OKR — Metas compartilhadas
Sistemático e contínuo, o processo de planejamento estratégico é item de extrema relevância para o sólido crescimento de uma organização, servindo como guia na direção do sucesso por auxiliá-la a alcançar seu propósito previamente planejado.
Este método de avaliação é baseado na comparação entre os resultados previstos e os realizados, com base nos indicadores de desempenho definidos. E o módulo Gestão de Desempenho | HCM senior X, prontificando-se a facilitar esse processo, dispõe de um eficiente sistema de Metas compartilhadas.
Com as Metas compartilhadas, é possível cadastrar metas para todos os colaboradores (ou para grupos deles) de forma única, além de diferenciar pesos para grupos de colaboradores distintos dentro de uma mesma meta e permitir o lançamento dos resultados para todos os avaliados.
Administre as metas através de blocos, e escolha como trabalhar com elas: OKR ou Contrato de Resultados.
A metodologia de gestão OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave em português) é uma forma de definir metas, composta por dois elementos:
- Eu vou - objetivo a ser alcançado;
- Medido por - a forma de mensurar se os objetivos estão sendo atingidos, utilizando metas menores (key results) que, em conjunto, farão com que a empresa atinja o alvo principal.
Exemplo:
- Objetivo: Ser referência no mercado
- Key Result 1: Aumentar em 20% o número de clientes;
- Key Result 2: Estar entre os 3 primeiros lugares no Google na palavra-chave: XXXX.
Para que as metas compartilhadas sejam utilizadas como OKR, os objetivos devem ser cadastrados dentro dos blocos, e as metas dentro destes blocos são como os key results.
Outra opção para utilizar os Blocos de metas compartilhadas, o formato de Contrato de Resultados divide as metas em Globais, Área, Filial, etc., simplificando a visualização das metas em setores, por blocos.
Estes blocos também podem ter pesos diferenciados dentro do Ciclo de avaliação, se adequando a diversos formatos de contrato.
Metas compartilhadas no módulo Gestão de Desempenho
A tabela abaixo apresenta os perfis envolvidos com as metas compartilhadas e quais suas atribuições:
Perfil | O que pode fazer |
---|---|
Administrador de blocos | É o responsável pela gestão de metas compartilhadas da empresa de forma geral. Pode fazer o cadastro de blocos, o cadastro de metas e lançar resultados/acompanhamentos. |
Responsável pelas metas | Em cada bloco, deverá ser informado pelo Administrador de blocos quais usuários podem cadastrar metas no bloco - esses são os responsáveis pelas metas. |
Responsável pelos resultados |
Em cada bloco, deverá ser informado pelo Administrador de blocos quais usuários podem lançar resultados nas metas do bloco - esses são os responsáveis pelos resultados. O lançador de resultados pode, ou não, ser o mesmo usuário que é responsável por realizar o cadastro das metas. |
Gestor | O Gestor pode visualizar os blocos, as metas e os resultados cadastrados para o seu usuário e para os seus liderados diretos e indiretos. |
Colaborador | O Colaborador pode visualizar os blocos, as metas e os resultados cadastrados para o seu usuário. |
Papéis associam usuários a posições dentro da organização: designando quais atividades esses usuários poderão desempenhar, quais informações terão acesso, entre outros. Para mais informações, acesse a documentação sobre Gestão de Papéis.
