Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

Esta tela permite a geração e cancelamento de notas fiscais a partir do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber e de um arquivo do tipo .XML. Essa integração pode ser realizada com a solução de Documentos Eletrônicos da Senior (eDocs).

Trata-se da inclusão de Notas Fiscais Eletrônicas e Conhecimento de Transporte Eletrônico disponibilizadas pelo fornecedor (no caso das notas de entrada) ou pelo cliente (no caso de notas de saída) em um arquivo do tipo .XML.

O web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, transpõe as informações do arquivo .XML para tabelas-clone das tabelas de notas fiscais.

Importante

Relação com o Cálculo do Diferencial de Alíquota

No processo de importação de notas fiscais eletrônicas via F000INE, o sistema pode utilizar a base do ICMS presente no XML para cálculo do Diferencial de Alíquota, caso o identificador de regra CPR-000MTNEL01 esteja ativo.

No entanto, quando há redução de base do ICMS, a base informada no XML pode não ser adequada para o cálculo correto. Para corrigir esse cenário, o identificador de regra CPR-000DFASR01 pode ser utilizado para definir a base correta, garantindo que a tributação seja realizada corretamente.

Esse identificador permite que o usuário ajuste a base do ICMS Sem Redução quando os valores do XML não estão de acordo com as regras fiscais da empresa.

Veja também:

É possível selecionar o tipo de documento a ser processado como Entradas ou Saídas, sendo:

É importante ressaltar que são apresentadas as notas fiscais somente da empresa logada. Para mais informações sobre o processo de Recebimento Eletrônico, consulte a documentação completa. Para documentos de saída, os campos Filial (CNPJ) e Inscrição Estadual não devem estar preenchidos nos parâmetros da tela; caso contrário, o documento não será exibido na grade.

Pré-requisitos

Esta tela está disponível nas seguintes Proprietárias: IENR, EEMB, EMDS, EMDC ou JLRE. O mesmo vale para o web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, para o processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada e para os módulos Controladoria e Suprimentos:


 

Processos

Após a execução do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber as tabelas-clone possuirão informações e então, ao acessar a tela deve-se clicar no botão Mostrar para que o registros sejam exibidos, sendo na guia superior os dados gerais e na guia inferior, os itens, parcelas, distribuição por lotes e notas de frete, conforme a página ativa.

Importante


 


 

O padrão do sistema para permitir a entrada de notas fiscais é a criação de uma série para cada série legal utilizada pelos fornecedores. Através da ligação do fornecedor com a série é possível informar a série legal e a subsérie legal diretamente na ligação. Esta opção permite que exista uma única série para notas fiscais de entrada (informar nesta a série legal de maior frequência) e que através da ligação seja definida a série legal e subsérie legal do fornecedor.

Quando no produto da nota fiscal houver o código da filial da ordem de compra e o número da ordem de compra, será possível herdar o código do produto e derivação através da ligação do produto com o fornecedor ou através da sequência do item na ordem de compra:

  1. Se o sequencial do item na ordem de compra constar no XML da nota fiscal de entrada, ao mostrar as notas fiscais, o sistema irá buscar o código do produto e derivação da ordem de compra, considerando a filial da ordem de compra, número da ordem de compra e sequencial do item.

    Para que seja possível fazer essa herança, o item em questão deverá estar cadastrado na base de dados, ou deverá existir a ligação Produto x Fornecedor para realizar esta associação

    Nota

    Quando o fornecedor não envia no XML a sequência correta dos itens da ordem de compra, ou seja, quando a sequência informada não corresponde àquela cadastrada na ordem de compra, isso pode gerar um vínculo incorreto entre os itens da nota fiscal e os itens da ordem de compra. Esse vínculo errado ocorre porque a rotina utiliza a sequência enviada no XML como base para associar os itens da nota fiscal com os itens da ordem de compra.

    Para corrigir esse comportamento, é necessário remover a sequência de itens vinda do XML e permitir que a rotina sugira o vínculo de forma automática, considerando o produto da nota fiscal e o produto da ordem de compra.

    A remoção da sequência deve ser feita utilizando os identificadores de regra:

  2. Se não existir sequencial da ordem de compra no produto, mas existir ligação do produto com o fornecedor, será realizada uma busca pelo código do fornecedor e pelo código do produto no fornecedor, para atualizar o código do produto e derivação da nota fiscal. Ao atualizar com o código do produto e derivação, será realizada automaticamente a busca do sequencial do item na ordem de compra.

