Definições do eSocial

As parametrizações nesta tela que sejam associadas ao SST afetam apenas o ambiente XTended. Logo, não afetarão o Integrador SST (senior X).
Atenção

Esta documentação se aplica somente aos módulos: AP, SM e JR.

Esta tela serve para configurar as definições de uso do eSocial no sistema. Quando o módulo Segurança e Medicina está integrado ao Administração de Pessoal, esta tela poderá ser acessada em ambos os módulos. Porém, alguns campos e recursos estarão disponíveis somente em um deles. A mesma situação ocorre para o módulo Jurídico.

Importante

Para alterar ou excluir informações que já foram enviadas ao eSocial, o processo deve ser feito diretamente na origem das informações. Dessa forma, o sistema estará preparado para monitorar e gerar as tratativas de forma automática, enviando os leiautes de alteração e exclusão.

Ao realizar essas operações manualmente no banco de dados, o sistema não irá gerar as devidas pendências para o eSocial, o que causa inconsistências irreversíveis entre a base de dados do sistema e a do Governo.

Por essa razão, não é permitido realizar qualquer comando diretamente no banco de dados sem orientação específica da Senior, especialmente nas tabelas: R030DES, R000DME, R034MAT e todas com prefixo R350*.

Empresa
Informe a empresa para a qual as definições são válidas. Não é permitido informar uma empresa que não seja brasileira.

Quando houver integração entre o Segurança e Medicina e o Administração de Pessoal, a inclusão e exclusão de definições para uma empresa só poderão ser feitas através do Administração de Pessoal.

Guia Cadastro

Tipo de Ambiente eSocial
Identifica o tipo de ambiente:

Importante
  • A opção 1 - Produção não é habilitada por padrão no sistema, e para usá-la, deve ser alterada uma chave nos arquivos de configuração do sistema.
  • Com esta opção não é permitido realizar a exclusão de dados, portanto, os envios feitos com este tipo de ambiente são oficiais e estão sujeitos a efeitos jurídicos e fiscalização.
  • Ao alterar este campo de 2 - Produção restrita para 1 - Produção, não será permitido retornar para a opção Homologação. Portanto, esta mudança é irreversível.
  • Após alterar o ambiente para produção, apenas será possível editar os campos Início Tabelas, Início Não Periódicos e Início Periódicos em algumas situações.

Este campo fica disponível no módulo de Segurança e Medicina somente quando ele não estiver integrado ao Administração de Pessoal. Se houver a integração, o campo estará disponível somente no AP.

Importante

Ao alterar o tipo de ambiente, é importante rever as definições do Motor eSocial (FR000DME), para que os envios sejam transmitidos para o destino correto (URL do eDocs ou diretório para salvar em disco, dependendo do tipo de processamento).

Orientações importantes sobre o tipo de ambiente

Por padrão, o sistema não disponibiliza a opção de envio de dados para o ambiente de produção oficial (tipo 1 - Produção).

Para selecionar este tipo de ambiente, disponibilizamos uma chave que deve ser incluída exclusivamente no arquivo de configurações do ambiente de produção.

O uso desta chave evita que um ambiente de testes envie dados para o ambiente de produção do eSocial.

Como ativar a chave:

  1. Abra as configurações do ambiente de produção oficial através da Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter.exe).
  2. Em “Chaves”, adicione a chave com.senior.vetorh.esocial.enable_production, e defina seu valor como true.

    Esta chave somente deve ser incluída exclusivamente no arquivo de configurações do ambiente de produção.
  3. Clique em Aplicar e, para que tenha efeito, é necessário:
  • reiniciar o sistema em todas as estações onde estiver em execução;
  • reiniciar o os serviços de informações da instalação do sistema da Senior e do Motor eSocial, que estiverem em execução no Windows.

Com isso, o tipo de ambiente 1 - Produção ficará disponível para seleção na tela de definições do eSocial.

Troca de ambiente de Produção para Homologação

Ao alterar o tipo de ambiente para a opção 1 - Produção no sistema, não será permitido retornar para a opção Homologação. Portanto, esta mudança é irreversível.

Ao alterar a opção de “2” para “1”, também ocorrerá o seguinte:

  • os campos de data de início de tabelas, não periódicos e periódicos serão zerados.
  • o sistema irá excluir da base de dados as informações de envio realizadas, como as pendências geradas. Estas informações são eliminadas somente da base, e não do ambiente do governo.

    O botão Excluir dados produção restrita fica disponível apenas para o tipo de ambiente “2”. Portanto, caso queira excluí-las do ambiente do eSocial, isto deve ser feito antes de mudar o tipo de ambiente para “1”.