No âmbito das metas compartilhadas, os recursos disponíveis são:
Nome do recurso | Descrição da permissão | Caminho associado |
---|---|---|
Acompanhamentos das metas
(res://senior.com.br/hcm/performance/entities/collectiveGoalTrackEntry) |
Recurso de permissão para que o Colaborador e Gestor visualizem e adicionem os acompanhamentos das metas compartilhadas. |
Gestão de Desempenho > Meu desempenho > Minhas metas e resultados > Acompanhar Gestão de Desempenho > Desempenho da equipe > Metas e resultados da equipe > Acompanhar Observação: os menus acima são direcionados para visualizar os resultados das metas. Os lançamentos dos acompanhamentos é feito diretamente no cadastro meta compartilhada. |
Metas coletivas
(res://senior.com.br/hcm/performance/entities/collectiveGoal) |
Recurso de permissão geral da rotina de metas compartilhadas. Este recurso atende a objetivos diferentes para cada papel:
|
Gestão de Desempenho > Meu desempenho > Minhas metas e resultados Gestão de Desempenho > OKR - Metas compartilhadas > Key results - Metas compartilhadas |
Objetivos estratégicos
(res://senior.com.br/hcm/performance/entities/collectiveGoalStrategicGoal) |
Recurso de permissão para que o RH possa definir se o avaliado e avaliador poderão selecionar objetivos estratégicos da empresa e associá-los com as metas compartilhadas. |
Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Objetivos estratégicos |
Pesos das metas
(res://senior.com.br/hcm/performance/entities/collectiveGoalWeight) |
Recurso de permissão para que Gestor e RH visualizem e gerenciem o cadastro de pesos das metas. |
Gestão de Desempenho > OKR - Metas compartilhadas > Key results - Metas compartilhadas |
Bloco de metas compartilhadas
(res://senior.com.br/hcm/performance/entities/collectiveGoalSet) |
Recurso de permissão para que o RH possa cadastrar e editar Bloco de metas compartilhadas | Gestão de Desempenho > OKR - Metas compartilhadas > Blocos de metas compartilhadas |
Os Ciclos de avaliação ditam o período das avaliações. Para cadastrá-los, acesse:
- Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclos de avaliação.
Além do cadastro dos ciclos de avaliação, nesta mesma tela também é possível:
- Definir as principais regras para o processo de avaliação de resultados de um determinado ciclo;
- Duplicar um ciclo preexistente, facilitando o cadastro dos ciclos seguintes.
A periodicidade das avaliações fica a critério do RH - ciente de que, no tempo que são consideradas vigentes, as avaliações podem ser alteradas por avaliadores e avaliados. Informamos, também, que não há limite quanto a quantidade de metas em uma avaliação.
Importante
É fundamental ativar o campo Usa em metas compartilhadas para ter acesso a esta funcionalidade e definir as metas compartilhadas. Para isso:
- Acesse o menu Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclos de avaliação;
- Crie um novo ciclo de avaliação ou edite um ciclo já existente;
- Na guia Metas compartilhadas, presente em Configuração por tipo de avaliação, ative o campo Usa em metas compartilhadas.
Nesta mesma guia — Metas compartilhadas —, lembre-se de informar pelo menos um usuário em Administradores de blocos. Usuários cadastrados nesse campo serão aqueles com permissão para:
- Cadastro de blocos;
- Cadastro de metas;
- Lançamento de resultado ou acompanhamento das metas.
Sobre o cadastro dos blocos listado acima, ao fazê-lo, o vínculo com um ciclo é obrigatório. Logo, é preciso existir pelo menos um ciclo com essa opção habilitada no sistema, permitindo sua seleção durante a definição dos blocos de metas compartilhadas.
Ao habilitar as metas compartilhadas nos ciclos de avaliação, é possível configurar certos campos, em Geral:
- Peso das metas individuais e Peso das metas compartilhadas: defina o quanto cada tipo de meta pesará na avaliação de resultado;
- Utilizar o cálculo padrão ou Utilizar o cálculo por interpolação: defina como será o cálculo das metas compartilhadas.
Importante
Os métodos de cálculo retrocitados - Utilizar o cálculo padrão e Utilizar o cálculo por interpolação - são obrigatórios: o primeiro, habilitado por padrão; o segundo, habilitado a critério de quem cria o ciclo de avaliação. Pelo menos um deles deve estar habilitado, e é possível utilizar os dois métodos ao mesmo tempo.
Ao habilitar a opção de Utilizar o cálculo por interpolação, os campos de valores (Valor inicial, Valor alvo e Valor máximo) são de preenchimento obrigatório: ou seja, nenhum pode ficar com o valor nulo.
- Valor alvo deve ser menor ou igual ao Valor máximo;
- Valor inicial deve ser menor ou igual ao Valor alvo;
- Valor máximo deve ser maior ou igual ao Valor alvo.
Para mais informações, verifique a seção de Tipos de cálculos.
Ainda na guia de metas compartilhadas, é possível habilitar o campo Considerar os resultados na matriz de gestão, para que os resultados da avaliação em questão sejam englobados pela Matriz de Gestão. Mais detalhes sobre a Matriz de Gestão podem ser consultadas na documentação pertinente.
Na aba Formulário de metas compartilhadas, é possível configurar quais opções estarão disponíveis para esse tipo de meta. O sistema permite fazer algumas definições, como:
- Incluir acompanhamentos periódicos nas metas;
- Informar método de acúmulo dos resultados, seja através de Soma, Médio ou Último resultado;
- Informar frequência de apuração dos resultados, como Diário, Semanal etc.;
- Permitir utilizar os objetivos estratégicos nas metas.
