Sucessão

Este processo organizacional visa identificar e selecionar sucessores para cargos na empresa, podendo ser orientada por posições ou por colaboradores.

Integrado a outros processos de gestão de talentos, como a gestão de desempenho, é essencial que gestores em todos os níveis hierárquicos considerem a sucessão em seus programas de desenvolvimento humano.

Características do processo

Planejamento de sucessão

É o nome usado para identificar e desenvolver um ou mais sucessores diretos para posições estratégicas.

Os sucessores são definidos como os profissionais que possuem as competências e experiências exigidas, tornando-os candidatos prontos para assumir estas posições.

Posições-chave

São os cargos da empresa que têm impacto direto nos resultados financeiros da empresa e na entrega das estratégias organizacionais, ou seja, o desempenho das pessoas nessas posições reflete diretamente no resultado dos negócios.

Fluxo do processo

Verificar os pré-requisitos do processo

Plano de sucessão por colaborador

O plano de sucessão por colaborador foca diretamente nas pessoas que ocupam posições-chave dentro da organização.

Nesse modelo, cada colaborador é avaliado individualmente, levando em consideração suas habilidades, experiência e potencial de crescimento. O gestor pode mapear sucessores, portanto, considerando o impacto e o risco de perder um colaborador específico.

Ações do colaborador

Ações do gestor

Ações do profissional de RH

Plano de sucessão por cargo ou posto

O plano de sucessão por cargo ou posto concentra-se nas posições dentro da empresa, independentemente de quem atualmente ocupa o cargo ou posto.

Esse modelo avalia a criticidade e a proficiência necessária para cada posição, permitindo que a organização identifique e desenvolva sucessores adequados com base nas demandas do cargo ou posto em questão.

Importante

Diferente do plano de sucessão por colaborador (onde as ações são distribuídas entre RH, gestores e colaboradores), o plano de sucessão por cargo ou posto é gerenciado por um responsável designado para tal. Esse responsável, portanto, deve ter as permissões necessárias para conduzir as atividades — para mais informações sobre essas permissões, consulte a documentação Papéis e permissões - Gestão de Carreira e Sucessão.

Ações do responsável pelo plano

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