Criação de ambiente de Homologação para envio para Produção Restrita

Clientes que desejam continuar enviando informações para o ambiente do governo de Produção Restrita devem manter duas instalações das aplicações da Senior: Gestão de Pessoas e eDocs. Não é possível usar uma mesma instalação para enviar aos dois tipos de ambiente.

Alguns cuidados que devem ter quando tiver estes ambientes:

  1. A chave que permite a utilização do ambiente de produção deve ser incluída exclusivamente no arquivo de configurações do ambiente de produção.
  2. No Gestão de Pessoas, cada ambiente deve estar configurado na tela de Definições do Motor eSocial (FR000DME), apontando para a URL ou diretório conforme o Tipo de Ambiente definido na tela de Definições do eSocial (FR030DES).
  3. Assim como o Gestão de Pessoas, o eDocs também possui um tipo de ambiente nas suas configurações, onde precisa ser configurado o ambiente correspondente. Para isso, é necessário que o eDocs esteja atualizado para a versão 5.8.10.5 ou superior.
  4. Quando efetuada uma cópia da base de produção para ser utilizada no ambiente de homologação, as informações da tela de Definições do eSocial devem ser ajustadas para o tipo de ambiente Produção Restrita e, na tela Definições do Motor eSocial, a URL ou diretório deve ser ajustado para o ambiente de homologação do eDocs. Com isso, cada instalação enviará suas informações para o ambiente correto do governo.
Importante

Ao realizar a cópia do ambiente produção para o de homologação (produção restrita), é necessário ajustar as datas dos históricos da filial guia GPS e Empregador eSocial, de acordo com as datas preenchidas na tela de definições eSocial. Esse ajuste deve ser realizado antes da geração das tabelas eSocial.

Por exemplo, se a data de início de tabelas está como 01/2017, os históricos no cadastro da filial não podem possuir uma data posterior. Caso houver alguma alteração, pode acrescentar um novo histórico com data posterior, após o envio das tabelas e eventos não periódicos.

Não é possível excluir dados do ambiente de Produção

Com a opção 1 - Produção não é permitido realizar a exclusão de dados, e o botão Excluir dados produção restrita ficará indisponível na tela de Definições do eSocial. Portanto, os envios feitos com este tipo de ambiente são oficiais e estão sujeitos a efeitos jurídicos e fiscalização.

Gerar eventos
Neste campo informe quais tipos de eventos do eSocial o sistema deve gerar. Opções disponíveis:

Quando a opção 3 - Somente eventos de SST é selecionada, existem as seguintes particularidades:

Nota

Quando a empresa não realiza os envios de SST, considerando que o campo Gerar eventos está definido como “2 - Somente eventos de folha” e o campo Módulo Responsável S-2210 está definido como “2 - Apenas módulo AP”, ao registrar a CAT, o leiaute S-2210 não será gerado para envio ao eSocial.

Logo, para que o evento S-2210 seja gerado e enviado ao eSocial pelo módulo Administração de Pessoal (AP), o campo Gerar eventos deve ser definido como “1 - Eventos da folha e de SST” e, na guia Eventos SST, o envio dos leiautes S-2240 e S-2220 deve ser definido como “3 - Nunca”.

Início Tabelas, Início Não Periódicos e Início Periódicos
Informe as datas de início de envio para cada tipo de leiaute, respeitando o faseamento do eSocial. O faseamento é determinado pelo enquadramento da empresa nas regras definidas pelo Governo, e influenciará nas validações realizadas pelo sistema.

A data de início de tabelas assume a data em que é enviado o leiaute inicial S-1000. Os demais devem ser preenchidos com a data de início de validade/envio dos leiautes não periódicos e periódicos, respectivamente (conforme faseamento).

Estes campos ficarão desabilitados sempre que uma dessas condições for atendida:

As datas de início do eSocial configuradas nestes campos influenciam os controles e validações do sistema para geração e envio dos leiautes do eSocial, além da aceitação dos eventos pelo ambiente do Governo. É imprescindível que estas datas estejam em conformidade com o faseamento da sua empresa e o cronograma oficial do governo.

Imagem

Início SST
Data de início da obrigatoriedade do envio dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para o eSocial. O faseamento é determinado pelo enquadramento da empresa nas regras definidas pelo governo.

Esta data influencia nas validações realizadas pelo sistema e no envio de informações relacionadas a SST para o eSocial, tais como: acidentes de trabalho, exames e atestados de saúde, entre outros.

Este campo ficará desabilitado sempre que uma dessas condições for atendida:

Ao iniciar a data da obrigatoriedade dos eventos de SST, é importante usar a tela de fechamento do SST (FRFECSST) para que o sistema gere o primeiro envio do leiaute S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco), visto que o S-2240 deve ser gerado a partir desta data para todos os colaboradores.

