Distribuição e Realocação de Custos Agrícolas
Conceito
As informações referentes às tarefas, insumos, máquinas e mão de obra, são importantes para a análise do planejamento junto com sua execução. Estes dados coletados são necessários para a análise de custos de produção, fontes das principais perdas e o cálculo da lucratividade da safra. Para atender essa demanda dos mais diversos segmentos agropecuários, foi desenvolvido de forma nativa no Gestão Empresarial | ERP, o processo de Distribuição e Realocação de Custos Agrícolas.
Fluxo de processos
Pré-requisitos
Ativar na proprietária do sistema os módulos IPSI e SERE.
Ter um modelo hierárquico de contas contábeis e centros de custos diretos e indiretos, cadastrados no Gestão Empresarial | ERP.
Os históricos padrões utilizados no processo, devem ser vinculados na tela Parâmetros de Contabilidade por Empresa (F070ECT).
Na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS) o parâmetro global UtiIntMac deve estar habilitado com S para desbloquear o menu: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Gestão de Controladoria;
Conheça as rotinas utilizadas:
No web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta RequisicaoAgrupadaComposta, temos os seguintes campos com impacto nesse processo:
- ObsEme: referente à observação da requisição de compra, este campo permite informar um texto de no máximo de 250 caracteres que será adicionado na requisição e solicitação de compra.
- CodPri: referente ao campo Código de Prioridade da tela de Prioridades de Compra para as Solicitações (F405PRI), permite informar o código de prioridade da Requisição. Os valores disponíveis são 1 - Normal e 2 - Urgente.
Observação
O campo CodPri é utilizado somente para requisições do tipo C - Comprar, alimentando esta informação na solicitação de compra, para requisição de compra do tipo R - Requisição não é possível adicionar o campo de prioridade.
Além disso, será necessário cadastrar os códigos de prioridade na tela F405PRI, conforme exemplo:
Código de prioridade: | Descrição da prioridade: |
---|---|
1 | Normal |
2 | Urgente |
A tela de Matriz de Distribuição de Custo (F044MDC) possui o objetivo de gerenciar e criar matrizes de distribuição de custos indiretos para os custos diretos. O início do processo de distribuição de custos começa com a criação manual ou via importação de leiaute dessa matriz. O campo Validade tem como finalidade a busca de lançamentos contábeis que serão distribuídos dentro do período estimado.
Para os itens da Matriz de Custo, deverá ser informado:
- Filial de destino dos custos.
- Sequencial de prioridade de distribuição – Será possível em uma prioridade maior, distribuir um percentual do valor atribuído em uma prioridade menor.
- Centro de custo a distribuir.
- Conta reduzida.
- Centro de custo a receber.
- Percentual do valor do custo a ser distribuído.
Existe a possibilidade de duplicar uma matriz para outra empresa/filial/número da tabela, além de importar uma matriz por meio do leiaute de importação SAIM00057.
Observação
O percentual de distribuição a ser distribuído para um centro de custo a receber, deverá fechar em 100%.
Os relatórios CCCG016.GER e CCCG018.GER devem ser cadastrados e ativados na tela Cadastro de Identificador de Modelos (F096MDR).
- CCCG016.GER – Relatório de Distribuição Matriz de Custos - identificador F044MDC / Sequência 1
- CCCG018.GER – Relatório C.C Distribuir Matriz de Custos - identificador F044MDC / Sequência 2
A tela Matriz de Realocação de Saldos entre Grupos de Contas (F044MCF), possui o objetivo de efetuar o cadastro e dar manutenção em uma matriz de distribuição. Será efetuado a realocação do saldo de uma conta do grupo de custos passando para uma conta do ativo. Também é permitido informar no campo Conta à Creditar uma conta do tipo sintética, ou chamando de outra maneira, o grupo de contas, que sobre todas contas analíticas abaixo desta sintética, será utilizado para a composição de saldo a distribuir. O campo Validade tem como finalidade a busca de lançamentos contábeis que serão distribuídos dentro do período estimado.
Para os itens da Matriz de Custo, deverá ser informado:
- Centro de custo a distribuir.
- Conta Contábil à Debitar.
- Conta Contábil à Creditar.
- Conta Redutora.
- Percentual do valor do custo a ser realocado.
Existe a possibilidade de duplicar uma matriz para outra empresa/filial/número da tabela, além de importar uma matriz por meio do layout de importação SAIM00066.
Observação
O percentual de distribuição para uma Conta à Creditar / Cta. Redutora, deverá fechar em 100%.
O relatório CCCG017.GER – Relatório de Realocação de Saldos - identificador F044MCF / Sequência 1 deve ser cadastrado e ativado na tela Cadastro de Identificador de Modelos (F096MDR).
