Conferência de Entrada
A Conferência de Entrada é um procedimento de verificação das mercadorias que chegam ao armazém ou depósito. Esse processo envolve a comparação dos itens físicos recebidos com os dados registrados na nota fiscal e na Ordem de Recebimento (OR).
- Um produto pode coletar uma das seguintes informações:
- Data de Vencimento, e o sistema calcula a data de fabricação.
- Data de Fabricação, e o sistema calcula a data de vencimento.
- Data de Vencimento e Fabricação, então o sistema valida se ambas as informações estão dentro dos parâmetros do cálculo.
- Nenhum, e quando o produto não coleta nenhuma dessas informações, o sistema mantém esses campos vazios.
- A conferência permite identificar o produto usando uma das seguintes barras:
- Barra da Embalagem
- Lote Indústria
- Barra do Depositante
- GS1-128
- Observação: é validada somente a data, ignorando a hora.
Particularidades

- Caso o depositante da Ordem de Recebimento tenha alguma regra de leitura cadastrada para a Barra do Depositante (cadastro Depositante / botão "Regra Código Barra") , o sistema identifica a barra bipada utilizando a regra definida no Coletor de Dados / Conferência de Entrada.
- Quando não solicitada a quantidade de produtos na entrada, e caso estiver marcado o parâmetro no cadastro do produto: Produto Crítico: a conferência de entrada será feita um a um.
- Caso o produto ou a embalagem estejam com o parâmetro "Pré-Cadastro" ativo, e no Tipo de Recebimento o parâmetro "Desativar Pré-Cadastro do Material no Coletor" esteja habilitado e se na Configuração Geral / Parâmetros estiver setada para "Valdar na Conferência" o parâmetro "Validar pré-cadastro". Uma nova tela será exibida perguntando ao usuário se ele deseja ou não mudar o parâmetro "Pré-Cadastro". Caso o operador deseje alterar e selecione a opção "Sim", um log é gerado para identificar qual a OR, usuário que realizou a alteração, produto e embalagem, que participaram do processo.
- Barra GS1-128 x EAN da embalagem. Sempre que o "EAN" representar uma embalagem de fator 1, e existir a informação da "Quantidade" maior que 1, o sistema não deve tratar este produto como unidade. Ao invés disto, deve ser tratado como caixa no fator da quantidade informada. Para tanto, a Conferência de Entrada busca uma embalagem do produto conferido, com o mesmo fator de conversão da "Quantidade" presente no GS1-128.
- INMETRO
- Durante a Conferência de Entrada, se o produto estiver preenchido com o Código INMETRO, é impresso com a Quantidade Conferida x Fator de Conversão.
- A impressão de todas as etiquetas INMETRO só ocorrem na finalização da primeira conferência da OR (Ordem de Recebimento). Para mais detalhes.
- Geração de Crítica da OR com validação Data Fabricação e Vencimento x Backlist:
- A crítica é gerada na liberação da OR com validação da Data de Fabricação e/ou Vencimento coletadas de acordo com a Data de Fabricação e/ou Vencimento do cadastro do Backlist.
- A validação da Data de Fabricação e/ou Vencimento ocorre se o Produto x Depositante estiver configuração para coletá-las; caso contrário, somente as quantidades de cada Lote Indústria serão validadas.

- Não será permitido a conferência de produtos parametrizado com "pré cadastro" quando o fluxo "Gera Lote por Conferência" estiver setado no Tipo de Recebimento.
- Não será permitido conferir produtos que exijam coleta de informações específicas e cuja rastreabilidade, no cadastro de produto x depositante (guia Coleta de Informações), seja diferente de "Coletar Somente na Conf. de Saída" para o parâmetro "Controle Informação Específica".

Com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Funcionalidade | Versão | Referência |
---|---|---|
Selecionar o Motivo de Ocorrência no campo "Ocorrência" quando o estado do produto for "Danificados" ou "Vencidos/Truncados". | 8.12.7.496 | WMS-18342 |
Parametrizações

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada

Acesse Cadastros > Depositantes > guia Informações Adicionais
- Volumes de Agrupamento: com o parâmetro ativado, o sistema pergunta qual volume que está em conferência, agrupando todos os produtos com as quantidades. Ao clicar no botão "Finalizar", surge a opção "Finalizar Conferência do Volume". É possível conferir todos os volumes, desde que não ultrapassem a quantidade especificada no Cadastro de Recebimento. A sequência é: informar o volume, a barra de embalagem, e a quantidade, para só depois finalizar a conferência do volume.

Acesse Cadastros > Produto > Produto > botão Depositante > botão Informações Associadas > guia Coleta de Informações
- Se marcado um dos parâmetros, o Coletor de Dados solicitará Informação Específica e/ou Data de Vencimento e/ou Lote Indústria.