Confira na página do eSocial no nosso Portal de Exigências Legais e saiba mais sobre a data de início, o faseamento e os grupos de empresas no eSocial.

Imagem

Enviar Resultado Exame S-2220
Permite informar se o leiaute S-2220 irá levar o resultado do exame no registro indResult. O campo ficará habilitado quando o campo Gerar eventos estiver com o valor “1 - Eventos da folha e de SST” ou “3 - Somente eventos de SST” e o campo Início SST estiver preenchido.

Importante

O campo indResult não é de preenchimento obrigatório e somente pode ser informado com autorização do trabalhador, em virtude do sigilo médico. Caso preenchido, devem ser adotadas as seguintes diretrizes:

  • concluir, no primeiro momento, se o exame está normal ou alterado;
  • em uma segunda avaliação, se concluído que o exame continua alterado, informar se o mesmo se manteve estável ou se houve agravamento.
Imagem
Geração Lotação

Atenção

Como padrão, este campo é bloqueado pelo sistema para ambientes em produção. Após o usuário informar a Geração Lotação, o sistema validará se foi definida uma senha de liberação. Caso não tenha sido definida a senha, não será possível alterar o campo Geração Lotação.

Para desbloquear o campo, o usuário deve abrir um chamado para o atendimento de Suporte da Senior e solicitar a senha de ativação, que ficará disponível para gravação em Diversos > Ativação Alteração de Lotações (FRATILOT). Nesse chamado, devem ser detalhados os motivos pelos quais esta funcionalidade deve ser ativada.

Após a abertura do chamado, a solicitação passará por uma análise. Caso o suporte entenda a necessidade, será definida uma senha e a data de expiração para ativar a digitação na tela.

Este campo é habilitado quando o campo Rateio MO Cálculo da tela de cadastro de empresas, em Empresas > Empresas (FR030EMP), estiver com a opção diferente de “N - Não Usa Rateio”. Ele possui as seguintes opções:

Imagem

Última Matrícula
Campo não editável que exibe a matrícula do último colaborador cuja admissão foi fechada.

Imagem

Identificador empresa
O sistema sugere neste campo um código identificador de oito (8) caracteres para a empresa, o qual será levado para a geração dos leiautes para o eSocial.

Este campo fica disponível no módulo de Segurança e Medicina somente quando ele não estiver integrado ao Administração de Pessoal. Se houver a integração, o campo estará disponível somente no AP.

Imagem

Função eSocial
Campo para definir se a empresa usa, ou não, funções. Seu valor padrão é 0 - Não se aplica, mas caso a empresa use funções, serve para registrar se as funções são pelo histórico de cargo, de função ou de posto de trabalho. De acordo com a opção selecionada, o campo Função eSocial é mostrado em certas telas:

Opção

Campo Função eSocial mostrado em…

0 - Não se aplica

Valor padrão, inutiliza o uso de funções

1 - Histórico de Função

Colaboradores > Históricos > Funções (FR038HFU)

2 - Histórico de Cargo

Colaboradores > Históricos > Cargo (FR038HCA)

3 - Histórico de Posto

Colaboradores > Históricos > Manutenção de Históricos (FRHISCOL) e Colaboradores > Históricos > Postos adicionais (FR038HPO)

Neste caso, além do campo Função eSocial igual a Sim, o sistema só leva para o eSocial os Postos que possuem característica Vários Cargos (no cadastro do Posto) igual a Não e em que o Tipo atuação seja Titular.

O histórico de posto é considerado independentemente do tipo de atuação ser o principal ou não.

Importante

Quando o valor selecionado no campo Função eSocial for diferente de 0 - Não se aplica, é importante que se faça uma revisão nos históricos do colaborador (cargo, função ou posto), para garantir quais representam realmente uma função para o eSocial.

Esta revisão deve acontecer preferencialmente nos históricos atuais ou posteriores ao início do eSocial.

Imagem

Descrição do Cargo
Este campo define qual título do cargo deverá ser levado ao eSocial, através dos leiautes S-2200, S-2300, S-2206 e S-2306.

Nota

Ao alterar o valor do campo, será realizada uma validação para verificar se há alguma pendência de cargo para o eSocial.

Imagem

Enviar Detalhamento Nota Fiscal S-1260
Este campo define se as informações de comercialização de produção serão enviadas ou não ao eSocial, ou seja, são informações facultativas. Quando a opção S - Sim for selecionada, o sistema habilita campos na tela Comercialização de Produção.

Imagem

Enviar Observações Eventos S-1010
Informe se deseja enviar as informações do campo Observação (Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)) ao leiaute S-1010 do eSocial.

Imagem

Enviar Grupo Horário Contratual S-2200/S-2206
Este campo define se as informações referentes aos horários do colaborador deverão ser levadas ao eSocial, através dos leiautes S-2200 e S-2206. Se estiver preenchido com:

Importante

Caso este campo seja alterado de “N - Não” para “S - Sim”, será retornada uma mensagem informando que serão geradas pendências referentes ao leiaute S-2206 e também será solicitada a confirmação do usuário.

Imagem

Consistir Fechamento Folha S-1299
Este campo define se a consistência referente à regra de validação da folha de pagamento pelo eSocial será aplicada ao processar o Fechamento (eSocial > Eventos Periódicos > Fechamento (FRFECFOL)). Essa validação auxilia na recepção do leiaute S-1299, evitando que este seja apontado com erros.

Importante

Este assinalamento foi criado pois a regra original definida pelo eSocial obrigaria o sistema a percorrer toda a lista de colaboradores cadastrados na base de dados para aplicar a validação. Dependendo da quantidade de registros, isso pode causar lentidão na geração do leiaute S-1299.

Condições verificadas pelo sistema quando este assinalamento é usado
  1. São verificados os envios dos leiautes S-2190 válidos, e que não tenham nenhum S-2200 correspondente. São validados somente quando a data de admissão for igual à data de referência do S-1299 que está sendo gerado.

    Diferente do que diz a regra original, o sistema não verificará todas as ocorrências do S-2190 desde que se inicia o uso do eSocial, mas sim apenas do mês em que está sendo gerado o S-1299. Isto foi feito para ganho de performance do sistema, caso contrário, haveria muitas ocorrências e perda significativa de desempenho.
  1. Esse item verifica se há algum colaborador na base (buscando na tabela R034FUN) que não tem os eventos de remuneração (S-1200) enviados.

    As exceções desta regra são:
  • Só faz a consistência para colaboradores cujo tipo de colaborador é igual a “1”;
  • Só faz a consistência para colaboradores enviados no S-1200 (os do S-1202 são ignorados, conforme a regra sugere);
  • Desconsidera os colaboradores demitidos;
  • Desconsidera os colaboradores afastados em todo o período, com estes códigos de afastamento: 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 21, 22, 23, 24, 25, 27, 28, 30, 31;
  • Desconsidera colaboradores com categoria eSocial igual a “111” em todo o período de apuração. Exemplo: caso a categoria seja alterada para “111” no dia 15 do mês de referência, o colaborador não será consistido, mesmo que ele possuía esta categoria só da metade do mês em diante;
  • Desconsidera colaboradores admitidos depois do mês de referência do leiaute S-1299.

Para saber mais sobre as verificações feitas pela regra original, consulte o arquivo Anexo II dos Leiautes do eSocial - Regras de validação, disponível na documentação do site oficial do eSocial.

Imagem

Enviar Plano Saúde S-1200/S-2299/S-2399
Selecione como deseja tratar o envio das informações de plano privado coletivo empresarial de assistência à saúde para o eSocial. Estas informações são transmitidas através dos leiautes S-1200, S-2299 e S-2399.

Opções disponíveis:

Importante

Esse campo somente será considerado na versão 2.5 do eSocial.

Imagem

Opção Dissídio S-2206
Quando há um dissídio coletivo com efeito retroativo, este campo determina se o sistema deve:

Consulte a documentação de dissídio coletivo para um entendimento completo deste comportamento.

Imagem Valor Compl. Hist. Salarial Considera p/ S-2200 / S-2206 / S-2300 / S-2306
Este campo permite que a inclusão, alteração ou exclusão de histórico salarial (com mudança apenas do valor complementar) seja, ou não, notificada ao eSocial.

Notas

Será notificado ao eSocial:

  • Somente o salário, caso a opção selecionada seja S - Sim, considera Complemento Salarial na geração de pendência na Inclusão / Alteração / Exclusão;
  • A soma do salário e o valor complementar, caso a opção selecionada seja C - Considera Complemento Salarial para geração de pendência Inclusão / Alteração / Exclusão.

Imagem Mostrar Pesquisa Registro Preliminar
Informe se durante a inclusão de um novo Colaborador deve ser apresentada uma tela de seleção de registro preliminar. Ao selecionar a opção:

Observação

Caso não seja selecionado nenhum registro preliminar ou o assinalamento Mostrar Pesquisa Registro Preliminar esteja como N - Não, e ao final da inclusão houver um registro preliminar com o mesmo CPF, Data de Admissão, Data de Nascimento e Categoria, automaticamente é feita a ligação entre o Colaborador e o registro preliminar. Se o registro preliminar tiver Categoria ou Data de Nascimento diferentes do Colaborador que está sendo cadastrado, é questionado ao usuário se ele deseja ligar o Colaborador com o registro preliminar.

