Perguntas frequentes (FAQ) - Integrador SST
eSocial - Segurança e Saúde do Trabalhador (SST)
O cronograma mais recente do Governo estabeleceu que o envio dos eventos de SST inicia no dia 13/10/2021 para empresas do primeiro grupo. Os demais grupos devem iniciar o envio em datas posteriores.
- Acompanhe os prazos dos eventos para todos os grupos de empresas, acessando a nossa página especial do eSocial no Portal de Exigências Legais.
- Veja também o FAQ de dúvidas gerais sobre o eSocial.
O Integrador SST está apto a enviar todos os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do eSocial, e também o evento de exclusão. They are:
- S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho
- S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador
- S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos
- S-3000 - Exclusão de eventos
O Integrador SST não considera o evento S-2230 (Afastamento), pois este é um evento gerado pelo sistema de folha de pagamento.
No. O S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos) deve ser enviado de acordo com a situação de exposição do trabalhador na data corrente. O evento não deve ser enviado com data retroativa.
- Em janeiro/2019 um trabalhador começou a operar um martelete no mesmo ambiente de trabalho. Assim, ficou exposto aos agentes nocivos: ruído e vibração.
- Em janeiro/2021, uma caldeira foi colocada junto a esse mesmo trabalhador. Assim, a partir dessa data ele ficou exposto a um total de três agentes nocivos: ruído, vibração e agora também calor.
No cenário acima, os três agentes devem ser declarados no S-2240 a partir do dia 13/10/2021 (caso seja uma empresa do grupo 1, pois é a data de início para este grupo).
- Em 24/11/2021, esse mesmo trabalhador passou a ter contato com mais um agente nocivo: óleo.
A partir desta data (24/11/2021) a empresa deve declarar o S-2240 novamente, com mais um agente, neste caso: Químico (Petróleo - óleo). A partir daí, o trabalhador é considerado exposto a quatro agentes nocivos.
O evento S-2240 deve ser declarado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador.
Recomendamos aos clientes Senior que declarem o S-2210 pelo produto Gestão de Pessoas | HCM (versão 6), usando o módulo Administração de Pessoal ou Segurança e Medicina.
Esta recomendação se deve à dinâmica e dependências que podem existir com afastamentos (evento S-2230 – Afastamento Temporário) e com o processo da folha de pagamento, para declarações e retificações.
Cenários de integração e módulos necessários
No. Você pode usar o Integrador SST com o Segurança e Medicina da Senior, mas isto não é obrigatório.
É possível usar qualquer módulo que tenha os cadastros dos colaboradores (Administração de Pessoal, por exemplo). Neste caso o Integrador SST busca os dados dos colaboradores e envia para o prestador. E o prestador faz a gestão das informações de SST.
No. O Integrador SST funciona com qualquer módulo da versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM que tenha os cadastros dos colaboradores.
As movimentações de colaboradores feitas pelo Segurança e Medicina também são enviadas para o prestador.
Se você tem somente as soluções de Segurança e Medicina e o eDocs da Senior, avalie se realmente é necessário utilizar o Integrador SST.
O Segurança e Medicina é capaz de fazer toda a gestão dos dados de SST e gerar os arquivos de eventos do eSocial. O eDocs é o mensageiro da Senior, responsável por enviar estes eventos ao governo.
Juntas, as duas soluções atendem ao cenário onde a empresa faz sua própria gestão do SST. O Integrador SST foi construído pensando nas empresas onde esta gestão é feita por um prestador.
Yes. O Integrador SST é um módulo executado dentro da plataforma senior X.
Não é necessário ter o Painel de Gestão.
Não é necessário ter o módulo Gestão de Departamento Pessoal.
Essa pergunta traz algumas questões adicionais, que também serão respondidas a seguir:
a) Devo desativar a integração entre os sistemas e, depois de tudo pronto, ativar novamente?
Não desative a integração. Ao desativá-la, você interromperia não só as alterações sobre a estrutura, mas também todas as pendências relativas a admissão, demissão, afastamentos e muitas outras. Isso criaria uma fila de processamento inviável para controle e acompanhamento.
b) Qual o impacto na integração entre os sistemas?
Não há impacto. Não é necessário alterar configurações, nem desativar a integração. Não há mudanças nas funcionalidades e nas validações e críticas. Então, nada muda.
c) Qual o impacto no prestador SST?
