Ficha Médica
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
A ficha médica é o cadastro das informações médicas dos pacientes atendidos pelo ambulatório da empresa. Os pacientes compreendem: colaboradores, terceiros, parceiros, dependentes, candidatos e visitantes.
As informações de local e cargo para as fichas médicas de candidatos serão apresentadas quando o candidato estiver relacionado a uma requisição e a situação for "1 - Ativo no Processo", "4 - Admitido/Transferido", "5 - Encaminhado" ou "8 - Selecionado não admitido".Quando o candidato estiver relacionado em mais de uma requisição o local e cargo não serão apresentados.
A ficha médica pode ser gerada manualmente pelo cadastramento de um novo código de ficha médica. Utilizando o botão [Nova Ficha], será gerada a ficha médica utilizando o primeiro código livre. Pode ser de forma automática pelo cadastramento de colaboradores, dependentes, terceiros, parceiros ou quando tratar-se de uma implantação pela importação do arquivo texto gerado em Colaboradores/ Listar, modelos SMCL001.GER(Exportação Colaboradores/Ficha Médica) e SMCL006.GER (Exportação Colab. c/ Dependentes). A importação desses dois arquivos poderá ser executada pelos modelos de importação SMIM001.SCF e SMIM008.SCF respectivamente.
Outras possibilidades de gerar a ficha médica automaticamente ou interferir no processo de geração:
- No módulo Recrutamento e Seleção (RS), opção Diversos > Utilitários > Gerar Ficha Médica para Candidatos.
- Na efetivação de candidatos externos (RS) para o módulo Administração de
Pessoal. A geração do
número da ficha médica será obedecida conforme os critérios definidos no RS,
opção de menu Seleção > Definição > Empresa, pasta Efetivação, campo
Tipo Código Ficha Médica. Observação
Quando o candidato externo, que está sendo efetivado já possuir uma ficha médica, será alterado o tipo do atendido para 1-Colaborador.
- Através de interferência utilizando a regra de processo 339-Definir código
de ficha médica na transferência de empresa. Esta regra poderá ser executada nos
seguintes processos:
- Troca de cadastro
- Transferência de filial quando para a mesma filial com troca de cadastro ou para outra empresa
- Histórico coletivo, pasta filial, que permite transferência de filial e empresa de forma coletiva.
Para a regra de processo 339, estarão disponíveis o seguintes registros:
- R034FUN - Somente a chave NumEmp, TipCol, NumCad.
- R036DEP - Somente a chave NumEmp, TipCol, NumCad, CodDep - somente quando for dependente.
- R038HFI - NumEmp, TipCol, NumCad, DatAlt, EmpAtu, CadAtu - somente para os processos de transferência de Empresa/Filial e Históricos Coletivos.
- R110FIC - Somente a chave NumEmp, CodFic - O Código da ficha é o que o sistema sugere, sendo que a regra terá uma lógica para alterá-lo.
- O valor do novo cadastro do colaborador estará sendo passado na tabela R038HFI(R038HFI.CADATU) quando tratar-se de uma transferência de filial/empresa - individual(Fr038HFI) e Coletiva (FRTRFCOL), ou na própria tabela R034FUN (R034FUN.NUMCAD) quando tratar-se de uma Troca de Cadastros.
- Critérios utilizados pelo módulo para definir o código da ficha médica nos processos de transferência, troca de cadastro, etc.
- Na utilização da função de programador TrocaFichaMedica.
No registro das fichas médicas é possível utilizar as seguintes regras por processo:
- 508 - Inserir Ficha Médica
- 509 - Alterar Ficha Médica
- 510 - Excluir Ficha Médica
Estas regras por processo poderão ser utilizadas no cadastro da ficha médica e também na tela de Troca de Ficha médica.
Para identificar em qual programa está sendo chamada a regra, ou seja, se pela tela de cadastro da ficha médica ou pela tela de troca, pode-se utilizar a variável de sistema "TipoFicMed".
O comportamento da regra de Inclusão (508) e Exclusão (510) na tela de Troca da Ficha Médica, será diferente porque trata-se de um processo onde a regra de inclusão será chamada após o processo ter incluído o novo registro, ou seja, se desejar alterar alguma informação pela regra de inclusão, nesta regra deve ser usado o comando ExecSQL. Já na regra de exclusão, o procedimento será o normal, onde irá chamar a regra antes de excluir a ficha anterior(antiga).
Também permite trocar o código da ficha médica com todas as informações relacionadas (exames, questionário, atestados, ASO, encaminhamentos, etc.) para um outro código de ficha médica livre.
