Ordem de Separação
Ordem de Separação ou administração de outbound é a etapa em que os produtos são retirados do estoque para atender aos pedidos dos clientes ou para serem enviados para outros locais, como lojas ou outros centros de distribuição.
Para que seja realizado uma Ordem de Separação, primeiro certifique de ter os seguintes cadastros realizados:
Agora acesse Gestão de Armazenagem | WMS X > Expedição > Ordem de Separação, e :
Clique no botão azul no centro da tela Adicionar pedido de expedição, preencha os campos em tela:
Campos obrigatórios
:
- Depositante
- Remetente
- Destinatário
- Endereço de Entrega
Nota
A consulta dos registros do campo Endereço de Destinatário e feito pela seleção do registro de Destinatário. O cadastro dos endereços é realizado na tela Cadastros > Entidades > Entidades, no campo Detalhes.
No quadro de Informação do documento, informe:
- Transportadora
- Expedição Autorizada:
- Não: trata-se de um pedido de venda, o campo de Número do pedido é obrigatório.
- Sim: trata-se de uma nota fiscal, os campos Número do pedido, Número do documento de expedição, Série do documento de expediçãoe ata de Emissão do documento de expedição são obrigatórios. Já Série da nota fiscal e Chave de Acesso são opcionais e podem ser preenchidos
- Número de pedido
- Tipo do documento
- Situação do produto, que pode ser:
- Bom, Danificado, Vencido ou Truncadoprodutos ou itens que possuem restrições específicas na movimentação ou manuseio no armazém..
- Data de Embarque
- Observações
- Não é permitido utilizar o mesmo pedido ou a mesma nota/série para um mesmo remetente.
Informado os campos, clique em Salvar. Assim, será habilitado o campo para inclusão dos itens. No quadro Itens, informe os campos:
- Produto
- Embalagem
- Quantidade
E Salve. Assim, este pedido será criado com a situação Pendente
Em Gestão de Armazenagem | WMS X > Expedição > Ordem de Separação > Cadastro/Edição de Pedidos e Itens dos Pedidos, é possível editar ou excluir um pedido, desde que não haja nenhum lote específico vinculado ao item na Ordem de Separação. Caso existam lotes associados, a edição ou exclusão não poderá ser realizada.
Ao editar a Ordem de Separação na aba item do Pedido de Expedição, é possível visualizar/informar a especificação do documento de expedição, incluindo detalhes sobre o lote da indústria e a quantidade exata a ser expedida para cada item. Isso garante maior precisão no atendimento do pedido e no controle dos estoques.
Ao realizar uma importação via API, o sistema realizará automaticamente a vinculação de um lote específico ao item do Outbound, o sistema retornará nas consultas dos itens as especificações de lote indústria importadas. Além disso, o documento de expedição poderá ser atualizado para indicar qual lote indústria e a respectiva quantidade devem ser utilizados no atendimento de cada item.Garantindo assim maior precisão no atendimento do pedido e no controle dos estoques.
Isto, pode ser realizado ao editar a Ordem de Separação na aba Item do Pedido de Expedição
Nota
Os botões de editar e excluir estarão desabilitados para Ordens de Separação criadas via importação (API).
Para realizar essa associação, selecione o pedido com o tipo de situação Pedido de venda, e clique em Ações > Autorizar Expedição, assim essa associação ira acontecer de forma manual.
- O sistema exibira mensagem de confirmação, clique em sim.
- Em seguida preencha as informações de Número do documento de expedição, Série do documento de expedição, Data de Emissão do documento de expedição e Chave de acesso.
- Clique em Autorizar Expedição. Desta forma, o tipo de documento será alterado de Pedido de venda para Nota Fiscal e a a situação comoConferido.
Assim este pedido já está apto a ser incluído em um carregamento.
A onda de expedição será criada somente após o pedido ser liberado. Para isto clique no botão Ações > Expedição e em seguida no botão Criar onda, o sistema exibirá tela para que seja informado Descrição da onda e Configuração de Expedição. Conforme a configuração escolhido o sistema poderá habilitar o campo Doca de Destinoe/ou Endereço de Packing de destino se for o caso, informe os campos e então clique em Criar.
O sistema então, criará a onda e será iniciado o processamento e uma notificação será enviada, onde a situação do pedido será alterada para Em Separação, realizada a onda, as informações, serão apresentada na aba Dados da Expedição.
Se ao formar a onda, for identificado pelo sistema que esta onda possui um lote específico vinculado ao pedido, primeiro será realizado o processo para este lote e posteriormente avaliado o restante dos lotes disponíveis para formação de onda. Para criação de onda o sistema considerará disponível apenas os estoques que tem o Local vinculado a uma Zona de Separação, onde a zona de separação deve estar ativa, caso contrário a onda será rejeitada.
Sera exibido no menu de notificação a confirmação da criação de onda, com as informações de criação, origem, tipo e data e hora.