O impacto é alto. A criação de uma nova estrutura altera todo o mapeamento que o prestador mantém sobre: PCMSO, PPRA, PPP, eSocial e outros requisitos legais. Essa ação deve ser coordenada e organizada em conjunto entre o cliente e prestador SST, ou seja, não deve ser unilateral e sem comunicação.
Para mitigar o impacto, considere estas recomendações:
- Comunique e alinhe com o prestador SST sobre a necessidade de criar uma nova estrutura.
- No sistema da Senior, você pode criar toda a sua nova estrutura de setores e cargos. Mas, antes de efetivamente executar as movimentações coletivas, faça um planejamento por etapas com o prestador SST.
Exemplo de um planejamento por etapas: se você tem 100 filiais, comece com 10; se você tem 1.000 colaboradores, comece com 100; e acompanhe junto com o prestador SST a integração dos dados e mudanças. - Encaminhe a relação de novos setores e cargos para o prestador SST. Assim, ele pode avaliar os impactos e se preparar para receber a integração dos dados com a nova estrutura.
Importante
Cuidado principalmente com o código RH no sistema do prestador SST. Por exemplo: você pode ter o cargo Analista com o código 1/100 e depois, com a nova estrutura, Analista de sistemas com o código 2/100, com a mesma descrição de atividades, riscos e exames.
Atualmente, o Integrador SST suporta a integração de colaboradores em tomadores de serviço somente via importação de arquivos.
Neste momento não há suporte para esse cenário na integração via web services.
Isso ocorre quando a empresa tem colaboradores trabalhando em outros locais ou empresas diferentes de onde foram contratados (tomadores de serviços).
No envio desses eventos, deve ser informado o número de inscrição do empregador, e não das empresas tomadoras. Por isso, nas configurações do eSocial, também deve ser informada apenas a filial matriz do empregador, uma única vez.
Comunicação entre os sistemas
O Integrador SST envia um conjunto de informações dos colaboradores para o prestador. Estas informações irão gerar pendências de integração entre os sistemas.
The table below lists the worker information that is published by the Senior system. This is the information that will generate integration pendencies.
| Integrated information | Value examples | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|---|
| Pendency creation date and time | - |
Information managed by the system upon creating the integration pendencies. |
|
| Situation | - | ||
| Integration pendency reason | Worker hire Worker change Worker layoff Cost center record Department record eSocial category record Job record Job position record Branch record Schedule record eSocial registration number change Alteração da matrícula eSocial Initial load |
||
| Operation | Insertion Change Deletion |
||
| Date and time scheduled for the sending | - | ||
| Date and time of the sending | - | ||
| Cancellation reason | - | ||
| Integrated information | Value examples | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|---|
| System field | Menu | ||
| Name | - | Name filled out in the field beside the Person's registration code | People > People Registration |
| CPF | 999.999.999-99 | CPF | |
| Social Identification Number (NIS) | 99999999999 | PIS | |
| Date of birth | 01/01/1990 | Date of Birth | |
| Gender | Male, Female | Gender | |
| Marital status | Single, Married, Divorced, Widow/Widower, Concubinage, Separated, Stable Union, Other | Marital Status | |
| Person with a Disability | Yes, No | Person with a Disability | |
| Identity Card number | 99.999.999-9 | Identity Card | |
| Identity Card state | AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO | ||
| Identity Card issuance date | 01/01/2020 | ||
| Identity Card issuing body | SSP (Secretariat of Public Security) | ||
| Employment record book number | 999999999 | Employment Record Book | |
| Employment record book series | 99 | ||
| Employment record book digit | 9 | ||
| Date of the Employment record book issuance | 01/01/2020 | ||
| Employment record book state | AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO | ||
| Registration code | 99999 | Worker | Workers > Admission Form > Employees |
| eSocial Registration | SEAAAA999999999999999999999999 | Information managed by the system, displayed above the worker's photo | |
| Hire type | Employee, Director, Rural worker, Domestic worker, Retiree, Intern, Apprentice, Public agent, Teacher, Cooperative member | Type of Contract | |
| Hire date | 01/01/2020 | Hire Date | |