Imagem

S-1000 enviado pelo Portal Doméstica
Informe se o leiaute S-1000 já foi cadastrado no eSocial pelo Portal Doméstica. Se informar o valor S - Sim, o sistema insere o recibo no leiaute S-1000 e altera a situação 14 - Não enviado para o ambiente do governo (Empregador Doméstico), mas não envia o leiaute novamente ao eSocial. Além disso, ao informar a Data de Encerramento da Empresa, o sistema não irá criar o leiaute S-1000 de encerramento. Este campo apenas ficará habilitado quando o empregador eSocial for por CPF.

Para a opção “2 - Customização (Tabelas R347)”, as tabelas R347 em questão são:

Notas
  • Por padrão, este campo é sugerido com a opção “1 - Tela de Manutenção de Benefícios”, podendo ser modificado, exceto quando já existir registro na tela ou nas tabelas de customização para a empresa;
  • Caso no campo seja informada a opção “2 - Customização (Tabelas R347)”, o menu Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios ficará desabilitado;
  • Se o campo Gerar Eventos estiver definido como “3 - Somente eventos de SST”, o campo Manutenção Benefícios Ente Público ficará desabilitado;
  • Os benefícios são necessários para a geração dos leiautes S-2410, S-2416, S-2420 e S-2418 do eSocial.
Imagem

Informação Facultativa
Indique se o sistema irá levar as informações opcionais/facultativas para o eSocial. Esse campo foi criado para atender a Nota Técnica 15/2019.

Importante, após alterar o valor do campo para 2 - Não levar para eSocial não será possível alterá-lo novamente. Quando o primeiro leiaute S-1000 não foi enviado ou está com erro retornado, o sistema não consiste nenhuma validação desse campo. Não serão aplicadas consistências nesse campo quando o Tipo de Ambiente eSocial for 2 - Produção restrita - Dados reais.

Imagem

Módulo Responsável S-2210
Indique qual o módulo do sistema que será responsável pela geração e envio das informações do CAT - Cadastro de Acidente de Trabalho (leiaute S-2210).

Importante, a listagem das opções não está atrelada aos módulos disponíveis, mesmo que a opção escolhida seja o “0” é necessário que ambos os módulos estejam instalados.

Nota

Quando a empresa não realiza os envios de SST, considerando que o campo Gerar eventos está definido como “2 - Somente eventos de folha” e o campo Módulo Responsável S-2210 está definido como “2 - Apenas módulo AP”, ao registrar a CAT, o leiaute S-2210 não será gerado para envio ao eSocial.

Logo, para que o evento S-2210 seja gerado e enviado ao eSocial pelo módulo Administração de Pessoal (AP), o campo Gerar eventos deve ser definido como “1 - Eventos da folha e de SST” e, na guia Eventos SST, o envio dos leiautes S-2240 e S-2220 deve ser definido como “3 - Nunca”.

Imagem
Módulo Responsável S-2221
Este campo define qual módulo será responsável pelo envio do leiaute S-2221 ao eSocial. O usuário deve escolher uma das seguintes opções:
Imagem

Base Descentralizada
Este campo visa atender os clientes que têm filiais cadastradas em base de dados separadas ou tem filiais cadastradas no sistema Administração de Pessoal no cadastro de empresa.

As opções a serem selecionadas são:

As opções 1 e 2 disponibilizam no cadastro de filial, nas guias Empregador eSocial e Estabelecimento eSocial, e no cadastro de Processo Judicial o campo Opção Base Descentralizada.

Este tratamento é necessário para que o eSocial não receba arquivos duplicados nos leiautes S-1000, S-1005 e S-1070, onde sua chave é CNPJ ou Número de Processo.

Para os outros leiautes de tabelas onde a chave é código, foi disponibilizado o campo Identificador empresa, onde o cliente informará um identificador diferente em cada empresa, impedindo assim a duplicidade de código no eSocial.

Nota

Para as empresas de órgãos públicos que possuem empresa/filial com fundo próprio de aposentadoria e que utilizam uma base descentralizada, é obrigatória a unificação de eventos no eDocs.

Imagem Indicativo de Guia
Caso a empresa esteja enquadrada na simplificação, será gerada a tag indGuia nos eventos periódicos e nos eventos de desligamento (S-2299 e S-2399) sendo:

Quando sinalizar ao sistema que está utilizando bases descentralizadas, ocorrerá o seguinte durante o fechamento e reabertura das folhas de pagamento:

Fechamento das folhas:

Com as bases descentralizadas, quando chegar o período de fechamento mensal das folhas, todas as empresas devem realizar o procedimento normal de fechamento em suas bases, no menu eSocial > Eventos Periódicos > Fechamento (FRFECFOL).