A tela de Matriz de Distribuição de Gastos por Filial (F044MGF) possui o objetivo de cadastrar uma configuração de critérios de distribuição de alocação de gastos por filial, que posteriormente serão alocados utilizando como base o número da tabela utilizada. Esse processo é utilizado para clientes pessoa física e atribui os gastos de uma determinada filial de origem para uma filial de destino. O campo Validade tem como finalidade a busca de lançamentos contábeis que serão distribuídos dentro do período estimado.
Para os itens da Matriz de Custo, deverá ser informado:
- Filial de origem
- Filial de destino.
- Centro de custo a distribuir.
- Conta reduzida.
- Conta contábil Destino.
- Conta contábil à Receber.
- Percentual do valor do custo a ser distribuído.
Existe a possibilidade de duplicar uma matriz para outra empresa/filial/número da tabela, além de importar uma matriz por meio do layout de importação SAIM00064.
Observação
O percentual de distribuição para uma Conta à Creditar / Cta. Redutora, deverá fechar em 100%.
Essa tela possui os seguintes Relatórios, que deverão ser cadastrados e ativados na tela F096MDR:
O relatório CCCG019.GER – Relatório de Distribuição Matriz de Gastos por Filial - identificador F044MGF/ Sequência 1 deve ser cadastrado e ativado na tela Cadastro de Identificador de Modelos (F096MDR).
Tela de Distribuição de Custos/Gastos (F044DCG) é responsável pela alocação dos custos, a tela é composta pela empresa, filial e sequência de distribuição, sendo que para cada nova distribuição deve ser gerada uma nova sequência.
Observação
Caso configurado e ativado o identificador de regra GER-044SEQDIS, ao deixar o campo Seq. Dist. com valor zero, o sistema irá atribuir a próxima numeração automaticamente.
Para realizar a distribuição de centro de custo, confira as etapas abaixo:
- Como ponto de partida, o primeiro processo a ser executado será a distribuição da Matriz de Custos. Para isso, vá na aba Distribuição de Custos;
- Em seguida, deve ser informado a Matriz de Custos a ser utilizada, em sequência a validade será carregada de forma automática.
- Na continuidade, clique no botão Exec. Alocação para realizar o processo e gerar os lotes contábeis.
- Após isso, pode ser executado a distribuição da Matriz de Gastos ou a Realocação de Saldos entre Grupos de Contas. Para isso, deve ser informado a matriz cadastrada anteriormente e clicado no botão Exec. Alocação em cada aba correspondente.
- Caso seja necessário realizar a distribuição por tipo de centro de custo, deve-se sempre distribuir o tipo Direto na última sequência de distribuição.
- Na aba Lote, podem ser visualizados quais foram os lotes gerados pela rotina e a situação no módulo de contabilidade.
Observação
Sempre que alocado centro de custo Indireto e afins para centros de custo Direto, em seguida, deve deve ser alocado os centros de custo direto.
Lembrando que somente é permitida a execução da Realocação do Saldo de Grupo de Contas, quando a alocação do custo direto estiver devidamente processada.
Seguindo esta lógica, devemos:
- Definir a distribuição de centro de custo Indireto ou outros e em seguida, clicar em Exec. Alocação.
- Definir a distribuição de centro de custo Direto e em seguida, clicar em Exec. Alocação.
- Contabilizar os lotes gerados pela rotina.
- Executar a Realocação de Saldo por Grupos de Contas, através do botão Exec. Alocação.
- Contabilizar os lotes gerados pela rotina.
Ainda é possível visualizar as matrizes de distribuição caso tenha necessidade de alteração da matriz. Para isso, foi liberado os botões:
Para o processo de distribuição de custos, temos os seguintes modelos de importação:
O arquivo que atende este modelo, deve conter os seguintes campos:
- Código da Empresa
- Código da Filial
- Número da Tabela / Matriz
- Código do Centro de Custo a Distribuir
- Sequencial de Ordem dos itens
- Código do Centro de Custo a Receber
- Percentual de Distribuição dos valores
- Código da Conta Reduzida
- Código da Filial de Destino
- Código da Safra
- Percentual de Distribuição da Safra
O arquivo deve ser de extensão “.csv”, com campos separados por “;”.
O arquivo que atende este modelo, deve conter os seguintes campos:
- Código da Empresa
- Código da Filial de Origem
- Código da Filial de Destino
- Número da Tabela / Matriz
- Código do Centro de Custo a Distribuir
- Sequencial de Ordem dos itens
- Código da Conta Contábil Origem
- Percentual de Distribuição de Valores
- Código da Conta Contábil de Destino
- Código do Centro de Custo de Destino
O arquivo deve ser de extensão “.csv”, com campos separados por “;”.
O arquivo que atende este modelo, deve conter os seguintes campos:
- Código da Empresa
- Código da Filial
- Número da Tabela / Matriz
- Código do Centro de Custo a Distribuir
- Sequencial de Ordem dos itens
- Código da Conta Contábil a Debitar
- Código da Conta Contábil a Creditar
- Código da Conta Contábil Redutora
- Percentual de Distribuição dos Valores
O arquivo deve ser de extensão “.csv”, com campos separados por “;”