Manifestações do destinatário
O evento manifestação do destinatário permite que o destinatário da NF-e confirme a sua participação em operação acobertada pela NF-e emitida para o seu CNPJ, através do envio da mensagem de:
- Confirmação da operação – confirmando a ocorrência da operação e o recebimento da mercadoria (para as operações com circulação de mercadoria)
- Desconhecimento da operação – declarando o Desconhecimento da Operação
- Operação não Realizada – declarando que a Operação não foi Realizada (com Recusa do Recebimento da mercadoria e outros) e a justificativa porque a operação não se realizou
- Ciência da operação – declarando ter ciência da operação destinada ao CNPJ, mas ainda não possui elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva, como as acima citadas
A ciência da operação é um evento opcional que pode ser utilizado pelo destinatário para declarar que tem ciência da existência da operação, mas ainda não tem elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva. O destinatário deve apresentar uma manifestação conclusiva dentro de um prazo máximo definido, contados a partir da data de autorização da NF-e. Este prazo é parametrizável e atualmente está definido em 180 dias.
Na parte superior da tela é exibido o campo Filial onde é possível consultar uma filial através do CNPJ, nome ou código, para a consulta da situação dos documentos eletrônicos por unidade da empresa. A seleção da opção Todas exibe a situação de todas as filiais cadastradas para a empresa ativa, além dos documentos integrados de uma filial que anteriormente possuía licença liberada e agora não mais. (Pois esta filial não aparece como item no combo). São exibidas apenas 200 filias neste campo. Para localizar uma filial que não é exibida, basta informar o CNPJ, nome ou código.
O eDocs faz a consulta de manifestação a cada 61 minutos. O tempo é controlado internamente pelo sistema, ou seja, mesmo que o serviço do sistema seja interrompido e iniciado novamente, o tempo que o sistema estiver esperando para gerar uma nova consulta continuará do ponto que parou. Exemplo: faltam 28 minutos para que o sistema gere uma nova consulta. Se o serviço do sistema for paralisado e iniciado novamente, continuará faltando 28 minutos para que seja gerada a nova consulta.
Importante
Para que seja realizada a consulta dos Documentos que estão aptos para realização de Manifestação, o eDocs utiliza o web service de Consulta de DF-e da SEFAZ. O sistema não realiza a comunicação com este web service caso ocorram os seguintes pontos:
- O parâmetro Ativar consulta de manifestação, localizado na tela Configurações > Filiais > aba NF-e > guia Geral estiver definido como N - Não
- A licença do eDocs seja eDocs Embarcado
Logo, para que a tela de Manifestações seja populada com informações disponibilizadas pela SEFAZ, o parâmetro acima citado deverá ser ativado para cada Filial do eDocs e a licença do sistema devera ser diferente de Embarcado.
Para clientes com licenciamento de eDocs Embarcado, a única possibilidade de geração de manifestação de destinatário é através do sistema Gestão Empresarial | ERP, onde os documentos deverão ser recebidos no eDocs por e-mail e posteriormente integrados no ERP, podendo ser registrados manualmente também.
A rotina de Consulta de Manifestação do Destinatário utiliza o serviço de Distribuição de Documentos Fiscais de Interesse (DistribuicaoDFe).
- Uma vez acionado, o serviço ele efetua consultas consecutivas até que não existam mais documentos a serem consultados
- Caso o retorno do web service para um determinado documento seja "Nenhum documento localizado", "Falha" ou "Consumo indevido", serão gravadas mensagens de log informando o ocorrido
- 2.1. Nenhum documento localizado: "Nenhum documento localizado na Consulta da manifestação dos destinatários. Filial: xxxxxxxxxxxxxxx"
- 2.2. Uma falha ou consumo indevido: "Falha na Consulta da manifestação dos destinatários. Filial: xxxxxxxxxxxxxxxx . 'Descrição do Erro'"
- Caso sejam retornados documentos pelo web service, eles serão tratados e gravados na base de dados. O web service pode retornar diversos tipos de documentos compactados no formato Gzip, o tipo de documento é identificado pelo nome do schema retornado
- 3.1. Os schemas resNfe_v1.00.xsd, resEvento_v1.00.xsd e procNFe_v2.00.xsd representam um resumo de NF-e e um resumo de evento. Caso o documento retornado seja diferente de algum desses mencionados, é gravado uma mensagem de log informando que o schema não é suportado: "O documento com o schema "xxxxxx.xsd" não é suportado. Ainda não existe interpretador de DF-e implementado para esse schema"
- 3.2. Caso seja um dos schemas mencionados, o documento é armazenado na base de dados. No caso de eventos, eles são vinculados a uma consulta de NF-e existente na base. Caso chave da nota vinculada ao evento retornado pelo web service não existir na base de dados, o evento é ignorado e será gravado um log com a mensagem: "A consulta de documentos de interesse para o CNPJ xxxxxxxx retornou um evento do tipo xxxxxxx para a Nf-e de chave xxxxxxxxxxxx. Esta Nf-e não existe na base de dados de consultas de documentos, portanto o evento não foi gravado." Abaixo, segue a relação dos eventos que o eDocs interpreta ao utilizar o web service de Distribuição de DF-e
- Cancelamento de NF-e
- Ciência da Operação
- Confirmação da Operação
- Desconhecimento da Operação
- Evento de Averbação de NF-e
- Operação não Realizada
- Pedido e Cancelamento de Prorrogação de ICMS
- Pedido de Prorrogação de ICMS
Importante
O recebimento e download automático dos eventos de CC-e não são realizados por esta rotina. Este processo é contemplado somente pela rotina de recebimento por e-mail. Para mais detalhes, consulte as Configurações de Empresas.
- Após os documentos salvos na base de dados, é atualizado o NSU(Número Sequencial Único) da filial corrente e então é encerrado o processo
As manifestações de destinatário que foram rejeitadas por Duplicidade de evento na SEFAZ, são exibidas com o status Autorizada no eDocs, permitindo assim o download. Porém, o retorno não possui data de autorização e arquivo XML, e o protocolo da manifestação do destinatário é exibido como Não informado.
Premissas
Para utilização da rotina de manifestação do destinatário, é necessário habilitar o módulo Qtd. NF-e na licença do eDocs.
Esta guia contém as informações referentes às NF-e destinadas ao CNPJ da filial selecionada, obtidos através de consulta junto à SEFAZ. Esta consulta é realizada pelo eDocs automaticamente a cada duas horas.
Importante
Conforme verificado com a Receita Federal, quando o CNPJ/CPF do emitente e destinatário registrados na nota fiscal forem iguais, não será gerado NSU para o CNPJ/CPF. Ou seja, estes documentos não irão entrar no processo de manifestação do destinatário.
Em casos onde ocorre a emissão de NF-e de transferência entre filiais, não há necessidade do recebimento eletrônico via eDocs. No sistema Gestão Empresarial | ERP é possível parametrizar a rotina para que, quando a NF-e de Saída for autorizada no ERP, gerar automaticamente uma NF-e de entrada na Filial Destino com os mesmos dados. Para mais informações sobre este processo, verifique a documentação do Processo de Geração de Nota fiscal de Transferência Via Nota Fiscal de Saída.
Ret.
Ícone que representa o status do retorno ao ERP. Podem ser exibidos os seguintes status:
Não retornado: o retorno ainda não foi enviado ao ERP.
Retornado: o retorno foi enviado ao ERP.
Erro retorno: ocorreu erro no retorno ao ERP, ou seja, o eDocs enviou o retorno mas o ERP retornou uma mensagem de erro.
Retorno desativado: o retorno ao ERP não está ativado.
Observação
Ao gerar um evento de manifestação de Desconhecimento da Operação o retorno ao ERP estará sempre desativado.
Sit.
Ícone que representa o status atual da NF-e consultada. Podem ser exibidos os seguintes status:
Autorizado o uso: a NF-e está autorizada.
Cancelamento de NF-e Homologado: a NF-e está cancelada.
Autorizada: a NF-e está autorizada e possui uma CC-e vinculada.
DenegadaRecebimento: a NF-e está denegada.
Status NF-e
Descrição do status atual da NF-e.
Documento não recebido
A tela de Manifestação do destinatário apresenta a situação da nota fiscal do momento do recebimento da DF-e. O eDocs não atualiza a situação da Manifestação do destinatário a partir da NF-e.
Quando uma manifestação é integrada antes da integração da nota de recebimento, uma nota de recebimento temporária é criada até que a original seja integrada (via e-mail ou importador). A NF-e temporária permanece com a situação "Documento não recebido" até a sua atualização.
Observação
A integração de eventos de manifestação do destinatário é possível apenas para NF-e na situação "Autorizado o Uso" ou "Documento não recebido".
St. Manifestação
Ícone que representa o status do último evento de manifestação do destinatário de NF-e enviado para a SEFAZ. Podem ser exibidos os seguintes status:
Manifestação gerada manualmente ou não há evento de manifestação: um evento de manifestação do destinatário foi gerado e o sistema ainda não obteve o retorno da situação junto à SEFAZ. Este status também é exibido quando o sistema realiza a consulta das NF-e destinadas ao CNPJ da filial.
Recebida do ERP: um evento de manifestação do destinatário foi recebido do ERP e ainda não foi enviado para a SEFAZ.
Rejeitada: o último evento de manifestação do destinatário foi rejeitado pela SEFAZ.
Evento registrado e vinculado: o último evento de manifestação do destinatário foi autorizado pela SEFAZ e vinculado à NF-e.
Evento registrado, não vinculado: o último evento de manifestação do destinatário foi autorizado pela SEFAZ mas não foi vinculado à NF-e. Esta situação pode ocorrer quando a NF-e não consta na base da SEFAZ no momento do recebimento do evento de manifestação do destinatário.
Série
Série da NF-e.
Número NF-e
Número da NF-e.
CNPJ Emitente
CNPJ do emitente da NF-e.
Razão social
Razão social do emitente da NF-e.
Emissão
Data de emissão da NF-e.
Valor
Valor total da NF-e.
Manifestação
Última manifestação do destinatário vinculada à NF-e. Importante ressaltar que uma NF-e pode ter várias manifestações e que neste campo sempre será apresentada a mais recente.
Importante
- Essa funcionalidade só estará disponível caso a licença do eDocs não seja eDocs Embarcado e o parâmetro Ativar consulta de manifestação, presente na tela Configurações > Filiais > guia NF-e > guia Geral, estiver definido como Sim para a filial que está sendo visualizada. Caso a licença utilizada seja eDocs Embarcado, o sistema não pemitirá que seja gerado o evento de Manifestação do Destinatário automaticamente e nem manualmente, permitindo apenas a integração do arquivo proveniente de um sistema emissor via arquivo XML ou via web service do eDocs
- Quando integrado um evento de manifestação e a nota fiscal não constar na tela de Recebimentos no eDocs, o mesmo será apresentados no eDocs com a descrição Sem manifestação, permanecendo neste status mesmo após a autorização da manifestação pela SEFAZ
- Quando integrado um evento de manifestação e a nota fiscal já constar na tela de Recebimentos no eDocs (recebimento integrado via e-mail), ele será apresentado na tela de Manifestação do destinatário com os dados completos do documento
- É importante lembrar que a SEFAZ somente distribui informações no web service de Consulta de DF-e dos últimos 90 dias. Logo, a ativação da rotina permitirá a atualização desse campo apenas para os documentos que a SEFAZ distribui a partir da sua ativação. Em nenhum momento o eDocs fará a comunicação com a SEFAZ para identificar documentos que foram emitidos contra o CNPJ da filial e mostrá-los na tela NF-e > Manifestação de Destinatário ou CT-e > Recebimento, pois esse recurso não é contemplado na licença do eDocs Embarcado
- Para verificar a licença do eDocs contratada, verifique a tela Configurações > Licenças. Para maiores informações sobre as funcionalidades liberadas conforme a licença do eDocs, verifique a documentação sobre Diferenças eDocs Embarcado X Múltiplos Documentos
Prazo final
Prazo máximo para a geração de uma manifestação conclusiva para a NF-e. Para mais detalhes consultar a Nota Técnica 2012/002.
