razão social da empresa, um novo contrato de trabalho é gerado, constando o e-mail utilizado anteriormente. No entanto, será necessário alterar o e-mail do colaborador no novo contrato (ativo) para que ele seja integrado à Mindmatch.
Candidatos externos
Os candidatos externos, inscritos pelo Portal do Candidato
No caso da Mindsight, o envio dos testes ocorrerá de acordo com as configurações habilitadas na integração com a Mindmatch, sendo que:
- O link contendo o teste de Cultura será encaminhado ao candidato externo somente se a opção Enviar teste de Cultura estiver habilitada.
- Os links contendo os testes de Personalidade, Raciocínio Fluido, Teste Social e Motivacional serão encaminhados ao candidato externo somente se a opção Enviar testes para Match estiver habilitada e a vaga tiver uma função relacionada, ou seja, o campo Função preenchido no cadastro da vaga.
Observações
- Quando for realizada uma nova candidatura, interna ou externa, se o candidato ou a vaga de interesse ainda não existirem na base de dados da Mindmatch, o sistema da Mindsight irá adicioná-los, assim que a candidatura for concluída.
- Quando algum colaborador não for integrado à Mindmatch, é recomendável observar se o nome, CPF e e-mail dele estão cadastrados corretamente. Sempre que algum desses dados for alterado, o sistema do módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleçãorealizará novamente a integração para que haja atualização de dados em ambos os sistemas envolvidos no processo de realização de testes.
- Todos os colaboradores devem ser cadastrados possuindo um e-mail.
- Após o envio dos testes, o recrutador da vaga receberá uma notificação por e-mail e pela plataforma da Senior, informando a situação do envio, ou seja, se os testes foram enviados ao candidato com êxito ou não.
- URL de primitivas - nesse campo é necessário informar para a comunicação via API's entre as aplicações do Gestão de Recrutamento e Seleção e o parceiro. Essa URL é fornecida pelo parceiro, através de e-mail enviado ao usuário chave.
Passos para habilitação dos testes JobConvo:
- Após a aquisição do pacote, o usuário chave receberá um e-mail do parceiro contendo a URL de primitivas e o formulário de Fit Cultural para ser aplicado em uma amostra de colaboradores. Neste e-mail, contém as instruções para aplicação.
- A URL deve ser informada em Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Integração com testes, ao lado do campo Habilitar integração com JobConvo. Os campos Habilitar integração com JobConvo e Habilitar integração com parceiro de testes precisam estar habilitados.
- Com esta ação, os testes DISC, 16 personalidades e técnicos (inglês, português, excel básico, excel intermediário, raciocínio lógico) são disponibilizados.
- Após, o link do formulário de Fit Cultural precisa ser compartilhado com uma amostra de colaboradores selecionados pela empresa. Assim que finalizado o e-mail do parceiro deve ser respondido para que o resultado do Fit Cultural seja imputado na plataforma.
- Aguarde a confirmação do parceiro informando que o resultado foi inserido na plataforma para iniciar o envio dos testes de Fit Cultural aos candidatos.
Além dos testes técnicos já disponibilizados (inglês, português, excel básico, excel intermediário, raciocínio lógico), é possível adicionar testes personalizados. Para solicitar o cadastro de um teste personalizado, é necessário enviar uma solicitação para o e-mail freshdesk.jobconvo@senior.com.br com as seguintes informações:
- Nome da Empresa;
- Tenant;
- Nome atribuído ao teste (exemplo: teste situacional);
- Descrição (orientações que serão apresentadas para o candidato na tela)
- Percentual mínimo para ser aprovado no teste;
- Tipo de resposta: múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou dissertativa;
- Perguntas do teste;
- Respostas de cada pergunta (se múltipla escolha ou verdadeiro e falso), inclusive assinalando a resposta correta;
- Tempo de resposta para cada pergunta;
- Se deseja exibir as perguntas em ordem aleatória.
Observações
- Todos os colaboradores devem ser cadastrados possuindo um e-mail.
- Após o envio dos testes, o recrutador da vaga receberá uma notificação por e-mail e pela plataforma da Senior, informando a situação do envio, ou seja, se os testes foram enviados ao candidato com êxito ou não.
Entenda na prática a integração de Testes da JobConvo com o ATS Gestão de Recrutamento e Seleção:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Parametrização de testes:
Para facilitar o envio de testes aos candidatos e preencher automaticamente os testes configurados para a vaga, ao selecionar a opção de envio automático, utilize a guia Testes no formulário de criação/edição de vaga. Nesta guia, é possível configurar a forma de envio dos testes.
Para usar essa funcionalidade, é necessário ter a integração de testes com a JobConvo configurada. Com a configuração ativa para o tenant, acesse a tela de criação/edição de vaga e ajuste o envio dos testes conforme necessário. Ao gerenciar uma vaga e utilizar a ação de envio de testes para candidatos, o componente será inicializado com os valores previamente configurados na vaga.