| Situation | Pré-admissãoAbrange colaboradores que têm data de admissão futura. Quando chega a data da admissão, a situação é alterada automaticamente de Pré-admissão para Trabalhando., TrabalhandoAbrange colaboradores que se encontram nas situações: Trabalhando, Licença sem remuneração, Licença paga pela empresa, Licença paga pelo empregado, Licença paternidade, Aviso prévio trabalhando, Faltas, Horas extras, Situação apuração do ponto, Sobreaviso/Prontidão, Mandato sindical, Outros., FériasAbrange colaboradores que se encontram nas situações: Férias, Férias coletivas, Férias gozadas já adiantadas., DemitidoAbrange colaboradores que se encontram nas situações: Demissão, Aposentadoria., AfastadoAbrange apenas colaboradores que se encontram nas situações de afastamento que exigem a realização de algum tipo de exame: Auxílio doença, Acidente de trabalho, Demitido, Licença médica (pagto empresa), Licença acidente de trabalho (pagto empresa), Licença maternidade INSS, Licença maternidade, Maternidade empresa cidadã, Serviço militar., | Situation | |
| Worker type |
Worker, Third Party |
The OSH Integrator only integrates data of workers with the Worker and Third Party types, which are originated from the following locations of the Personnel Management module:
Workers of the Partner type are not accounted for. |
|
| Termination date | 01/01/2020 | Date of the absence record generated by the termination situation | Workers > Records > Absences |
| Reference date of the information | 01/01/2020 | Date of the integration pendency creation (information managed by the system upon creating the pendencies) | |
Notes:
- Ao registrar a admissão de um colaborador estrangeiro no Integrador SST, será preciso um CPF para admiti-lo numa empresa.
- Ao cadastrar um colaborador com data de admissão futura, o Integrador SST cria duas pendências de integração:
- uma pendência na data do cadastro, com a situação Pré-admissão
- uma pendência futura (data da admissão) com a situação Trabalhando
| Informação integrada | Exemplos de valores | Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (on-premise) | |
|---|---|---|---|
| Campo do sistema | Menu | ||
| Código da aposentadoria especial do colaborador | - | Aposentadoria Especial | Colaboradores > Históricos > Adicionais > Colaborador |
Note
O código da aposentadoria especial corresponde ao histórico de adicional por colaborador. Esta é a informação do único histórico na versão senior X.
| Integrated information | Value examples | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|---|
| System field | Menu | ||
| Category | Items according to Table 01 of eSocial (Worker Categories) | Worker Category | Workers > Records > eSocial Category |
| From (category record start date) | - | Start date of the record of a new eSocial category. | |
Note
The eSocial category affects which workers will be added in the integration process. eSocial does not require SST data to be sent for certain categories.
View the list of categories that are considered in the integration.
| Integrated information | Value examples | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|---|
| System field | Menu | ||
| Disability code | A worker may have more than one disability | Disability | Workers > Admission Form > Employees, Disabilities tab |
| From (disability record start date) | - | Date | |
| Disability name | - | Description (Disability) | |
| Main disability of the worker | Yes, No | Deficiência que possuir a caixa de seleção Princ. Defic. marcada. | |
| Rehabilitated | Yes, No | Rehabilitated | Workers > Admission Form > Employees, Basic tab |
| Disability type in eSocial | Physical, Hearing, Vision, Mental, Intellectual, Other | Defined by the eSocial Disability Type field (Tables > General > Disability Types) which is associated with the worker's disability. | Workers > Admission Form > Employees, Disabilities tab |
Note
The integration of disability information is optional and may be changed in the integration settings.
Worker's current company:
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Company code | Code of the company where the worker is allocated | Workers > Records > Branch |
| Corporate name of the company | Corporate name of the company where the worker is allocated | |
| Company identification code in the OSH provider | This is the identification code of the company on the OSH provider's system. It is not generated by Senior's Personnel Management solution. | |
Worker's previous company:
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Code of the previous company | Code of the company where the worker was allocated before the transfer | Workers > Records > Branch |
| Corporate name of the previous company | Corporate name of the company where the worker was allocated before the transfer | |
| Identification code in the OSH provider (previous company) | This is the identification code of the previous company on the OSH provider's system. It is not generated by Senior's Personnel Management solution. | |
Note
The information regarding the worker's previous company will be sent whenever they have any movement between companies in their record, regardless of the reason for the integration being a transfer.
If the worker has no transfer records, only the information regarding the current company will be sent.
