Tipo de Recebimento
O Tipo de Recebimento define a classificação do processo e está diretamente vinculado ao Cadastro de Ordem de Recebimento (OR), influenciando etapas como conferência, armazenamento e integração com documentos fiscais no recebimento de mercadorias pelo sistema.
Esse cadastro permite configurar diferentes parâmetros para o recebimento no armazém, determinando, por exemplo, se os lotes serão armazenados bloqueados, se exigem uma segunda conferência, como será o controle das Informações Específicas das mercadorias e de que forma a entrada será registrada, seja por Compra, Devolução Parcial ou Total, ou Crossdocking.
A configuração adequada garante que os processos de recebimento sejam executados conforme as regras definidas para cada tipo de mercadoria, fornecedor ou condição logística específica.
Particularidades
- A parametrização do Gerar Lotes da tela do Tipo de Recebimento trata-se de uma funcionalidade distinta para obrigar a auditoria após a conferência, ou seja, não impõe gerar lote bloqueado até o final da conferência.
- Agora é possível escolher entre Lotes Liberados ou Lotes Bloqueados quando selecionado a opção Gerar Lote por Conferência.
- Lotes Liberados: são gerados lotes bloqueados até a conclusão de todas as conferências, e ao gerar mapas de alocação são liberados automaticamente e ative também o parâmetro Permitir Expedição de Lotes com Conferência em Andamento.
- Lotes Bloqueados: durante a conferência os lotes são gerados bloqueados, e permanecem assim após a finalização da conferência e geração de mapas de alocação. São liberados manualmente a partir da tela Gerenciador de Lote (Enterprise) ou Auditoria de Entrada.
- Porém se marcados os parâmetros Conferência Alocada e Permitir Expedição de Lotes (Conferência Alocada e Lotes Liberados), o sistema libera o lote para que seja expedido antes do término da conferência, ou seja, depois de informado o Lote Indústria o novo lote é criado e liberado.
- Contudo se apenas o parâmetro Conferência Alocada esteja marcado, o sistema cria um novo lote, mas é liberado apenas quando finalizar todas as conferências.
- Para distinguir o Tipo de Ordem de Recebimento referente ao retorno de recebimento de devolução, se a classificação for de Devolução juntamente com o parâmetro Retorno de Recebimento: setado para Rest - Modelo Mov e se marcado o parâmetro Enviar "Tipo de Movimentação" no modelo MOV por Tipo de Recebimento: preenche 10 no campo TIPOMOVTO do layout vi_int_envio_mudanca_estoque e 1 para os demais Tipos de Recebimento.
- O parâmetro "Utiliza Ordem de Recebimento Automática" não pode ser habilitado em conjunto com as funcionalidades Crossdocking e Transferência de Titularidade.
Com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
| Funcionalidade | Versão | Referência |
|---|---|---|
| Integração de OR automática e a Conf. OR Automática | 8.12.7.496 | WMS-18629 |
Parametrizações
Acesse Cadastro > Entrada > Tipo de Recebimento > botão Cadastrar
- Id do Tipo de Recebimento: identificador interno da aplicação.
- Descrição: descrição do Tipo de Recebimento.
- Auditado: indica que a conferência é auditada, ou seja as caixas são abertas para verificar se a mercadoria está correta, a operação é realizada via Coletor de Dados > Auditoria de Entrada.
- Após a Conferência da OR, Gerar os Lotes: funcionalidade distinta que obriga a auditoria após a conferência, ou seja, não impõe gerar lote bloqueado até o final da conferência. Esta descrição foi modificada de Gerar Lotes para Após a Conferência da OR, Gerar os Lotes, e possui o novo hint é Configura como os lotes devem ser gerados após a conferência de toda a OR. Utilizado para processo de auditoria pós recebimento.
- Lotes Liberados: os lotes são alocados liberados.
- Lotes Bloqueados: informa que os lotes alocados entraram bloqueados no estoque, sendo liberados mediante a uma análise pelo setor responsável, sendo liberado pelo menu Movimentação > Gerenciador de Lote ou via Coletor de Dados > Auditoria de Entrada.
- Transferir Estado: recebe o status dos lotes antigos.
- Lotes Liberados: os lotes são alocados liberados.
- Importar Informações Específicas: antes de Gerar o Mapa de Alocação, é necessário informar a Informação Específica no Gerenciador de Ordem de Recebimento > botão Produtos > botão Informações Específicas, se este parâmetro estiver desabilitado a Informação Específica é informada via Coletor de Dados na Conferência de Entrada.
