Gerenciador de Expedição
Um gerenciador de Expedição, é o responsável por coordenar e otimizar o processo de expedição de produtos em um armazém. Ele é utilizado para organizar e priorizar pedidos de forma eficiente, assegurando que os produtos sejam expedidos de maneira rápida e precisa. Aqui é onde você irá visualizar todos pedidos da onda e seus status e coleta individual.
Assim, com uma Ordem de Separação realizado, acesse Gestão de Armazenagem | WMSX > Expedição > Gerenciador de Expedição, temos:
A tela de Assistente de Formação de Ondas, contém diversos filtros que ao informações serão responsáveis por gerar ondas automaticamente para pedidos selecionados em tela. Para isto, clique no botão Assistente de formação e:
- Selecione o(s) filtro(s) desejado em tela
- Confira as informações nos quadros de Pedidos, Estoque e Características, se necessário complemente os campos, aqui o sistema já trata preenchido alguns campos conforme a criação do filtro
- Agora você pode:
- Voltar: volta para a tela de seleção de filtros
- Salvar o filtro: caso tenha realizado alguma alteração nos campos em tela do(s) filtro(s) selecionado(s). Ao salvar o sistema irá atualizar o cadastro do filtro automaticamente
- Salvar Filtro Como: salva as alterações realizadas como um novo filtro
- Limpar Campos: ira limpar os campos apresentados do(s) filtro(s) selecionado(s)
- Criar onda: ao clicar neste botão, a onda será criada. Com a onda criada, agora será necessário liberar a onda para que seja feito então a separação da tarefa.
Podem ser realizadas algumas ações, como:
Com a onda selecionada, o botão ações é habilitado, então clique em ações > Expedição > Liberar, assim a onda será liberada e o Nº identificador é disponibilizado via mobile. Após você poderá imprimir a tarefa.
Aqui atente-se para:
- Verifique as Configuração de estratégia definida, pois ao tentar liberar uma onda com remanejamento pendente, o sistema verifica essa configuração.
- Verifique se a onda possui corte, caso possua é necessário realizar o aceite do corte para prosseguir com a liberação.
Com a onda selecionada, o botão Ações é habilitado, então clique em ações > Expedição > Executar Separação, é realizada a criação automática da tarefa de conferência ao concluir a separação da onda.
Aqui onda ficará como situação igual a Em Execução, podendo realizar a conferência de separação, devido a necessidade de coleta das informações de Serial Number.
Para as ondas com a configuração de Expedição de Requer conferência selecionada, o sistema solicitará a quantidade de volumes imediatamente ao realizar separação.
Você pode consultar as informações na tela de Consulta de Separação.
Em Gerenciador de Expedição > Ações > Expedição > Executar Conferência, após a finalizar a separação da Ordem de Separação, é necessário executar o processo de conferência. Quando a conferência for concluída, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a quantidade de volumes. Informe a quantidade e clique em Sim. Caso a onda tenha mais de Ordem de Separação será necessário apontar qual a Ordem de Separação será conferida e qual terá volumes gerados.
Para as ondas com a Situação Formada com corte, essa opção estará desabilitada.
Agora realize a Expedição.
Mas atenção! Se você realiza o controle via Serial Number por produto/depositante, o sistema irá realizar o bloqueio da conferência via plataforma, pois essa ação precisa ser realizada via coletor.
O cancelamento de uma onda pode ocorrer devido a um erro de configuração ou indisponibilidade de estoque. Aqui, é possível cancelar pedidos específicos para removê-los da onda ou cancelar toda a onda, permitindo cancelar ondas mesmo quando as tarefas ainda não foram criadas. Então, o sistema verifica se há algum pedido associado a uma carga formada na onda. Se houver pedidos em cargas formadas, o sistema exibe uma mensagem de aviso, informando a necessidade de ações adicionais antes do cancelamento.
Para que essa onda seja cancela, vá a aba de Onda em Ações > Expedição > Cancelar. Após cancelado, a onda aparecerá em tela com a situação cancelada em vermelho.
Na aba de Gerenciador de Expedição > Ações > Imprimir, você pode imprimir um código de barras que indicara um código de barras que pode ser usado via dispositivo move ou manualmente, tendo duas opções:
- Tarefa de separação: utilizada usualmente com coletor de dados ao ler código de barras
- Tarefa de separação por conteúdo: utilizada usualmente sem coletor de dados, aqui a etiqueta impressa terá exatamente o local do pedido para que o separador o localize com precisão
Na aba Ondas, ao selecionar um item do grid na tela de listagem de ondas, em Ações rápidas temos o botão Informações, para que sejam verificados usuário e data de criação da onda.
Nas abas seguintes, temos:
Na aba acompanhamento, é apresentado as informações da onda, aqui destacam-se duas informações importantes, o Identificador e Nº da Tarefa de separação utilizado para realizar o procedimento pelo Mobile.
Nesta aba, a situação das tarefas de separação é representada por cores padronizadas para cada status. As ondas são agrupadas por Zona de Separação, ou seja, caso o estoque esteja distribuído em diferentes Zonas de Separação, serão gerados múltiplos identificadores de tarefa, um para cada zona correspondente.
Na aba documentos da onda, você pode:
- Remover um pedido da onda: basta selecionar em tela qual o documento deseja e clicar em Ações > botão Remover pedido da onda
- Aceitar um corte na onda: basta selecionar em tela qual o documento deseja e clicar em Ações > botão Aceitar Corte
Essas ações podem ser verificadas posteriormente em tela no grid apresentado.
Na aba documentos removidos, é possível verificar um listagem com todos os documentos que já foram removidos.
Na aba Realocações, é possível visualizar os itens que precisam ou precisaram ser realocados para aquela onda, pois quando uma onda é criada e não há estoque suficiente no local de picking, o sistema gera automaticamente um remanejamento.
Aqui serão exibidos os registros de log, permitindo que o usuário identifique o motivo da não formação da onda e, assim, tome as devidas providências para que o pedido seja atendido (como desbloquear lotes, realizar vínculos pendentes, entre outras ações)

English
Español


