Ajuste a Valor de Mercado
Em títulos a receber e a pagar em moedas que são commodities (soja, trigo, milho), e que consequentemente têm suas cotações variáveis de acordo com o tempo, há necessidade de ao final de cada competência reconhecer o Ajuste a Valor de Mercado (AVM), sendo este valor a variação existente entre a posição atual e a posição da entrada do título da moeda (cotação de compra ou venda que está no título). A atualização do valor poderá ser positiva ou negativa.
Desta forma, mensalmente deve-se registrar e reconhecer contabilmente este ajuste da posição dos títulos no sistema.
Durante o processo do AVM, por exemplo, existe a entrada do título a receber ou pagar na moeda do commodity, sendo que a cotação é utilizada para ter a posição do KG em determinada data. Assim, o título possui a informação em KG a pagar ou a receber, com o valor em reais, de acordo com a posição convertida do KG pela cotação da emissão ou do dia da consulta (já atualizada).
Nota
A cotação na entrada do título pode não estar armazenada como padrão na tabela de moedas, pois pode ser negociada no momento do fechamento da compra ou venda. Desta maneira, pode-se alterar a cotação de emissão do título através do identificador de regras GER-000COTAL01.
Enquanto o título não for liquidado, a atualização do AVM é realizada considerando o valor em aberto para ter a posição atualizada do commodity para contabilização. Importante ressaltar que, pode-se realizar a atualização do AVM em uma data base passada, efetuando a atualização considerando os títulos em aberto naquele momento.
Não há incidência de atualização de correção monetária no cálculo do AVM, pois considera-se somente o valor em aberto dos títulos.
O que você precisa fazer:
Para utilizar o ajuste a valor de mercado é necessário realizar parametrizações no sistema para que ao final de cada competência tenha-se a posição do título atualizada e também que esta atualização seja contabilizada.
- Na tela Parâmetros Ajustes Financeiros (F002PJF), realize as configurações necessárias para o cálculo do AVM, indicando se elas se aplicam às contas a pagar ou receber.
- Nas telas de Transações de Contas a Receber (F001TRE) ou Transações de Contas a Pagar (F001TPA), defina as transações que devem ser utilizadas no cálculo do ajuste a valor de mercado utilizando os módulos PAM (AVM - contas a pagar) ou RAM (AVM - contas a receber).
- Utilize a tela de Relacionamento Ajustes Financeiros x Transações (F001TXA) para indicar as transações que não devem ser consideradas para filtrar os títulos calculados no ajuste a valor de mercado.
- Indique na tela Relacionamento Ajustes Financeiros X Grupo de Contas (F023AXG), quais grupos de contas que não devem ser considerados para filtrar os títulos calculados no ajuste a valor de mercado.
- Na tela Relacionamento Ajustes Financeiros X Tipo de Título (F002AXT) configure os tipos de títulos que não devem ser considerados no cálculo do ajuste a valor de mercado.
- Utilize a tela Relacionamento Ajustes Financeiros X Moeda (F031AJF) para indicar as moedas que não devem ser consideradas no cálculo do ajuste a valor de mercado.
Caso a rotina de Ajuste Valor Mercado seja adquirida posteriormente e hajam títulos na base de dados emitidos em um período já fechado, eles não serão considerados, pois o ajuste não pode ser efetuado em período contábil já fechado. Para que eles sejam considerados:
- Consulte os títulos do Contas a Receber (F302CCR) ou Contas a Pagar (F502CCP) do período;
- Nas telas Parâmetros da Filial para Contas a Pagar (F070FPA), Contas a Receber (F070FRE) e Contabilidade (F070FCT), faça a abertura dos períodos em que os títulos foram emitidos.
Desta forma, os títulos emitidos em um período já fechado passam a ter sua movimentação considerada na rotina de ajuste a valor de mercado, de acordo com a competência de emissão.
O cálculo deve ser realizado através da tela Cálculo do Ajuste a Valor de Mercado (F301IVM), tanto para contas a receber como para contas a pagar.