Worker's current branch:
| Integrated information | Value examples | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|---|
| System field | Menu | ||
| Branch code | - | Code of the branch where the worker is allocated | Workers > Records > Branch |
| Branch name | - | Name of the branch where the worker is allocated | |
| Branch corporate name | - | Corporate name of the branch where the worker is allocated | |
| Registration type | CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI | Registration type of the branch where the worker is allocated | |
| Registration number | - | Registration number of the branch where the worker is allocated | |
| From (record start date) | - | Date on which the worker was hired or transferred to the branch, based on the record | |
Worker's previous branch:
| Integrated information | Value examples | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|---|
| System field | Menu | ||
| Code of the previous branch | - | Code of the branch where the worker was allocated before the transfer | Workers > Records > Branch |
| Name of the previous branch | - | Name of the branch where the worker was allocated before the transfer | |
| Corporate name of the previous branch | - | Corporate name of the branch where the worker was allocated before the transfer | |
| Registration type of the previous branch | CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI | Registration type of the branch where the worker was allocated before the transfer | |
| Registration number of the previous branch | - | Registration number of the branch where the worker was allocated before the transfer | |
| From (record start date) | - | Date on which the worker was hired or transferred to the previous branch, based on the record | |
Note
The information regarding the worker's previous branch will be sent whenever they have any movement between branches in their record, regardless of the reason for the integration being a transfer.
If the worker has no transfer records, only the information regarding the current branch will be sent.
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Code | Code of the cost center where the worker is allocated | Workers > Records > Cost Center |
| Name | Name of the cost center where the worker is allocated | |
| From (cost center start date) | Date on which the worker was hired in the cost center, based on the record | |
Note
The integration of cost center information is optional and may be changed in the integration settings.
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Job position code | Code of the job position where the worker is allocated | Workers > Records > Record Maintenance |
| Job structure code | Structure of which the job position is a part | |
| Name | Name of the job position where the worker is allocated | |
| From (job position start date) | Date on which the worker was allocated in the job position, based on the record | |
Notes:
- The integration of job position information is optional and may be changed in the integration settings.
- Upon changing the job position of a worker, resulting in the change of records associated with them, a pendency will be generated for each of the changed records, also considering the option of sending this information.
Example:Upon changing a job position, where there was also a change of location and job, the system will generate three pendencies: job position, location and job.
To generate only the job position pendencies, it would be necessary to disable the sending of locations and jobs in the integration settings.
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Sector/org. unit code | Code of the org. unit where the worker is allocated | Workers > Records > Org. unit |
| Code of the organizational chart table of the sector/org. unit | Organizational chart of which the org. unit is a part | |
| Sector/org. unit name | Description of the org. unit where the worker is allocated | |
| From (sector/org. unit record start date) | Date on which the worker was allocated in the org. unit, based on the record | |
Note
The integration of sector information is optional and may be changed in the integration settings.
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Job code | Code of the job performed by the worker | Workers > Records > Job |
| Job name | Name of the job performed by the worker | |
| Job structure code | Structure of which the performed job is a part | |
| From (job record start date) | Date on which the worker started performing the job, based on the record | |
Note
The integration of job information is optional and may be changed in the integration settings.
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Code | Code of the worker's acting schedule | Workers > Records > Schedule |
| Name | Description of the worker's acting schedule | |
| From (shift record start date) | Date on which the worker started performing with the schedule | |
| Turno da escala (1° turno, 2° turno, 3° turno, 4° turno, Misto, Geral) | Turno da Escala | Tabelas > Horários > Escalas |
Note
The integration of shift information is optional.
| Integrated information | Information origin on the Personnel Management module (on premises): | |
|---|---|---|
| System field | Menu | |
| Code | Code of the absence situation | Workers > Records > Absences |
| Description | Description of the absence situation | |
| Start | Absence Date | |
| Expected end | Expected End | |
| End | End Date | |
Notes:
- The integration of absence information is optional and may be changed in the integration settings.
- São consideradas apenas as situações de afastamentos por férias ou que exigem a realização de algum tipo de exame, tais como: Auxílio doença, Acidente de trabalho, Demitido, Licença médica (pagto empresa), Licença acidente de trabalho (pagto empresa), Licença maternidade INSS, Licença maternidade, Maternidade empresa cidadã, Serviço militar.
Yes. O Integrador SST da Senior está apto a se comunicar com qualquer prestador SST. A empresa só precisa utilizar um sistema pertencente a um dos parceiros homologados para a integração.
Para saber mais sobre a homologação e quais sistemas já passaram pelo processo, veja a documentação de integração com os prestadores SST.