- Sugerir Informações em Conferência: na Conferência de Entrada via Coletor de Dados, sugere os últimos dados coletados. Para informações específicas classificadas como única, não é possível o sistema sugerir tal ação, forçando a entrada das informações produto a produto. Caso o conferente não utilize a sugestão o sistema solicita as informações coletadas como na primeira vez, e a partir deste momento estas informações são utilizadas para a próxima sugestão. E temos na Conferência de Entrada também a sugestão de informação:
- Sugere o último Lote Indústria, Fabricação e Vencimento conferido para o produto.
- Alterado para também manter o Lote Adicional preenchido quando o Lote Indústria for trocado. - Classificação:
- Compra: representa a entrada das mercadorias no armazém por compra.
- Devolução Parcial: representa a Devolução Parcial dos produtos para o estoque. Esta opção juntamente com o parâmetro Retorno de Recebimento: setado para Rest - Modelo Mov e se marcado o parâmetro Enviar "Tipo de Movimentação" no modelo MOV por Tipo de Recebimento: preenche 10 no campo TIPOMOVTO do layout vi_int_envio_mudanca_estoque e 1 para os demais Tipos de Recebimento.
- Devolução Total: representa a Devolução Total dos produtos para o estoque. Esta opção juntamente com o parâmetro Retorno de Recebimento: setado para Rest - Modelo Mov e se marcado o parâmetro Enviar "Tipo de Movimentação" no modelo MOV por Tipo de Recebimento: preenche 10 no campo TIPOMOVTO do layout vi_int_envio_mudanca_estoque e 1 para os demais Tipos de Recebimento.
- Reentrega: representa a Reentrega para o estabelecimento de entrega dos produtos, que é feita a partir do menu Ocorrência de Entrega (enterprise).
- Encomenda: representa o estoque reservado por pedido / nota fiscal de saída (enterprise), e com isso pode gerar corte no pedido.
- CrossDocking: Explicação sobre CrossDocking. De forma sintética, é vinculado uma nota fiscal de saída a Ordem de Recebimento, realiza o processo de conferência e alocação num local destinado as embalagens de CrossDocking, ao finalizar o recebimento da mercadoria o sistema gera uma onda de saída com separação e conferência de saída concluídos, faltando gerar uma carga/coleta para agrupar as embalagens e distribuí-las para participar de outra coleta.
- Escolher Tipo de Caixa para Devolução de Produtos: está habilitada se o campo Classificação for Devolução Total ou Devolução Parcial. Caso contrário está desabilitado e se não houver restrições no momento de alteração deste parâmetro, pode trocar de valor a qualquer momento, mesmo com O.R. em andamento.
- Desativar Pré-Cadastro do Material no Coletor: modificada a conferência de entrada, via Coletor de Dados, caso o produto ou a embalagem estejam com o parâmetro Pré-Cadastro ativo e se na Configuração Geral > Parâmetros estiver parametrizada para Validar pré-Cadastro na Conferência. Uma nova tela é exibida perguntando ao usuário se deseja ou não mudar o parâmetro. Caso o operador deseje alterar e selecione a opção Sim, um log é gerado para identificar qual a OR, usuário que realizou a alteração, produto e embalagem, que participaram do processo.
- Ignorar a regra de armazenagem definida para o produto: faz com que o Mapa de Alocação ignore as regras de busca de endereços de acordo com o lote gerado. Todos os lotes são direcionados para pulmão, mesmo que configurados de forma diferente disto.
- Deve haver um Setor para este tipo de endereço com as seguintes configurações:
- Tipo de Endereço deve ser Pulmão.
- Permitir mais de um produto no pulmão.
- Permitir alocar produtos de depositantes diferentes no mesmo Setor/Local.
- Não Permite Expedição de Produto.
- Não Uso exclusivo Caixa de Movimentação.
- Deve existir endereço do tipo Pulmão Blocado vinculado a este setor.
- Deve existir o tipo de recebimento que Ignora a regra de armazenagem definida para o produto vinculado a este setor.
- Deve-se vincular os depositantes e produtos ao setor.
- Deve-se cadastrar uma Região de Armazenagem do tipo Pulmão para os endereços vinculados ao setor.
- Esta região não pode estar vinculada a uma configuração de onda como região de retorno, região de rua para caixa fechada e região de rua para complemento de reabastecimento.
- Para ignorar a regra de armazenagem é necessário reconfigurar o tipo de recebimento, e com isso o sistema desativa as configurações abaixo:
- Coletar Amostras = “Falso”
- Auditado = “Falso”
- Sugerir Informações em Conferência = “Falso”
- Importar Informações Específicas = “Falso”
- Escolher Tipo de Caixa para Devolução de Produtos = “Falso”
- Deve haver um Setor para este tipo de endereço com as seguintes configurações:
- Transferência de Titularidade: o sistema desativa os parâmetros: Coletar Amostra, Sugerir Informações em Conferência, Auditado, Escolher Tipo de Caixa para Devolução de Produtos.
