Sucessão
Este processo organizacional visa identificar e selecionar sucessores para cargos na empresa, podendo ser orientada por posições ou por colaboradores.
Integrado a outros processos de gestão de talentos, como a Gestão de Desempenho, é essencial que gestores em todos os níveis hierárquicos considerem a sucessão em seus programas de desenvolvimento humano.
Características do processo
Planejamento de sucessão |
É o nome usado para identificar e desenvolver um ou mais sucessores diretos para posições estratégicas. Os sucessores são definidos como os profissionais que possuem as competências e experiências exigidas, tornando-os candidatos prontos para assumir estas posições. |
Posições-chave |
São os cargos da empresa que têm impacto direto nos resultados financeiros da empresa e na entrega das estratégias organizacionais, ou seja, o desempenho das pessoas nessas posições reflete diretamente no resultado dos negócios. |
Verificar os pré-requisitos do processo
Plano de sucessão por colaborador
O plano de sucessão por colaborador foca diretamente nas pessoas que ocupam posições-chave dentro da organização.
Nesse modelo, cada colaborador é avaliado individualmente, levando em consideração suas habilidades, experiência e potencial de crescimento. O gestor pode mapear sucessores, portanto, considerando o impacto e o risco de perder um colaborador específico.
Ações do colaborador
Ações do gestor
Ações do profissional de RH
Plano de sucessão por cargo ou posto
O plano de sucessão por cargo ou posto concentra-se nas posições dentro da empresa, independentemente de quem atualmente ocupa o cargo ou posto.
Esse modelo avalia a criticidade e a proficiência necessária para cada posição, permitindo que a organização identifique e desenvolva sucessores adequados com base nas demandas do cargo ou posto em questão.
Importante
Diferente do plano de sucessão por colaborador (onde as ações são distribuídas entre RH, gestores e colaboradores), o plano de sucessão por cargo ou posto é gerenciado por um responsável designado para tal. Esse responsável, portanto, deve ter as permissões necessárias para conduzir as atividades — para mais informações sobre essas permissões, consulte a documentação Papéis e permissões - Gestão de Carreira e Sucessão.