Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Fornecedores participantes

Fornecedores Participantes

Os fornecedores participantes são os produtores que fazem parte de uma entrega de produtos. Pode haver um ou mais fornecedores para uma entrada. Este conceito é aplicado quando mais de um produtor é responsável pela produção e quando precisa ser gerada uma nota fiscal para cada um, individualmente.

Os produtores participantes podem ser informados no contrato, através do menu: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Participação de Fornecedores (F460PFO), ou diretamente ao realizar um Recebimento de produtos, na tela Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC).

Pré-requisito

Caso sejam incluídos novos fornecedores participantes ao realizar a entrada, é possível definir se a quantidade do fornecedor participante será ou não baixada do contrato. Essa definição é feita de acordo com o preenchimento do campo Consiste Quantidade da tela de Contratos (F460PF0), guia Dados Gerais.

Importante

Caso seja contrato de imediata com geração de financeiro, o fornecedor participante do contrato adicionado ao recebimento, pode ter percentual de compra imediata apenas e não depósito ou a fixar.

Se o campo e Consiste quantidade estiverem preenchidos com N - Não, não será possível inserir novos fornecedores participantes, ao gerar a entrada na tela F435CCC.

Passo a passo

Para informar novos fornecedores participantes, realize a entrada do veículo conforme o processo de Recebimento e na grade de Fornecedores Participantes informe os campos necessários.

Veja como ocorre o processo para os diferentes tipos de fornecedores participantes:

Fornecedor participante novo com participação no Contrato

Este tipo de fornecedor participante tem a quantidade de produto, referente a sua participação, baixada do Contrato.

Na grade Fornecedores Participantes:

  1. O campo Contrato é preenchido com o código do Contrato selecionado.
  2. Preencha o campo Fornecedor Part. com o código do produtor. Não é possível informar fornecedores físicos e jurídicos na mesma entrada, salvo, se gerarem o mesmo tipo de nota fiscal (tipo 6 ou tipo 10).
  3. O campo Produção Própria pode ser utilizado para pessoa jurídica, ele define se o fornecedor tem ou não produção própria. Estas informações interferem no tipo de nota fiscal gerado pelo processo de recebimento.
  4. Informe o percentual no campo % Part. Fornec. ou a quantidade no campo Qtd. Fornec. Part..
    • O fornecedor principal deve obrigatoriamente constar na grade de Fornecedores Participantes.
    • A soma de todos os fornecedores deve totalizar em 100%.
  5. Defina o percentual ou a quantidade do fornecedor participante, nos campos % Part. Fornec. ou Qtd. Fornec. Part.
  6. Defina o percentual ou a quantidade de compra imediata ou depósito/a fixar, nos campos % Dep/Qtde. Depósito ou % Comp. Imed./Qtd. Comp. Imed.
  7. Defina a transação utilizada na entrada a depósito e/ou compra imediata nos campos Trans. Dep. ou Trans. Comp. Imed.
  8. Caso seja necessário, informe a Origem Mercadoria, do fornecedor participante.
  9. Para o produtor que gera nota fiscal do tipo 6, a nota fiscal do produtor deve ser informada nos campos: Nº NF Produtor, Série Doc. Fiscal e Emissão.
    O campo Chave NPF-e pode ser utilizado para informar a chave da nota fiscal eletrônica de produtor. Não pode ser informado respectivamente a chave NFP-e e o número da nota do produtor.
  10. Para o produtor que gera nota fiscal do tipo 1, os dados da nota fiscal são mostrados nos campos Chv. Nf-e, Nº NFE, Série NFE, Qtde. NFE e Emissão. É possível vincular apenas uma nota fiscal por transação.

    O comportamento do sistema, com relação à diferença de peso entre a nota fiscal eletrônica e a pesagem real, varia de acordo com a origem do produto. Veja as diferenças para produtos com origem do porto e sem origem no porto

    Caso a chave seja informada no campo Chv. Nf-e e a nota não exista, o sistema abre a tela F440GNE para que seja cadastrada. Estes campos filtram notas fiscais não fechadas, após vinculá-las, a nota fiscal é automaticamente fechada.

    Veja o comportamento do sistema no Manual de processos do Agronegócio > Passo a passo da entrada de produtos.

    E possível informar apenas uma nota fiscal por Contrato.

  11. Ao processar a entrada será gerada uma nota fiscal/ordem de compra para cada fornecedor participante e operação (compra imediata/depósito).