Isto irá gerar um evento do S-1299 para cada empresa, e o próprio eDocs se encarregará de unificar estes eventos e de enviar o S-1299 unificado para o eSocial.

A rotina de unificação deve estar obrigatoriamente ativa no eDocs.

Reabertura das folhas:

Com as bases descentralizadas, quando houver a necessidade de fazer a reabertura das folhas de uma das empresas, todas as empresas devem realizar o procedimento através do menu eSocial > Eventos Periódicos > Reabertura (FRREAFOL).

Quando uma empresa faz a reabertura ela irá gerar uma pendência do S-1298, porém o eDocs não faz a unificação deste evento. Portanto, para fins de controles do sistema, é necessário que todas as empresas façam o procedimento. Assim, garante-se a consistência entre todas as bases.

Nas bases de todas as empresas que não são as responsáveis pelo envio do empregador (S-1000) a pendência ficará com o status de base descentralizada.

Imagem

Identificador Base Descentralizada
Quando utilizar bases descentralizadas, preencha um identificador único para cada base descentralizada, atribuindo números sequenciais distintos para um mesmo CNPJ.

Com este identificador, o sistema evitará a duplicidade caso mais de uma geração da mesma base seja realizada simultaneamente (mesma data e hora).

Imagem

Início DCTFWeb
Informe a data de homologação da competência da DCTFWeb. A data deve estar em acordo com o dia de entrada definido pelo Governo para o grupo ao qual sua empresa pertence.

Nota

Caso haja pagamento de dissídio onde os cálculos do tipo “13” sejam referentes a um ano diferente ao do cálculo do tipo “14”, o campo Início DCTFWeb deverá ser preenchido para que o sistema considere o FAP válido na competência do cálculo “14”.

Imagem
Imagem

Data da troca de sistema pela Empresa e Data Encerramento Empresa

Informar a data de quando uma a empresa deixa de existir na base de dados atual (deixou de ser um cliente, por exemplo), suas informações não devem mais ser enviadas para o eSocial. Quando este campo é preenchido, o sistema deixará de gerar pendências para esta empresa, e os arquivos gerados para ela deixarão de ser transmitidos ao Governo a partir da data informada.

O campo Data da Troca de Sistema tem um propósito diferente do campo Data Encerramento Empresa do cadastro da filial, que também faz com que as informações não sejam mais transmitidas ao Governo, porém este último é usado quando se deseja enviar ao eSocial a informação de que uma filial encerrou suas atividades. Esta ação fará com que seja feito o encerramento de todos os leiautes de tabelas (S-1005 a ).

Antes de informar o encerramento da empresa, é necessário informar a data do encerramento das atividades na guia Rais do cadastro das filiais (FR030FIL). Não é possível registrar a data do encerramento da empresa com uma data retroativa à data atual ou com colaboradores e terceiros ativos. Os mesmos precisam estar demitidos na competência anterior à data de encerramento da empresa. Somente após finalizar todo o processo, deve-se realizar os procedimentos de baixa do CNPJ nos órgãos competentes.

Os campos Data da Troca de Sistema e Data Encerramento Empresa ficam habilitados na guia Cadastros quando o campo Empresas cadastradas como filiais da tela Assinalamentos (FR000ASS) está com o valor N – Não, se estiver com o valor S – Sim, estarão disponíveis na guia Filial Empregadora.

No módulo de Segurança e Medicina os campos ficam disponíveis somente quando não estiver integrado ao Administração de Pessoal. Se houver a integração, os campos estarão disponíveis somente no AP.

Botão Excluir dados produção restrita

Este botão fica disponível ao final da tela. Ele permite que as empresas eliminem todos os eventos enviados ao ambiente de Produção Restrita, inclusive o evento S-1000 no móduloAdministração de Pessoal. Esta funcionalidade flexibiliza os testes neste ambiente.

Ao realizar a exclusão o sistema apresentará um alerta sobre os impactos no sistema e na base do governo. Após a exclusão o sistema apresentará uma mensagem de confirmação de remoção do empregador da base de dados da Produção Restrita do eSocial.

Observação

Este botão fica habilitado somente para o tipo de ambiente 2 - Produção restrita - Dados reais. Com a opção 1 - Produção não é permitido realizar a exclusão de dados, portanto, os envios feitos com este tipo de ambiente são oficiais e estão sujeitos a efeitos jurídicos.

Quando houver integração entre o Segurança e Medicina e o Administração de Pessoal, a exclusão de dados de produção restrita só poderá ser feita através do Administração de Pessoal.

Botão Ativar Produção Restrita
Este botão serve para excluir todos os registros de leiautes gerados no sistema para o eSocial e para atualizar o Tipo de Ambiente para 2 - Produção Restrita - Dados reais. Nenhum envio será realizado para o eSocial com esta ação.

