Avaliação de potencial
A avaliação de potencial auxilia no reconhecimento dos perfis mais indicados para a promoção de cargo e na melhor retenção de profissionais que são críticos para a organização.
O principal objetivo deste processo é identificar os pontos fortes, pontos a melhorar e expectativa de carreira do profissional dos colaboradores.
Assim, é possível identificar as competências de cada colaborador e a capacidade potencial futura, de modo que a organização possa reorganizar a sua estrutura de pessoal por meio do mapeamento humano.
Esta avaliação faz parte também do processo de identificação de talentos, pois o potencial é avaliado com base nos grupos de talentos identificados na empresa.
Fluxo do processo
O que você pode fazer:
Verificar os pré-requisitos do processo
Antes de iniciar o processo, é preciso cadastrar o grupo de requisitos de cargos
Alternativamente, você pode importar os dados necessários para gerar as avaliações de potencial.
Essas ações normalmente são executadas por colaboradores associados aos papéis de RH e Administrador.
Nota
O sistema permite usar o mesmo grupo de requisitos de uma avaliação por competências para fazer a avaliação de potencial. No entanto, se este grupo tiver evidências cadastradas, elas não serão exibidas na tela da avaliação de potencial. As evidências são exibidas somente na avaliação por competências.
Por esse motivo, é recomendável cadastrar grupos de requisitos para usar exclusivamente em cada tipo de avaliação.
O grupo de talentos é composto por colaboradores que foram classificados como posições-chave e/ou potenciais sucessores para algum cargo.
Esse grupo será usado mais adiante, na etapa de geração das avaliações de potencial.
A criação deste grupo é uma etapa do processo de identificação de talentos e identifica seu propósito.
Iniciar e efetuar a avaliação de potencial
O ciclo de avaliação pode ser cadastrado e mantido pela tela de Manutenção dos ciclos de avaliação.
A manutenção dos ciclos é feita no seguinte local:
- Gestão de desempenho > Cadastros > Ciclo de avaliação
Nessa tela é possível definir as principais regras para o processo de avaliação de potencial de um determinado ciclo. Também pode duplicar um ciclo existente, facilitando o cadastro dos ciclos seguintes.
Estas são as principais parametrizações que podem ser feitas no ciclo:
Informações do ciclo
Preencha as informações básicas sobre o ciclo:
- Forneça um nome que identifique o ciclo de forma clara.
- Informe se é um ciclo aberto (vigente) ou fechado (encerrado).
- Informe a data inicial e final para indicar o período de vigência do ciclo. Ciclos com data final expiradas serão encerrados automaticamente por um serviço agendado.
- Opcionalmente, preencha:
- uma data limite de admissão de colaboradores a serem considerados no ciclo.
- observações gerais sobre o ciclo, que ficarão disponíveis para consulta para outros usuários que tenham acesso ao cadastro do ciclo.
Configuração por tipo de avaliação — Avaliação de potencial
- Escala usada para classificar o resultado da avaliação de potencial: permite indicar uma escala de proficiência que será usada durante o ciclo de avaliação.
- A escala de proficiência serve para avaliar o potencial dos colaboradores usando as notas cadastradas na escala que foi selecionada.
- A escolha de uma escala de proficiência é opcional. Se nenhuma for selecionada, o sistema usará percentuais de atingimento para avaliar o potencial dos colaboradores.
- Caso opte por usar uma escala de proficiência, ela precisa ser previamente importada ou cadastrada no sistema.
- Grupo de requisitos: permite indicar qual grupo de requisitos será utilizado para gerar as avaliações de potencial. Ao informar um grupo de requisitos, ele será sugerido no filtro do público avaliado durante a etapa de geração das avaliações, descrita mais adiante.
O sistema permite excluir um ciclo de avaliação, caso necessário. A exclusão pode ser feita pela tela de Manutenção dos ciclos de avaliação, nos seguintes locais:
- Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclos de avaliação > botão Ações > Excluir
- ou durante a edição de um ciclo de avaliação, pelo botão Excluir
Atenção
Ao excluir um ciclo, todos os registros relacionados a ele também serão excluídos permanentemente.
Registros como estes serão excluídos de maneira irreversível: avaliações por competências, avaliações de resultados, avaliações de potencial, mensagens e comentários das avaliações.
PDIs criados a partir uma avaliação por competências não são excluídos com o ciclo de avaliação, mas deixam de ser vinculados a uma avaliação.
Informações adicionais sobre a exclusão de ciclos:
- Não é possível excluir ciclos que estejam associados a um ou mais blocos de metas compartilhadas. Nesse caso, é preciso primeiro excluir essas metas vinculadas e depois excluir o ciclo.
- A exclusão de um ciclo de avaliação não é concluída de imediato. Ao confirmar que deseja excluir o ciclo, o sistema criará um agendamento automático para concluir o processo de exclusão. Não é possível selecionar o horário em que a exclusão será finalizada.
- O ciclo de avaliação ficará com o status Aguardando exclusão até que o processo agendado seja concluído. Não é possível editar o ciclo de avaliação com este status, tampouco cancelar a exclusão anteriormente confirmada.
- Caso ocorra alguma inconsistência que impeça a exclusão do ciclo do ciclo de avaliação, será apresentado o status Erro ao excluir. Nesta situação, entre em contato com seu canal de Suporte e solicite atendimento para avaliar o ocorrido.
- Um log (registro) é gerado, identificando o usuário que solicitou a exclusão, com data e horário. Este usuário ainda receberá um e-mail de confirmação da solicitação de exclusão, com um resumo da quantidade de registros relacionados que também serão excluídos. Quando o processo de exclusão for concluído, o log também será atualizado.
