Cadastro de Ordem de Recebimento
Caminho para acesso
Menu: Cadastro > Entrada > Cadastro de Ordem de Recebimento
Para retornar a Devolução Parcial
Para retornar a Devolução Total
Visão Geral
Uma Ordem de Recebimento(também conhecida por O.R.) é um documento que tem a finalidade de especificar uma ou mais notas fiscais que serão recebidas. Todo processo de recebimento gira em torno da O.R. De acordo com o Tipo de Recebimento definido na O.R., o fluxo de conferência e alocação podem sofrer alterações. Portanto é importante o cadastro correto da O.R. de forma com que o sistema trabalhe conforme o cliente espera. Somente notas fiscais do mesmo depositante poderão ser vinculadas a mesma O.R.
Botão: Cadastrar
Será possível cadastrar uma OR, relacionando ao Depositante, ao Tipo de Recebimento, qual Doca que será descarregada a mercadoria, qual será a transportadora, qual será o veículo: truck, carreta, por exemplo.
Desde a versão 8.0.0.0, só será permitido o Cadastro da Ordem de Recebimento (O.R.), se o parâmetro Permitir Operação de Depositante Somente Com Contrato Ativo estiver acionado na Configuração Geral, ou seja, será necessário existir contrato vigente para o Depositante da OR, mas caso não exista contrato vigente, o sistema não permitirá o Cadastro da O.R, como é exibido na imagem abaixo:

Sub Menu: Dados da O.R.
- Dados da O.R.
- Id da OR: identificador numérico gerado pelo sistema. Este número será solicitado durante o processo de conferência e alocação.
- Depositante: define o depositante que é proprietário das mercadorias.
- Remetente: define o remetente que enviou os produtos para o recebimento. Este campo será obrigatório caso o Depositante esteja configurado para Obriga Remetente na OR.
- Tipo Recebimento: seleciona o tipo de recebimento, que foi cadastrado no menu Cadastro / Entrada / Tipo de Recebimento. Se o Tipo de Recebimento for de Devolução Total ou Devolução Parcial, será necessário na Configuração Geral > sub menu: Parâmetros ativar o parâmetro Exibir NF Saída para Vincular à OR responsável em visualizar as Notas Fiscais do Tipo Saída para serem vinculadas a OR.
- A partir da versão 7.9.0.0, houve a adição do parâmetro Transferência de Titularidade no cadastro do Tipo de Recebimento, ou seja, os tipos de recebimentos que estiverem marcados como Transferência de Titularidade não serão exibidos nas telas abaixo que o utilizam:
- Cadastro de Ordem de Recebimento (OR);
- Agenda de Transporte / Realizar Agendamento do tipo Recebimento;
- Gerenciador de Agenda de Transporte / Cadastrar Recebimento;
- Desde a versão 8.1.0.0, caso o Tipo de recebimento esteja parametrizado para Conferência Alocada, e no Cadastro do Depositante os parâmetros:
- Utilizar Backlist e Volumes de Agrupamento estejam marcados , bloqueará a atividade com mensagem de advertência.
- Utilizar Backlist e Volumes de Agrupamento esteja desmarcado e marcado, o sistema salvará normalmente.
- Utilizar Backlist e Volumes de Agrupamento esteja marcado e desmarcado, salvará normalmente.
- A partir da versão 7.9.0.0, houve a adição do parâmetro Transferência de Titularidade no cadastro do Tipo de Recebimento, ou seja, os tipos de recebimentos que estiverem marcados como Transferência de Titularidade não serão exibidos nas telas abaixo que o utilizam:
- Doca: campo referente a seleção de doca, que foi cadastrado no menu Cadastro > Armazém > Armazém.
- Quantidade de Volumes: este campo ficará habilitado se na Configuração do Depositante / menu Informações Adicionais o parâmetro Volume Agrupamento estiver marcado, mas a partir da versão 8.9.1.0, poderemos informar sempre, para efeito de consultas futuras, estando ou não marcado o parâmetro Volumes de Agrupamento no Cadastro de Depositante.
- Quantidade de Notas: se informado quantidade e for diferente de zero será validado a quantidade de notas associadas a OR.
- Peso: indica o peso dos itens das notas que estão agrupados na OR.
- Observação: campo texto que será exibido na Conferência de Entrada no Coletor de Dados.
- Qtde. Estrados Recebidos (paletes): criado desde a versão 8.6.1.0. para informar a quantidade de paletes recebidos, com tamanho máximo de 19 caracteres.
