Conferência de Entrada
Esta funcionalidade é responsável pela Conferência da Entrada das Mercadorias.
Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada
Caso o depositante da Ordem de Recebimento tenha alguma regra de leitura cadastrada para a Barra do Depositante (cadastro Depositante / botão “Regra Código Barra”) , o sistema identifica a barra bipada utilizando a regra definida no Coletor de Dados / Conferência de Entrada.
Quando não solicitada a quantidade de produtos na entrada, e caso estiver marcado o parâmetro no cadastro do produto: Produto Crítico: a conferência de entrada é feita um a um.
O fluxo foi mudado para que na Conferência de Entrada, se caso a barra esteja configurado com (Quantidade, Lote Indústria ou Data de Vencimento) estes dados são utilizados ao bipar a barra.
Se não for possível identificar o produto, exibe mensagem que o produto não foi encontrado.
Caso a nova barra não tenha regra definida para identificar a “Barra da embalagem do produto”, o sistema procura pela primeira embalagem, do produto em questão, que esteja ativa e com fator de conversão igual a um, e a embalagem é gravada na conferência.
Modificada Conferência de Entrada, via Coletor de Dados, caso o produto ou a embalagem estejam com o parâmetro Pré-Cadastro ativo, e no Tipo de Recebimento o parâmetro “Desativar Pré-Cadastro do Material no Coletor” esteja habilitado e se na Configuração Geral / Parâmetros estiver parametrizada para Validar pré-Cadastro na Conferência, uma nova tela é exibida perguntando ao usuário se ele deseja ou não mudar o parâmetro “Pré-Cadastro”. Caso o operador deseje alterar e selecione a opção ‘Sim’, um log é gerado para identificar qual a OR, usuário que realizou a alteração, produto e embalagem, que participaram do processo.
Alterada a Geração de Crítica da OR para validar Data Fabricação e Vencimento de acordo com backlist cadastrado, onde é:
- Gerando crítica na liberação da OR onde é validado Data de Fabricação e/ou Vencimento coletados de acordo com a Data de Fabricação e/ou Vencimento do cadastro do Backlist.
- Somente é validado Data de Fabricação e /ou Vencimento se o Produto x Depositante estiver configurado para coletá-las, caso contrário somente validar as quantidades de cada Lote Indústria.
Alterada a forma de carregar os dados da barra GS1-128, quanto ao EAN da embalagem e a quantidade. Sempre que o “EAN” representar uma embalagem de fator 1, e existir a informação da “Quantidade” maior que 1, o sistema não deve tratar este produto como unidade. Ao invés disto, deve ser tratado como caixa no fator da quantidade informada. Para tanto, a Conferência de Entrada busca uma embalagem do produto conferido, com o mesmo fator de conversão da “Quantidade” presente no GS1-128.
Implementada a funcionalidade solicitada, de trazer a Data de Vencimento do Backlist, caso a barra GS1-128 bipada não possua essa informação, o sistema solicita ao operador dar andamento no processo ou alterar essa data na tela.
Ao realizar a Conferência de Entrada:
- Um produto pode coletar uma das seguintes informações:
- Data de Vencimento
- Data de Fabricação
- Data de Vencimento e Fabricação
- Nenhum
- A conferência permite identificar o produto usando uma das seguintes barras:
- Barra da Embalagem
- Lote Indústria
- Barra do Depositante
- GS1
- O sistema foi alterado para garantir o mesmo resultado, independente da barra informada:
- Quando o produto coletar somente vencimento ele calcula a data de fabricação.
- Quando o produto coletar somente fabricação ele calcula a data de vencimento.
- Quando o produto coletar vencimento e fabricação, ele valida se as duas informações estão dentro dos parâmetros do cálculo.
- Somente quando não coleta nada que ele mantem vazio estas informações.
- Observação: É validada somente a Data e ignorada a hora .
O sistema foi corrigido para alterar as letras de Caixa Baixa coletadas referente ao campo Informação Especifica para Caixa Alta.
Durante o processo de Conferência de Entrada utilizando a configuração do Tipo de Recebimento: “Conferência Alocada” ao executar a conferência o sistema aloca o produto com o status de lote “Bloqueado”, após realizar toda a conferência e clicar no botão Finalizar / Finalizar Todas as Conferências, o sistema verifica se a O.R foi cadastrada automaticamente por um agendamento, se o agendamento foi do tipo modal: Rodoviário e se o Depositante Controla Peso. No agendamento é necessário realizar a Primeira e Segunda Pesagem, se controlar o peso e for necessário a segunda pesagem mantem os lotes bloqueados e só são desbloqueados depois de realizar a segunda pesagem com sucesso ou liberado a segunda pesagem com divergência na tela de Gerenciador de Pesagem de Transporte. Não existe nenhum controle para modal "Aéreo", somente impressão na Minuta de Embarque.
