Note: This page was translated using automation resources with the purpose of providing content in your language more quickly. Consequently, it may have grammatical errors and similar situations. If the content is not useful in this state, in the page footer you can access the original material in Brazilian Portuguese and also give us opinions on this translation.

Avaliação de resultados: formas de cálculo

Existem três formas diferentes de calcular o resultado de uma avaliação de resultados:

O método usado depende do que for definido pela empresa durante a parametrização do ciclo.


Opção 1: cálculo padrão

No cálculo padrão, cada meta possui três indicadores: valor mínimo, meta e valor máximo.

O profissional de RH é responsável por liberar a forma de cálculo padrão na fase de parametrização do ciclo.

Depois, na etapa de definição das metas, o gestor ou avaliador poderá configurar o valor mínimo, a meta e o valor máximo de cada meta da avaliação.

O resultado também é influenciado pela direção da meta (resultado esperado), descrita a seguir:

Direção da meta: quanto maior melhor

O resultado é considerado atingido quando ele é igual ou superior à meta:

Direção da meta: quanto menor melhor

A escala é invertida, e o resultado é considerado atingido quando ele é igual ou inferior à meta:

Cálculo padrão sem valores mínimo e máximo

Se os valores mínimo e máximo não forem informados, o resultado da avaliação do colaborador vai considerar:

A partir destas informações, o resultado é obtido aplicando a seguinte fórmula:

Avaliações com limite de atingimento

Durante a parametrização do ciclo de avaliações, o RH pode definir um percentual para limitar o atingimento das metas.

Assim, mesmo que o colaborador supere a meta definida, o resultado final não será maior do que o limite configurado pela empresa.

Cálculo com metas compartilhadas

Para que uma meta compartilhada seja considerada no cálculo do resultado da avaliação, é preciso selecionar essa opção durante a etapa de definição das metas. Se a opção não for selecionada, a meta compartilhada aparecerá junto com as individuais na avaliação do colaborador, mas ela não vai contar para o resultado final.

Esta é a ordem de cálculo das metas compartilhadas:

  1. Primeiro é calculado o valor de atingimento de cada meta separadamente. Por padrão, esse valor é obtido a partir do cálculo de uma regra de três simples.


    Opcionalmente, pode-se criar uma fórmula de cálculo personalizada (veja como ela funciona mais adiante, na Opção 3: fórmula personalizada).
  2. Em seguida, para obter o percentual de atingimento final da avaliação, é calculada a média entre os resultados das metas compartilhadas e das metas individuais (se existirem), considerando também os seus pesos.

Cálculo parcial de atingimento

Durante o lançamento dos acompanhamentos periódicos, o cálculo do percentual de atingimento é sempre baseado nos percentuais de atingimento informados em relação ao valor ideal cadastrado para a meta.

O cálculo para o atingimento parcial dos acompanhamentos deverá considerar os percentuais de atingimento informados até o momento em relação aos atingimentos esperados desses acompanhamentos.

Observação

Ao alterar os acompanhamentos periódicos, o cálculo do percentual de atingimento parcial é sempre realizado. Para isso, o cálculo considera os percentuais de atingimento informados e o atingimento esperado para esses acompanhamentos.

Informações importantes:

Opção 2: cálculo com interpolação

No cálculo com interpolação, cada meta possui três indicadores: gatilho, alvo (target) e teto.

Estes delimitadores são configurados pelo RH na fase de parametrização do ciclo.

Na parametrização do ciclo a empresa pode optar por usar a interpolação como forma de cálculo padrão para todas as metas. Caso contrário, o gestor (avaliador) e o colaborador (avaliado) podem decidir em quais metas querem usá-la, durante a etapa de definição das metas.

No cálculo com interpolação, o resultado final é baseado no caminho percorrido pelo colaborador em direção ao alvo, considerando também o resultado esperado (direção da meta).


Opção 3: fórmula personalizada

Fórmula personalizada nas metas individuais

Quando o gestor, avaliador ou o colaborador estão fazendo o acompanhamento periódico das avaliações de resultados, é possível preencher uma fórmula que justifique os resultados atingidos nas metas.

A fórmula personalizada deve ser preenchida manualmente no campo Descreva a fórmula de cálculo, pelas telas de acompanhamento das metas:

Esta opção só vai estar disponível se o RH habilitá-la durante a parametrização do ciclo de avaliações de resultado.

Nota

A fórmula personalizada é apenas informativa nas metas individuais, servindo apenas para registrar qual fórmula deve ser usada pelo avaliador para justificar o atingimento das metas. Ela não vai fazer com que o sistema calcule automaticamente os resultados da avaliação.

Veja também:

Este artigo ajudou você?