Matriz de gestão (nine box customizável)
A Matriz de Gestão é uma ferramenta usada para examinar e tomar decisões sobre os talentos da organização, apresentando a relação entre os resultados atingidos e as competências adquiridas de cada colaborador.
Este recurso normalmente é usado pelos profissionais de RH e pelos gestores para:
- planejar mudanças de cargos e sucessão;
- reter, promover, treinar e desenvolver talentos da empresa;
- contribuir para o desenvolvimento da organização de uma maneira geral.
No modelo tradicional, a matriz possui a dimensão de 3 linhas e 3 colunas, resultando em nove quadrantes e sendo chamada de Nine box ou 9 box. Mas, com o Gestão de Desempenho, você pode configurar uma matriz com as dimensões desde 1x1 até 10x10.
Funcionamento da Matriz de Gestão
|
A matriz de gestão utiliza dois eixos de avaliação — competências e resultados — para agrupar colaboradores em quadrantes.
O gráfico aloca cada colaborador conforme seu desempenho em ambos os eixos: ou seja, cruzando o resultado da avaliação de resultados com a avaliação por competências para posicioná-los. |
Notas
- Se você possui o módulo Gestão de Carreira e Sucessão e tiver concluído um ciclo de avaliações de potencial, é possível configurar que essa avaliação seja um dos eixos do gráfico, enquanto o outro será o avaliação de desempenho — que é a média ponderada (com pesos, se houver) do resultado das avaliações disponíveis no módulo Gestão de Desempenho: por competências e de resultados;
- Também é possível configurar uma matriz de gestão baseada em tipos de competência.
Pré-requisitos
Antes de começar a usar a Matriz de Gestão, é indispensável fazer as configurações abaixo:
Responsável | Configurações |
---|---|
Administrador de sistema |
|
RH |
|
O RH da empresa precisa definir qual será a aparência e o conteúdo da Matriz de Gestão apresentada pelo sistema. Para isso, é preciso cadastrar as descrições e faixas de valores das linhas, colunas e quadrantes, que vão servir para configurar o layout da Matriz de Gestão.
O usuário que vai configurar a Matriz de Gestão precisa estar associado a um papel que possui permissão para os recursos relacionados à Matriz de Gestão.
O cadastro do layout da Matriz de Gestão é feito em:
- Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Configurações da matriz de gestão.
Para mais informações sobre o tema, acesse a documentação Cadastros do Gestão de Desempenho, no item Matriz de Gestão — cadastro do layout.
Serão apresentados na Matriz de Gestão somente os colaboradores que possuem, no mínimo, a apuração das avaliações de resultados e por competências. Colaboradores que não possuem ambas as informações não são apresentados.
Então, certifique-se de que o gestor ou avaliador tenham concluído os processos de:
- Avaliação de resultados
- Avaliação por competências — focos: Subordinado, Autoavaliação e Consenso
- Avaliação de potencial — opcional, pois disponível somente quando é usado o módulo de Carreira e Sucessão
Somente depois que as avaliações estiverem finalizadas, os colaboradores serão posicionados no gráfico.
Utilizando a matriz de gestão
Depois que todas as etapas anteriores foram concluídas, o gráfico da Matriz de Gestão poderá ser acessado por:
Em Gestão de Desempenho > Desempenho da equipe > Matriz de gestão da equipe, o Gestor poderá utilizar filtros para analisar o gráfico.
A visualização do Gestor é restrita aos seus liderados: de modo que, mesmo ao usar o filtro Grupo de pessoas, apenas os colaboradores sob sua gestão aparecerão no gráfico.
O vídeo abaixo demonstra o funcionamento da matriz de gestão da equipe:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Em Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Métricas da organização > Matriz de gestão da organização, o RH pode acessar, no gráfico, todas as avaliações da organização que estejam finalizadas dentro de um determinado ciclo.
O vídeo abaixo demonstra o funcionamento da matriz de gestão da organização:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Gestores e RH podem, ainda, realizar as seguintes ações:
Ao clicar nos colaboradores exibidos na Matriz de Gestão, é possível ver informações adicionais sobre eles.
Entre as informações apresentadas, está a guia Movimentações: ela contém a última vez que um gestor ou o profissional de RH movimentou o colaborador nos quadrantes da matriz, além do motivo dessa movimentação.
