Avaliação de resultados: formas de cálculo

Existem três formas diferentes de calcular o resultado de uma avaliação de resultados:

O método usado depende do que for definido pela empresa durante a parametrização do ciclo.


Opção 1: cálculo padrão

No cálculo padrão, cada meta possui três indicadores: valor mínimo, meta e valor máximo.

O profissional de RH é responsável por liberar a forma de cálculo padrão na fase de parametrização do ciclo.

Depois, na etapa de definição das metas, o gestor ou avaliador poderá configurar o valor mínimo, a meta e o valor máximo de cada meta da avaliação.

O resultado também é influenciado pela direção da meta (resultado esperado), descrita a seguir:

Direção da meta: quanto maior melhor

O resultado é considerado atingido quando ele é igual ou superior à meta:

Direção da meta: quanto menor melhor

A escala é invertida, e o resultado é considerado atingido quando ele é igual ou inferior à meta:

Cálculo padrão sem valores mínimo e máximo

Se os valores mínimo e máximo não forem informados, o resultado da avaliação do colaborador vai considerar:

A partir destas informações, o resultado é obtido aplicando a seguinte fórmula:

Avaliações com limite de atingimento

Durante a parametrização do ciclo de avaliações, o RH pode definir um percentual para limitar o atingimento das metas.

Assim, mesmo que o colaborador supere a meta definida, o resultado final não será maior do que o limite configurado pela empresa.

Cálculo com metas compartilhadas

Para que uma meta compartilhada seja considerada no cálculo do resultado da avaliação, é preciso selecionar essa opção durante a etapa de definição das metas. Se a opção não for selecionada, a meta compartilhada aparecerá junto com as individuais na avaliação do colaborador, mas ela não vai contar para o resultado final.

Esta é a ordem de cálculo das metas compartilhadas:

  1. Primeiro é calculado o valor de atingimento de cada meta separadamente. Por padrão, esse valor é obtido a partir do cálculo de uma regra de três simples.


    Opcionalmente, pode-se criar uma fórmula de cálculo personalizada (veja como ela funciona mais adiante, na Opção 3: fórmula personalizada).
  2. Em seguida, para obter o percentual de atingimento final da avaliação, é calculada a média entre os resultados das metas compartilhadas e das metas individuais (se existirem), considerando também os seus pesos.

Cálculo parcial de atingimento

Durante o lançamento dos acompanhamentos periódicos, o cálculo do percentual de atingimento é sempre baseado nos percentuais de atingimento informados em relação ao valor ideal cadastrado para a meta.

O cálculo para o atingimento parcial dos acompanhamentos deverá considerar os percentuais de atingimento informados até o momento em relação aos atingimentos esperados desses acompanhamentos.

Observação

Ao alterar os acompanhamentos periódicos, o cálculo do percentual de atingimento parcial é sempre realizado. Para isso, o cálculo considera os percentuais de atingimento informados e o atingimento esperado para esses acompanhamentos.

Informações importantes:

Opção 2: cálculo com interpolação

No cálculo com interpolação, cada meta possui três indicadores: gatilho, alvo (target) e teto.

Estes delimitadores são configurados pelo RH na fase de parametrização do ciclo.

Na parametrização do ciclo a empresa pode optar por usar a interpolação como forma de cálculo padrão para todas as metas. Caso contrário, o gestor (avaliador) e o colaborador (avaliado) podem decidir em quais metas querem usá-la, durante a etapa de definição das metas.

No cálculo com interpolação, o resultado final é baseado no caminho percorrido pelo colaborador em direção ao alvo, considerando também o resultado esperado (direção da meta).


Opção 3: fórmula personalizada

Fórmula personalizada nas metas individuais

Quando o gestor, avaliador ou o colaborador estão fazendo o acompanhamento periódico das avaliações de resultados, é possível preencher uma fórmula que justifique os resultados atingidos nas metas.

A fórmula personalizada deve ser preenchida manualmente no campo Descreva a fórmula de cálculo, pelas telas de acompanhamento das metas:

Esta opção só vai estar disponível se o RH habilitá-la durante a parametrização do ciclo de avaliações de resultado.

Nota

A fórmula personalizada é apenas informativa nas metas individuais, servindo apenas para registrar qual fórmula deve ser usada pelo avaliador para justificar o atingimento das metas. Ela não vai fazer com que o sistema calcule automaticamente os resultados da avaliação.

Veja também:

Este artigo ajudou você?