Integração do Gestão de Terceiros
Integre as informações do Controle de Terceiros do Ronda Senior para o Gestão de Terceiros do Ronda senior X.
Para detalhes sobre as APIs necessárias para integrar com o Gestão de Terceiros, veja a página de APIs deste módulo.
O que você deve fazer:
- Possuir o Java Open JDK 11 instalado;
- Certifique-se de que foi adicionada a variável de ambiente "JAVA_HOME_SAM" com o valor do diretório onde o Open JDK 11 foi instalado. Por exemplo: C:\jdk-11.0.2\ ;
- Possuir o RabbitMQ instalado e configurado. Para informações sobre como fazê-lo, acesse a documentação sobre o RabbitMQ.
Observação
Se você já possui o RabbitMQ instalado para uso de outras aplicações, não é necessário realizar a instalação novamente.
Importante
Caso as portas 15672 e 5672 não estejam liberadas no firewall, é necessário liberá-las antes de realizar as configurações do ambiente on-premises na Senior X.
- Na Senior X, acesse Tecnologia > Configurações > Por Tenant, com o usuário administrador do tenant;
- Informe os seguintes campos:
- URL HTTP do RabbitMQ on-premises. Exemplo: http://[Servidor_Rabbit_On_Premises]:15672;
- Usuário do RabbitMQ on-premises;
- Senha do usuário do RabbitMQ on-premises;
- URL AMQP do RabbitMQ on-premises. Exemplo: amqp://[Servidor_Rabbit_On_Premises]:5672.
- Ainda na Senior X, acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Serviços/Componentes, com o usuário administrador do tenant;
- Clique em Atualizar e em Aplicar ao ambiente.
- Teste a conexão utilizando a opção de teste disponível na tela. Se a conexão não estiver adequada, revise os pré-requisitos de instalação do ambiente híbrido e as configurações apresentadas no passo 6.
Para realizar a instalação do Integrador, consulte a documentação do Integrador.
- Após a instalação, siga todos os passos descritos no item Configurar o Integrador da documentação do Integrador.
- No painel Informações do RabbitMQ On Premises, preencha os campos Usuário, Senha e Endereço;
- Clique em Salvar.
Importante
Se o Rabbit estiver utilizando a porta 5672 (AMQP), ele irá funcionar apenas com o host no campo Endereço. Exemplo: localhost.
Porém, se estiver utilizando a porta 5671 (AMQPS), é necessário informar no Endereço o host:porta. Exemplo: localhost:5671.
Na documentação do Integrador disponibilizamos a explicação sobre o seu funcionamento por meio de carga inicial e do tratamento de pendências.
Para o funcionamento adequado do Gestão de Terceiros, deve-se efetuar a carga inicial de todos os itens listados nas seções Colaboradores, Gestão de Terceiros, Dispositivos e Estrutura Organizacional, e além disso os itens Local Físico e Foto da seção Diversos. Porém, se houver integração com o Ronda Senior e o usuário quiser utilizar as configurações padrão, deve-se executar os seguintes passos em ordem:
- Fazer a carga inicial do Ronda Senior, marcando todos os itens exceto os do Gestão de Terceiros;
- Acessar a Senior X e cadastrar as configurações padrão de contrato;
- Por fim, executar a carga inicial dos itens do Gestão de Terceiros.
Confira se as empresas cadastradas possuem CNPJ válido e não duplicado. Caso contrário, estas empresas, os contratos e terceiros associados a elas não serão integrados.
Verifique também se os históricos de contrato estão devidamente associados aos contratos, pois a carga inicial somente trará históricos associados a contratos. Alterações em históricos sem contrato não serão integradas. Além disso, históricos de contrato integrados com o Ronda senior X não devem ser editados no Ronda Senior. Uma regra deve ser configurada para bloquear estas edições, conforme detalhado na seção Configurar regra de bloqueio de edição no Ronda Senior.
Sincronismo
Aqui listamos os dados que são e que não são sincronizados entre os sistemas durante a integração.
Do Ronda Senior para o Ronda senior X:
- Dos cadastros de empresa: Outra Empresa, Apelido, CNPJ, CEI, E-mail, Telefone, Fax e todos os campos do endereço;
- Dos cadastros de contrato: Data início e Data fim;
- Dos cadastros de terceiro: Históricos de terceiros vigentes e futuros cuja empresa e contrato estejam vinculados ao Ronda senior X (as informações precisam ser equivalentes entre os sistemas).
Para consultar os históricos do Ronda Senior que vão para o Ronda senior X, a fim de verificar os dados em questão, acesse as telas de Histórico de contratos por colaborador (FR038HCT) e Terceiros (FR034TER).
Do Ronda senior X ao Ronda Senior:
- Dos cadastros de empresa e contrato: Nada que é cadastrado no Ronda senior X é enviado para o Ronda Senior;
- Terceiros: um novo terceiro é gerado no Ronda Senior. O seu CPF e a Outra Empresa são enviados normalmente entre os sistemas. A filial, local, escala e crachá são informados no BPM. A data de admissão e período no Ronda Senior são baseados na data do início do vínculo e no período do vínculo no Ronda senior X, respectivamente. Por fim, a situação se baseia na data de término no Ronda senior X.
Os demais cadastros realizados no Ronda senior X, como inclusão de portarias, tipo de visitas e procedimentos, não são sincronizados com o Ronda Senior.
Conforme explicado na seção Carga inicial e pendências para o uso do Gestão de Terceiros, os históricos de contrato integrados do Ronda Senior não poderão ser editados neste sistema. Para bloquear esta edição, uma regra deve ser criada no Editor de Regras do Ronda Senior, utilizando o código a seguir, e adicionada na tela Históricos de Contrato (FR038HCT).