Acesse Cadastros > Entrada > Tipo de Recebimento
- O cadastro do Tipo de Recebimento, está vinculado ao Cadastro de Recebimento, e se marcar o parâmetro "Coletar Amostra", será necessário que exista ao menos um setor, no Cadastro de Setor que receba amostras e que tenha vínculo com produtos, locais, região de armazenagem.
- O setor de amostras é responsável pelo marketing, fotografia, divulgação do produto, etc. O produto que foi direcionado para o setor de amostras não é considerado na expedição das mercadorias. Para que o produto seja direcionado para a expedição, deve realizar o remanejamento para setor diferente de amostra, com local e lote ativados.
Acesse Cadastros > Armazém > Setor > guia Dados do Setor
- Deixe marcado o parâmetro Recebe amostra de materiais.
Fluxos

- De forma resumida:
- A digitação ou importação da nota fiscal do tipo entrada é realizada no sistema, cadastrando uma OR (Ordem de Recebimento). No coletor de dados, é feita a Conferência de Entrada dos produtos da Nota Fiscal e da OR. O sistema confronta os produtos que chegaram fisicamente com os dados da nota fiscal no sistema. Se coincidirem, o sistema apresenta a mensagem de que a conferência foi concluída; caso contrário, solicita a realização de uma nova contagem.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada
- O sistema solicita o número da Ordem de Recebimento.
- Estado do produto.
- Se for escolhido o estado "Danificados" ou "Vencidos/Truncados" no campo "Ocorrência", será solicitado que selecione um motivo previamente cadastrado no Motivo de Ocorrência. Também estará evidenciado no Gerenciador de Lote o motivo da ocorrência que foi selecionado, o usuário que avariou e a data da avaria.
- Código da embalagem.
- Data de vencimento.
- Lote indústria.
- O Lote Indústria é verificado para identificar se pertence ao Backlist das Notas Fiscais vinculadas à Ordem de Recebimento, conforme a configuração do botão "Regra Código de Barra" no cadastro do Depositante.
- Informação específica
- Se houver relacionamento na tela de Cadastro de Produto x Depositante x botão Informação Específica e/ou botão Informações Associadas> Coleta de Informações.
- Quantidade de produtos

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Visualizar Produtos da Conferência
- Exibe as informações dos produtos e backlist (Lote Indústria), com identificação do veículo, a Qtde e se o Lote foi Alocado ou não.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Trocar Endereço
- É possível escolher outro endereço de destino.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão V. Prod.Conf.
- Este botão exibe o produto com fator de conversão, estado e quantidade conferida.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Ignorar Produto Conferência
- O sistema solicitará usuário e senha de supervisor para ignorar conferência realizada.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Detalhes

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Visualizar Foto
- Clicando no botão "Visualizar Foto" exibe a foto do produto que foi inserida na tela de Cadastro de Produto > botão Foto.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Embalagens do Produto
- Ao clicar no botão "Embalagens do Produto" exibe todas as embalagens vinculadas com os fatores de conversão do produto.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Finalizar
- Executa a rotina de Crítica Físico Fiscal, caso exista alguma divergência produto / backlist não conferido.
- Se houver divergência, exibe mensagem informativa dizendo que existem produtos não conferidos/alocados, solicitando nova conferência
- Caso todos os produtos estejam liberados o sistema finaliza a conferência, desbloqueando os lotes conferidos/alocados e nos casos em que o depositante seja filial e/ou armazém geral com nota fiscal de remessa para armazenagem o sistema realiza controles internos de cobertura fiscal para os lotes recebidos automaticamente. Nos casos em que a nota fiscal seja do fornecedor os lotes recebidos são cobertos posteriormente com a nota fiscal de remessa simbólica.
- Observação: o processo de recontagem segue o que já é realizado atualmente, ou seja, somente são recontados os produtos / backlist que não foram conferidos / alocados e também segue o limite máximo de recontagem pré-configurado.
Ao clicar no botão "Finalizar" são apresentados duas formas de finalização:
- Finalizar Minha Conferência: informa que a conferência não foi concluída, onde terá prosseguimento por outro ou pelo mesmo conferente em outro momento.
- Finalizar Todas Conferências: neste momento o sistema verifica se os produtos que foram conferidos coincidem com os produtos existentes na nota fiscal.
Observação: se esgotarem as tentativas de conferência que foram previamente configuradas na tela de Configuração Geral > Parâmetros > Máximo de Conferência de Entrada, o conferente deve solicitar ao supervisor que verifique quais produtos deveriam ter chegado, se os produtos conferidos correspondem à OR vinculada. Cabe ao supervisor armazenar produtos com estado "Danificado" onde na nota fiscal foi informado o estado "Bom", entre outras particularidades que não foram elencadas.

Acesse Coletor de Dados > Conferência de Entrada > botão Finalizar
- O coletor solicitará a finalização da conferência do volume antes de finalizar todas as conferências. A sequência é: informar o volume, a barra de embalagem e a quantidade, para só depois finalizar a conferência do volume.