O histórico de movimentações considera a última movimentação que ocorreu dentro do ciclo selecionado.
Notas
- A movimentação de colaboradores entre os quadrantes só pode ser feita se esta funcionalidade estiver habilitada nas configurações gerais;
- Não é possível reverter completamente uma movimentação que foi realizada entre os quadrantes da Matriz de Gestão. Se necessário, você pode mover manualmente o colaborador de volta para o quadrante em que ele estava — porém, ele será posicionado no meio do quadrante, e não no mesmo ponto em que estava originalmente;
- Ao remover linhas e colunas da Matriz por meio da tela de cadastro, as movimentações vinculadas aos quadrantes removidos também serão excluídas.
O vídeo a seguir demonstra o funcionamento da movimentação na matriz de gestão:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Nos detalhes dos quadrantes da Matriz de Gestão, o atingimento das avaliações por competências pode ser apresentado de duas maneiras:
Para avaliações de desempenho:
- Em forma de notas (conceitos), que são definidas na escala de proficiência selecionada para o ciclo.
- Em forma de percentual de atingimento. Para fazer esta configuração, ative o assinalamento Visualizar média real no resultado da avaliação de competência (localizado no cadastro do ciclo).
Para avaliações de potencial:
- Em forma de notas (conceitos), que são definidas na escala de proficiência. Para usar as notas, basta selecionar uma escala no cadastro do ciclo, para as avaliações de potencial.
- Em forma de percentual de atingimento. O percentual de atingimento é usado no lugar das notas, quando nenhuma escala é selecionada no ciclo.
Importante
- Os eixos da Matriz de Gestão sempre consideram o cálculo da última avaliação concluída no ciclo;
- Para que os resultados das metas compartilhadas sejam incluídos no cálculo da Matriz de Gestão, a opção Considerar os resultados na Matriz de gestão precisa estar marcada na tela de configurações dessas metas.
- É fundamental respeitar o limite de 500 avaliações por ciclo para gerar a matriz de gestão. Caso uma avaliação mais ampla seja necessária, utilize a visão dinâmica v_management_matrix_competency_and_performance_appraisals.
Matriz de gestão por tipo de competência
Além da matriz de gestão do tipo Competência x Resultado e do tipo Desempenho x Potencial, no módulo Gestão de Desempenho também é possível criar uma matriz de gestão Por tipo de competência.
Nesse tipo de gráfico, os eixos representarão os tipos de competências escolhidos na sua configuração, de acordo com a necessidade da organização.
Para utilizar a matriz de gestão por tipo de competência, é necessário ativar o campo Usar matriz de gestão por tipos de competência em um ciclo de avaliação. Para isso:
- Acesse o menu Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclos de avaliação;
- Crie um novo ciclo de avaliação ou edite um ciclo já existente;
- Na guia Matriz de gestão, presente em Configuração por tipo de avaliação, ative o campo Usar matriz de gestão por tipos de competência.
Ao ativar o campo Usar matriz de gestão por tipos de competência para usar a funcionalidade, informe a Descrição do eixo horizontal e a Descrição do eixo vertical. Defina, também, os Tipos de competências do eixo horizontal e os Tipos de competências do eixo vertical.
O vídeo a seguir demonstra como realizar a configuração da matriz de gestão por tipo de competência:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Importante
- Ao utilizar a matriz de gestão Por tipo de competência, não é possível invertê-la, sendo essa uma definição padrão do sistema. Caso o usuário deseje inverter os eixos, pode-se inverter quais os tipos de competência que vão na linha ou coluna, na configuração do ciclo;
- Se um tipo de competência for do tipo descritivo ou agrupador de idioma, esse tipo de competência não fica visível no ciclo;
- A matriz de gestão Por tipo de competência apenas irá exibir os colaboradores em avaliações novas, ou seja, após esta implementação.
- Se a avaliação possui foco consenso, prevalecem os resultados do foco consenso;
- Os pesos dos tipos de competência são configurados no ciclo e impactam no resultado por eixos;
- Se não houver pesos configurados para os tipos de competência, cada tipo de competência assume peso igual. Nesse cenário, é realizada a média aritmética dos resultados;
- Se não houver pesos configurados para os focos, cada foco assume peso igual. Nesse cenário, é realizada a média aritmética dos resultados;
- Se for configurado peso para ao menos um foco, os focos sem pesos são desconsiderados do cálculo;
- Se for configurado peso para ao menos um tipo de competência, os tipos de competência sem pesos são desconsiderados do cálculo;
- Cada eixo deve possuir ao menos um tipo de competência válido (com resultado) para que o Colaborador seja exibido na matriz. Exemplo:
- Eixo X – Tipo de competência A: atingimento 80%;
- Eixo Y – Tipo de competência B: não foi encontrado em nenhum dos focos avaliados;
- Portanto, o Colaborador não é válido para posicionar na matriz.
