Gestão do Ponto
O módulo de Gestão do ponto permite maior agilidade e facilidade no acerto do ponto, permitindo uma redução de tempo e custo para fechamento do ponto do mês. Funciona em conjunto com os módulos de Controle de Ponto e Controle de Refeitório, que controlam as rotinas de apuração e banco de horas.
Possui uma interface específica para o colaborador e outra para o gestor, sendo que estas estão disponíveis também em dispositivos móveis. Oferece as funcionalidades mais utilizadas para cada perfil de usuário e proporciona ganhos de produtividade. Suas principais características são:
- Interface de acerto de ponto focada em produtividade para cada perfil de usuário;
- Gestão das horas da equipe através dos totalizadores de horas disponibilizados para o gestor;
- Auxílio na redução de passivos trabalhistas, através de incidentes de possíveis irregularidades perante a legislação;
- Emissão do espelho de ponto no formato digital;
- Acertos e conferências em lote.
Importante destacar que atualmente nem todas as telas do Gestão do Ponto possuem responsividade para acesso mobile. Sendo assim, não recomendamos o acesso do acesso do Gestão do Ponto através de navegadores em dispositivos móveis.
Para a equipe de Recursos Humanos, o módulo conta com uma interface para acompanhamento do processo de apuração. Esta interface não está disponível atualmente em dispositivos móveis.
Ao efetuar o fechamento, as ocorrências serão integradas ao módulo de Administração de Pessoal da Senior ou sistemas terceiros. Quando a solução da Senior é utilizada, serão integradas somente as exceções (horas extras, faltas e fechamento do banco), tendo em vista que o Administração de Pessoal controla/apura as informações compartilhadas entre os produtos.
Em relação à coleta das marcações, o sistema permite:
- Integração de arquivos .TXT: podem ser definidos diversos modelos de importação de arquivos de marcações de relógios ponto.
- Integração de arquivos AFD (Arquivo Fonte de Dados): usada quando o coletor é um Registro Eletrônico de Ponto (REP), conforme determinado pela Portaria 1510 ou pela Portaria 671.
- Uso do aplicativo Captura Ponto: aplicativo voltado aos clientes que aderiram à Portaria 373, que permite o uso de coletores de marcações eletrônicos. Essa funcionalidade é adquirida à parte da solução de Controle de Ponto.
- Uso do produto Ronda Senior da Senior: com o uso desta solução e com coletores configurados de maneira on-line, estes são integrados automaticamente ao Gestão do Ponto.
- Gestão das programações de trocas de horários, escalas e compensações.
O módulo possui uma ampla estrutura, possibilitando um acompanhamento detalhado dos afastamentos de diversas causas, fornecendo informações em tela ou relatórios dos colaboradores presentes e/ou ausentes, horas extras, ausências e compensações para integrar com a folha de pagamento.
Os relatórios legais em conformidade com as Portarias vigentes estão disponíveis no sistema e devem ser utilizados em eventuais fiscalizações.
Mapa de Processos
O Gestão do Ponto é composto por diversos processos, por sua vez divididos em subprocessos e tarefas a serem executadas. Também possui definições gerais de cadastros e parametrizações, das quais algumas são voltadas especificamente para o módulo, enquanto outras têm impacto em todo o Gestão de Pessoas | HCM, regendo todas as operações do sistema.