Pelo botão Exame, permite indicar os exames que o atendido terá que fazer na admissão quando paciente do tipo 4-Candidato, periodicamente, no retorno dos afastamentos, transferência de local ou cargo ou função e acompanhamento de demitidos.
O botão Questionário apresenta uma tela com as perguntas relacionadas à saúde do atendido. Permite gerar novos questionários ou alterar os já existentes.
Chama a tela de Prontuário Clínico (SM: Medicina>Ficha Médica>Prontuário Clínico).
Informar o número da ficha médica. Este número é o mesmo utilizado pelo serviço médico da empresa. No entanto se esta numeração ainda não existir, deve ser criada neste momento, porém deve ser feita em consonância com o responsável pelo serviço médico, pois este mesmo tipo de numeração será utilizado no módulo de Medicina.
Cadastro
Indicar o tipo de atendido:
- Colaborador
- Dependente
- Visitante
- Candidato
Informar o tipo de colaborador.
Cada tipo tem uma utilização diferente dentro do Gestão de Pessoas | HCM, veja abaixo as características de cada um:
- Empregado - É o tipo utilizado para os empregados, colaboradores ou funcionários registrados na empresa.
- Terceiro - Indicado para colaboradores de outras empresas que prestam serviço temporário.
- Parceiro - Distingue-se do terceiro por ser um colaborador registrado em uma outra empresa localizada dentro do parque fabril da empresa proprietária do módulo. Este é um tipo intermediário entre o empregado e o terceiro.
Informar o código do atendido, podendo ser um empregado, terceiro ou parceiro.
Informar o código do dependente a ser atendido.
Quando se trata de um tipo de atendido 4(Candidato), informar o código do candidato.
Esta informação permitirá um relacionamento entre o cadastro de candidatos mantido no módulo Recrutamento e Seleção.
Informar o grupo sanguíneo do colaborador, conforme abaixo:
- A+ - A positivo
- A- - A negativo
- B+ - B positivo
- B- - B negativo
- AB+ - AB positivo
- AB- - AB negativo
- O+ - O positivo
- O- - O negativo
- - - Não conhecido
Informar o peso do atendido em quilogramas.
Informar a altura do atendido em centímetros.
Indicar o tipo físico do atendido:
- Longilíneo (magro)
- Brevilíneo (gordo)
- Normolíneo (normal)
Informar a deficiência do atendido.
Informar se o colaborador encontra-se reabilitado ou não para o trabalho. Pode haver colaboradores que dependendo de determinadas atividades, podem ser encaminhados para outros setores onde a deficiência não é impedimento para a execução do trabalho.
Informe se o colaborador preenche a cota de pessoas com deficiência habilitadas ou de beneficiários reabilitados. Esta informação é usada na geração dos arquivos para os leiautes S-2200 e S-2205 do eSocial.
Informar a situação do colaborador quanto a doação sanguínea, conforme a seguir:
- Sim, o atendido é doador de sangue
- Não, o atendido não é doador de sangue por questões religiosas ou outras
Apresenta a data em que o atendido doou sangue de acordo com a última data informada na pasta Doação.
Antecedentes
Espaço destinado para anotações referente antecedentes pessoais. Exemplo: Teve problemas cardíacos na infância.
Espaço destinado para anotações referente antecedentes familiares. Exemplo: Sua mãe sofre de enxaqueca.
Espaço destinado para anotações referente antecedentes profissionais. Exemplo: Sofreu um acidente no emprego anterior e perdeu o polegar direito.
Anotações
Espaço destinado ao registro de informações diversas, de importância para o acompanhamento da saúde do atendido.
Deficiências
Permite informar um histórico das deficiências do atendido e selecionar a deficiência principal. Ao indicar a principal, será gravada no campo Deficiência, guia Cadastro.
Quando um histórico deste é excluído, o sistema mantém a informação no cadastro da Ficha Médica e no cadastro do colaborador ou candidato, sendo neste caso necessário alterar a informação manualmente.