Abaixo, confira um vídeo que demonstra as configurações iniciais do cadastro de metas compartilhadas:
Existem duas formas distintas de excluir ciclos de avaliações:
- Acessando Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclo de avaliação > botão Ações > Excluir;
- Editando um ciclo de avaliação, pelo botão Editar.
Atenção
A exclusão de um ciclo é permanente e irreversível, apagando também todos os registros a ele relacionados - como, por exemplo:
- Avaliações por competências;
- Avaliações de resultado;
- Avaliações de potencial;
- Blocos de metas compartilhadas;
- Mensagens e comentários das avaliações.
No entanto, PDIs que se originaram de uma avaliação por competências não são afetados pela exclusão de um ciclo, apenas perdem o vínculo com ela.
Sobre a exclusão de ciclos, é importante destacar que:
- Não é possível excluir ciclos que estejam associados a uma ou mais metas em blocos de metas compartilhadas. Nesse caso, é preciso primeiro excluir essas metas vinculadas, e depois excluir o ciclo;
- A exclusão de um ciclo de avaliação não é concluída de imediato. Ao confirmar que deseja excluir o ciclo, o sistema criará um agendamento automático para concluir o processo de exclusão - não é possível selecionar o horário em que a exclusão será finalizada;
- O ciclo de avaliação ficará com o status Aguardando exclusão até que o processo agendado seja concluído. Não é possível editar o ciclo de avaliação com este status, tampouco cancelar a exclusão anteriormente confirmada.
- Caso ocorra alguma inconsistência que impeça a exclusão do ciclo do ciclo de avaliação, será apresentado o status Erro ao excluir. Nesta situação, entre em contato com seu canal de Suporte e solicite atendimento para avaliar o ocorrido.
- Um log (registro) é gerado, identificando o usuário que solicitou a exclusão, com data e horário. Este usuário ainda receberá um e-mail de confirmação da solicitação de exclusão, com um resumo da quantidade de registros relacionados que também serão excluídos. Quando o processo de exclusão for concluído, o log também será atualizado.
Geração e manutenção das avaliações de resultado
Com um ciclo de avaliação já criado e o campo Usa em metas compartilhadas ativado, o próximo passo é gerar as avaliações de resultado. Para isso, acesse:
- Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Manutenção > Resultados - manutenção das avaliações;
- A documentação sobre Avaliações de resultados, no item Gerar as avaliações de resultados.
Para modificar certas propriedades das avaliações depois da geração delas, utilize a manutenção das avaliações de resultado acessando o menu:
- Gestão de Desempenho > Desempenho da organização > Manutenção > Resultados - manutenção das avaliações.
Esta ação pode ser feita para uma avaliação específica ou para múltiplas avaliações. Use os filtros para encontrar avaliadores ou os colaboradores - ativos ou demitidos - que são avaliados no ciclo selecionado.
Importante
As avaliações de resultado com metas compartilhadas serão geradas, por padrão, com a situação Em definição.
Para garantir que o resultado lançado nas metas compartilhadas seja contabilizado e apareça para o colaborador, é necessário alterar a situação das avaliações para Em avaliação (nos casos onde não existem metas individuais que poderiam fazer a alteração de situação de forma automática). É possível realizar essa ação em lote, dentro da tela de Manutenção das Avaliações.
Na manutenção das avaliações, é possível:
- Alterar o avaliador de um colaborador;
- Definir e alterar uma situação para a avaliação;
- Delegar um avaliador substituto nos casos em que, por alguma razão, o gestor ou avaliador original não pode acompanhar a avaliação;
- Excluir avaliações que já foram geradas.
Nota
Para garantir o melhor desempenho do sistema, é possível excluir até 50 mil registros de avaliações de uma só vez.
Contudo, dependendo do número de avaliações removidas, o processamento pode levar alguns minutos até sua total conclusão. Por exemplo, caso uma consulta seja realizada imediatamente após a exclusão de um grande volume de avaliações, elas ainda podem aparecer em lugares como:
- Tela de manutenção das avaliações;
- Analytics do Gestor, nos cards de avaliações de resultados.
O colaborador definido como avaliador delegado pode acessar a avaliação em:
- Gestão de Desempenho > Avaliações Pendentes.