Definir Numero xIntegrado;
Definir Alfa xMsg;
Definir Numero xNumEmp;
Definir Numero xTipCol;
Definir Numero xNumCad;
Definir Data xDatAlt;
xNumEmp = R038HCT.NumEmp;
xTipCol = R038HCT.TipCol;
xNumCad = R038HCT.NumCad;
xDatAlt = R038HCT.DatAlt;
Definir Cursor Cur_SAM_LINKS;
Cur_SAM_LINKS.SQL "SELECT UUID FROM SAM_LINKS \
WHERE TIPOIDSAM = 45 \
AND INT1 = :xNumEmp \
AND INT2 = :xTipCol \
AND INT3 = :xNumCad \
AND DATE1 = :xDatAlt";
Cur_SAM_LINKS.AbrirCursor();
Se (Cur_SAM_LINKS.Achou)
Inicio
xIntegrado = 1;
Fim
senao
Inicio
xIntegrado = 0;
Fim;
Cur_SAM_LINKS.FecharCursor();
se (xIntegrado = 1) {xMsg = "Este histórico de contrato não pode ser alterado ou excluído, \
pois já está integrado com o Ronda senior X - Gestão de terceiros.";
Mensagem(Erro, xMsg);
}
Efetue os seguintes passos:
- Acesse a tela Recursos > Implementações > Editor de Regras;
- Crie a nova regra utilizando o código acima. Salve e compile a regra;
- Para associar a regra à tela Histórico de Contrato, abra-a em Pessoas > Colaboradores > Históricos > Contratos;
- Clique com o botão direito e escolha a opção Regras por Evento;
- Associe a regra aos eventos Antes de Alterar e Antes de Excluir.
Com isso, o sistema irá verificar se o histórico de contrato possui relação com o Gestão de Terceiros do Ronda senior X, impedindo a alteração ou exclusão do registro se for este o caso.
Sobreposição de datas em históricos de contrato
O Ronda senior X permite que históricos de contratos sejam cadastrados para o mesmo colaborador terceiro, na mesma empresa terceira, com o mesmo contrato. Isto é útil em casos onde, por exemplo, a mesma pessoa trabalha um dia da semana em um contrato e outro dia da semana noutro contrato, durante o mesmo período.
No entanto, o Ronda Senior não permite este tipo de sobreposição de datas. Apesar disso, a compatibilidade é mantida caso haja integração entre estes dois sistemas.
Ao enviar um histórico de contrato do Ronda senior X para o Ronda Senior, se houver sobreposição de datas para o mesmo colaborador terceiro na mesma empresa terceira, o histórico ficará sem número do contrato no Ronda Senior.
As datas usadas serão a menor data inicial dos vínculos do Ronda senior X e a maior data final destes vínculos.
Configuração para utilizar somente papéis apropriados
Quando o Ronda senior X está integrado com o Ronda Senior, deve-se utilizar apenas os papéis correspondentes às permissões de dispositivos. Papéis como Empregado, Terceiro, Parceiro, Visitante, Provisório etc. não devem ser utilizados para entregar a permissão para o terceiro.
Isto é feito porque estes papéis que são enviados pelo Integrador para o Ronda senior X não são permissões no Ronda Senior, ou seja, eles não existem neste sistema. O que acontece é a criação de um papel para cada tipo de pessoa existente no Ronda Senior, garantindo que haja consistência entre os dados de ambos os sistemas durante a integração.
Esta validação pode ser feita de duas maneiras: adicionando uma regra customizada no formulário do BPM ou utilizando um filtro no papel do Revisor de dados de contrato, para limitar os papéis que ele pode usar. Não há necessidade de efetuar estes dois procedimentos, apenas um deles.
Além disso, ao tentar criar o papel para uma pessoa, uma validação identificará se ela está bloqueada. Se estiver, a mensagem "Aprovação não concluída. Verifique a situação da pessoa no controle de acesso com o Administrador do sistema" aparecerá na aba Integração do Gestão de Terceiros.
- Abra o menu Senior X > BPM > Processos;
- Clique no item Formulário e em seguida no botão Regras de Consistência;
- Na janela que se abre, defina o campo Quando como "Enviar o formulário";
- No campo Validar, adicione uma regra similar ao código abaixo para validar os papéis
${role_name} == 'Empregado' || ${role_name} == 'Terceiro' || ${role_name} == 'Parceiro' || ${role_name} == 'Visitante' || ${role_name} == 'Acompanhante Paciente' || ${role_name} == 'Aluno' || ${role_name} == 'Responsável Aluno' || ${role_name} == 'Paciente'
- No campo Ação, selecione a opção "Consistir";
- Defina uma Mensagem para a regra customizada. Sugestão: "O papel selecionado deve ser associado a uma permissão de dispositivo do Ronda XT".
Para mais informações sobre regras de consistência para formulários, veja o item Criar uma nova regra da documentação de Formulário ECM.
Se decidir fazer um filtro no papel do Revisor de dados de contrato, veja o processo relacionado na página de abrangências e utilize ele com o papel criado para o Revisor.
Empresas de terceiros na integração
Quando um colaborador terceiro é cadastrado no Ronda Senior XT e esse sistema está integrado com o Ronda senior X, há uma particularidade em relação à empresa associada ao terceiro.
Se no contrato do Gestão de Terceiros, no campo Filial da Empresa Contratante for adicionada uma filial de uma empresa diferente da associada no Ronda Senior XT, o comportamento do sistema muda. Quando os terceiros associados a esse contrato forem aprovados no Gestão de Terceiros, um novo registro para essa pessoa será adicionado à tabela Ficha Básica Colaborador (R034FUN), associando a pessoa à empresa da Filial da Empresa Contratante que foi selecionada no contrato do Gestão de Terceiros.
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