Yes. É possível definir a integração com diferentes prestadores para cada empresa e/ou filial.
Esta definição é feita nas configurações de integração com o prestador.
Depende de como a estrutura está definida nos sistemas. Estes são os cenários suportados pela integração:
Cenários suportados:
- Padrão: para cada empresa e filial no Administração de Pessoal, existe um respectivo cadastro de empresa e filial no sistema do prestador SST.
- Alternativo: cada filial (unidade) do Administração de Pessoal está definida como uma empresa no sistema do prestador SST. Com isso, é possível indicar na configuração da integração (para cada filial) o respectivo código que identifica a empresa no prestador SST.
Cenário não suportado:
- Filiais (unidades) no sistema do prestador representando as empresas do Administração de Pessoal — a integração não é suportada neste cenário, pois não será possível relacionar os registros de empresas com os registros das filiais. Ou seja, o código da empresa do prestador informado na configurações do Integrador SST será diferente do código da filial que representa a empresa.
O prestador não pode enviar os eventos diretamente para o eDocs. Ele pode somente enviar os eventos para o Integrador SST (que enviará para o eDocs) ou para um serviço de mensageria próprio (se existir).
O eDocs é um serviço de mensageria da Senior. O Integrador SST está apto a se comunicar somente com o eDocs.
Para colaboradores que têm somente um contrato, a ligação dos cadastros deve ser feita pelo número do CPF.
Já para colaboradores que têm múltiplos contratos, a ligação é feita pelos dados especificados no saneamento de cada sistema (por exemplo: tipo de colaborador + matrícula).
Se o seu intuito é trocar o código do colaborador, você deve utilizar a rotina de troca de cadastro em ficha cadastral.
Se o objetivo for utilizar as informações de um colaborador como base para cadastrar um novo, você pode usar o botão Duplicar na tela de cadastro do empregado.
- Criação de históricos: o Integrador SST gera uma nova pendência com as informações do colaborador, onde constam os históricos iniciais inerentes à admissão.
- Alteração de históricos:
- Históricos correntes (atuais): o Integrador SST gera uma nova pendência de integração com tipo de operação Alteração (
Update). - Históricos futuros: o Integrador SST atualiza as pendências de integração futuras com a nova informação.
- Históricos passados (antigos): o Integrador SST não gera nenhuma pendência de integração.
- Históricos correntes (atuais): o Integrador SST gera uma nova pendência de integração com tipo de operação Alteração (
- Exclusão de históricos: o Integrador SST nunca exclui registros diretamente no sistema do prestador via integração, apenas envia pendências de integração sinalizando a exclusão. A exclusão efetiva do registro deve ser providenciada pelo cliente ou prestador SST, caso queiram. Saiba mais sobre este comportamento na documentação de pendências de admissão.
Sim, é possível criar automaticamente as estruturas de Setor (Local), Cargo e Hierarquia na integração com o sistema SOC.
Porém, é uma decisão do prestador SST fazer a configuração no sistema SOC para permitir criar automaticamente essas estruturas. Não é a Senior e nem o produto Senior que controlam essa opção.
Para entender como fazer a configuração e o impacto dela, o prestador SST deve entrar em contato com a equipe de atendimento da AGE Technology - SOC, ou consultar a documentação de integração no manual do próprio sistema SOC.
Local da configuração dentro do sistema SOC:
A configuração é feita pelo parâmetro Permite criar hierarquia:
Após ativá-lo, se o Integrador SST enviar uma pendência de integração em que o registro não existe (ou não está saneado) no sistema SOC, esse sistema vai criar o registro, antes da hierarquia.
A responsabilidade por gerar os eventos do eSocial (XML) é do sistema do prestador SST. A forma como isso ocorre depende do cenário de integração adotado:
- Integração via API:
- O sistema do prestador SST é responsável por enviar os XML dos eventos para o Integrador SST.
- O Integrador SST, após receber os XML enviados pelo sistema do prestador, é responsável por enviar esses arquivos para o eDocs.
- Por fim, o eDocs faz o envio para o ambiente do Governo (eSocial).
- Integração via exportação e importação de arquivos:
- O sistema do prestador SST é responsável por exportar os XML dos eventos.
- O Integrador SST é responsável por importar esses eventos no sistema da Senior e enviar esses arquivos para o eDocs.
- Por fim, o eDocs faz o envio para o ambiente do Governo (eSocial).

English
Español


