Para determinar quem são os talentos e colaboradores com posição-chave na empresa, você pode executar alguns processos que vão gerar dados para subsidiar essa decisão. São eles:
Avaliação por competências (Gestão de Desempenho)
A avaliação por competências é o modelo de avaliação que permite enumerar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a ocupação de um determinado cargo.
Também identifica se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma organização está alinhado ao perfil exigido pelos cargos nela existentes.
Avaliação de resultados (Gestão de Desempenho)
A avaliação de resultados é o modelo de avaliação que se baseia na comparação entre os resultados previstos e realizados, tendo como parâmetro os indicadores de desempenho definidos.
Avaliação de potencial (Gestão de Carreira e Sucessão)
A avaliação de potencial é o modelo de avaliação que tem como objetivo identificar os pontos fortes, pontos a melhorar e expectativa de carreira do profissional.
Matriz de Gestão (Gestão de Desempenho)
A Matriz de Gestão (Nine Box) é a ferramenta usada para examinar e tomar decisões sobre os talentos da organização.
A análise dos resultados e calibração dessa matriz fornecem uma perspectiva da relação entre o resultado dos indivíduos e as competências adquiridas.
Posições-chave (Gestão de Carreira e Sucessão)
Posições-chave são os cargos da empresa que têm impacto direto nos resultados financeiros da empresa e na entrega das estratégias organizacionais. O desempenho das pessoas nestas posições refletem diretamente no resultado dos negócios.
Definir PDIs (Gestão de Desempenho)
Quando determina-se que uma pessoa é uma sucessora em potencial, é possível definir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para ela.
No PDI são cadastrados objetivos para trabalhar no aprimoramento das competências e habilidades necessárias para que essa pessoa assuma a nova posição.