Fornecedor participante novo sem participação no Contrato

Este tipo de fornecedor participante não tem a quantidade de produto, referente a sua participação, baixada do saldo do contrato.

Na grade Fornecedores Participantes:

  1. O campo Contrato é preenchido com o contrato, apesar de não estar ligado a ele.
  2. O campo Produção Própria pode ser utilizado para pessoa jurídica, ele define se o fornecedor tem ou não produção própria. Estas informações interferem no tipo de nota fiscal gerado pelo processo de recebimento.
  3. O campo % Part. Fornec. deve ser preenchido com zero, dessa forma, o fornecedor participante não terá participação no Contrato, apenas na entrada.
  4. Defina a quantidade do fornecedor participante no campo Qtd. Fornec. Part..
    • O fornecedor principal deve obrigatoriamente constar na grade de Fornecedores Participantes. Seu percentual varia de acordo com a quantidade definida para o fornecedor participante adicionado.

      Nestes casos, a grade de Fornecedores Participantes não terá 100% de participação.
  5. Defina o quanto será destinado a entrada "A Depósito / Fixar" e "Compra Imediata", nos campos % Dep. e % Comp. Imed..

    A divisão não é obrigatória, é possível definir apenas quantidade/percentual para "A Depósito/Fixar" ou apenas quantidade/percentual para "Compra Imediata", desde que os fornecedores juntos somem 100% da quantidade total da entrada.
  6. Defina a transação da entrada "A Depósito" ou "Fixar" no campo Trans. Dep. e a transação da "Compra Imediata" no campo Trans. Comp. Imed. 
    Estas transações serão consideradas na geração da ordem de compra.
  7. Caso seja necessário, informe a Origem Mercadoria, do fornecedor participante.
  8. Para o produtor que gera nota fiscal do tipo 6, a nota fiscal do produtor deve ser informada nos campos: Nº NF Produtor, Série Doc. Fiscal e Emissão. O campo Chave NPF-e pode ser utilizado para informar a chave da nota fiscal eletrônica de produtor. Não pode ser informado respectivamente a chave NFP-e e o número da nota do produtor.
  9. Para o produtor que gera nota fiscal do tipo 1, os dados da nota fiscal são mostrados nos campos Chv. Nf-e, Nº NFE, Série NFE, Qtde. NFE e Emissão. É possível vincular apenas uma nota fiscal por transação.

    O comportamento do sistema, com relação à diferença de peso entre a nota fiscal eletrônica e a pesagem real, varia de acordo com a origem do produto. Veja as diferenças para produtos com origem do porto e sem origem no porto

    Caso a chave seja informada no campo Chv. Nf-e e a nota não exista, o sistema abre a tela F440GNE para que seja cadastrada. Estes campos filtram notas fiscais não fechadas, após vinculá-las, a nota fiscal é automaticamente fechada.

    Veja o comportamento do sistema no Manual de processos do Agronegócio > Passo a passo da entrada de produtos.
  10. Ao processar a entrada será gerada uma nota fiscal/ordem de compra para cada fornecedor participante e operação (compra imediata/depósito).

Observação

É possível alterar a informação dos fornecedores participantes, mesmo que haja contrato vinculado. Esta alteração pode ser feita na pesagem de entrada (1ª pesagem) ou a pesagem de saída (2ª pesagem). Aconselhamos definir a quantidade para cada fornecedor na pesagem de saída, após ter definido o peso final da entrada.

Fornecedor participante em entrada sem Contrato

É possível informar fornecedores participantes, ao realizar o recebimento do produto, sem vincular um Contrato na guia Contratos da tela F435CCC.

A ordem de compra/nota fiscal será gerada para o(s) fornecedor(es) informado(s) na grade de Fornecedores Participantes, de acordo com o tipo de documento.

Caso estejam informados fornecedores participantes, porém o fornecedor principal (preenchido no cabeçalho da tela) não esteja informado na grade de Fornecedores Participantes, não será gerada ordem de compra/nota fiscal para este fornecedor.

Observação

É possivel utilizar o identificador de regras CPR-435ORMER01, para validar se a Origem de mercadoria do contrato é a mesma que a da entrada do produto. Não são permitidos Contratos com mais de um Fornecedor Participante no mesmo item, quando esse identificador estiver habilitado.

Este artigo ajudou você?