    Note que pela existência da ligação do produto ao fornecedor, filial da ordem de compra e número da ordem de compra, o código do produto, derivação e sequência do item na ordem de compra serão sugeridos automaticamente
  3. Se não houver um sequencial da ordem de compra no produto e não houver ligação do fornecedor com o código do produto no fornecedor, ao visualizar os registros não serão sugeridos os dados na guia de produtos

Dessa maneira, o usuário poderá informar diretamente o código do produto e derivação ou o sequencial da ordem de compra manualmente, e o sistema fará a busca do produto e da derivação. Caso já exista código de produto e derivação, será apresentada a mensagem O código do produto/derivação na nota são diferentes do produto/derivação na ordem de compra. Deseja atualizar o produto/derivação da nota fiscal?


 

Configurações

Observação

As filiais definidas como M - Consolidadoras de movimentos no campo Filial Totalizadora da tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), serão desconsideradas na apresentação dos registros caso elas não gerem informações para o SPED Fiscal. Isso pode ser verificado quando as filiais estiverem parametrizadas igual a "N - Não" para os campos Gerar SPED Contribuições e Gerar SPED ECF.


 

Ligação Produto x Fornecedor

Na importação do XML o campo que recebe o código do produto é o Produto no Fornecedor (E000IPC.PROFOR), pois nem sempre o produto no fornecedor tem o mesmo código para o cliente, desta forma, são disponibilizadas três opções:

Os serviços deverão estar cadastrados no ERP conforme estão identificados no arquivo XML, podendo ser alterados na guia Itens afim de evitar inconsistências.

Todas as codificações internas para a geração da nota fiscal, tais como: tabela de preço, condição de pagamento, transações, etc. não estarão presentes no arquivo XML e serão obtidas a partir dos cadastros do próprio ERP.

As configurações dos itens, produtos e serviços, em relação aos impostos deverão estar de acordo com o XML, caso contrário o processamento não será finalizado.

Ligação Serviço x Fornecedor

Através do botão Forn. X Serv. da guia Serviços é possível fazer a ligação Fornecedor x Serviço. Para que o ERP XT crie a ligação de forma automática ao processar, é necessário marcar a opção Criar ligação de fornecedor com serviço da tela de Via Recebimento Documentos Eletrônicos - Seleção (F000SDV), acessada por meio do botão Seleção.

Validações entre Ordens de compras e Notas de Entrada

Abaixo, detalhamos as validações aplicadas entre ordens de compra e notas fiscais de entrada, apresentando possíveis mensagens exibidas pelo sistema, bem como as condições e os campos utilizados durante este processo de validação.

Campos

Filial
Campo destinado à informações do CNPJ/CPF da filial para a qual, as notas fiscais serão geradas. A princípio, este campo sugere a filial ativa. Para processar notas de saídas, este campo deve estar vazio, tal como o campo Inscrição Estadual.

Observação

As filiais definidas como M - Consolidadoras de movimentos no campo Filial Totalizadora da tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), serão desconsideradas na apresentação dos registros caso elas não gerem informações para o SPED Fiscal. Isso pode ser verificado quando as filiais estiverem parametrizadas igual "N - Não" para os campos Gerar SPED Contribuições e Gerar SPED ECF.

Fornecedor/Cliente
Permite informar fornecedor e cliente.

Chave NF-e
Quando o está integrado à solução de Documentos Eletrônicos, possibilita baixar os .XMLs de notas que não estão ERP, através chave da nota.

Situação
Quando uma nota fiscal entra no fluxo do recebimento eletrônico, ela pode apresentar os seguintes status:

Inscrição Estadual
Tem a função de consulta. Serão filtrados os documentos ao informar uma das inscrições cadastradas.

Observação

Espécie
Tem função de consulta. Serão filtrados apenas os documentos da espécie informada.

As opções abaixo são exibidas quando o Tipo da nota for de Entrada. Elas podem ser escondidas para o usuário logado por meio do identificador de regra CPR-000INESL01

Verificar divergência entre OC e Nota
Quando esta opção estiver marcada, será realizada a verificação de divergências entre a ordem de compra e a nota fiscal de entrada, através dos campos marcados na tela F000SDV, acessada através do botão Seleção. Esta tela terá os mesmos campos da tela de seleção F442SDV (F442DNE - botão Seleção), com exceção dos campos de filtro (abrangentes). As verificações serão efetuadas ao processar a nota fiscal e, se houver inconsistências, a nota será tratada como Inconsistente.

Integrar tributos
Esta opção deve ser marcada quando o documento recebido eletronicamente deve gerar também uma nota de tributos.

Fechar nota após processar
Quando esta opção é marcada, faz com que as notas validadas pelo sistema (sem inconsistências) sejam fechadas após serem processadas - exceto para notas fiscais de entrada do tipo 4 e 5, devido à rotina de valorização.

Observação


 

Quer saber mais? Confira a matéria Documentos Fiscais Eletrônicos: otimize o recebimento do XML que preparamos para você!

Confira também:

Recebimento eletrônico

Recebimento eletrônico de NFS-e


Este artigo ajudou você?