Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Gerenciamento de Cota Capital > Integralização

Integralização de Cota Capital

A integralização é efetivamente o pagamento das cotas parte subscritas, integralizar é realizar o capital social. É possível configurar a transação do movimento para que seja um lançamento contínuo.

A integralização pode ser efetivada através de:

Integralização em reais (título financeiro)

Caso o movimento de subscrição já tenha sido realizado, efetue o passo a passo abaixo. Caso o movimento de subscrição não tenha sido realizado, é necessário fazê-lo. O processo está descrito em Subscrição. Não é possível integralizar um valor maior do que o valor de cota capital cadastrado para subscrever.

Acesse a tela de Movimento de Cota Capital a Integralizar, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Movimento de Cota Capital a Integralizar (F250CTC):

  1. Defina o(s) Cooperado(s).
  2. Clique no botão Seleção:
    1. Defina a Transação de Contas a Receber da operação a ser consultada e a data limite;
    2. Se necessário, defina uma Data Inicial e Data Final.
  3. Clique em Mostrar. Assim serão exibidos todos os lançamentos com saldo em aberto.
  4. Informe a Transação Fin.. Este campo busca, como sugestão, a transação preenchida no campo Transação Padrão Entrada Manual, na tela de Parâmetros da Filial para Contas a Receber (F070FRE).
  5. Informe o Valor Financeiro a ser integralizado. Este valor não pode ultrapassar o saldo de cota a integralizar, salvo se a transação de subscrição for de lançamento contínuo. O valor deste campo dividido pelo valor da cota parte, irá gerar a quantidade de cotas a integralizar, preenchida automaticamente no campo Qtde. a Integralizar.
  6. Informe a Condição de Pagamento e a Série;
  7. Defina o parcelamento para receber a cota capital:
    1. Informe o Tipo de título e a Forma de Pagamento.
    2. O valor total das parcelas deve ser igual ao Valor Financeiro
    3. Como vai funcionar a moeda?
  8. Clique em Processar. Assim, o lançamento de integralização está realizado. Caso ainda haja saldo no lançamento, novos lançamentos de integralização podem ser realizados.

Integralização na entrega de produtos

A integralização de valores pode ser efetuada ao realizar a fixação de preços, recebimento de compra imediata, nota fiscal de entrada manual (notas fiscais do tipo 6 ou 10) ou Contrato de compra imediata com geração de financeiro.

Para que este processo ocorra, é necessário que o parâmetro global UsaNovCot esteja preenchido com Sim:

  1. Caso esteja com Não, o sistema de cobrança de taxas funciona conforme descrito no processo Cota Capital cobrada através de evento, mas o sistema não consiste os valores integralizados, de acordo com o saldo do cooperado e não realiza baixa do valor subscrito.
  2. Caso esteja preenchido com Sim, são realizadas as seguintes consistências:
    • O sistema consiste o valor integralizado através das taxas, descontando-os do valor subscrito do cooperado.
    • Não pode ser descontado mais do que o saldo de cota do cooperado (quantidade a subscrever - quantidade integralizada), salvo se a transação de subscrição for de lançamento contínuo.
    • Será possível configurar desconto de taxas de Cota Capital, para o Contrato de compra imediata com geração de financeiro.

Realize o seguinte passo a passo para que as taxas sejam referentes à cota capital sejam descontadas:

  1. Vincule o item de taxa ao produto, na tela Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Item de taxa X Parâmetro (F113PTX):

    • Preencha o campo Tipo Faixa com C-Cooperado ou A-Ambos.
    • Preencha o campo Aplicação Taxa com 1-Fixação de Preços, 4-Outras Notas de Compra (para movimentos na entrada de produtos manual e de Compra Imediata) ,ou 5-Contrato de Compra, para movimentos em Contrato de compra imediata com geração de financeiro.
    • Defina o valor ou percentual da taxa. O valor cobrado não pode ser maior do que o saldo de cotas a integralizar do cooperado. Exceto quando é um lançamento contínuo.
    • Preencha o campo Indicativo gera título taxa com "Não".
    • Preencha a transação da tesouraria no campo Trans. Cota Capital, cadastrada na tela de Transações de Cota Capital (F001CTC).
    • Preencha o campo Tipo Conta com a conta cadastrada para a cota capital na tela de Tipos de Contas (F034TCC).
      Esta conta deve ter Aplicação igual a 6-Cota Capital.
    • Processe a tela, para que as taxas sejam cadastradas.
    • Ao gerar uma entrada com um produto relacionado à taxa, o valor da cota capital será integralizado ao movimento de subscrição com saldo mais antigo.
  2. O extrato dos movimentos de cota pode ser consultado na tela de Extrato do Produtor (F439EXT), selecionando a opção Cota Capital.

Observação

O título gerado para a cota capital pode ser compensado e substituído através das funcionalidades disponíveis nas telas de Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos e Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos.

Cancelamento de nota fiscal de entrada

Ao fazer o cancelamento ou reabertura de uma nota fiscal de entrada (tipo 6 e 10) que gerou cota capital. Se a transação utilizada nessa nota fiscal de recebimento tiver uma transação de Estorno, cadastrada na tela F001CTC, sera feito um lançamento de estorno de cota capital proporcional à quantidade a ser devolvida.

Importante

Os movimentos de cota capital não podem ser excluídos após serem contabilizados.

Este artigo ajudou você?