Já nos casos em que este colaborador é um gestor, o acesso se dá por:
- Gestão de Desempenho > Desempenho da equipe > Metas e resultados da equipe.
Caso o gestor (ou avaliador original) precise assumir a avaliação novamente, é possível fazê-lo através do próprio formulário - ou, então, o RH deverá excluir o Avaliador delegado pela tela de manutenção das avaliações de resultado.
Ressalte-se que: no módulo Gestão de Desempenho, o fluxo equivalente ao recurso de substituto é o de Delegar Avaliação. Para mais informações, acesse a documentação sobre Delegar uma avaliação de resultados ou Delegar uma avaliação por competências.
Definição das metas e lançamento de resultados
Atenção
É indispensável que o profissional de RH já tenha gerado as avaliações previamente, para que as metas criadas fiquem disponíveis para ser visualizadas pelo gestor ou pelo próprio colaborador.
É possível realizar a importação de arquivos com dados relevantes para as metas compartilhadas, trazendo maior praticidade para rotina de Administradores e RH.
Para mais informações sobre o processo de importação de arquivos no módulo Gestão de Desempenho, no geral, acesse a documentação sobre o tema. Especificamente, quanto a importação de metas compartilhadas, confira as modalidades abaixo:
Para realizar o cadastro de um ou mais blocos, acesse o menu:
- Gestão de Desempenho > OKR - Metas compartilhadas > Objetivos - blocos de metas compartilhadas.
No cadastro de blocos, os Administradores já definem quem serão os responsáveis por cadastrar as metas dos blocos, bem como quem serão os responsáveis por lançar os resultados. É possível definir os mesmos usuários para serem responsáveis pelo cadastro das metas e pelo lançamento dos resultados, ou podem ser usuários diferentes.
Importante
Ao acessar o menu Gestão de Desempenho > OKR - Metas compartilhadas > Objetivos - blocos de metas compartilhadas, o sistema irá exibir todos os blocos para o usuário — porém, a criação, edição e exclusão de blocos só pode ser realizada pelo Administrador do bloco no ciclo.
Para conferir o processo de cadastro de blocos na prática, assista o vídeo a seguir:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Para realizar o cadastro de uma ou mais metas, acesse o menu:
- Gestão de Desempenho > OKR - Metas compartilhadas > Key results - metas compartilhadas
O responsável por cadastrar as metas de um ou mais blocos são os usuários definidos pelo Administrador no cadastro de blocos.
No cadastro das metas, é possível definir itens como o público alvo da meta, o peso da meta, como será realizado o acompanhamento, entre outros. Nesse cadastro também são selecionados os usuários que serão os responsáveis por lançar os resultados nas metas.
Na guia Meta (do cadastro das metas), está disponível o campo Utiliza interpolação, para utilizar o cálculo por interpolação. Ao optar por usar esse tipo de cálculo, é importante saber que:
- Para ativar o cálculo por interpolação no cadastro das metas, a opção Utilizar o cálculo por interpolação precisa estar assinalada nas configurações das metas compartilhadas no ciclo;
- Caso somente a opção de Utilizar o cálculo por interpolação esteja assinalada no cadastro do ciclo, o campo Utiliza interpolação estará habilitado e assinalado, não sendo possível desmarcá-lo;
- Caso as opções Utilizar o cálculo por interpolação e Utilizar o cálculo padrão estejam marcados no cadastro do ciclo, é possível selecionar (ou não) a opção de interpolação no cadastro da meta.
Outro campo presente nesta mesma guia é o Impacta no resultado individual:
- Se ativado, os valores lançados na meta serão computados no resultado da avaliação do(s) colaborador(es) inseridos no publico alvo;
- Ao desativá-lo, o colaborador que estiver no público alvo poderá visualizar a meta na avaliação de resultado, porém os valores lançados não terão interferência no resultado geral da avaliação.
Também disponível na guia Meta está o campo Prazo, onde se pode definir um prazo específico para a meta.
- Uma vez definido e passado esse prazo, qualquer alteração (inclusão/remoção) não será mais refletida para a meta. Caso alguma alteração na rotina precise ser feita, o prazo precisa estar vigente.
- O prazo pode ser editado a fim de atender novas alterações para a meta desde que esteja dentro do período do ciclo.
Já no campo Data de divulgação, a data informada determinará quando a meta em andamento poderá ficar visível para os colaboradores do público alvo.
