Para cadastrar o banco de horas, é necessário o entendimento do acordo determinado entre a empresa e o sindicato dos colaboradores, pois é ele que determinará o formato de cadastramento. No Gestão do Ponto é possível definir limites máximos dos créditos de banco de horas em dias de trabalho, folga, indicando ainda limites por dia, mês ou período.
O banco de horas permite o controle das horas realizadas no banco por período, como por exemplo:
- As horas realizadas no período possuem dois meses para serem compensadas, do contrário serão gerados os eventos de pagamento/desconto para a folha de pagamento. Neste exemplo, caso o colaborador tenha feito um crédito de banco no dia 10/01/2017, o seu limite para compensação é 10/03/2017. Se o fechamento do ponto é em 15/03/2017, no momento da integração serão gerados os eventos de pagamento do banco.
- Outro tratamento é não efetuar este fechamento por período, mas sim, determinar uma data fixa para fechamento, o que é muito comum para os bancos de horas anuais, por exemplo.
Para gravar as situações no banco de horas, a empresa poderá parametrizar conforme exemplos abaixo:
- Exemplo 1: o colaborador realizou 1:00 Hora Extra 50% e 01:00 Hora Extra 100%. Nesse caso, podemos parametrizar o banco para gravar respectivamente 1:00 Crédito de 50% + 1:00 Crédito de 100%, totalizando 02:00hs. Neste formato, devemos definir a ordem para compensação dessas horas, como, por exemplo, em caso de falta descontar das horas de 100% e depois 50%.
- Exemplo 2: o colaborador realizou 1:00 Hora Extra 50% e 01:00 Hora Extra 100%. Nesse caso, podemos parametrizar o banco para gravar respectivamente 1:30 Crédito de 50% + 2:00 Crédito de 100%, totalizando 03:30hs. Este formato é o mais comum, pois no momento da compensação não é necessário controlar a ordem das situações, tendo em vista que o saldo já está sendo armazenado convertido.
A forma de parametrização é baseada no acordo assinado e entendimento do setor jurídico da empresa. No cadastro do banco são definidos também os eventos que serão integrados para o Administração de Pessoal ou sistema de folha terceiro.
Outra parametrização que pode ser feita é a prorrogação do banco de horas quando o colaborador está afastado, assim o sistema projeta o lançamento para o mês subsequente até o momento de retorno do afastamento.
Estas parametrizações estão em Banco de Horas > Cadastros > Banco de Hora, e são feitas da seguinte forma:
- Na guia Período, defina o período do banco de horas para o fechamento dos lançamentos de credito e débito. Indique se o banco possui prazo para que as horas sejam compensadas e como deve ser feito o cálculo da data de vencimento de cada lançamento no banco.
- Indique como será o fechamento dos lançamentos do banco de horas. Se o fechamento for semanal, defina se será pelo DSR da escala e em que dia da semana ocorrerá o fechamento. Se o fechamento for mensal, defina qual é o tipo e dia de fechamento.
- Defina os limites, os quais podem ser diário (folga, trabalho+extra), semanal, mensal e do banco.
- Na guia Situações, defina as situações que serão consideradas no banco de horas para credito e débito. Em cada situação identifique: o percentual de conversão das horas para o banco, percentual de conversão para evento, a ordem em que a situação deve ser compensada, ordem para o fechamento do banco de horas a tabela de eventos e o evento ser gerado quando a situação for paga ou descontada.
- Em Abrangência identifique a abrangência do banco de horas. Ela é utilizada para gerar automaticamente as contas do banco de horas para colaboradores que são admitidos.
- Na guia Definições informe como deve ser feita a compensação dos lançamentos considerando o dia/situação ou período/situação/dia. Defina também como será o verificado o limite do banco de horas, estouro das horas (do limite do banco e mensal) entre outros parâmetros.
Outro conceito aplicado no Gestão do Ponto é o de "Contas de Banco de Horas". A partir da abrangência informada no banco, o sistema cria um histórico de banco de horas para cada colaborador, mantendo os históricos dos bancos utilizados pelo colaborador.
Para definir uma conta:
- Acesse Banco de Horas > Cadastros > Contas.
- Crie ou encerre uma conta para os colaboradores. Para criar, informe o banco de horas desejado e, em Colaboradores, identifique quais colaboradores serão considerados para criar uma conta no banco de horas. Podem ser considerados tanto os colaboradores que não possuem conta quanto os que já possuem.
- Clique em Pesquisar para apresentar os colaboradores e defina a data de criação (ou fechamento) da conta. Ao processar, a operação será realizada.