Quando houver integração entre o Segurança e Medicina e o Administração de Pessoal, a ativação de dados de produção restrita só poderá ser feita através do Administração de Pessoal

Orientações importantes sobre o botão Ativar Produção Restrita

Este botão será exibido na tela de definições do eSocial somente quando atender a estes critérios:

  • existir alguma definição de eSocial com Tipo de Ambiente = 1 (Produção)
  • não existir a chave com.senior.vetorh.esocial.enable_production com o valor true
  • houver algum envio para o eSocial.

Esta combinação identifica uma possível base de produção restaurada em um ambiente de homologação.

Quando devo utilizar?

A execução deste procedimento é recomendada quando a base de dados atual é uma cópia da base oficial, e será utilizada para testes.

O que acontecerá ao usar o botão?

Ao clicar no botão Ativar Produção Restrita, o sistema efetuará as seguintes operações:

  1. Exibirá uma mensagem de confirmação, informando o que será feito pelo processo.
  2. Excluirá os envios do empregador em questão (a mesma ação realizada pelo botão Excluir dados produção restrita).
    Neste momento nenhum envio será realizado para o eSocial, portanto, esta ação **não gerará **uma exclusão do leiaute S-1000.
  3. Alterará o tipo de ambiente do registro em questão para 2 - Produção Restrita - Dados reais.
  4. Ao término do processo, exibirá uma mensagem informando que o tipo de ambiente foi alterado para 2 - Produção Restrita - Dados reais, e solicitando que as definições do Motor eSocial (FR000DME) sejam revisadas. Isto é necessário para garantir que as informações sejam enviadas para o destino correto.
  5. Com a alteração do tipo de ambiente, será aberta a tela de Definições do Motor eSocial (FR000DME), para que a informação do campo seja alterada nela também. Caso o tipo de ambiente não seja o mesmo nas duas telas, as pendências de alteração não serão geradas e a situação será relatada no arquivo log.

Quando este botão fica habilitado?

Este botão permanece habilitado somente quando a tela estiver posicionada em registros de empregadores com o Tipo de Ambiente = 1 e que tenham envios realizados para o eSocial. Atualmente o sistema não permite alterar o tipo de ambiente destes registros.

Imagem

Botão Alterar para Grupo 3 eSocial
Este botão permite que as empresas configuradas como grupo 2 troquem suas definições do eSocial para o grupo 3. Este recurso é exibido no rodapé da tela somente:

O botão Alterar para Grupo 3 eSocial auxilia na atualização das configurações para empresas que trocaram de grupo após a publicação da Resolução CDES nº 05. Esta Resolução alterou a organização dos grupos e as datas de início de algumas das fases de implantação do eSocial.

Acesse a página do eSocial no nosso Portal de Exigências Legais e saiba mais sobre o faseamento e os grupos de empresas no eSocial.

Condições para utilizar o botão Alterar para Grupo 3 eSocial:
  • As datas de início do eSocial definidas para a empresa devem estar consistentes com as datas do grupo 2 do eSocial.
  • Não pode haver pendências de envio de leiautes não periódicos com recibo ou em trânsito (exceto situação Aguardando envio manual).
  • A data de início das tabelas só será atualizada se não houver envios de tabelas com recibo ou em trânsito (exceto situação Aguardando envio manual).

    Se a empresa pertence ao Grupo 3 do eSocial, mas já enviou as tabelas previamente (no período do Grupo 2), as datas de início dos periódicos e não periódicos serão ajustadas, porém a data das tabelas não será alterada. Isto ocorre porque os Grupos 2 e 3 podem iniciar o envio de tabelas na mesma data.

    O sistema não altera a data de início das tabelas, pois, se já foram enviados eventos a partir de uma determinada data, significa que a empresa entrou no eSocial efetivamente naquela data.
  • Caso existam admissões fechadas pela tela Fechamento da Admissão (FRFECADM), essas admissões serão reabertas. Neste caso, será preciso fechá-las novamente nesta mesma tela.
  • Se a Natureza Jurídica da empresa for iniciada com 3 ou 4 (definida pelo campo Natureza Estabelecimento no cadastro da filial (FR030FIL)), o sistema apresentará uma mensagem sugerindo a troca de grupo.

Ao clicar no botão Alterar para Grupo 3 eSocial:

  • se a Natureza Jurídica da empresa não iniciar com 3 ou 4, será exibida uma mensagem alertando que a empresa selecionada não se enquadra no grupo 3, porém não impedirá o procedimento;
  • será apresentada a tela Tutorial das Configurações do eSocial (FRWIZARDESOCIAL), permitindo selecionar apenas o grupo 3.