Importante
No cadastro da meta compartilhada, ao alterar o valor no campo Direção da meta, irá ocorrer o recálculo do percentual de atingimento parcial da meta compartilhada. O campo Direção da meta é utilizado no cálculo do percentual de atingimento parcial. Anteriormente, o recálculo ocorria apenas ao alterar o valor dos acompanhamentos na meta.
Para ver o processo de cadastro das metas na prática, assista o vídeo a seguir:
Atualmente, é possível contar com os botões:
- Distribuir e calcular: A meta é distribuída para todos os colaboradores listados no cadastro de público-alvo; além de calcular as avaliações, caso já exista algum valor lançado no momento da distribuição;
- Calcular: As avaliações de resultado que têm metas compartilhadas são calculadas, devendo ser clicado apenas após exclusão de metas e alterações em:
- ciclo de avaliação;
- peso;
- lançamento de resultados.
Esses botões ficam disponíveis para clicar em momentos específicos. São eles:
- Distribuir e calcular: Sempre que houver uma modificação relacionada ao cadastro/edição de meta, público-alvo, peso e lançamento de resultados;
- Calcular: Sempre que o resultado de uma meta for lançado.
Atenção
- Quando ocorre a distribuição ou o cálculo das metas, não é mais permitido realizar ações no cadastro das metas;
- Após a conclusão do processo de distribuição e cálculo, uma notificação é enviada para a plataforma — a mensagem só desaparece da tela quando a página é atualizada após a notificação.
- Ao primeiro dia de cada mês, um processo agendado é executado a fim de garantir que a distribuição e o cálculo ocorram sem falta.
Detalhes das ações das metas:
Os usuários responsáveis podem fazer outras ações, por exemplo:
- Editar ou duplicar uma meta;
- Cadastrar e editar o público alvo e peso;
- Cadastrar ou editar um acompanhamento de meta;
- Excluir ou cancelar meta
Atenção
- A exclusão é definitiva e removerá completamente o registro da meta do sistema, incluindo os pesos associados a ela.
- O cancelamento é uma suspensão da meta e, se necessário, permite reativá-la posteriormente.
- Consultar os históricos de alterações — exibe todas as alterações e exclusões de metas e o usuário que fez a operação;
- Lançar os resultados das metas;
- Consultar o histórico da meta.
Além do RH e Gestor, o histórico de alterações das metas compartilhadas estará disponível para todos que tiverem acesso a elas.
O RH pode consultar um histórico de todas alterações realizadas no público-alvo e peso das metas compartilhadas. No histórico, constam os seguintes detalhes das ações que foram realizadas:
- Público-alvo e peso adicionados;
- Público-alvo e pesos editados e qual informação foi alterada;
- Público-alvo e peso excluídos;
- Usuário que realizou a ação;
- Data e hora da ação.
Para consultar o histórico de alterações nas metas, acesse o menu:
- Gestão de Desempenho > OKR - Metas compartilhadas > Key results - metas compartilhadas — nessa última tela, ao lado da meta que deseja consultar, clique em Ações e selecione a opção Histórico.
O vídeo abaixo demonstra, no sistema, os detalhes das ações das metas compartilhadas:
Durante a definição das metas compartilhadas, a pessoa com papel de RH pode atribuir público-alvo e peso para as metas compartilhadas.
A pessoa com papel de Gestor também poderá fazer essas definições para as metas compartilhadas, desde que tenha acesso ao menu das metas compartilhadas e esteja associado a algum bloco - seja como responsável de metas ou como Administrador de bloco no cadastro do ciclo.
Para mais informações sobre como habilitar esse menu, verifique a seção de metas compartilhadas na página Parâmetros do ciclo de avaliações de resultado.
Dentro do Cadastro da Meta, a segunda aba se refere ao cadastro de públicos alvos e pesos - onde é possível definir diferentes tipos de públicos que receberão a meta em questão com o peso determinado no cadastro.
Os seguintes filtros podem ser utilizados para delimitar a busca:
- Empresa;
- Centro de custo;
- Cargo;
- Estabelecimento;
- Departamento;
- Escala;
- Posto de Trabalho;
- Colaborador (inclusive demitidos nos últimos 24 meses);
- Nível hierárquico;
- Gestor;
- Liderados.
Cada grupo deve ter um nome atribuído e um peso, que será específico dos colaboradores que estiverem contidos neste público.
