Audiometria

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

A audiometria é um teste para avaliar a acuidade auditiva dos trabalhadores. Nas deficiências de audição, o teste permite identificar qual a parte afetada do ouvido e a gravidade da lesão, fornecendo dados para o tratamento mais adequado. Este processo auxilia na execução e acompanhamento deste exame, que é requerido por lei e largamente utilizado na Medicina Ocupacional, para evitar a perda auditiva induzida naqueles trabalhadores expostos a ambientes potencialmente ruidosos.

O audiômetro é o equipamento utilizado para realizar este teste. Ele emite tons puros em diferentes intensidades e frequências, possibilitando a avaliação por via aérea (fone) e por via óssea (vibrador ósseo). O módulo permite o cadastro deste equipamento, além de outros, como a cabine audiométrica e o impedanciômetro.

Os métodos atualmente interpretados pela Medicina Ocupacional na audiometria são: Portaria 19, Clínico, Pereira, INSS, Davis & Silverman, Fowler, Weber e Jerger. Para cada método utilizado é possível informar os pareceres correspondentes. Clique aqui para ler mais sobre estes Métodos de Interpretação da Audiometria.

Outros exames podem ser utilizados como complementos ao de audiometria:

Na gestão do PCMSO, existe um procedimento específico para tratar os exames audiométricos, pelo qual permite lançar os resultados desses exames e interpretar os resultados, utilizando vários métodos de avaliação. É possível também usar regras para gerar automaticamente os pareceres e imprimir modelos gráficos.

Fluxo do Processo

O que você pode fazer:

Este artigo ajudou você?