Depois de confirmar a alteração do grupo de 2 para 3 através da tela de Tutorial, ocorrerá o seguinte:

  • As datas de início de envio dos eventos não periódicos e periódicos serão alteradas nas definições do eSocial.
  • A data de início das tabelas será alterada somente se não houver envios realizados e com recibo de retorno do eSocial.
  • Se houver pendências em aberto (não enviadas), elas serão excluídas.
  • Se houver fechamentos de admissões realizados (FRFECADM), essas admissões serão reabertas.

Guia Leiautes

Esta guia tem a finalidade de definir como o leiaute será enviado ao eDocs. Para isso deve ser informado no campo Enviar ao eDocs uma das opções 1 - Automático ou 2 - Manual. Após isso, o envio deve ser realizado através da tela de Consulta de Pendências eSocial, em eSocial > Consulta Pendências (FR350STA).

Quando a tela de Definições do eSocial é acessada pelo módulo Segurança e Medicina, esta guia exibirá somente os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Os demais leiautes serão apresentados pelo módulo Administração de Pessoal.

Nota

Alguns dos leiautes apresentados na lista desta guia estão disponíveis apenas para definição, ou seja, o fato de um leiaute estar listado nesta guia não significa que ele se encontra disponível para utilização.

Guia Categorias opcionais do leiaute S-2300

Nesta guia é possível informar de forma histórica (pela data da competência) e por categoria, os contribuintes das categorias opcionais do leiaute S-2300 que devem ser enviados para o eSocial. As categorias opcionais do leiaute estão disponíveis no Manual do eSocial.

Marque na coluna Enviar as categorias opcionais que serão consideradas pelo sistema ao fechar a admissão do colaborador e enviadas ao leiaute S-2300.

Além dos contribuintes exigidos pelo leiaute S-2300, o eSocial permite que empresas e órgãos públicos cadastrem, opcionalmente, outros contribuintes individuais que acharem necessário. Esta guia proporciona flexibilidade para que o empregador decida se quer ou não enviar os colaboradores destas categorias opcionais, como um meio de controle interno, por exemplo.

Importante

Para que a categoria “781 - Ministro de confissão religiosa ou membro de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa” do eSocial esteja disponível na lista de categorias opcionais do leiaute S-2300, é necessário que o usuário cadastre uma nova competência na tela Definições do eSocial (FR030DES).

Guia Eventos SST

Nesta guia é possível definir, por empresa, quais eventos de SST devem ou não ser gerados pelo sistema.

Competência
Campo correspondente à competência de início do SST no eSocial que possibilita ter um histórico das alterações realizadas.

Evento
Apresenta as categorias dos empregados no eSocial. Os eventos que podem ser gerados pelo sistema são: S-2210, S-2220, S-2221 e S-2240.

Gerar evento
Especifique quando o evento deve ser gerado. Um evento pode ser gerado:

Resumo da obrigatoriedade de envio das informações de SST, por categoria:

Categoria

S-2210

S-2220

S-2221

S-2240

1XX

Obrigatório

Obrigatório

Obrigatório

Obrigatório

2XX

Obrigatório

Obrigatório

Não deve ser enviado

Obrigatório

3XX

Obrigatório, em relação a servidores vinculados ao

. Facultativo em relação aos demais

Facultativo

Não deve ser enviado

Obrigatório, em relação a servidores vinculados ao

. Facultativo em relação aos demais

4XX

Facultativo

Facultativo

Não deve ser enviado

Facultativo

701 a 781, exceto 731 a 738

Facultativo

Facultativo

Não deve ser enviado

Facultativo

731 a 738

Facultativo

Facultativo

Não deve ser enviado

Obrigatório

9XX

Facultativo

Facultativo

Não deve ser enviado

Facultativo

Desoneração da Folha de Pagamento

Com as bases descentralizadas, quando houver a necessidade do envio do leiaute S-1280, todas as empresas devem realizar o procedimento através do menu eSocial > Eventos Periódicos > Envio de Declaração mensal (FRREAFOL).

Quando uma empresa realiza o envio da desoneração, é gerada uma pendência do evento S-1280 para cada empresa. No entanto, o eDocs não consolida esse evento de forma unificada. Portanto, para assegurar o controle adequado no sistema, todas as empresas devem seguir o procedimento. Isso garante a consistência entre todas as bases.

Nas bases das empresas que não são responsáveis pelo envio do evento do empregador (S-1000), a pendência terá o status de “Base descentralizada”, exibindo o número de recibo e a situação como “Não enviado para o ambiente do governo”.

Confira outros conteúdos relacionados a esta página:

Fechamento Eventos Periódicos

eSocial

Reabertura Eventos Periódicos

Este artigo ajudou você?