Também é possível ajustar a prioridade do grupo: em casos onde o colaborador está em mais de um grupo, a prioridade definirá de qual público será o peso atribuído.
Atualização de colaboradores considerados pelo público alvo das metas
O módulo Gestão de Desempenho verifica automaticamente possíveis alterações na lista de colaboradores que se encaixam no público-alvo que foi definido.
Assim, colaboradores recém admitidos receberão as metas compartilhadas automaticamente, desde que se enquadrem nos filtros definidos para essas metas. Os valores dos resultados das avaliações impactadas também são atualizados durante esse processo automático.
Para garantir um bom desempenho do sistema, essa verificação automática é feita uma vez por dia.
Importante
É possível modificar o público-alvo de uma meta compartilhada já expirada ou desativada, no entanto, tais metas não serão distribuídas — portanto, apenas as metas compartilhadas ativas e dentro do prazo serão atualizadas conforme o público-alvo.
O vídeo abaixo mostra o cadastro do público alvo e peso:
A terceira aba do cadastro da meta refere-se ao cadastro dos acompanhamentos das metas, onde os lançamentos de resultados terão como base os acompanhamentos cadastrados.
Nesta aba, é possível inserir datas periódicas para acompanhar a evolução dos resultados e escolher como quer totalizar esses resultados (pela soma, média ou último resultado).
Por exemplo: supondo que um colaborador tem uma meta com valor 30 e que terá 3 acompanhamentos. Ao clicar no botão Gerar Períodos, o comportamento do sistema para cada método de acúmulo será este:
Método de acúmulo | Exemplo de acompanhamentos | Resultado esperado |
---|---|---|
Soma |
|
O sistema irá somar os 3 acompanhamentos:
|
Média |
|
O sistema fará a soma dos três acompanhamentos e a divisão pelo número de acompanhamentos:
|
Último resultado |
|
Será considerado apenas o valor do último acompanhamento:
|
Confira o vídeo a seguir, sobre cadastro de acompanhamento das metas:
Para que uma meta compartilhada seja considerada no cálculo do resultado da avaliação, é preciso selecionar essa opção durante a etapa de definição das metas. Se a opção não for selecionada, a meta compartilhada aparecerá junto com as individuais na avaliação do colaborador, mas ela não vai contar para o resultado final.
Esta é a ordem de cálculo das metas compartilhadas:
- Primeiro, é calculado o valor de atingimento de cada meta separadamente. Por padrão, esse valor é obtido a partir do cálculo de uma regra de três simples.ExemploOpcionalmente, pode-se criar uma fórmula de cálculo personalizada (veja como ela funciona mais adiante, na Opção 3: fórmula personalizada).
Considere uma meta que possui o valor de atingimento ideal definido como 80% e que o colaborador atingiu 60% dela.
Aplicando a regra de três, o percentual de atingimento final dessa meta será de 75%.
- Em seguida, para obter o percentual de atingimento final da avaliação, é calculada a média entre os resultados das metas compartilhadas e das metas individuais (se existirem), considerando também os seus pesos.Exemplo
Metas individuais:
Tipo da meta Peso definido para a meta Resultado atingido pelo colaborador na meta 1. Individual 1 50 95% 2. Individual 2 50 98% Média das Metas individuais:
- Individual 1: 50 * 95 = 4.750
- Individual 2: 50 * 98 = 4.900
- Média: 9.650 / 100 (soma peso metas) = 96,5
Metas compartilhadas:
Bloco 1 (Peso 50):
Tipo da meta Peso definido para a meta Resultado atingido pelo colaborador na meta 1. Meta 3 50 97% 2. Meta 4 45 100% - 50 * 97 = 4.850
- 45 * 100 = 4.500
- 4.850 + 4.500 = 9.350 / (soma peso metas) 95 = 98,42
- Média Bloco 1: 98,42 * 50 (Peso Bloco) = 4.921
Bloco 2 (Peso 50):
Tipo da meta Peso definido para a meta Resultado atingido pelo colaborador na meta 1. Meta 5 50 92% - Meta 5: 50 * 92 = 4.600
- 4.600 / 50 (soma peso metas) = 92
- Média Bloco 2: 92 * 50 (Peso Bloco) = 4.600
Média metas compartilhadas (Médias dos blocos):
Bloco 1 + Bloco 2 / (somaPesosBlocos) 4.921 + 4.600 = 9.521 / 100 = 95,21 Resultado avaliação (Metas individuais + Metas compartilhadas (Médias dos blocos)):
- Média metas individuais * Peso metas individuais (peso cadastrado no ciclo)
96,5 * 50 = 4.825 - Média metas compartilhadas * Peso metas compartilhadas (peso cadastrado no ciclo)
95,21 * 50 = 4.760,5 - 4.825 + 4.760,5 / 100 (SomaPesos(Individual e Compartilhada)) = 95,86% (resultado avaliação)
Cálculo parcial de atingimento
Durante o lançamento dos acompanhamentos periódicos, o cálculo do percentual de atingimento é sempre baseado nos percentuais de atingimento informados em relação ao valor ideal cadastrado para a meta.
