Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > RRA - Rendimentos Recebidos Acumuladamente

Cálculo de RRA - Rendimentos Recebidos Acumuladamente

A IN RFB 1.127 de 07-02-2011 orienta sobre a tributação do Imposto de Renda incidente, sobre valores de anos anteriores pagos acumuladamente à pessoa física no ano atual e também sobre a implementação do artigo 12-A da Lei 7.713/1988, que trata do Imposto de Renda.

Agora, valores referentes a anos anteriores, que até então eram somados e oferecidos para a tabela de IRRF Pessoa Física de uma só vez na data de pagamento, são calculados considerando a quantidade de meses que foram acumulados para encontrar uma nova tabela IRRF que é aplicada ao pagamento acumulado separadamente dos valores do ano atual. Para aposentados com idade mínima de 65 anos será considerado a dedução multiplicada pelos meses acumulados.

Esta modalidade gera ganho para a pessoa física, principalmente nos pagamentos de dissídios ou acordos coletivos com cálculo retroativo ao ano anterior e reflete também nas Ações Trabalhistas que, em geral, pagam acumuladamente valores de vários anos anteriores.

Os valores diferentes de 13º salário calculados no mês de dezembro, e pagos em dezembro do mesmo ano, caso seja calculado em uma folha complementar do tipo "12 - Folha Complementar" ou do tipo "15 - Complementar de Rescisão" por erro, paga na competência de janeiro do ano subsequente, não serão considerados no cálculo de RRA. Os valores serão considerados caso o pagamento da complementar de dezembro seja a partir do ano subsequente no mês de fevereiro.

Para cálculo dos tipos "13 - Complementar de Dissídio" e "14 -Pagamento de Dissídio", essa regra não é válida.

Os valores de 13º salário somente serão considerados no cálculo de RRA um ano após da competência.

RRA na Reclamatória Trabalhista no Módulo JR

O módulo Jurídico apura o IRRF na modalidade RRA, quando na Tabela de Definições indicada na Ação está informado que o Cálculo do IRRF é do tipo "RRA". Além disso, é necessário criar um Pedido para desconto de IRRF RRA e alterar o Pedido Desconto de INSS já existente.

Como somente os meses de anos anteriores ao pagamento da sentença têm o IRRF calculado nesta modalidade, no Resumo do item Resultado do cálculo da Ação, são demonstradas as bases RRA e o número de meses considerado no ajuste da Tabela de IRRF que foi utilizada.

Como apurar o IRRF na modalidade RRA

 

Ajustes no Cadastro de Pedidos do JR

Para que o cálculo do IRRF RRA seja calculado corretamente pelo Jurídico é necessário efetuar os seguintes ajustes nos pedidos da base e na tabela de eventos do Administração de Pessoal:

  1. Inclua um pedido com o tipo de verba "IRRF RRA", que tem a função de calcular o valor do IRRF RRA pelo Jurídico:
    1. Na guia Evento, informe os três eventos de tipo"Outros" que foram criados na Tabela do Administração de Pessoal para receber respectivamente as seguintes bases IRRF RRA:
      1. Base IRRF RRA normal (característica 38E)
      2. Base IRRF RRA Férias gozadas (característica 38F)
      3. Base IRRF RRA 13º salário (característica 38G)
    2. Também na guia Evento, informe qual o evento do Administração de Pessoal que receberá o valor do desconto IRRF RRA (característica 48C) na integração pelo Jurídico. Na integração dos valores ao cálculo tipo 94 do Administração de Pessoal, além dos eventos de pagamento de valores, serão integrados os eventos de bases e desconto do IRRF RRA e do INSS RRA. Quando há IRRF normal referente a valores do ano atual, seu valor também é integrado.
  2. Altere o pedido de Desconto de INSS para acrescentar na pasta Evento, o evento de Desconto de INSS RRA (característica 48D). Este evento também deve ser criado no módulo Administração de Pessoal.