Opcionalmente, é possível utilizar processos automáticos para realizar o cálculo:
- 115 - Calcular Ajuste Valor de Mercado - C. Receber
- 116 - Calcular Ajuste Valor de Mercado - C. Pagar
Ao realizar o cálculo são gerados movimentos, que podem ser:
- Mensal: é o ajuste do final da competência e que será feito para os títulos que estão em aberto (em atraso ou não), onde se provisiona os valores como se eles fossem liquidados naquele momento, considerando o parâmetro Tipo de Cálculo Atualização (F002PJF) para identificar se esta provisão é gerada estornando a do mês anterior e gerando uma nova, ou gerada apenas com base no valor da diferença de um mês para o outro.
- Liquidação: é quando ocorre a liquidação do título, sendo necessário mover o valor de provisão para o valor efetivo. Neste momento, quando valor se torna efetivo, ocorre a baixa do título, porém, é necessário zerar os valores de provisão que ocorreram mês a mês, por isso se realiza a liquidação do título.
Valor de ajuste a valor de mercado do título
É o valor em aberto do título na competência que está sendo calculada, corrigido para a cotação definida em sua moeda. É utilizada a cotação do último dia do mês da competência para calcular o ajuste. Para obter o valor em aberto utiliza-se a posição do título na competência do movimento, ou seja, as baixas posteriores a essa competência serão desconsideradas. Caso o cálculo esteja parametrizado para:
- E - Estornar ajuste anterior ao gerar novo ajuste: será utilizado o valor integral do valor de correção da competência que está sendo calculada;
- D - Gerar ajuste pela diferença com os ajustes anteriores: será utilizado o valor de correção da competência que está sendo calculada, menos a soma das correções das competências anteriores (que é a soma das correções positivas, menos a soma das correções negativas).
Movimento de estorno do ajuste
Caso exista um movimento de ajuste já processado para a competência anterior, e o cálculo estiver parametrizado para estornar o ajuste anterior, um movimento de estorno desse movimento será gerado. Caso o valor de ajuste desse movimento anterior seja igual a zero, o movimento de estorno não será gerado.
Movimento de ajuste
Para cada competência a partir da data de emissão do título, um movimento é gerado com o valor de ajuste do título na competência correspondente. O movimento sempre será gerado, mesmo que o valor do ajuste seja igual a zero.
Movimento de liquidação dos ajustes
Caso o título for baixado totalmente, um movimento será gerado estornando o valor dos ajustes calculados para o título, zerando assim o saldo dos ajustes e liquidando o cálculo do AVM do título. O movimento sempre será gerado, mesmo que o saldo esteja igual a zero na competência de liquidação, e neste caso, um movimento de liquidação é gerado com os valores zerados.
Através da tela de Consulta/Estorno de Movimentos do AVM (F301CVM) é possível:
- Consultar o cálculo do ajuste a valor de mercado e também os totalizadores dos títulos para as contas a pagar e a receber separadamente.
- Fazer o estorno do cálculo do ajuste a valor de mercado, caso necessário.
É possível contabilizar o cálculo do ajuste a valor de mercado, seguindo o critério da forma de contabilização, tanto de forma sintética como analítica.
- Cadastre formas de contabilização (F048FCT) com as origens PAM (C. Pagar - Ajuste Valor de Mercado) ou RAM (C. Receber - Ajuste Valor de Mercado)
- Defina os Parâmetros da Integração Contábil (F650INT), informando as datas inicial e final tanto para o campo Integrar Aju. Vlr. Mercado CP (contas a pagar) como para Integrar Aju. Vlr. Mercado CR (contas a receber). Essas datas também podem ser definidas através do processo automático 08 - Integração Contábil, parâmetros INIAFR - "Data Inicial para o ajuste financeiro do contas a receber" e INIAFP - "Data Inicial para o ajuste financeiro do contas a pagar" e do web service com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar.
- Calcule a Integração Contábil (F645CTB), marcando uma das seguintes origens: "C. Receber - Aju. Valor de Mercado" ou "C. Pagar - Aju. Valor de Mercado".
Consultas de movimentos integrados ou não
Através das seguintes telas é possível consultar movimentos de ajuste a valor de mercado integrados ou não integrados, nas guias C. Receber - Aju. Valor de Mercado e C. Pagar - Aju. Valor de Mercado: