Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Devolução de produtos > Documentos fiscais

Notas e documentos fiscais

Os documentos gerados pelo processo de devolução podem ser consultadas na tela de Documentos emitidos para processos de devolução e transferência entre produtores, em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança >Documentos emitidos para processos de devolução e transferência entre produtores (F115PRC).

No processo de devolução ocorre a geração dos seguintes documentos:

  1. Nota fiscal de devolução (tipo 2) para o produtor;
  2. Caso o sistema esteja parametrizado com o identificador de modelo de relatório F115COE, será possível gerar o Ticket ao invés da Nota fiscal, basta selecionar esta opção na Saída do veículo.
    1. Para gerar a nota fiscal a partir do Ticket, acesse a tela em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via controle Entrada e Saída > Expedição manual (F115GNF), selecione a opção "Devolução" ou "Todos" no campo Filtrar Tickets de Origem, marque o Ticket e clique em Processar. Nenhuma informação do ticket pode ser alterada.
    2. A demais notas fiscais do processo (notas de taxas, de transferência, nota de remessa e pedido de venda) são geradas no momento que o ticket é faturado.
  3. Importante

    Ao selecionar um ticket que teve origem na Devolução (F115COE), não poderão ser selecionados tickets que tiveram origem nas telas de Saída (F115COS e F115CST). Ao selecionar um ticket que teve origem nas telas de Saída (F115COS e F115CST), não poderão ser selecionados tickets que tiveram origem na Devolução (F115COE).

  4. Pode ser gerada uma nota fiscal de entrada (tipo 6) para taxas, se a taxa estiver parametrizada para cobrança em produto, desde que a opção Cobrar as taxas de devolução esteja marcada. Veja detalhes no processo de Cobrança de taxas em produto;
  5. Pode ser gerada uma nota fiscal de transferência entre filiais (tipo 11), se a devolução ocorrer em uma filial diferente do recebimento do produto. Veja detalhes no item Transferência entre Filiais;
  6. Pode ser gerado um pedido de venda, caso seja carregada uma quantidade excedente à da nota de entrada. Desde que o pré-requisito esteja parametrizado;
  7. Pode ser gerada uma nota fiscal simples de remessa, se a opção estiver marcada no cabeçalho da tela.
Observação
A nota fiscal de devolução gerada não pode ser reabilitada. Porque, se a nota ficar em digitação, poderão ser incluídos produtos diferentes ou a quantidade dos produtos poderá ser alterada por outras telas, gerando assim, divergência com o controle de entrada e saída.

Cancelamento da nota fiscal de saída (devolução) com cobrança de taxas

Ao cancelar uma nota fiscal de saída (devolução), caso esta devolução tenha cobrança de taxas via nota fiscal de serviço, são feitas algumas consistências antes do cancelamento ser efetivado:

Este artigo ajudou você?