- Conferência Alocada: é usado para compor a Ordem de Recebimento para o controle da Conferência Alocada.
- Ative o campo Permitir Expedição de Lotes com Conferência em Andamento.
- São reconfigurados os campos Gerar Lotes, Coleta Amostra, Auditado, Sugerir Informações em Conferência, Importar Informações Específicas, Classificação, Escolher Tipo de Caixa para Devolução de Produto, Transferência de Titularidade e Gerar Lote por Conferência para desativados e desmarcados.
- Gerar Alocação por Conferência: para atender as novas necessidades de gerar lote e mapa de alocação durante o processo de conferência das mercadorias na Ordem de Recebimento e só pode ser ativado se o parâmetro Gerar Lote por Conferência estiver marcado.
- Não pode Gerar o Mapa pelo botão na tela do Gerenciador de Ordem de Recebimento, caso esteja ativado o parâmetro "Gerar Alocação por Conferência".
- Se apenas o parâmetro "Gerar Lote por Conferência" estiver marcado, é possível gerar alocação pela tela Gerenciar Ordem de Recebimento. - Gerar Lote por Conferência:
- Agora é possível escolher entre Lotes Liberados ou Lotes Bloqueados quando selecionado esta opção. Para mais detalhes nas particularidades informadas acima.
Criado processo de recebimento de mercadorias para que conforme os produtos vão sendo conferidos os lotes são gerados conforme o planejamento de onde estes são alocados e consequentemente as etiquetas destes lotes são impressos para que sejam coladas nas caixas conforme conferidas e não mais no final do processo de conferência como é feito atualmente, ou seja, dessa forma os produtos conferidos podem ser alocados antes do término da conferência total da ordem de recebimento, sendo assim os produtos alocados podem ser usados em movimentações internas antes de completar a alocação da Ordem de Recebimento. Somente após terminar toda a alocação e desbloquear os lotes, é possível realizar a expedição de mercadorias.
- Só é possível a ativação do parâmetro Gerar Lote por Conferência se a classificação do Tipo de Recebimento for igual a: Compra, Devolução Parcial, Devolução Total ou Reentrega.
- Campos ficam desabilitados (Coletar Amostras, Auditado, Importar Informações Específicas, Conferência Alocada, Transferência de Titularidade).
- se parâmetro marcado: o sistema sempre deleta as ocorrências, pois sempre trabalha com a conferência =1 gerada para a ordem de recebimento, com isto só terá a ocorrência da última conferência.
- se parâmetro desmarcado: o sistema não deleta as ocorrências feitas ele mantém "conferência = 1" e o sistema gera uma nova conferência = 2, mantendo assim a anterior. - Motivo para Lotes Bloqueados: faz referência ao Motivo personalizado / Especial ao gerar lotes bloqueados pela OR, basta selecionar registro que constam no Motivos de Ocorrências, mas somente fica habilitado se estiver setado o parâmetro Gerar Lotes para Lotes Bloqueados.
- Inserimos também no cadastro de Depositante a configuração para Gerar Lotes Bloqueados por Ajuste e Inventário (observação: as configurações do Tipo de Recebimento e do Depositante são independentes).
- Bloquear Contagens Divergentes: o sistema não permite liberar a O.R. com divergência quando a mesma possui mais de um remetente/fornecedor diferente.
- Qualidade: é utilizado como base para identificar se a Ordem de recebimento participa ou não do processo de qualidade. E tem como finalidade visualizar através da exportação do arquivo de estoque, a quantidade de produtos que se encontram em doca assim como a quantidade por produto no fluxo de recebimento que não tenha finalizado sua alocação, e que possuam ou não o fluxo de qualidade.
- O fluxo de controle de qualidade será efetuado operacionalmente, desta forma, não haverá processos realizados no WMS. Todavia, se faz necessário identificar qual Ordem de Recebimento participa ou não deste fluxo, a partir do campo qualidade.
- O envio dos dados é realizado devido a escolha das opções TXT - Modelo Qualidade ou Banco - Modelo Qualidade escolhida no campo Saldo de Estoque por Produto no cadastro do Depositante > guia Exportação. (Referente WMSCT4-198)
- Permite Reserva Negativa de Lote Indústria por Destinatário: realiza o vínculo do Lote Indústria a Reserva Negativa, desde que a Classificação da Ordem de Recebimento for Devolução Parcial ou Devolução Total. Ou seja, os lotes indústrias dos produtos devolvidos dos clientes, que retornaram, entram novamente para o estoque, mas estes lotes indústrias não estão disponíveis para o mesmo cliente destinatário, não podendo compor a formação da onda, somente para outros clientes destinatários diferentes do que foi recebida a devolução. Mas este registro de reserva negativa que foi criado, se for necessário, pode ser excluído na tela Reserva Positiva | Negativa de Lote Indústria com Destinatário. Para mais detalhes.
- Permitir Expedição de Lotes com Conferência em Andamento: que autoriza a saída de produtos que foram alocados de uma OR ainda não finalizada.
- Quando marcado, se a conferência for do tipo Alocada e "Gerar Lotes" estiver marcado como "Lote Liberados",
- Ou se gera lote por conferência, gera alocação por conferência e "Gerar Lotes" estiver marcado como "Lotes Liberados", permite que o lote alocado seja expedido antes do término da conferência da OR. - Percentual de tolerância de vida útil no recebimento: se na tela do cadastro tipo de recebimento for igual a zero utiliza o valor sobre o campo Percentual de tolerância de vida útil no recebimento do cadastro do Produto. Para mais detalhes.
- Permite Conferência de Entrada por Nota Fiscal: obriga o operador informar o Número e Série da Nota de Entrada durante a conferência de entrada quando bipar a etiqueta 2D, e o sistema permite a conferência de produtos e quantidades que não estão na nota fiscal vinculada.Para mais detalhes.
- Permite a Leitura de etiqueta 2D: obriga o operador a bipar uma etiqueta 2D na Conferência de Entrada. Esta etiqueta 2D faz a leitura das informações específicas do Cadastro do Produto > botão: Regra de Leitura de Etiqueta 2D.Para mais detalhes.
- Permitir Expedição de Lotes (Conferência Alocada): ...
- Solicitar EAN do Fabricante: quando marcado será solicitado o código do EAN do Fabricante, caso não localizado o sistema exigirá a leitura da barra da embalagem durante a conferência de entrada pelo coletor de dados.
- Liberar lotes bloqueados ao término da alocação: gera lotes bloqueados no recebimento, que serão desbloqueados ao término da alocação.
Deixe setado Lotes bloqueados para o campo Gerar Lotes. Compatível com a versão 8.12.7.20 e superiores. (Referente WMSCT3-1511) - Conferência de Entrada utilizando dados do Backlist: após este parâmetro ativado terá o intuito de iniciar a conferência de entrada de mercadoria escaneando o "Lote Indústria" contido no "Backlist" da nota fiscal atrelada a respectiva Ordem de Recebimento (OR), quando o Depositante fizer uso da funcionalidade "Backlist". Acesse para mais detalhes.
Rastreabilidade ANVISA
- Código do Evento na ANVISA: faz referência ao preenchimento do código de evento na ANVISA com tamanho máximo de 4 números. Para mais detalhes.
- Coletar Amostras: ao final da Conferência de Entrada via Coletor de Dados é solicitado quantos produtos são direcionados para o setor de Amostra.
- Gerar Lotes Amostras: faz referência ao controle dos lotes após Coleta de Amostras. Para mais detalhes.
- Lotes Liberados
- Lotes Bloqueados
- Atualizar as Coletas de Amostras: durante a alocação da O.R. todos os produtos de coleta de amostras serão marcados como coletados, mesmo se na conferência a amostra não foi coletada.
Ordem de Recebimento Automática
- Utiliza Ordem de Recebimento Automática: se ativado, o sistema Gestão de Armazenagem | WMS Senior gera automaticamente ordens de recebimento, otimizando o processo de entrada de mercadorias no armazém.
- Intervalo para Integração (em seg): define o tempo para a geração automática da Ordem de Recebimento (OR), sendo obrigatório um valor igual ou superior a 10 segundos.
- Código de Integração: define o código que o ERP enviará na integração de Nota Fiscal de Entrada para identificar o Tipo de Recebimento no Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Acesse Cadastro > Entrada > Tipo de Recebimento > botão Operações
- Tela responsável pela associação dos registros de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) ao tipo de Recebimento.

Acesse Cadastro > Entrada > Tipo de Recebimento > botão Conf. OR Automática
- Id Configuração OR automática: sequência gerada pelo sistema.
- Código da doca: selecione uma doca pré cadastrada.
- Placa do veículo: informe a placa do veículo.
- Quantidade do volume recebido: insira a quantidade de volumes contidos no recebimento.
- Limpar Configuração: acione este botão para remover as configurações do Cadastro de OR Automática, caso necessário.
![]() | Veja também: |
English
Español

English
Español


