Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Integração com plataforma LMS Konviva

Integração com a plataforma LMS Konviva

A Senior possui um aplicativo integrador que permite transitar dados entre o sistema de Gestão de Pessoas | HCM e a plataforma de ensino Konviva, da iLog, realizando uma carga inicial de dados e mantendo a sincronia entre os produtos.

Para tanto, a integração entre as plataformas atende a três cenários:

Gostaria de saber mais sobre a plataforma de ensino Konviva? Então, confira este vídeo que transmitimos no YouTube, onde falamos de aprendizagem digital e gestão de aprendizagem dentro das corporações: Talk de Produto | Como usar um LMS para criar uma experiência de aprendizagem eficaz.

Pré-requisitos de instalação

Antes de iniciar a instalação do integrador, verifique se o seu sistema atende aos seguintes requisitos:

Nota

O consultor deve acionar a Ilog antes de iniciar as rotinas de integração.

Download e Instalação/Atualização

  1. Acesse o endereço do Integrador da Senior.
  2. Faça o download dos arquivos rh-integration-monitor.zip (este é o arquivo através do qual será feito o acompanhamento da integração) e rh-integration.zip (este arquivo é o do serviço de integração).
    Nota

    Caso já faça uso da ferramenta e queira apenas atualizar o integrador e manter seus arquivos .sql customizados, basta sobrescrever o conteúdo atual com o arquivo rh-integration-update.zip. Caso apresente conflitos com algum .sql, deverá ser realizado manualmente o merge para tratar as diferenças encontradas.

  3. Descompacte os dois arquivos em um servidor que possui permissão de acesso ao arquivo .CFG do Gestão de Pessoas | HCM e à URL do Konviva.

    Nota

    Saiba mais sobre localização e funcionamento do arquivo .CFG na Central de Configurações Senior.

Observação

O integrador pode ser utilizado como serviço ou como um utilitário (executado manualmente). Caso escolha utilizar como serviço, ele deve ser instalado através do arquivo InstallService64.bat, descompactado pelo passo 2 do guia acima. O nome do serviço no Windows é Senior - Integrador Gestao de Pessoas Konviva.

Configurações

Algumas configurações são obrigatórias e outras opcionais a serem realizadas no arquivo de configurações da instalação do Gestão de Pessoas | HCM e também diretamente no arquivo integration.properties, que foi descompactado pelo arquivo rh-integration.zip durante o download e a instalação.

As configurações a seguir devem ser realizadas na Central de Configurações Senior (arquivo de configurações .CFG) quando se deseja retornar do Konviva as informações de conclusão de curso:

As demais configurações são diretamente no arquivo de propriedade do Integrador, que pode ser aberto diretamente em um editor de arquivo de texto. Abaixo a lista de parametrizações:

Integração e Sincronia

O Integrador é responsável por realizar a carga dos dados da base do Gestão de Pessoas | HCM para o Konviva e por manter a sincronia entre eles. Com base nisso, a integração está dividida em duas partes:

Habilitar fluxo de Superiores Imediatos

Para habilitar o fluxo de Superiores Imediatos, é preciso realizar algumas configurações. A forma como estas informações serão buscadas no Integrador são definidas pelo cliente via queries SQL customizados. Assim, fica bem flexível buscar as informações da maneira desejada por cada organização.

Como executar a integração

Para iniciar o integrador como utilitário, o arquivo start.bat deve ser executado com o parâmetro "nosvc" (exemplo: start.bat -nosvc). O utilitário é obtido pela descompactação do arquivo rh-integration.zip durante o download e a instalação. Quando o integrador é instalado como serviço, isso não é necessário.

A execução e o acompanhamento da integração são feitos por meio do dashboard de integração, disponível em rh-integration-monitor\index.html. Veja abaixo o que precisa ser feito:

  1. Execute a consistência de base no Integrador (não confundir com o passo a seguir, que é a consistência da base pelo CBDS).
    • A consistência de base irá inserir todas as tabelas que são integradas na tabela Pendências de Replicação (RTC_PENDENCIES) e persistir a tabela de Pendências de Replicação Parceiro Konviva (RTC_PEND_KONVIVA), utilizada para controlar as pendências que já foram sincronizadas.
  2. Execute a consistência de base no CBDS
  3. Execute a carga total dos dados. Para isso:
    • Na guia Integração, selecione a opção "Todas". Com isso, todos os dados que devem ser integrados ao Konviva serão enviados para ele, seguindo a ordem de dependência entre os fluxos.
    • É possível acompanhar o envio dos dados pelo painel "O que está acontecendo" e pelo log do integrador, localizado no arquivo no diretório de instalação.

Como os dados são sincronizados

A partir do momento em que as triggers são criadas na consistência de base, todas as alterações das tabelas do Gestão de Pessoas | HCM são gravadas na tabela Pendências de Replicação (RTC_PENDENCIES).

Essa tabela possui o nome da tabela alterada, a chave primária do registro no formato json e o tipo da operação que ocorreu: Insert, Update ou Delete.

Quando a sincronia está habilitada, o integrador ler os registros da tabela Pendências de Replicação (RTC_PENDENCIES) que ainda não foram tratados e trata cada alteração de acordo com sua especificidade. Enquanto a sincronia ficar desabilitada, as alterações vão se acumulando na tabela e serão sincronizadas na mesma ordem em que ocorreram quando a sincronia for habilitada novamente.

Todos os fluxos e processos possuem logs em arquivo de texto, separados no mesmo diretório de instalação do Integrador. Se houver alguma falha na execução de algum fluxo, esta falha é armazenada e pode ser visualizada no Dashboard. Existe também a possibilidade de repetir a execução destes fluxos ou registros que falharam através de uma opção no próprio Dashboard.

Importante

Todos os registros integrados estão presentes em uma base (com uma estrutura de De Para e banco H2) localizada no mesmo diretório do Integrador e denominada DB_INTEGRATION.mv.db. Este arquivo nunca deve ser excluído, movido ou renomeado. Em caso de mudança do Integrador para outro servidor, o serviço de Integração deve ser parado e o respectivo arquivo deve ser copiado junto com o Integrador para o novo servidor.

Se o arquivo for perdido, haverá a necessidade de aplicar o processo de Migração, que possui um outro objetivo, mas acaba sendo um recurso para reconstrução dos vínculos entre os sistemas nesta base citada.

Queries do Integrador

A tabela a seguir apresenta uma descrição do objetivo de cada comando SQL utilizado nos fluxos da carga inicial, sincronia e outros processos. Os arquivos .sql que contêm as queries podem ser consultados na pasta queries do integrador.

Cada fluxo da Integração executa as consultas SQL para buscar informações da base do Gestão de Pessoas | HCM, processá-las e, via web service, enviar as informações para o Konviva, ou processar internamente para algum tratamento específico.

Estes comandos SQL podem ser customizados durante a implantação e, dependendo da alteração, durante as atividades de uma integração já em andamento.

Para customizar, a recomendação é duplicar o arquivo, concatenando depois da extensão ".sql" o texto ".usu". Por exemplo, "usuario-sync-query.sql.usu".

Ainda assim deve-se existir a preocupação ao customizar esses comandos SQL, pois em uma atualização do Integrador, o comando original pode ter sido alterado a ponto de quebrar a compatibilidade com o comando customizado, e precisará ser ajustado manualmente. De preferência, a cada atualização, os comandos customizados precisam ser revisados pelo cliente.

Nota

Para entender um pouco mais sobre os fluxos e informações que são integradas, o quadro abaixo apresenta os campos disponíveis para Integração do Gestão de Pessoas | HCM para o Konviva e para cada fluxo (abrangendo carga inicial + sincronia) e também qual o valor padrão que os comandos SQL utilizam.

Observações

Como os históricos de treinamentos são sincronizados

Quando a sincronia dos dados estiver habilitada, o Integrador solicita ao Konviva todas as matrículas que foram concluídas no dia anterior e no dia atual, conforme a periodicidade informada no arquivo de configurações. A periodicidade padrão é de quatro horas para cada execução. Nos casos em que o Integrador estiver fora do ar por mais de um dia, ou sua sincronia esteja desabilitada, ao retomar a execução, ele obtém todas as matrículas concluídas desde o último dia em que houve execução da sincronia até o dia atual.

Importante

Quando o cenário usado for Clientes com o módulo Treinamento que fazem a gestão dos cursos pelo Konviva: o integrador irá gravar o curso e o histórico de treinamento.

Quando o cenário usado for Clientes com o módulo Treinamento que o utilizam para fazer a gestão dos cursos: a administração é feita por turmas em que existem dois cenários:

Análise inicial para resolução de problemas da integração

Quando ocorrer a situação em que era esperado que um registro fosse integrado, mas ele não foi, deve-se analisar as seguintes questões:

Migração

O processo de migração entre sistemas tem o objetivo de auxiliar nas situações em que as soluções foram implantadas em momentos distintos e precisam ser integradas. Através desse recurso, é possível exportar os vínculos entre as entidades dos sistemas, realizar os ajustes necessários e importar para efetivá-los na base de dados.

Exportar

Situada na guia Migração do dashboard, a ação de exportação gera um arquivo no formato .CSV com o mapeamento existente entre os sistemas. As informações são exportadas da seguinte forma:

Para cada entidade, verifica-se se já possui vínculo na base H2: se possuir, busca os registros da solução da Senior pelo vínculo, senão tenta buscá-los a partir das informações contidas no Konviva (se houver). Caso não seja possível encontrar um registro correspondente na solução da Senior, o registro exportado não será ignorado, apenas ficará incompleto.

Template de exportação

Importar

A importação efetiva os vínculos da base H2 conforme cada assunto. É importante ressaltar que a importação não manipula os dados de registros e as alterações nas descrições dos campos não serão efetivadas. Estes campos servem apenas para ter como base a origem da informação, sendo considerada apenas a ligação entre os sistemas.

Ao importar, o Integrador realiza algumas consistências, conforme tabela abaixo:

SituaçãoTipoMensagem apresentada
Se o registro a ser importado não existe no Konviva.ErroRegistro não encontrado no sistema Konviva.
Se o registro a ser importado não existe no sistema da Senior.ErroRegistro não encontrado no sistema Senior.
Se faltam parâmetros no arquivo de importação, por exemplo, o ID do registro no Konviva ou o código no sistema Senior, ou então não foi utilizado separador ;.ErroRegistro incompleto ou no formato inválido para importação.
Se o registro já estava previamente integrado.AlertaEste vínculo já está integrado.
Se foi encontrado outro registro para o mesmo assunto com o identificador do Konviva repetido.AlertaJá foi processado um registro com este identificador do Konviva.
Se foi encontrado outro registro para o mesmo assunto com o identificador da Senior repetido.AlertaJá foi processado um registro com este identificador da Senior.

Confira outros conteúdos relacionados a esta página:

Assuntos de Curso

Cursos de Formação

Notas Treinamento

Este artigo ajudou você?