Sub Menu: Dados de Transporte
- Informações de Transporte
- Transportadora: campo pesquisa previamente cadastrado no Cadastro > Entidade > Entidade > menu Dados da Entidade com o campo Tipo: Transportadora.
- Modal de Transporte: exibe o valor que está setado na Configuração de Armazém > Transporte > campo Modal Padrão, mas permitirá que seja alterado, escolhendo entre a opção Rodoviário e Ferroviário.
- CPF Motorista: informa o CPF do motorista.
- Veículo: informa o veículo de transporte, campo descritivo.
- Motorista: informa o nome do Motorista.
- Informações de Conhecimento Transporte
- Número: número Referente ao Conhecimento de Transporte.
- Peso Frete: peso da Carga.
- Data Emissão: data de Emissão da Carga.
- Valor Frete: valor da Carga.
Sub Menu: Dados Complementares
- Dados Complementares
- Informações Complementares: será possível informar dados complementares referente a Ordem de Recebimento.
- Este campo aceitará somente o preenchimento de caracteres alfa numéricos (A a Z), números inteiros (0 a 9) e dos caracteres “.” (ponto), “,” (virgula) e “;” (ponto e vírgula) com um tamanho total de 255 caracteres;
- O campo poderá ser alterado mesmo se a Ordem de Recebimento estiver em processo de conferência, restringido a alteração somente se o Mapa de Alocação da OR for gerado. Exibirá notificação (um texto ou hint por exemplo) indicando que esse campo somente poderá ser alterado se a OR não tiver Mapas de Alocação gerados;
- Foi incluído o campo Informações Complementares nos layouts de arquivo texto na pasta de Exportação de OR e Exportação de OR com Lote Industria (incluído o campo no final do arquivo de cabeçalho “Arquivo H”) e;
- Foi inserido o campo Informações Complementares no layout de Exportação de OR no arquivo Banco a Banco (incluído o campo no final do arquivo de cabeçalho “INT_ENVIO_OR_H”).
- Informações Complementares: será possível informar dados complementares referente a Ordem de Recebimento.
Botão: Excluir
A começar da versão 8.1.0.0, inserida trava de exclusão de NF de OR de Conferência Alocada, e quando o status for diferente de Pendente de Conferência.
Botão: Alterar
A partir da versão 8.1.0.0:
- Foi adicionada validação ao alterar o Tipo de Recebimento da OR, verificando se o status da OR é diferente de Pendente de Conferência e o Tipo do Recebimento for Conferência Alocada.
- Desabilitará os campos Depositante e Tipo de Recebimento caso o Tipo do Recebimento for Conferência Alocada e o status da OR for diferente de Pendente de Conferência.
Botão: Nota Fiscal
Serão visualizadas as Notas Fiscais, conforme os dados Selecionados / Informados no Cadastro da OR.
A partir da versão 7.0.0.0, foram adicionados validações de BackList ao vincular NF a OR, que iniciará no Cadastro do Depositante / parâmetro Utiliza Backlist se for diferente de Não, será verificado se a nota fiscal em questão está com o campo BackList Validado definido como Sim no Cadastro de BackList, e se também a OR não Possui notas vinculadas, pois para os depositantes que Utilizam BackList, somente será permitido vincular uma nota fiscal por OR e somente Notas Fiscais com o BackList Validado, ou seja, se no Cadastro de Depositante estiver habilitado o parâmetro Utiliza Backlist com o conteúdo diferente de Não, e se no cadastro da Nota Fiscal de entrada estiver com o campo BackList Validado definido como Sim, o sistema permitirá vincular a OR somente uma nota fiscal.
A começar na versão 7.7.0.0:
- Foi retirado a trava que não permitia Vincular mais de uma Nota Fiscal quando o Depositante estava configurado para Backlist.
- O sistema passará a verificar se existem produtos na Nota Fiscal que coletem Lote Indústria, e a validação acontecerá somente se encontrados produtos nessa circunstância. Caso não haja produtos que coletem Lote Indústria, não ocorrerá a validação, mesmo que o depositante controle Backlist.
Desde a versão 7.9.0.0, após cadastrar uma O.R. e se no Tipo de Recebimento não tiver referência a Transferência de Titularidade, vinculará somente notas fiscais que ainda não foram vinculadas a uma OR.