Com a onda criada, agora será necessário liberar a onda no Gerenciado de Expedição, para que seja feito então a separação da tarefa.
A tarefa de separação pode ser realizada via tela no Gerenciador de Expedição e via Coletor de dados/Mobile em Separação por Tarefa.
Durante o processo de separação no coletor o usuário pode optar por pular a separação. Desta forma, Gestão de Armazenagem | WMSX > Expedição > Logs de Pulo de Separação, será possível visualizar as tarefas de separação que foram puladas e qual usuário executou essa tarefa, durante o processo de separação no coletor de dados.
Agora, pode ser realizado o processo de Executar Conferência de expedição no Gerenciador de Expedição.
Nesta aba é possivel que o usuário possa visualizar informações complementares da Ordem de Separação sem que seja necessário acessar outras telas.
Agora você pode realizar a Liberação de pedido de Expedição. Para editar essa tela o usuário deverá ter permissão conforme gestão de papéis, com as permissões configuradas, você pode então liberar o pedido:
Para realizar a liberação do pedido, selecione um ou mais pedidos e clique em Ações > Expedição > Liberar para expedição e confirme. O sistema irá processar a liberação e irá apresentar notificação com status, que ficará no menu de notificações do sistema.
Para que a liberação aconteça temos algumas regras, como:
- Só é permitido liberar pedidos para expedição se o item ainda não tiver sido validado, pois isto evita a liberação do mesmo pedido duas vezes. Se o item já estiver validado, o sistema cancelará a tentativa de liberação, caso contrário o processo de validação e liberação continuará normalmente.
- Em tela, não são apresentados lotes bloqueados.
- Ao liberar um pedido de expedição, o sistema verifica se existem zonas de separação ativas. Caso não haja, a liberação é rejeitada.
- O estoque será considerado disponível apenas se estiver em um local vinculado a uma Zona de Separação. Caso contrário, a liberação do pedido será recusada, e uma mensagem correspondente será exibida na aba de Erros de Liberação na mesma tela.
- Caso o cliente tenha definido previamente o lote indústria, esse será o lote utilizado na expedição do pedido, muito comum em casos de medicamentos onde precisa haver uma rastreabilidade maior, por exemplo.
Quando criada a situação de Liberação em Andamento, o sistema valida se o Outbound já teve a validação de estoque para expedição iniciada, caso ocorra rejeição de uma validação de estoque o Outbound então ficará com situação Liberação Rejeitada aguardando a intervenção do operador. Assim, evita-se duplicidade de envio para liberação de pedidos de expedição. A mensagem de rejeição, ficara no menu de notificações do sistema. Caso, tenha ocorrido erro por falta de estoque na liberação do pedido para expedição, estes serão apresentados na guia Erros da Liberação na mesma tela.
Também é possível solicitar a liberação para expedição de pedidos que estejam com a situação Liberação em Andamento caso o pedido tenha ficado preso nesse estado e ao re-enviar a solicitação, será avaliado se o processamento realmente não ocorreu ou se a situação está desatualizada. Em seguida, serão feitas as notificações e disparados os eventos necessários para corrigir a situação
Caso seja notificado com erros, para realizar uma nova liberação, é necessário voltar para pendente a liberação anterior. Isso fará com que a situação do pedido retorne para a situação Pendente, permitindo a edição do registro para correção. Assim, após corrigir o erro e realizar a liberação novamente, a situação do pedido será alterada para situação Liberado.
Liberado o pedido, é possível:
Vincular lotes ao item do pedido, pela guia de Lotes específicos, clique no botão de Vincular lotes para que vincular os lotes específicos que serão utilizados na expedição, aqui os lotes poderão ser vinculados parcialmente, veja o exemplo: se o pedido solicita 10 lotes, podem ser são vinculados apenas 3 unidades de um lote específico. Este lote pode ser danificado, avariado ou livre, sem distinção de situação. Aqui o sistema verifica se a zona de separação está apta antes de permitir a adição do lote ao pedido. Se a zona estiver válida (ativa), o processo de vinculo é realizada, caso contrário, o processo é bloqueado.
Ao acessar a listagem de pedidos de expedição, selecione um pedido com situação pendente e clique em Ações > Cancelar pedido de expedição. Após confirmar a ação, o pedido será invalidado, permitindo que ele seja recriado ou reimportado com o mesmo número ou nota fiscal.
O cancelamento de ordens de separação em situação pendente tem como objetivo permitir ajustes no processo, seja em pedidos criados manualmente ou por integração, viabilizando correções e reimportações sempre que necessário.
Com o pedido selecionado, as abas Dados da Expedição e Erros da Liberação são exibidas, proporcionando uma visualização mais prática das informações dos itens do pedido após a expedição, bem como erros na liberação.
Realize agora, a Ordem de Recebimento.

English
Español


