Candidatos a Efetivar
Esta opção permite efetivar os candidatos internos ou externos, individualmente ou coletivamente.
Os candidatos mostrados na tela serão aqueles que passaram pelo processo de triagem/seletiva nos módulos Recrutamento e Seleção e Gestão do Recrutamento ou pela pré-admissão pela solução de Gestão do Onboarding (Admissão Digital).
A tela Candidatos a Efetivar é acessada ao clicar em Efetivação nas telas de cadastro de colaboradores, terceiros ou parceiros.
Tipo de Efetivação
Selecione o tipo de efetivação que você quer fazer:
Tipo de efetivação | Descrição |
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Individual |
Indique esta opção se quiser efetivar um candidato individual, externo ou interno (colaborador, terceiro e parceiro). Na efetivação individual, o cadastramento será efetuado diretamente na ficha básica após o usuário ter informado o novo cadastro. Para terceiros e parceiros só é permitida a efetivação individual. |
Coletiva |
Na coletiva serão apresentados todos os candidatos externos. Quando esta opção é utilizada, é possível selecionar somente os candidatos de uma mesma Requisição. Será apresentada a tela Efetivação Coletiva, onde serão informados os dados comuns a todos candidatos envolvidos. |
Readmissão |
Indique esta opção se quiser efetivar um candidato que já trabalhou na empresa anteriormente. Será gerado um histórico de crachá para o colaborador com o mesmo número de crachá do contrato anterior. Caso o crachá não esteja mais disponível (ou seja, no histórico de crachá anterior não existe data de término ou se o número do crachá estiver em uso por outro colaborador), você deverá cadastrar o histórico manualmente. Mesmo selecionando o tipo de efetivação por readmissão, ao clicar em Ok será apresentada a tela de Efetivação Coletiva (FREFECOL), que deverá ser usada para continuar o processo. Além disso, o sistema fará um backup do cadastro em questão, na faixa indicada no cadastro da empresa. Será utilizado o primeiro cadastro livre dentro da faixa. Observação A opção de readmissão fica disponível somente quando:
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Depois de selecionar o tipo de efetivação, serão apresentados os seguintes campos na grade da tela:
- Origem: pode ser "E - Candidato Externo" (identificado pela cor azul) ou "I - Candidato
Interno" (cor verde).
Candidatos internos de outras empresas são apresentados na cor vermelha e não podem ser efetivados. Nestes casos você deve utilizar a rotina de transferência de filial.
Os novos colaboradores importados da solução Gestão do Onboarding também serão considerados como candidatos externos para a efetivação. - Candidato: corresponde ao cadastro do candidato externo ou interno (colaborador, terceiro, parceiro).
- Admissão: apresenta o dia, mês e ano em que o candidato interno ou externo foi efetivado pelo módulo RS.
- Requisição: apresenta o código da requisição relacionada ao candidato.
- Cadastro: sugere um código de cadastro para cada candidato. Se
houver algum intervalo nos cadastros existentes, ele será preenchido.
Na readmissão exibe por padrão o cadastro do último contrato deste CPF na base de dados. Se desejar, você pode alterá-lo por outro contrato que eventualmente o candidato possuía. - Ficha Médica: este campo fica disponível somente se o módulo de Segurança e Medicina estiver integrado ao Administração de Pessoal. Serão considerados os parâmetros definidos nestes locais:
Notas
Depois de finalizar o processo será possível consultar a situação da geração da ficha médica. O log estará disponível em Diversos > Log > Processamentos, filtrando pelo tipo de processamento "83 - Efetivação Candidato".
Exemplos de informações obtidas pelo log:
- Se a ficha médica foi gerada com sucesso e a origem (sugerida pelo sistema ou digitada pelo usuário)
- Origem da alteração (alterada via regra ou não)
- Qual foi a ficha médica gravada para o colaborador
- Ano Concurso: apresenta o ano do concurso público realizado pelo candidato, o qual originou esta requisição.
- Nr. Concurso: apresenta o número do concurso público realizado pelo candidato, para o qual obteve aprovação.
Observação
Os campos Ano Concurso e Nr. Concurso aparecem na grade quando a rotina de concurso público está ativa.
Esta rotina é ativada pelo campo Utiliza Concurso no módulo RS, em Seleção > Definições > Gerais (FRDEFNRS), guia Concurso.
- Efetivar: disponível somente na efetivação coletiva e readmissão. Permite indicar os candidatos que realmente serão efetivados e sugerir um cadastro para o candidato que estiver selecionado. Irá efetivar somente os candidatos que estiverem selecionados.
Botão Busca Rápida
Disponibiliza um campo para encontrar um determinado
candidato.
Por padrão será o Nome do candidato mas permite selecionar outra informação ao clicar sobre os títulos dos campos na grade.
Botão Cancelar efetivação
Este botão tem como objetivo cancelar o processo de efetivação do candidato. Ao utilizá-lo são efetuadas as seguintes alterações:
- cancela a pendência de efetivação do candidato;
- reabre a requisição de pessoal. Neste caso a situação é alterada de 3-Finalizada para 1-Em andamento.
Geração automática de históricos de GHE na efetivação
Durante uma efetivação, seja ela individual ou coletiva, o sistema apresenta a opção de criar automaticamente os históricos de Grupos Homogêneos de Exposição (GHEs) para o colaborador, desde que:
- Haja integração com o módulo Segurança do Trabalho;
- Utilize ligação do GHE por colaborador;
- Haja GHEs informados na requisição de vaga.
Assim, no final do processo de efetivação, o sistema cria os históricos com as seguintes informações:
- Colaborador que está sendo efetivado.
- Para candidatos externos, o sistema define a data de início do histórico a partir da sua data de admissão.
- Para candidatos internos, uma vez que estes já são colaboradores e podem estar associados a vários GHEs, o sistema:
- considera a data da efetivação do colaborador como início do histórico;
- verifica se existe um histórico vigente na data da efetivação para cada GHE, caso positivo, este é desconsiderado e o próximo GHE é verificado. Neste caso, o histórico vigente não é fechado;
- verifica se há um histórico futuro de GHE, caso positivo, inclui o histórico com data de término
- Sequência do histórico (gerada automaticamente, de acordo com a quantidade de GHEs da requisição).
- GHE da requisição pela qual o candidato foi efetivado.
- Para candidatos externos, o sistema manterá a data de término do histórico zerada.
- Para candidatos internos, verifica se há um histórico futuro de GHE. Caso positivo, a data de término do histórico será o dia imediatamente anterior ao início deste histórico futuro.
Regras por processo
- A regra por processo 469 - Após Readmitir Colaborador está disponível para a rotina de efetivação por readmissão.
- Nas efetivações individuais e coletivas podem ser usadas as regras informadas no módulo RS, em Seleção > Definições > Gerais (FRDEFNRS), guia Efetivação.
- Ao marcar a caixa de seleção Efetivar (disponível para efetivação coletiva ou readmissão) o sistema irá respeitar a abrangência de usuário e executar a regra por processo 23 - Número do Novo Cadastro (se houver regra informada).
Variáveis
- TipoEfeCan: identifica se a efetivação é do tipo individual ou coletiva
- InsColEfe: identifica de o colaborador foi cadastrado pela rotina de efetivação ou via digitação na ficha básica
Importante
Mesmo que o candidato tenha sido efetivado no módulo Recrutamento e Seleção, ele poderá ficar oculto nessa tela se:
- na tela Manutenção dos Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP), ao publicar uma nova versão do termo, o usuário informou que deseja que os dados dos candidatos externos não estejam acessíveis para o RH até que os termos sejam aceitos;
- se o candidato não aceitar os termos ao acessar seu currículo ou aceitá-los e revogar o aceite posteriormente.
Observação
Caso ocorra a efetivação de um empregado, a rotina buscará a conta bancária vinculada à pessoa e copiará para o cadastro do empregado se:
- o tipo do colaborador (tipCol) for diferente de "3 - Parceiro";
- já teve um vínculo anterior; e
- a empresa utilize histórico de contas bancárias (em Empresas > Empresas (FR030EMP)), com o campo Histórico Contas Bancárias definido como "S - Sim").
Dessa forma, caso exista uma conta vinculada à pessoa da qual está sendo feito o vínculo e uma conta foi cadastrada no cadastro do candidato, o novo empregado possuirá duas contas no histórico.
Caso o cadastro da pessoa tenha mais de uma conta bancária, no momento do vínculo, será solicitado ao usuário que escolha qual conta deseja que seja copiada do cadastro de pessoa para o cadastro de colaborador.