A começar da versão 8.1.0.0:
- Permitirá o vínculo de NF na OR quando o Tipo de Recebimento for de Conferência Alocada apenas se o status for Pendente de Conferência ou Conferência em Andamento, caso contrário exibirá mensagem de advertência.
- Inserida trava de exclusão de NF de OR de Conferência Alocada, quando o status for diferente de Pendente de Conferência.
- Não permitido a inclusão de uma NF na OR quando um Lote Indústria se repetir em mais de um de seus produtos, ou em qualquer produto de outra NF já vinculado na mesma OR, desde que o Tipo de Recebimento for de Conferência Alocada.
A partir da versão 8.4.0.0:
- Não será permitido vincular Notas de origem diferentes, ou seja, na mesma OR não poderá conter notas de Ordem de Compra e Ordem de Transferência. Foi incluído no grid a coluna Ordem de Transferência, onde exibirá se a origem da Nota Fiscal foi Ordem de Transferência ou não.
- Criada validação para não permitir vincular Nota Fiscal à OR caso a nota possua itens que coletem informação específica e a rastreabilidade seja diferente de Coletar Somente na Conf. de Saída e a OR seja do Tipo de Recebimento Gerar Lote por Conferência.
Particularidades do Vínculo de Nota Fiscal a O.R.:
- Caso a Nota Fiscal não seja visualizada no grid, verifique os campos do Cadastro da OR, como:
- Depositante: Se é o depositante consta na Nota Fiscal.
- Remetente: Verifique se coincide com o Remetente que está na nota fiscal.
- Tipo de Recebimento (que está relacionado ao CFOP da Nota Fiscal e aos CFOP´s vinculados ao Cadastro do Tipo de Recebimento).
- Se o Tipo de Recebimento for de Devolução Total ou Devolução Parcial, será necessário na Configuração Geral > Parâmetros marcar o parâmetro Exibir NF Saída para Vincular à OR responsável em visualizar as Notas Fiscais do Tipo Saída para serem vinculadas a OR.
- Se o Tipo de Operação da nota fiscal é Entrada.
Botão: Foto
Será possível inserir foto capturada por Câmera e/ou imagem de arquivo, que será visualizada no relatório CEM, Cadastro de Recebimento > Impressos > Relatório CEM, que irá evidenciar o Recebimento dos Materiais, poderá inserir quantas imagens forem necessárias, única restrição será que a Ordem de Recebimento não esteja finalizada.
Obs: O botão Capturar a partir da Câmera estará disponibilizado a partir da versão 6.7.0.0, para capturar a imagem basta clicar na câmara fotográfica Tirar Foto e aprovada a imagem clique no botão Incluir.

.
Obs: Caso a câmera não seja acionada, verifique o pop-up do navegador.

Botão: Dano
Vinculará um ou mais registros de Dano a Ordem de Recebimento, que foi previamente cadastrado no menu Cadastro > Entrada > Dano da Ordem de Recebimento.
Botão: Peso
Funcionalidade criada para permitir comunicação com a balança e realizar a pesagem dos volumes.
Somente será permitido pesar a Ordem de Recebimento enquanto a Ordem de Recebimento estiver com a coluna Status: Pendente de Conferência.
O campo Peso será visualizado no relatório CEM, apresentado a partir do menu Cadastro de Recebimento > Impressos > Relatório CEM.
Obs: Funcionalidade disponibilizada a partir da versão 6.7.0.0.
- Selecione a Balança:: será possível escolher a balança para realizar a pesagem dos produtos da Ordem de Recebimento.
- Peso da Balança: é o peso aferido na balança.
- Peso Total da O.R.: somatória dos pesos informados nas notas fiscais.
- Botão Adicionar Peso: soma o peso atual da balança a O.R.
- Botão Zerar Peso: zera a pesagem da Balança.
- Botão Fechar: fecha a tela de pesagem.
Botão: Impressos
Tela que exibirá Etiquetas de OR e Relatório C.E.M.
Botão: Impressos / Relatório CEM
Controle de Entrada de Mercadoria
O motorista deverá assinar o relatório evidenciando a entrega dos Materiais ao Armazém.
Desde a versão 8.9.4.0, foi disponibilizada a funcionalidade Gerenciador de Etiquetas, que ativa, desativa e cria etiquetas a partir de etiquetas existentes no WMS.
Botão: Impressos > Etiqueta de OR
Etiqueta com as dimensões altura 30mm X largura 100mm (cada altura 30mm X largura 32mm)