A medida que os lotes forem gerados, estes podem ser alocados, sem a necessidade de realizar toda conferência de entrada primeiramente, isto ocorre se a OR tiver vinculada o Tipo de Recebimento: Gerar Lote por Conferência. Os lotes são gerados a medida que o conferente finaliza sua conferência no Coletor de Dados na opção Finalizar Minha Conferência e caso o o parâmetro Gerar Alocação por Conferência situado no Tipo de Recebimento esteja ativado é possível Gerar o Mapa de Alocação indicando o local de armazenagem, possibilitando assim a impressão das etiquetas dos lotes( modelo definido na configuração geral ), o sistema lista as impressoras disponíveis (que foram instaladas e mapeadas no servidor de aplicações), e após a impressão o sistema questiona o usuário se a impressão for bem-sucedida ou não. Em caso negativo é perguntado se deseja reenviar a impressão ou selecionar nova impressora.
Se clicar na opção “Finalizar Todas as Conferências” o sistema imprimirá as etiquetas das conferências que ainda não foram impressas.
- Trava: não é permitido conferir produtos que coletem informação específica e tenham rastreabilidade diferente de Coleta Somente na Conferência de Saída.
Bloqueio para não permitir conferência de produtos parametrizado com pré cadastro quando o fluxo Gera Lote na Conferência estiver setado.
A começar da versão 8.11.4.0:
- Durante a Conferência de Entrada, se o produto estiver preenchido com o Código INMETRO, é impresso com a Quantidade Conferida x Fator de Conversão.
- A impressão de todas as etiquetas INMETRO só ocorrem na finalização da primeira conferência da OR (Ordem de Recebimento). Para mais detalhes.
Fluxo da Operação
É realizada a digitação ou importação da nota fiscal do tipo entrada no sistema, com isso é cadastrado uma OR (Ordem de Recebimento), e no coletor de dados é realizada a Conferência de Entrada dos produtos da Nota Fiscal + OR. O sistema confronta os produtos que chegaram (fisicamente) com os dados da nota fiscal (do sistema), se coincidir apresenta a mensagem que a Conferência foi concluída, caso contrário o sistema solicita pra realizar nova Recontagem.
Detalhamento das telas
O sistema solicita o número da Ordem de Recebimento.
Nesta tela o conferente informa ao sistema qual é o estado do produto, código da embalagem, data de vencimento, lote indústria, informação específica, caso houver relacionamento na tela de Cadastro de Produto x Depositante x botão Informação Específica e/ou botão Informação Adicionadas / Coleta de Informações.
Ao realizar a Leitura de Código de Barras durante a Conferência de Entrada, foi implementado a interpretação da etiqueta de depositante cujo o código apontado é somente do lote industria (BackList). Neste caso, antes de realizar a busca do produto por meio da tabela de embalagem, método tradicional, é verificado se o depositante da OR está configurado para “Utilizar BackList” no Cadastro de Depositante (opção diferente de Não). Caso esteja configurado é localizado o produto pelo BackList, onde é localizado qual item do BackList possui o Lote Industria informado. Ao localizar o BackList, obtém o Produto e a Barra de Conferência pelo item da nota fiscal relacionado ao BackList.
Adicionado lógica de apuração de Backlist, para OR´s que possuir depositante configurado para Utilizar Backlist foi implementada validação complementar na apuração das diferenças de contagem, comparação entre a nota fiscal e os materiais contados. Nesta validação complementar são comparados os lotes coletados na conferência e os lotes previstos no Backlist e somente é liberado o recebimento (Conferência Realizada Com Sucesso) se não houver divergência na comparação.
Esta validação é feita como complemento da validação de quantidade, portanto é realizada tanto se a validação de quantidade identificar ou não divergência de contagem.
Para esta comparação é utilizada a mesma regra de identificação da contagem realizada, ou seja, é considerado somente as contagens que não estiverem ignoradas e somente a última contagem de um determinado produto.