Para determinar como serão geradas as observações de deficiências nos leiautes S-2200, S-2205 e S-2300 do eSocial, o sistema faz a seguinte verificação:
- Se o colaborador possui um histórico de anotação de deficiência (Tipo eSocial da anotação é igual a "8 - Deficiência"):
- as informações dessas anotações serão geradas nos campos de observação de deficiências nos leiautes
- as observações de deficiências preenchidas no cadastro do colaborador e na Ficha Médica serão desconsideradas
- Se o colaborador não possui anotações de deficiência:
- as informações preenchidas no campo Observação da guia Deficiências, das telas Empregados (FR034FUN) e da Ficha Médica (FR110FIC), serão geradas nos campos de observação de deficiências nos leiautes
Notas
- Serão concatenadas as observações de todas as deficiências que tenham um tipo válido para o eSocial, limitando o texto a um máximo de 255 caracteres;
- A coluna Data da guia Deficiências, das telas Empregados (FR034FUN) e Ficha Médica (FR110FIC), valida seu preenchimento vazio, sendo obrigatório informar uma data quando o campo Beneficiário Isento de Contribuição da tela Tipo de Deficiência (FR022DEF) for informado com "S - Sim" e a categoria eSocial do empregado for "9995-Beneficiário Ente Público" ou "9996-Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício".
- Ao adquirir alguma deficiência após a data de admissão, é necessário seguir os seguintes passos na configuração do sistema para enviar corretamente as informações ao eSocial através do leiaute S-2205, sem gerar retificação indevida no leiaute S-2200:
- Acesse Tabelas > Gerais > Anotações (FR022NOT) e cadastre uma anotação com o campo tipo eSocial igual a "8 - Deficiência", caso ainda não esteja cadastrada.
- Em Colaboradores > Históricos > Anotações (FR038NOT), insira a anotação com tipo "8 - Deficiência" na data em que a deficiência foi adquirida.
- No cadastro do empregado, na guia Básica preencha os campos Deficiente e Preenche Cota Deficiente e, na guia Deficiências, inclua a Deficiência considerando a data em que foi adquirida.
Importante ressaltar que se for preenchido campo Deficiência, da guia Básica, será gerada uma pendência de retificação do leiaute S-2200 indevidamente. - Acesse eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE) e processe o leiaute S-2205 com as informações corretas.
Subnormalidades
Permite informar as subnormalidades do atendido.
Do ponto de vista da medicina ocupacional, é considerado subnormal todo aquele que apresenta certas restrições, deficiências físicas ou psíquicas não incapacitantes, porém, determinantes e em caráter definitivo de uma limitação de sua capacidade de trabalho.
Hipertensão, tabagismo, obesidade, etc.
Através das colunas Data Último Acompanhamento e Parecer. Na coluna Nível possibilita indicar o grau de atenção que a subnormalidade deve receber. O cadastro das subnormalidades e níveis de controle estão localizados em Tabelas > Medicina > Subnormalidades. Através do botão Acompanhamento, permite chamar a tela de cadastramento dos acompanhamentos das subnormalidades. Os campos Data Último Acompanhamento, Parecer e Nível localizados na grade, não ficarão habilitados se já possuírem acompanhamentos cadastrados.
A subnormalidade do paciente poderá ser acompanhada periodicamente através do modelo 6-Acompanhamento das subnormalidades disponível em Medicina>Ficha Médica>Listar. Na tela de cadastro de acompanhamento das subnormalidades permite disponibilizar botão para chamar este relatório.
As subnormalidades e os níveis de atenção serão apresentados na pasta cadastro da ficha médica e no atendimento médico conforme a cor correspondente e de acordo com a data do atendimento em relação ao cadastro da subnormalidade na ficha médica. Na tabela R110FIC (Ficha Médica), o campo TemSub será atualizado automaticamente pelas triggers da tabela R110HSN (Ficha Médica -Subnormalidades), assim como diariamente, no primeiro login ao módulo. Este campo tem como objetivo auxiliar no filtro das telas de pesquisa do Medicina, identificando os pacientes com subnormalidade.
Através do botão Med. Subnormalidade, permite consultar os medicamentos que estiverem relacionados com a subnormalidade selecionada, especificamente em relação ao campo Nível de atenção.
Foi informada uma subnormalidade sem o nível de atenção, ou seja, com o campo Nível igual a zero. Em Tabelas>Medicina>Subnormalidades>Cadastro, será verificado na subnormalidade correspondente, se existe algum medicamento para o nível zero.
No registro das subnormalidades, foram disponibilizadas as seguintes regras por processo:
- 521 - Inserir subnormalidade - Ficha médica - disponíveis os campos R110HSN.CodCon e R110HSN.NivAte. Na alteração destes campos deve se tomar cuidado pois um depende do outro;
- 555 - Excluir subnormalidade - Ficha médica.