RRA pago em Cálculo de Dissídio no Administração de Pessoal

No cálculo de Dissídio (Folha de Tipo de Cálculo 14), o sistema efetua o desconto de IRRF RRA automaticamente quando são devidos valores de anos anteriores, identificados nos cálculos de Tipo 13 que apontam para competências de anos anteriores. O valor do IRRF RRA no mês de pagamento do Dissídio é calculado separadamente.

Mesmo no mês de pagamento do dissídio ocorre o pagamento dos salários do mês e possíveis diferenças de dissídio referentes a meses do ano atual, que são somados para a aplicação da tabela normal do mês, em separado dos valores de anos anteriores (RRA).

É necessário cadastrar novos eventos e alterar alguns já existentes para que o Administração de Pessoal efetue o tratamento de desconto de IRRF RRA e deixe tudo preparado para os informativos anuais Dirf e Informe.

Ao realizar o cálculo do dissídio parcelado quando há base do RRA, a rotina calcula o valor da quantidade de mês do RRA proporcional a parcela. Esta quantidade de meses é utilizada para multiplicar a faixa de IR e encontrar o percentual correto para calcular o desconto.

Quantidade de meses RRA X Base de RRA parcela / Base total RRA = Nova quantidade de meses

Observação

Eventos com as características 38E - Base de Cálculo RRA, 38F - Base de Cálculo RRA Férias e 38G - Base de Cálculo RRA 13º Salário, não serão calculados somente na folha do tipo "12 - Folha Complementar". Estas características serão consideradas para os demais tipos de cálculo "13 - Complementar de Dissídio", "14 - Pagamento de Dissídio" e "15 - Complementar Rescisão". Porém, estas rubricas não serão enviadas para o eSocial. Estes eventos transitam na folha apenas para auxiliar nos cálculos, e as informações de tributação destes valores, quando existirem.

Criação de Eventos

Devolução INSS RRA

Devolução INSS RRA Dissídio Coletivo Rescisão

Importante

Para que os eventos com as características 35R - Devolução INSS RRA Dissídio Coletivo Rescisão e 35Q - Devolução INSS RRA não sejam enviados ao eSocial, é necessário indicar o valor "0001 - Não válido para o eSocial" no campo Natureza eSocial. Pois, a devolução é efetuada através dos eventos com característica 35D - Devolução INSS ou 35E - Devolução INSS 13. Salário, através da folha do tipo de cálculo "13 – Complementar de Dissídio" que é enviada ao eSocial.

Base de Cálculo RRA

Base de Cálculo RRA Férias

Base de Cálculo RRA 13º Salário

Pensão Judicial RRA

Pensão Judicial Cálculo RRA Dissídio Coletivo Rescisão

Desconto IRRF RRA

Desconto de INSS RRA

Importante

O evento com a característica 48D deve usar a natureza eSocial "9201 - Contribuição previdenciária".

Desconto de IPE RRA

INSS Férias Calculo RRA

INSS 13º Sal Calculo RRA

Importante

O evento com a característica 48O deve usar a natureza eSocial "9201 - Contribuição previdenciária".

IPE Férias Calculo RRA

IPE 13º Sal Calculo RRA

INSS RRA Dissídio Coletivo Rescisão

Importante

O evento com a característica 48R deve usar a natureza eSocial "9201 - Contribuição previdenciária".

INSS 13 RRA Dissídio Coletivo Rescisão

Importante

O evento com a característica 48S deve usar a natureza eSocial "9201 - Contribuição previdenciária".

Despesas com Ação Judicial RRA

Notas

Despesa com Advogados RRA

Notas

Ajustes em Eventos já Existentes

Desconto IRRF normal

Desconto IRRF Férias

Desconto IRRF 13º Salário

Confira também alguns assuntos relacionados:

Definições Previdência Social

Histórico Receita IRRF

IRRF - Base de cálculo

Geração de Holerite Digital

Cálculo de 13º Salário

Informe de Rendimentos

Este artigo ajudou você?