A validação do Backlist é feita obedecendo o parâmetro Utilizar Backlist no Cadastro do Depositante, podendo ser:
- Por Volume:
- Realiza comparativo se todos os lotes informados no Backlist foram conferidos e é verificado também se algum lote conferido não está presente no Backlist.
- É considerado divergência de contagem se existir algum lote no Backlist sem contar ou se algum lote contato não estiver no Backlist .
- Por Quantidade.
- É realizado um comparativo entre os lotes conferidos (última contagem válida do produto) e o Backlist informado na nota fiscal. A comparação é feita somando a quantidade conferida para cada lote industria e a somatória da quantidade do Backlist informado na nota fiscal. Considerando divergência de contagem se as quantidades comparadas não forem iguais.
- Por Volume e Quantidade:
- É realizada as duas validações, Por Volume e Por Quantidade.
- Caso apresente divergência, é gravado ocorrência:
- Backlist não encontrado na conferência;
- Backlist identificado na conferência, porém não presente no recebimento;
- Backlist recebido em quantidade maior que a prevista no recebimento;
- Backlist recebido em quantidade menor que a prevista no recebimento;
Obs: Para todos os casos citados acima, a OR é considerada como “Não Liberada” e portanto não deixa o processo de geração de lotes continuar.
É verificado o Lote Indústria identificado, caso o Depositante da Ordem de Recebimento controle Backlist, a partir da configuração do botão “Regra Código de Barra” no cadastro do Depositante. Isso tem como objetivo saber qual Lote Indústria em conferência não pertença ao Backlist das Notas Fiscais vinculadas a OR.
- Adequado a Conferencia de Entrada, via Coletor de Dados quando o processo for do Tipo de Recebimento: “Conferência Alocada”.
- Exibe a OR, a Placa do Veículo e o Depositante da OR.
- Após informar o endereço para alocação, o sistema valida se o setor do endereço informado possui vínculo com o Tipo de Recebimento e o depositante. Caso contrário exibe mensagem clara de advertência.
- Se endereço ok, são solicitados os produtos / backlist compatíveis, onde não permite conferir em duplicidade. São gerado os lotes internos como bloqueados seguindo a norma de paletização da embalagem conferida, em seguida existe a geração do Mapa de Alocação (verificando peso e cubagem) e confirma alocação do backlist no endereço selecionado no início do processo. Após concluir a alocação do produto / backlist conferido o sistema solicita o próximo produto para o conferente.
Obs.: Caso o endereço de alocação informado for do tipo picking não deve cadastrar o endereço como Picking do Produto. - Inserção no conteúdo do botão Visualizar Produtos da Conferência
- Exibe as informações dos produtos e backlist (Lote Indústria), com identificação do Veículo, a Qtde e se o Lote foi Alocado ou não.
- Botão Trocar Endereço
- É possível escolher outro endereço de destino.
- Botão Finalizar
- Executa a rotina de Crítica Físico Fiscal, caso exista alguma divergência produto / backlist não conferido.
- Se houver divergência, exibe mensagem informativa dizendo que existem produtos não conferidos/alocados, solicitando nova conferência
- Caso todos os produtos estejam liberados o sistema finaliza a conferência, desbloqueando os lotes conferidos/alocados e nos casos em que o depositante seja filial e/ou armazém geral com nota fiscal de remessa para armazenagem o sistema realiza controles internos de cobertura fiscal para os lotes recebidos automaticamente. Nos casos em que a nota fiscal seja do fornecedor os lotes recebidos são cobertos posteriormente com a nota fiscal de remessa simbólica.
Obs.: O processo de recontagem segue o que já é realizado atualmente, ou seja, somente são recontados os produtos / backlist que não foram conferidos / alocados e também segue o limite máximo de recontagem pré-configurado.
Na tela anterior, no campo “Cód.Barra” foi informada a barra de embalagem do produto que está em conferência, e ao clicar no botão “V. Prod.Conf.” o sistema informa o produto conferido, com fator de conversão, estado e quantidade conferida.
Se clicar no botão “Ignorar Produto Conferência” na tela anterior, o sistema solicita usuário e senha de supervisor para ignorar conferência realizada.
Inserido funcionalidade que permite Ignorar a contagem realizada, após localizar a OR, clicando no botão “V.Prod.Conf.” / “Ignorar Produto Conferencia”.
O sistema foi alterado para fazer que a Conferência de Entrada não solicite a quantidade. Desde que o sistema esteja configurado:
- O depositante deve estar configurado para Não fracionar lote.