- O arrendondamento dos atingimentos nos eixos é feito da seguinte forma: duas casas decimais, arredonda para cima.
No detalhamento da matriz de gestão por Tipo de Competência x Tipo de Competência, é possível ver o resultado do Colaborador por cada tipo de competência configurado no cadastro do ciclo em cada eixo, sendo possível ver o resultado final por eixo.
Importante
Quando os tipos de competência não possuem pesos no cadastro do ciclo, o cálculo aritmético é o cálculo padrão. Caso alguns dos tipos tenham peso no cadastro do ciclo, deve-se verificar o valor em cada um para chegar ao resultado final.
Cenários
Sem pesos para os focos e tipos
Configuração dos tipos de competência nos eixos:
- Eixo X – Tipo 1, Tipo 2
- Eixo Y – Tipo 3
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 100%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (100 + 70) / 2 = 85%
- % eixo Y = (80) / 1 = 80%
- Coordenadas (x, y) = (85, 80)
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 100%
- Tipo 2: este tipo de competência não foi avaliado consenso
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (100) / 1 = 100%
- % eixo Y = (80) / 1 = 80%
- Coordenadas (x, y) = (100, 80)
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 0%
- Tipo 2: 0%
- Tipo 3: 0%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (0 + 0) / 2 = 0%
- % eixo Y = (0) / 1 = 0%
- Coordenadas (x, y) = (0, 0)
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 100%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado consenso
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (100 + 70) / 2 = 85%
- % eixo Y = sem resultado → resultado inválido, pois para posicionar o colaborador na matriz deve haver no eixo ao menos 1 resultado para o tipo de competência configurado
- Coordenadas (x, y) = sem posição válida
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = ((80 + 70)/2 + 90 + 60) / 3= 75%
- Tipo 2 = ((70 + 60)/2 + 80 + 70) / 3 = 71,6667%
- Tipo 3 = ((60 + 70)/2 + 80 + 60) / 3 = 68,3333%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (75 + 71,6667) / 2 = 73,33%
- % eixo Y = (68,3333) / 1 = 68,33%
- Coordenadas (x, y) = (73,33, 68,33)
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: este tipo de competência não foi avaliado
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = ((80 + 70)/2 + 90 + 60) / 3= 75%
- Tipo 2 = (60 + 80 + 70) / 3 = 70%
- Tipo 3 = ((60 + 70) / 2) / 1 = 65%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (75 + 70) / 2 = 72,5%
- % eixo Y = (65) / 1 = 65%
- Coordenadas (x, y) = (72,5, 65)
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: este tipo de competência não foi avaliado
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = ((80 + 70)/2 + 90 + 60) / 3= 75%
- Tipo 2 = (60 + 80 + 70) / 3 = 70%
- Tipo 3 = este tipo de competência não foi avaliado em nenhum dos focos
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (75 + 70) / 2 = 72,5%
- % eixo Y = sem resultado → resultado inválido, pois para posicionar o colaborador na matriz deve haver ao menos 1 resultado para o tipo de competência configurado no eixo
- Coordenadas (x, y) = sem posição válida
Com pesos para os focos e tipos
Configuração dos tipos de competência nos eixos:
- Eixo X – Tipo 1, Tipo 2
- Eixo Y – Tipo 3
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30, Tipo 3: 40
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 100%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (100*40 + 70*30) / 70 = 87,1428%
- % eixo Y = (80*40) / 40 = 80%
- Coordenadas (x, y) = (87,1428, 80)
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 3: 40
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 100%
- Tipo 2: 70% → não possui peso, portanto não impacta no resultado
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (100*40) / 40 = 100%
- % eixo Y = (80*40) / 40 = 80%
- Coordenadas (x, y) = (100, 80)
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30, Tipo 3: 40
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 100%
- Tipo 2: este tipo de competência não foi avaliado no consenso
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (100*40) / 40 = 100%
- % eixo Y = (80*40) / 40 = 80%
- Coordenadas (x, y) = (100, 80)
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30
- Atingimentos por tipo:
- Tipo 1: 100%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 80% → não possui peso, portanto não impacta no resultado
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = % eixo X = (100*40 + 70*30) / 70 = 87,1428%
- % eixo Y = sem resultado → resultado inválido, pois a avaliação não possui resultado para este tipo de competência
- Coordenadas (x, y) = sem posição válida
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30, Tipo 3: 40
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%, Tipo 2: 70%, Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = ((80 + 70)/2 + 90 + 60) / 3= 75%
- Tipo 2 = ((70 + 60)/2 + 80 + 70) / 3 = 71,6667%
- Tipo 3 = ((60 + 70)/2 + 80 + 60) / 3 = 68,3333%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (75*40 + 71,6667*30) / 70 = 73,57%
- % eixo Y = (68,3333 * 40) / 40 = 68,33%
- Coordenadas (x, y) = (73,57, 68,33)
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30, Tipo 3: 40
Pesos dos focos:
Auto: 40, Subordinado: 40, Par: 20
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%, Tipo 2: 60%, Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = ([(80 + 70)/2]*20 + 90*40 + 60*40) / 100 = 75%
- Tipo 2 = ([(70 + 60)/2]*20 + 80*40 + 70*40) / 100 = 73%
- Tipo 3 = ([(60 + 70)/2]*20 + 80*40 + 60*40) / 100 = 69%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (75*40 + 73*30) / 70 = 74,14%
- % eixo Y = (69 * 40) / 40 = 69%
- Coordenadas (x, y) = (74,14, 69)
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30, Tipo 3: 40
Pesos dos focos:
Auto: 40, Subordinado: 40, Par: 20
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: este tipo de competência não foi avaliado
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = ((80 + 70)*20/2 + 90*40 + 60*40) / 100= 75%
- Tipo 2 = (60*20 + 80*40 + 70*40) / 100 = 72%
- Tipo 3 = ((60 + 70)*20 / 2) / 20 = 65%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (75*40 + 70*30) / 70 = 72,86%
- % eixo Y = (65*40) / 40 = 65%
- Coordenadas (x, y) = (72,86, 65)
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30
Pesos dos focos:
Subordinado: 40
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = (60*40) / 40 = 60%
- Tipo 2 = (70*40) / 70 = 70%
- Tipo 3 = (60*40) / 60 = 60%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (60*40 + 70*30) / 70 = 64,29%
- % eixo Y = (60*40) / 40 = 60%
- Coordenadas (x, y) = (64,29, 60)
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40
Pesos dos focos:
Auto: 40, Subordinado: 40, Par: 20
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = ([(80 + 70)/2]*20 + 90*40 + 60*40) / 100 = 75%
- Tipo 2 = ([(70 + 60)/2]*20 + 80*40 + 70*40) / 100 = 73%
- Tipo 3 = ([(60 + 70)/2]*20 + 80*40 + 60*40) / 100 = 69%
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (75*40 ) / 40 = 72,5%
- % eixo Y = sem resultado → resultado inválido, uma vez que o tipo 3 não tem peso
- Coordenadas (x, y) = sem posição válida
Pesos dos tipos de competência:
Tipo 1: 40, Tipo 2: 30
Pesos dos focos:
Subordinado: 40
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco par):
- Tipo 1: 80%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: 60%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 2 foco par):
- Tipo 1: 70%
- Tipo 2: 60%
- Tipo 3: 70%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco auto):
- Tipo 1: 90%
- Tipo 2: 80%
- Tipo 3: 80%
- Atingimentos por tipo (Avaliação 1 foco subordinado):
- Tipo 1: 60%
- Tipo 2: 70%
- Tipo 3: este tipo de competência não foi avaliado
- Atingimentos por tipo (geral):
- Tipo 1 = (60*40) / 40 = 60%
- Tipo 2 = (70*40) / 70 = 70%
- Tipo 3 = sem resultado, pois o foco com peso não avaliou este tipo de competência
- Atingimentos por eixo:
- % eixo X = (60*40 ) / 40 = 60%
- % eixo Y = sem resultado → resultado inválido, uma vez que o foco avaliado não tem resultado
- Coordenadas (x, y) = sem posição válida