Remanejamento
Registrar os remanejamentos sugeridos pelo INSS nas situações em que o colaborador não possui aptidão para realizar a atividade atual por motivo de doença, mas pode realizar outra atividade temporariamente. Serão registrados nesta grade os locais e cargos para onde o colaborador foi remanejado e se estas informações deverão ser consideradas no PPP. As informações relacionadas ao acompanhamento dos remanejamentos poderão ser cadastradas em Medicina > Atendimentos > Acompanhamento Remanejamento ou pelo botão Acompanhamento disponível na pasta Remanejamentos da ficha médica.
Quando estiver assinalado para considerar no PPP e o local/cargo for diferente daquele de atuação, será criada para esse colaborador uma exceção individual na área de risco (Segurança > PGR > Áreas de Risco-pasta Cargos), para que o local atual dele não seja considerado. Em contra partida será gerada uma atividade específica para o local/cargo remanejado em Segurança > PGR > Atividades Específicas.
A grade do remanejamento possui os seguintes campos:
Início / Término
Informar o dia, mês e ano do início e do
término que compreende o período de remanejamento do colaborador.
Local
Informar o código do local para o qual o colaborador foi
remanejado.
Cargo
Informar o código do cargo no qual o colaborador
desempenhará suas novas atividades.
Motivo
Informar o motivo que gerou este período de
remanejamento.
Atendente
Apresenta o atendente que registrou o remanejamento.
Cons. PPP
Importante
Esse campo equivale somente ao PPP por Local, o PPP por GHE não é contemplado.
Marcar este campo para considerar o período de remanejamento para o Perfil Profissiográfico Previdenciário. Serão criadas exceções para as áreas de risco envolvidas e atividades específicas para novo local desde que exista uma área de risco correspondente para o local/cargo/atividade. Ao desmarcar este campo, as atividades específicas e exceções serão excluídas. Este campo somente ficará disponível se estiver integrado com o módulo Segurança.
A grade Atividades identifica o local e cargo informados para o remanejamento. Possui os seguintes campos:
Descrição (Atividade)
Apresenta a atividade executada no local informado para o remanejamento.
Descrição Detalhada
Possibilita a alteração da descrição detalhada da atividade informada, considerado-a no Perfil Profissiográfico Previdenciário. Caso o campo permaneça em branco o sistema buscará a descrição original da atividade para considerá-la no PPP.
Doação
Permite registrar todas as doações de sangue realizadas pelo atendido. A última doação será apresentada na pasta Cadastro, campo Última doação.
Documentos
Informar documentos que podem ser imagens ou arquivos de leitura (doc, txt, pdf, etc.) referentes ao atendimento médico ou de fichas médicas anteriores a implantação do SM.
Através do botão Documento, permite identificar e salvar na base o arquivo desejado. O botão Ampliar Foto ficará habilitado quando o arquivo for do tipo imagem e servirá para visualizar na tela a imagem. O botão Abrir Documento, permite abrir arquivo de leitura gravado na base. O botão Salvar Documento, permite salvar o arquivo de leitura no computador local caso seja necessário. Os arquivos de documentos abertos ficarão salvos em uma pasta temporária definida nas propriedades do sistema. O limite do arquivo a ser selecionado é de 10 MB.
Histórico
Esta guia exibe os históricos da Ficha Médica selecionada na tela. As informações apresentadas na grade são buscadas a partir da tabela Histórico de Ficha Médica (R110HFM), exibindo dados do colaborador, candidatos e dependentes associados. Também mostra a data de término do histórico (se estiver fechado) e o tipo de atendido.
Construção dos históricos
Quando um dos registros é alterado, o histórico corrente é fechado com a data anterior à alteração. Então, um novo histórico é criado na data atual com o término em aberto.
Quando um vínculo da ficha médica é modificado pela rotina de Atualizar Candidatos do módulo Recrutamento e Seleção, pelo próprio cadastro da Ficha Médica ou por qualquer outra rotina, será criado um registro de histórico com as informações referente ao atendido vinculado na ficha médica até o dia anterior.
Exames Toxicológicos
Esta guia reflete a tela de cadastro de Exames Toxicológicos (FR038HEX), apresentando todos os exames toxicológicos realizados pelo colaborador para fins de consulta.
Importante
Os dados referentes a um candidato podem ficar ocultos nessa tela se:
- na tela Manutenção dos Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP), ao publicar uma nova versão do termo, o usuário informar que deseja que os dados dos candidatos externos não estejam acessíveis para o RH até que os termos sejam aceitos;
- o candidato não aceitar os termos ao acessar seu currículo ou aceitá-los e revogar o aceite posteriormente.