- O backlist do lote indústria deve ser único, ou seja, não pode existir mais de um backlist cadastrado para o mesmo lote indústria, pois não seria possível carregar a quantidade corretamente. Esta regra é usada apenas na Conferência da Ordem de Recebimento. O cadastro de backlist não pode ser alterado, podendo sim ter backlist duplicado. Caso isto ocorra o sistema desempata buscando o backlist solicitando a quantidade, com uma mensagem deixando claro o motivo da solicitação da quantidade.
Nesta tela, o sistema solicita a quantidade de produtos que estão em conferência.
Se houver vínculo do Produto x Depositante, botão Informações Associadas / Coleta de Informações com a ativação do parâmetro “Coletar Lote Indústria” e/ou “Coletar Data Vencimento do Lote”. O parâmetro “Coletar Data Vencimento do Lote” tem relacionamento com os campos “Prazo de Validade (meses)”, “Prazo Crítico (meses)” e “Prazo de Comercialização (meses)” localizados no Cadastro do Produto / Controle de Validade.
Após clicar no botão OK da tela anterior, são apresentados os dados do produto conferido.
Clicando no botão “Visualizar Foto” é exibida a foto do produto que foi inserida na tela de Cadastro de Produto > botão Foto.
Ao clicar no botão “Embalagens do Produto” exibe todas as embalagens vinculadas com os fatores de conversão do produto.
Ao clicar no botão “Finalizar” são apresentados duas formas de finalização:
- Finalizar Minha Conferência: Informa que a conferência não foi concluída, onde tem prosseguimento por outro ou pelo mesmo conferente em outro momento.
- Finalizar Todas Conferências: Neste momento o sistema verifica se os produtos que foram conferidos coincidem com os produtos existentes na nota fiscal.
A rotina Finalizar Todas as Conferências, teve seu comportamento alterado:
- Não pode Gerar o Mapa pelo botão na tela do Gerenciador de Ordem de Recebimento, caso esteja ativado o parâmetro Gerar Alocação por Conferência.
- Se apenas o parâmetro Gerar Lote por Conferência estiver marcado, é possível gerar alocação pela tela Gerenciar Ordem de Recebimento.
- Finalizar Todas Conferências (pelo Coletor de Dados), quando desligado o parâmetro Gerar Alocação por Conferência : Neste caso a alocação continua sendo gerada na tela Gerenciar Ordem de Recebimento conforme processo convencional.
Se não coincidirem as quantidades, são listados os produtos para nova recontagem.
Se esgotar as tentativas de conferência que foram previamente configuradas na tela de Configuração Geral / Parâmetros / Máximo de Conferência de Entrada, o conferente tem que solicitar ao supervisor pra verificar quais seriam os produtos que deveriam ter chegado, se os produtos conferidos correspondem a OR vinculada, e com isso cabe ao supervisor, armazenar produtos com estado Danificado onde na nota fiscal foi informado o estado Bom, isto é, entre tantas outras particularidades que não foram elencadas.
Parâmetro Volume de Agrupamento ativado no cadastro do Depositante > Informações Adicionais
Com o parâmetro ativado, o sistema questiona qual é o volume que está em conferência, agrupando todos os produtos, com as quantidades e quando clicar no botão “Finalizar”, aumenta uma opção para “Finalizar Conferência do Volume”, podendo conferir todos os volumes, desde que não ultrapasse a quantidade especificada no Cadastro de Recebimento, a sequencia é informar o volume, a barra de embalagem, a quantidade, para só depois Finalizar a Conferência do Volume.
Se marcado um dos parâmetros, no Cadastro de Produto x Depositante > guia Coleta de Informações, o Coletor de Dados solicita Informação Específica e/ou Data de Vencimento e/ou Lote Indústria.
No Cadastro do Tipo de Recebimento, que é vinculado ao Cadastro de Recebimento, se marcar o parâmetro “Coletar Amostra”, é necessário que exista ao menos um setor, no Cadastro de Setor que receba amostras e que tenha vínculo com produtos, locais, região de armazenagem.
O setor de amostras é responsável pelo marketing, fotografia, divulgação do produto, etc. O produto que foi direcionado para o setor de amostras não é considerado na expedição das mercadorias. Para que o produto seja direcionado para a expedição, deve realizar o remanejamento para setor diferente de amostra, com local e lote ativados.
No Cadastro de Setor > guia Dados do Setor, deixar marcado o parâmetro Recebe amostra de materiais.