A pessoa associada ao papel de RH precisa definir o tipo de avaliação para potencial. Também precisa especificar quais serão as competências avaliadas e quem é o avaliador previamente configurado para este grupo de pessoas.
Para gerar as avaliações de potencial siga estes passos:
- Acesse o menu Gestão de desempenho > Manutenção > Gerar avaliações. No tipo de avaliação, selecione Avaliação de Potencial.
- No campo Ciclo, selecione um ciclo de avaliações ao qual as avaliações de potencial serão vinculadas. Os ciclos de avaliações precisam estar previamente cadastrados, conforme descrito na etapa de parametrização do ciclo.
- Indique a regra que o sistema deve seguir para tratar uma possível sobreposição de avaliações para o público alvo. Estas são as opções disponíveis:
- Não sobrepor, gerar somente para colaboradores sem avaliação: são geradas as avaliações para os colaboradores que não possuem nenhuma avaliação, como por exemplo: colaboradores com retorno de afastamento, colaboradores em tempo mínimo de experiência, colaboradores em férias, recém admitidos, entre outros.
- Não sobrepor, gerar sempre uma nova avaliação: são geradas novas avaliações. As avaliações anteriores dos colaboradores selecionados, mesmo que ainda não possuam notas/comentários lançados no formulário, não serão excluídas. A avaliação só é gerada se estiver diferente da situação Concluída.
- Sobrepor avaliações existentes: se esta opção estiver selecionada, as avaliações que já foram geradas para os colaboradores informados, que estão em situação Liberada ou que possuam comentários ou que já foram iniciadas, com situação Em andamento, são excluídas e uma nova avaliação é gerada. Esta operação exclui as avaliações que não estão nas situações Concluída ou Cancelada e gera uma nova caso não esteja concluída.
Nota
Caso não sejam informados os colaboradores ou matrículas específicos (no filtro), as avaliações serão geradas para todos os colaboradores da empresa que não possuem avaliação para o ciclo.
- Nas configurações do público alvo, preencha os filtros que definem o público que deve receber as avaliações de potencial:
- Data referência: data que servirá como base para a busca do grupo de requisitos.
- Grupo de pessoas: permite selecionar um dos grupos de talentos que estão cadastrados.
- Avaliador: traz como sugestão de avaliador o responsável definido no cadastro do grupo de talentos, mas você pode alterá-lo usando a busca do campo.
- Grupo de requisitos: traz como sugestão o grupo de requisitos cadastrado no ciclo.
Observação
A validação dos filtros será feita apenas ao final da geração das avaliações e as inconsistências encontradas serão apresentadas na tela de log.
- Depois de informar qual será o público avaliado, clique em Gerar para iniciar a geração das avaliações. Você será notificado quando o processo for concluído.
Ao clicar sobre a notificação de conclusão do processo, você é direcionado à tela de log da geração das avaliações de potencial.
Caso ocorram erros ou as avaliações não sejam geradas por algum motivo em específico, elas são apresentadas na tela de log.
- Nenhuma competência foi definida para o grupo de requisitos.
- Avaliado não possui posto de trabalho definido. Ocorre quando o avaliado não possui histórico de posto de trabalho na data de referência da geração.
- Avaliado não possui cargo definido. Ocorre quando o avaliado não possui histórico de cargo na data de referência da geração.
- Erro ao gerar a avaliação. Referente a alguma falha no processamento, diferente dos motivos anteriores.
Atenção
A geração da avaliação de potencial irá impossibilitar a posterior exclusão do grupo de pessoas a ela atrelada.
A avaliação de potencial é realizada a partir de uma análise das competências dos colaboradores que foram identificados como parte do grupo de talentos da empresa.
As competências geralmente são definidas e avaliadas por um comitê de desempenho, que designa um único avaliador — normalmente o gestor — como responsável.
Gestores e colaboradores registram as notas finais para os critérios avaliados pelo comitê de validação e, para cada critério analisado, informam o conceito mais adequado para cada competência. Os conceitos são níveis que compõem uma escala de proficiência definida pela organização.
A manutenção das avaliações de potencial permite alterar algumas propriedades das avaliações depois que elas foram geradas. Esta ação pode ser feita para uma avaliação específica ou para múltiplas avaliações.
Para fazer isso, acesse o menu:
- Carreira e sucessão > Manutenção de avaliação de potencial
Use os filtros para encontrar os colaboradores (ativos e demitidos) que são avaliados ou avaliadores no ciclo selecionado.
Durante a manutenção das avaliações você pode:
- Alterar o avaliador de um colaborador ou indicar um avaliador para ele (caso não tenha)
- Definir uma situação para a avaliação
- Excluir avaliações que já foram geradas. Para garantir o melhor desempenho do sistema, é possível excluir 50.000 registros (avaliações) de uma só vez.
Nota
Dependendo do número de avaliações selecionadas para exclusão, o processamento pode levar alguns minutos até terminar.
Se for realizada uma consulta imediatamente após a exclusão de um grande volume de avaliações, elas ainda podem aparecer por algum tempo em alguns lugares, como por exemplo a tela de manutenção de avaliações.
Como a avaliação de potencial é calculada
A forma de cálculo da avaliação de potencial depende se uma escala de proficiência foi selecionada no cadastro do ciclo.
Cálculo com escala de proficiência:
Se uma escala de proficiência for selecionada no cadastro do ciclo, o avaliador poderá atribuir notas dessa escala ao colaborador.
Então, o sistema usará essas notas para obter o resultado da avaliação:
Cálculo sem escala de proficiência:
Se uma escala de proficiência não for selecionada no cadastro do ciclo, o avaliador poderá atribuir percentuais de atingimento ao colaborador.
Então, o sistema usará esses percentuais para obter o resultado da avaliação: