Recebimento de NF-e

O eDocs realiza o recebimento automático das NF-es encaminhadas para o e-mail parametrizado na guia Recebimento da tela Configuração de Empresa. Ao realizar o recebimento da NF-e são feitas as seguintes validações:

A rotina de leitura dos anexos do e-mail percorre todos os anexos e não há limite definido para a quantidade de anexos suportado no e-mail para recebimento. Dependendo do servidor de e-mails pode ocorrer algum bloqueio no envio ou no recebimento do e-mail através da quantidade de anexos ou pelo tamanho do e-mail com muitos anexos, mas isso pode ser verificado diretamente na caixa de entrada do e-mail de recebimento antes mesmo da integração.

O eDocs permite que filiais que emitem NF-e recebam CT-e e filiais que emitem CT-e recebam NF-e sem a necessidade de uma nova licença. É possível efetuar o recebimento de arquivos de cancelamento de NF-e mesmo quando o documento eletrônico estiver com status de Cancelado, Cancelamento de NF-e Homologado e Cancelamento de NF-e Homologado Consulta. O arquivo será integrado, desde que já não exista o arquivo XML do cancelamento registrado na base de dados para o referido documento eletrônico. O eDocs permite o download de notas fiscais da SEFAZ em formato Zip nas rotinas de download de notas manifestadas e através do botão Download NFe.

Após a integração do arquivo XML de cancelamento, o sistema tenta enviar ao sistema emissor do documento eletrônico o registro do cancelamento, caso esteja habilitada a integração de documentos eletrônicos recebidos. O eDocs só encaminhará o retorno do cancelamento do documento eletrônico recebido ao sistema emissor, após receber o arquivo XML do cancelamento deste documento por e-mail.

Importante

  • Desde a versão 5.8.7.6 o suporte ao recebimento de NF-e 2.00 não é mais realizado. Caso necessite integrar documentos antigos na base de dados, pode ser utilizado o aplicativo Importador, desmarcando a opção Não verificar leiaute do XML ao importar (desativa validação do schema), disponível no botão Opções
  • Quando o recebimento do XML ocorrer via e-mail direto da SEFAZ, o eDocs não gera o evento de ciência da operação da manifestação do destinatário. Este registro será feito pelo sistema somente após a consulta automática na SEFAZ. Para mais informações sobre este procedimento, verifique a parametrização para Ativar a geração automática do evento de Ciência da Operação
  • Devido às enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, a SEFAZ-RS não conseguiu processar corretamente algumas notas fiscais. Para essas notas afetadas, o retorno da SEFAZ não tinha tags obrigatórias, como a data de recebimento e o protocolo. Como solução, no eDocs atribuímos a data do momento do recebimento e definimos o protocolo como zero

Consulte também as verificações adicionais a serem efetuadas para recebimento de documentos eletrônicos.

Para a utilização de NF-e 4.0 (emissão ou recebimento) pode ser necessário ativar o protocolo de comunicação TLS 1.2. O campo Configuração SSL/TLS na guia Conexão > Avançado na tela Configuração de Geral, permite a configuração do TLS. Caso o parâmetro não seja configurado o eDocs não consegue estabelecer a comunicação com a SEFAZ.

Na parte superior da tela é exibido o campo Filial onde é possível consultar uma filial através do CNPJ, nome ou código, para a consulta da situação dos documentos eletrônicos por unidade da empresa. A seleção da opção Todas exibe a situação de todas as filiais cadastradas para a empresa ativa, além dos documentos integrados de uma filial que anteriormente possuía licença liberada e agora não mais. (Pois esta filial não aparece como item no combo). São exibidas apenas 200 filias no campo. Para localizar uma filial que não é exibida, basta informar o CNPJ, nome ou código.

Este artigo ajudou você?