- Valor Ideal: 100
Acompanhamentos | |
---|---|
Esperado | Atingido |
25 | 25 |
25 | 25 |
25 | Não informado |
25 | Não informado |
- Percentual de atingimento: 50% (50 / (valorIdeal) 100) * 100
O cálculo para o atingimento parcial dos acompanhamentos deverá considerar os percentuais de atingimento informados até o momento em relação aos atingimentos esperados desses acompanhamentos.
- Acompanhamento esperado: 50
Acompanhamentos | |
---|---|
Esperado | Atingido |
25 | 25 |
25 | 25 |
25 | Não informado |
25 | Não informado |
- Percentual de atingimento parcial: 100% (50 / (Esperado) 50) * 100
Observação
No cálculo parcial, o valor ideal não é utilizado. Ou seja, são considerados os valores esperados de acordo com o preenchimento dos acompanhamentos.
Observação
Ao alterar os acompanhamentos periódicos, o cálculo do percentual de atingimento parcial é sempre realizado. Para isso, o cálculo considera os percentuais de atingimento informados e o atingimento esperado para esses acompanhamentos.
Soma:
- Atingimento esperado: 26,66 + 26,66 = 53,32
- Atingido: 26,66 + 30 = 56,66
- Atingimento Parcial: (56,66 / 53,32) * 100 = 106, 26
Média:
- Atingimento esperado: 100 + 100 / 2 = 100
- Atingido: 85+ 98 / 2 = 91,5
- Atingimento Parcial: (91,5 / 100) * 100 = 91,5
Último resultado:
- Atingimento esperado: 100
- Atingido: 98
- Atingimento Parcial: (98 / 100) * 100 = 98
Importante
Ao lançar o resultado diretamente no campo Resultado atingido do Resultado apurado, o sistema não irá realizar o cálculo parcial.
No cálculo com interpolação, cada meta possui três indicadores: gatilho, alvo (target) e teto.
Estes delimitadores são configurados pelo RH na fase de parametrização do ciclo.
Na parametrização do ciclo a empresa pode optar por usar a interpolação como forma de cálculo padrão para todas as metas. Caso contrário, o gestor (avaliador) e o colaborador (avaliado) podem decidir em quais metas querem usá-la, durante a etapa de definição das metas.
No cálculo com interpolação, o resultado final é baseado no caminho percorrido pelo colaborador em direção ao alvo, considerando também o resultado esperado (direção da meta).
Atenção
Respeitando os valores mínimo e máximo:
- Se o resultado da meta for maior ou igual que o máximo da meta, o percentual de atingimento deverá ser o máximo informado no ciclo.
- Se o resultado da meta for menor que o mínimo da meta, o percentual de atingimento deverá ser 0. Se o resultado for igual ao mínimo da meta, o percentual de atingimento deverá ser igual ao mínimo informado no ciclo.
- Se o resultado da meta for igual ao alvo da meta, o percentual de atingimento deverá ser o alvo informado no ciclo.
Cálculo ultrapassando o mínimo e máximo:
- Se o percentual de atingimento calculado for menor que o mínimo informado no ciclo, o percentual de atingimento deverá ser igual ao mínimo informado no ciclo.
- Se o percentual de atingimento calculado for maior que o máximo informado no ciclo, o percentual de atingimento deverá ser igual ao máximo informado no ciclo.
Exemplos
Resultado da meta: Menor que o alvo | Resultado da meta: Maior que o alvo |
---|---|
Resultado meta = 88 interval = Alvo Ciclo – Minimo Ciclo : 100- 0 = 100 ptsInteval = Alvo Meta – Minimo Meta: 100 – 50 = 50 pointValue = interval/ptsInterval: 100/50 = 2 percentual = ((resultado meta – Minimo Meta) * pointValue) + Minimo Ciclo : ((88 – 50) * 2) + 0 = 76,00 |
Resultado meta = 102,00
interval = Maximo Ciclo - Alvo Ciclo : 120 - 100 = 20 ptsInteval = Maximo Meta - Alvo Meta: 150 - 100 = 50 pointValue = interval/ptsInterval: 20/50 = 0,4 percentual = ((resultado meta – Alvo Meta) * pointValue) + Alvo Ciclo: ((102 – 100) * 0,4) + 100 = 100,80 |
Atenção
Respeitando os valores mínimo e máximo:
- Se o resultado da meta for maior que o máximo da meta, o percentual de atingimento deverá ser 0. Caso seja igual ao máximo da meta, o percentual de atingimento deverá ser o mínimo informado no ciclo.
- Se o resultado da meta for menor ou igual que o mínimo da meta, o percentual de atingimento deverá ser o máximo informado no ciclo.
- Se o resultado da meta for igual ao alvo da meta, o percentual de atingimento deverá ser o informado no ciclo.
Cálculo ultrapassando o mínimo e máximo:
- Se o percentual de atingimento calculado for menor que o mínimo informado no ciclo, o percentual de atingimento deverá ser igual ao máximo informado no ciclo.
- Se o percentual de atingimento calculado for maior que o máximo informado no ciclo, o percentual de atingimento deverá ser igual ao mínimo informado no ciclo.
Exemplos
Resultado da meta: Menor que o alvo | Resultado da meta: Maior que o alvo |
---|---|
Resultado meta = 96,00 interval = Maximo Ciclo - Alvo Ciclo : 120 - 100 = 20 ptsInteval = Minimo Meta - Alvo Meta: 20 - 100 = -80 pointValue = interval/ptsInterval: 20/-80= -0,25 percentual = ((resultado meta – Alvo Meta) * pointValue) + Alvo Ciclo: ((96 – 100) * -0,25) + 100 = 101,00 |
Resultado meta = 104,00 interval = Alvo Ciclo – Minimo Ciclo : 100- 25 = 75 ptsInteval = Alvo Meta – Maximo Meta: 100 – 180 = -80 pointValue = interval/ptsInterval: 75/-80 = -0,9375 percentageOfAchievement = ((Resultado meta – Maximo Meta) * pointValue) + Minimo Ciclo : ((104 – 180) * 0,9375) + 25 = 96,25 |
Para realizar o lançamento de resultados, acesse as metas compartilhadas em:
- Gestão de Desempenho > OKRs - Metas compartilhadas > Key results - metas compartilhadas
Cada meta possui um botão de Ações - que, entre outros, disponibiliza a opção de Lançamento de resultados.
Os resultados podem ser lançados no Acompanhamento periódico, desde que tenham sido cadastrados acompanhamentos na meta (Diários, Semanais, Mensais, etc). Nestes casos, o lançamento periódico gera o acompanhamento do resultado parcial da meta, além do percentual de atingimento geral (conforme exemplo abaixo):
Os resultados devem ser lançados na coluna Atingidos, para que sejam calculados corretamente.
Também é possível lançar o Resultado apurado, onde é lançado somente o resultado final desta meta (vide exemplo a seguir):
Neste caso, o sistema irá calcular tanto o Percentual de Atingimento, quanto o Percentual de Atingimento Parcial, com base neste mesmo resultado.
Nota
Também é possível adicionar comentários e anexos durante o lançamento de resultados. Eles aparecerão no acompanhamento de todas as pessoas que estão registradas no público alvo desta meta.
Consulta das metas
O Gestor tem acesso as metas compartilhadas de seus colaboradores em: Gestão de Desempenho > Desempenho da equipe > Metas e resultados da equipe.
Caso as avaliações ainda não estejam concluídas, elas também aparecerão em: Gestão de Desempenho > Avaliações pendentes.
O colaborador terá acesso as metas que forem cascateadas para o seu usuário através dos públicos alvo das metas, podendo então consultá-las. Essa consulta pode ser feita em:
- Gestão de Desempenho > Meu desempenho > Minhas metas e resultados;
- Gestão de Desempenho > Avaliações pendentes.
Atenção
Ciclos que não possuem avaliações geradas não serão exibidos - nem para gestores, nem para colaboradores.