Tipo Operação
Indica o tipo de operação da NF-e, podendo ser 0- Entrada ou 1 - Saída. Essa informação é retornada na tag <tpNF> do XML da NF-e.
Atualizar
Atualiza as informações apresentadas na tela. Além da opção de atualização manual é possível definir um intervalo de atualização. Para isso, basta clicar na seta de mais opções, onde serão exibidas duas opções. Ao marcar o campo Atualizar automaticamente é definido que a grade será atualizada automaticamente e é habilitado o campo A cada x segundo(s) onde é definido o intervalo de atualização, ou seja, o tempo que deve se passar até que a grade se atualize automaticamente. O intervalo mínimo é de 5 segundos e o máximo é de 300 segundos. Quando a opção Atualizar automaticamente está ativa, o botão principal Atualizar é desabilitado.
Filtrar
Permite a utilização de filtros para a visualização das NF-e integradas ao eDocs.
CNPJ Emitente
Permite filtrar as NF-e pelo CNPJ do emitente da NF-e.CPF Emitente
Permite filtrar as NF-e pelo CPF do emitente da NF-e.Série
Permite filtrar a NF-e pela série.Número
Permite filtrar a NF-e pelo número.Data emissão
Permite filtrar as NF-e pela data de emissão ou intervalo entre datas.Prazo manifestação
Permite filtrar as NF-e pelo prazo máximo para a geração de uma manifestação conclusiva.Situação nota
Permite filtrar as NF-e pela situação atual.Situação manifestação
Permite filtrar as NF-e pelo tipo da última manifestação do destinatário vinculada à NF-e.Retorno
Permite filtrar as NF-e pelo status do retorno ao ERP.Valor
Permite filtrar as NF-e por um intervalo de valores.Tipo Operação
Permite filtras as NF-e pela operação, podendo ser Entrada ou Saída.
Remover Filtro
Remove todos os filtros que eventualmente foram configurados, passando a apresentar na tela todos os documentos, até a quantidade máxima permitida. Este botão possui também a opção Remover Ordenação, que permite a remoção de uma ordenação salva.
Gerar manifestação
Permite a geração de eventos de manifestação do destinatário de forma manual para a NF-e selecionada. Este botão não é habilitado quando a filial estiver inativa.
Maiores informações estão disponíveis no ajuda da própria tela.
Eventos-manifestação
Permite a visualização dos eventos de manifestação do destinatário vinculados à NF-e selecionada. Maiores informações estão disponíveis no ajuda da própria tela.
Visualizar
Permite a visualização de informações da NF-e selecionada. Maiores informações estão disponíveis no ajuda da própria tela.
Nesta guia é possível realizar a consulta automática dos NSUs das NF-es não retornadas pela SEFAZ. Esse controle é feito para que seja executado a cada 61 minutos com um limite de 20 consultas por hora, para que seja identificado se algum documento não possui o NSU ou se a sequência gerada pelo Ambiente Nacional está correta.
O tempo estipulado para a consulta de NSU faltantes, a cada 61 minutos, é controlado internamente pelo sistema eDocs, ou seja, mesmo que o serviço do sistema seja interrompido e iniciado novamente, o tempo que o sistema estiver esperando para gerar uma nova consulta continuará do ponto que parou. Exemplo: faltam 28 minutos para que o sistema gere uma nova consulta. Se o serviço do sistema for paralisado e iniciado novamente, continuará faltando 28 minutos para que seja gerada a nova consulta.
A Receita Federal gera o NSU e o processo de distribuição de conjunto de documentos eletrônicos. A partir do NSU informado, uma sequência numérica ordenada de forma ascendente é disponibilizada. Quando o sistema identifica falha nessa sequência de números ou a ausência do NSU numa nota, ele faz uma consulta específica no web service de distribuição. Caso o documento seja localizado na consulta específica, ele é atualizado na base de dados. Se existir outro NSU faltante, mas que não tenha sido encontrado, a consulta é feita no próximo ciclo.
Sit.
Ícone que representa o status atual do documento.
Os documentos com status "Ignorado" são registros e eventos diferentes de NF-e, que não são tratados no sistema, assim, eles não possuem utilidade. Quando um documento com status "Ignorado" for selecionado e clicar no botão Consultar, nenhuma mensagem é exibida na tela, apenas no log é gerada uma mensagem indicando de que o documento/evento não é tratado pelo sistema.
Situação
Descrição da situação do documento: "Ignorado" ou "NSU Não retornado pela SEFAZ".
Motivo
Nesta coluna, ficará registrado o motivo pelo qual o NSU foi ignorado, que pode ser "Tipo de schema não suportado" ou "Erro ao processar NSU".
Número
Números que faltaram na sequência do NSU.
CNPJ Filial
Número do CNPJ da filial.
Razão Social
Nome da razão social.
Data de criação
Apresenta a data e a hora da criação do NSU Faltante.
Data de consulta
Apresenta a data do momento em que o NSU Faltante foi consultado. Uma vez que o NSU Faltante tiver uma data de consulta, ele não será mais consultado automaticamente, mas ainda é possível consultá-lo manualmente.
Atualizar
Atualiza as informações apresentadas na tela. Além da opção de atualização manual é possível definir um intervalo de tempo para atualizações automáticas. Basta clicar na seta de opções de atualização. Ao marcar a caixa de seleção Atualizar automaticamente é definido que a grade será atualizada automaticamente e é habilitado o campo A cada x segundo(s), no qual é definido o intervalo de atualização, ou seja, o tempo que deve se passar até que a grade se atualize automaticamente. O intervalo mínimo é de 5 segundos e o máximo é de 300 segundos. Quando a opção Atualizar automaticamente está ativa, o botão principal Atualizar é desabilitado.
Filtrar
Permite a utilização de filtros para a visualização das NF-e integradas ao eDocs.
Ao clicar em Filtrar pode-se fazer a filtragem dos documentos por meio das seguintes situações:
- Todos – O sistema filtra todas as NF-es com NSUs faltantes
- NSU Não retornado pela SEFAZ – São exibidas as NF-es que tiveram as seqüências dos NSUs geradas incorretamente pela Receita Federal. Este filtro pode ser utilizado para identificar quais as NF-e que efetivamente estão faltando na tela de Manifestação de destinatário
- NSU Ignorado – Documentos que atualmente não são suportados pelo sistema
- Data de criação - permite filtrar os NSUs pela data de criação. É possível filtrar por período parametrizando uma data inicial e uma data final
- Data de consulta - permite filtrar os NSUs pela data da consulta realizada. É possível filtrar por período parametrizando uma data inicial e uma data final
Remover Filtro
Remove todos os filtros que eventualmente foram configurados, passando a apresentar na tela todos os documentos, até a quantidade máxima permitida. Este botão possui também a opção "Remover Ordenação", que permite a remoção de uma ordenação salva.
Consultar NSU
Permite a consulta de um NSU único. Basta selecionar um registro na grade e clicar em Consultar NSU. Caso deseje consultar todos os NSU da filial, selecione a filial e clique na opção Todos os NSU da filial. Quando o registro da NSU é marcado para consultar novamente a rotina automática realiza a consulta respeitando a regra de limite de 20 registros por hora. Caso não existam NSU a serem consultados, não haverá consulta na próxima execução.
Acesse a página para mais informações sobre a guia.
Veja também: