Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.76
26/04/2024
Tarefas liberadas: 45
Administração de Pessoal
Campo Data Projeção Aviso Prévio era gerado ao processar o S-2299 mesmo sem aviso prévio
Problema: ao gerar o leiaute S-2299, onde o colaborador não tem dias de aviso prévio indenizado e o campo indPagtoAPI é enviado ao eSocial como N - Não, o campo dtProjFimAPI era sempre definido com a mesma data da demissão.
Correção efetuada: ajustamos a geração do S-2299 para somente gerar informação no campo dtProjFimAPI em casos onde o campo indPagtoAPI seja igual a S - Sim.
Nota
Para clientes nesta situação deverão gerar novamente o leiaute S-2299.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Atualização da documentação do leiaute S-2501
Ajustamos a documentação referente à validação do campo perRef do leiaute S-2501 - Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista. Sendo assim, a validação agora descreve que o campo deve ser um período existente no evento S-2500 para o trabalhador indicado em {cpfTrab} e igual ou posterior a [2008-12].
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos Proc. Trabalhista > S-2501 - Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista
Ajuste na geração dos participantes no S-1210 quando há um colaborador ativo e um demitido com o mesmo CPF
Problema: ao ter mais de um colaborador cadastrado na mesma empresa, sendo um deles demitido e outro ativo, e a data de pagamento dos dois colaboradores ser dentro da mesma competência, o leiaute S-1210 gerava a informação de apenas um colaborador no relatório 003 - Conferência colaboradores leiautes eSocial (FPPE003.ESO), não gerando a informação na tela de consulta de pendências.
Correção efetuada: ajustamos a geração do S-1210 para gravar corretamente todos os participantes.
Locais:
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
- eSocial > Eventos Periódicos > Listar > 003 - Conferência colaboradores leiautes eSocial (FPPE003.ESO)
S-2230 não levava o período aquisitivo após transferência de filial
Problema: ao realizar uma transferência de filial durante um afastamento de férias individual ou coletivo com apenas um período aquisitivo, os leiautes do S-2230 referente ao afastamento das férias do colaborador traziam a informação relacionada ao período aquisitivo na empresa de destino.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os leiautes sejam gerados corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Jurídico
Nota sobre lançamento das receitas e valores totais ou abertos por competência
Adicionamos uma nota à seção Informações das Contribuições Sociais Devidas à Previdência Social e Outras Entidades e Fundo por Código de Receita - CR da documentação referente à tela Informações de Tributos - eSocial S-2501. Informamos que:
- O eSocial NÃO calcula valores de tributos. Devem ser enviados os códigos, bases e receitas para que a DCTFWeb faça os cálculos dos acréscimos legais.
- A tela permite o lançamento das receitas e valores totais ou abertos por competência, de acordo com a decisão proferida no processo trabalhista ou do acordo celebrado perante CCP ou Ninter.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Jurídico (JR) > Informações de Tributos (JR)
Regras e Funções
Mais detalhes sobre a utilização de regras por processo e entidade
Adicionamos uma nota às documentações sobre Regras por Processo e Regras por Entidade esclarecendo que caso a regra seja incluída em um ponto do sistema onde pode ser inicializada por uma execução de web service, é necessário atentar para que a customização não realize nenhuma operação que necessite de interação com usuário, como mensagens de alerta, telas SGI ou exibição de modelos. Caso algum desses cenários ocorra durante a execução do web service vinculado ao processo ou entidade com regra, esse poderá apresentar erros em sua execução.
Neste caso, é recomendado o uso da função WSInstanciaServico para realizar o tratamento adequado ao executar a regra através de um web service.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Gerais > Regras por Processo
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Gerais > Regras por Entidade
Atualização da documentação das Regras de Sistema 10 e 11
Complementamos a documentação da Regra de sistema 10 - Média de horas extras e Regra de sistema 11 - Média valores variáveis, incluindo que para Licença Especial a média será calculada quando a Licença Especial for gozada. O sistema irá proporcionalizar a média pelos dias de afastamento de Licença Especial.
Locais:
- Manual do Usuário > Customizações > Regras > Regras do Sistema > Regra de sistema 10 - Média de horas extras
- Manual do Usuário > Customizações > Regras > Regras do Sistema > Regra de sistema 11 - Média valores variáveis
Web services
Documentação do web service com.senior.g5.rh.fp.genericpersistente.Generic.Persistence
Disponibilizamos a documentação do web service com.senior.g5.rh.fp.genericpersistente.Generic.Persistence. Esse web service é utilizado para integração entre o HCM | XTended e o HCM | senior X em casos onde o usuário deseje inserir/excluir/alterar uma informação do HCM | senior X para o ambiente HCM | XTended.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.genericpersistente.Generic.Persistence
Melhoria na documentação do web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros
Ajustamos a documentação do parâmetro perPag da porta FichaBasicaTerceiros_2, do web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros, informando que o campo é Obrigatório, sendo Opcional somente quando possui integração com o Ronda Senior.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros
Melhoria na documentação do parâmetro prSaveFormat
Adicionamos mais informações sobre o funcionamento do parâmetro prSaveFormat, do web service com.senior.g5.rh.fp.relatorios. Informamos que para os valores tsfFileExcel e tsfExcel, o arquivo sempre será gerado com extensão .XLS, porém, ao utilizar SpreadSheet, será gerado com a extensão .XLSX.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.relatorios
Melhoria na documentação do parâmetro prLayoutEXCEL
Adicionamos mais informações sobre o funcionamento do parâmetro prLayoutEXCEL, do web service com.senior.g5.rh.fp.relatorios. Informamos que nesse parâmetro deve ser informado o caminho e o nome do arquivo, sendo que o nome do arquivo deve seguir os padrões do layout definidos em Exportação SAGA e EXCEL através de LAYOUTS.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.relatorios
Cadastros
Detalhes e restrições nas telas ao incluir fotos no sistema
Complementamos a documentação de Fotos, informando que as telas mais recentes, como a de documentos da ficha complementar, possuem um limite de tamanho de arquivo de 10 MB. Por outro lado, as telas mais antigas lidam com imagens com um tamanho máximo, que é limitado pela memória disponível no computador. No geral, o sistema é capaz de lidar com qualquer foto, respeitando as configurações já atribuídas à imagem no EXIF, como é o caso da orientação. Contudo, caso algum limite do sistema seja ultrapassado, o usuário será notificado na tela através de uma mensagem de aviso.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Fotos
Ajuste na transferência de filial coletiva quando informado o campo Cadastro Inicial
Problema: transferência de filial coletiva não carregava informações de fornecedor quando utilizadas as opções de definir o cadastro inicial na empresa destino.
Correção efetuada: ajustada a rotina de transferência de filial coletiva para carregar as informações de fornecedor quando utilizada a opção de definir o cadastro inicial na empresa destino.
Local: Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
Alteração da mensagem ao alterar o período de cálculo já realizado
Problema: ao alterar o período de referência de um cálculo onde já existem valores calculados, o sistema exibe uma mensagem que causa erro de intepretação, não executando o processo correto para a correção das informações.
Correção efetuada: ajustamos a mensagem ao alterar a competência do cálculo para que o usuário execute o processo correto de exclusão antes da alteração.
Local: Cálculos > Definir Cálculo (FR044CAL)
Cálculos
Melhoria da documentação sobre Auxílio-Maternidade INSS
Ajustamos a documentação sobre Auxílio-Maternidade INSS para esclarecer que essa documentação deve ser utilizada apenas para os casos de adoção e cônjuge sobrevivente.
Local: Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > Auxílio Maternidade
Atualização da documentação sobre a nova rotina de contabilização e provisão
Atualizamos a documentação sobre a nova rotina de contabilização e provisão, adicionando uma nota para esclarecer que, nas versões atuais do sistema, NÃO há mais nenhum caminho/menu com a rotina de provisão antiga.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Administração de Pessoal > Contabilização > Novas rotinas de Contabilização e Provisão
Valor de Pensão RRA era gravada em duplicidade
Problema: ao calcular uma folha de dissídio onde há valores de pensão sobre RRA, o valor do evento era gravado em duplicidade, gravando indevidamente os valores no cálculo 13 - Complementar de Dissídio e, posteriormente, no cálculo 14 - Pagamento de Dissídio.
Correção efetuada: ajustamos a gravação da pensão alimentícia para somente gravar os valores quando não for cálculo do tipo 14 - Pagamento de Dissídio.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Ajuste na documentação de Exigibilidade Suspensa
Ajustamos o caminho informado no passo número 4 dos exemplos 1 e 2 da seção Cálculo da Exigibilidade Suspensa - Exemplos, da documentação sobre Suspensão do Crédito Tributário - Exigibilidade Suspensa. Informamos que o caminho correto é Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC) > guia Incidências.
Local: Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > Exigibilidade Suspensa
Férias
Férias não eram calculadas corretamente quando há cadastro de disciplina
Problema: ao calcular as férias para um colaborador do tipo Professor, considerando que esteja configurado para separar as horas DSR e utilizar o cadastro de disciplina (e não de atividades), o sistema não calculava corretamente a quantidade de horas férias.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo para carregar os valores corretos de horas férias.
Local: Colaboradores > Ferias > Individual (FRFERIND)
Empresas
Informações adicionais sobre o campo Início DCTFWeb
Adicionamos uma nota à documentação do campo Início DCTFWeb, da tela Definições do eSocial, para esclarecer que caso haja pagamento de dissídio onde os cálculos do tipo 13 sejam referentes a um ano diferente do cálculo do tipo 14, o campo Início DCTFWeb deverá ser preenchido para que o sistema considere o FAP válido na competência do cálculo 14.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Definições do eSocial
Impostos
Rotinas de FGTS agora são geradas com base na nova data de vencimento
Problema: as rotinas FGTS geravam data incorreta para o vencimento, não respeitando a nova data definida para dia 20/04/2024 (a partir de 03/2024).
Correção efetuada: ajustamos as rotinas de FGTS para gerar as datas de vencimento para a nova data 20/04/2024.
Local: Impostos > Previdência > Histórico > Gerar Contribuições (FRGERCTR)
Provisões
Melhoria na documentação Provisões - Cadastro
Complementamos a informação do tópico Períodos da tela Provisões - Cadastro para informar que a provisão genérica foi criada a partir da provisão do 13º salário, logo, possui uma limitação de até 12 meses para buscar informações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Provisões (AP) > Provisões
Eventos
Usuário com acesso apenas à consulta não realiza mais inserções na tela Lançamento p/ Evento
Problema: quando o usuário possuía a permissão apenas para consulta na tela Lançamentos p/ eventos (FRLANEVE), ao pressionar a tecla
Correção efetuada: ajustamos para que o usuário que possuir a permissão apenas para consulta da tela não possa realizar inserções.
Local: Cálculo > Lançamentos > Variáveis > Evento (FRLANEVE)
Relatórios
Melhoria da descrição dos relatórios de Provisão
Complementamos a descrição dos relatórios de provisão para melhorar o entendimento da execução desses relatórios ao selecionar uma filial quando for inserida mais de uma filial.
Locais:
- Cálculos > Provisões > Listar > 001 - Provisão por Rateio (FPNR001.PRV)
- Cálculos > Provisões > Listar > 002 - Provisão por Local (FPNR002.PRV)
- Cálculos > Provisões > Listar > 003 - Provisão por Centro de Custo (FPNR003.PRV)
- Cálculos > Provisões > Listar > 004 - Provisão por Centro de Custo Hierárquico (FPNR004.PRV)
- Cálculos > Provisões > Listar > 005 - Provisão por Centro de Custo \ Nat. Despesas (FPNR005.PRV)
Vales individuais e coletivos
Ajuste na documentação de Tipos de Vales
Corrigimos toda a documentação da guia Faixas Empregados, da tela Tipos de Vales , para que ela contemple o mesmo padrão de informações da guia Faixas Subsídio.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Vales > Tipos
Cargos
Ajuste na documentação sobre vínculo de grupos de requisitos
Melhoramos a documentação sobre como Vincular Grupo de Requisitos, adicionando uma nota introdutória para esclarecer que as informações dessa documentação se aplicam apenas ao módulo Cargos e Salários (CS).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Cargos e Salários > Cargos > Requisitos > Vincular Grupo de Requisitos
Refeitório
Melhoria de performance no modelo HRRE012.GER
Realizamos melhoria de performance no relatório 012 - Refeições (HRRE012.GER), objetivando diminuir o tempo necessário para sua geração.
Local: Refeitório > Listar > Gerais > 012 - Refeições (HRRE012.GER)
Web services
Ajuste na documentação do web service Com.senior.g5.rh.hr.geracaoEventos
Na documentação do web service Com.senior.g5.rh.hr.geracaoEventos, ajustamos a documentação do parâmetro de requisição eveDup para informar corretamente os valores disponíveis.
Para mais detalhes, acesse a documentação.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Controle de Ponto e Refeitório > Com.senior.g5.rh.hr.geracaoEventos
Gerenciamento de Horários
Melhoria na documentação de Gerenciar Horários
Complementamos a nota de destaque da tela Gerenciar Horários com a informação de que o sistema é baseado em empresa ativa e cálculo ativo. Dessa forma, para que os horários de trabalho, folgas, feriados e DSR sejam apresentados corretamente nesta tela, é necessário ter um código de cálculo selecionado.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Gerenciar Horários
Relatórios
Ajuste na descrição do relatório HRES008.GER
Problema: ao acessar a descrição do relatório 008 - Menos de 35 Horas DSR (HRES008.GER), era informado que será considerado o horário de feriado para o cálculo com menos de 35 horas.
Correção efetuada: ajustamos a descrição do relatório para informar de forma mais clara e correta como é a execução desse relatório. Agora, ao acessar a descrição, a informação consta da seguinte forma:
Verifica se o tempo entre a última marcação de ponto antes do DSR (Horário 9999) e a primeira marcação de ponto após o DSR (Horários 9999), é menor que 35 horas. O Feriado (Horário 9997) somente será considerado na interjornada se o feriado for o DSR.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Estatística > 008 - Menos de 35 Horas DSR (HRES008.GER)
Nova informação sobre responsividade de telas do Gestão do Ponto
Complementamos a documentação do Gestão do Ponto para informar que atualmente nem todas as telas do sistema possuem responsividade para acesso mobile. Dessa forma, não recomendamos o acesso do acesso do Gestão do Ponto através de navegadores em dispositivos móveis.
Local: Manual do Usuário > Manual por processos > Relações Trabalhistas > Gestão do Ponto
Acerto do Ponto
Melhoria na documentação Acertos da minha equipe
Enriquecemos a documentação sobre acertos da minha equipe, incluindo os tópicos Pendência e Exceção. Nesses tópicos, objetivamos fornecer uma informação clara sobre o que constitui uma pendência ou exceção no Gestão do Ponto.
Para mais detalhes, consulte a documentação disponível.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Apuração do Ponto > Sou Gestor/RH > Realizar acertos do ponto da minha equipe
Leitura Marcações
Leitura de arquivo de marcação não AFD
Problema: ao efetuar a leitura de arquivos de texto não AFD, onde o colaborador era informado apenas pelo CPF, a marcação era lida sem erro. No entanto, ela não estava sendo vinculada corretamente ao colaborador.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a leitura seja feita corretamente.
Local: Nova Interface > Leitura Marcações
Relatórios
Ajuste para permitir um perfil de usuário
Quando utilizado um perfil de usuário, as abrangências configuradas não estavam sendo consideradas para listar um relatório no Gestão do Ponto.
Objetivando resolver essa situação, ajustamos para que o sistema considere quando utilizar apenas um perfil de usuário, levando as abrangências configuradas deste perfil para o relatório.
Local: Web 5.0
Posto de trabalho
Falha na trava do quadro de lotação e normalização.
Problema: ao alterar a data da solicitação de abertura de vaga, o sistema calculava incorretamente o saldo do quadro de vagas.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo do saldo do quadro de vagas.
Local: Lotação x Posto > Consultas > Comparativo do Quadro (FRCOMQUA)
Currículo WEB
Informação sobre a validação dos campos obrigatórios na tela Cadastro de Perfis do Currículo WEB
Adicionamos informações sobre a validação dos campos obrigatórios na tela Cadastro de Perfis do Currículo WEB - Novo RS, esclarecendo que, embora haja campos de preenchimento obrigatório nessa tela, quando o usuário realizar a candidatura, a validação desses campos não será realizada, pois a validação dos campos obrigatórios ocorre somente quando o usuário salvar o currículo.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recrutamento e Seleção > Seleção > Definições > Currículo Web
PPP
Melhoria na documentação de Gerar PPP por GHE
Na documentação de Gerar PPP por GHE complementamos o Exemplo para um período de geração de 01/01/2010 até 01/01/2019, acesse e confira as atualizações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > PPP > Gerar por GHE
Cadastros
Melhoria na documentação de Candidato Externo
Complementamos a documentação de Candidato Externo, informando que quando o candidato já possui um cadastro na base de dados com o mesmo CPF, o HCM XT reutiliza um registro de candidato com o mesmo CPF que já esteja presente na tabela de Candidatos Externos (R122CEX), desde que o candidato não tenha uma requisição vinculada.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Medicina > Cadastro
Gestão de GHE
Informações sobre o funcionamento do campo Comp. Ativação GHE por Posto
Melhoramos a documentação do campo Comp. Ativação GHE por Posto, da tela Configuração de Segurança do Trabalho - GHE, esclarecendo que após a ativação do GHE por posto, o usuário deve criar um novo PPRA informando a data de revisão igual ou posterior à data de ativação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > Gestão de GHE > Configurações de Segurança
Regras e Funções
Novo exemplo na documentação da função FTPRenomear
Melhoramos a documentação referente à função FtpRenomear, esclarecendo que, além de renomear o arquivo ou diretório, essa função também permite mover o arquivo de um diretório para outro.
Arquivo teste.txt que está no diretório /processar do servidor FTP;
FtpRenomear(xFtp, "/processar", "teste.txt", "/processados/teste.txt");
Após a execução da regra, o arquivo será movido do diretório /processar para o /processados.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Funções para FTP > FtpRenomear
Relatórios
Nota na documentação do Gerador de Relatórios sobre o comportamento do Gestão do Ponto
Adicionamos uma nota à documentação sobre o Gerador de Relatórios esclarecendo o funcionamento no módulo Gestão do Ponto. Informamos que caso o usuário possua abrangências definidas em Diversos > Usuários > Abrangências > Colaboradores > Abrangência Geral, para que essas abrangências do Perfil de Usuário sejam consideradas no módulo Gestão do Ponto ao listar um modelo via custom.Link (ex.: Relatório de Apuração), é necessário que o usuário pertença a somente um único perfil. Caso contrário, as abrangências não serão consideradas.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios
Rotinas Auxiliares
Ajuste da rotina de envio de e-mail com anexo incorporada no Gestão do Ponto Nova Interface
Problema: ocorria o erro NullPointerException ao enviar e-mail com anexos pelo Gestão Ponto - Nova Interface.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de envio de e-mail com anexo das bibliotecas utilizadas pelo Gestão Ponto - Nova Interface.
Instalador e Atualizador
Nota na documentação da tela de Auditoria de Telas - Configuração
Adicionamos uma nota à documentação Auditoria de Telas - Configuração para explicar que rotina de Auditoria de Telas é utilizada para que haja um controle das alterações feitas nas telas dos módulos da G5 (Administração de Pessoal (AP), Controle de Ponto (CP), etc.). Já o módulo Gestão do Ponto (G6) não gera logs nesta tela. Para esse módulo, pode ser realizada uma customização com SystemComponent para gravar o usuário que realizou uma alteração no módulo.
Para mais informações sobre a customização, acesse a documentação localizada em Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Customizações > Pontos de regras > Regras para realizar consistências em cadastros.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Informações Técnicas > Recursos > Histórico de Alteração > Configuração
Web services
Alteração de rotina de informe de número de parâmetros ao publicar web services
Problema: a log do Glassfish informava erro de número de parâmetros inválidos ao publicar web services via bridge.
Correção efetuada: alteramos a rotina de request para corrigir o processo quando não há serviço/parâmetros informados (chamada de publicação de web services).
Cursos
Correção na lentidão ao alterar o nome do curso de aperfeiçoamento
Alteramos as triggers das tabelas R122CCR, R124HCR e R128CUA para melhorar a performance ao alterar o nome do curso.
Local: Tabelas > Cursos > Cursos Aperfeiçoamentos (FR128CUA)
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |