Faturamento de Frete
O objetivo deste documento é apresentar as configurações e processos na integração entre o ERP (Gestão Empresarial | ERP) e o Gestão de Fretes para o tratamento das faturas de frete.
Pré-requisito
- Possuir a infraestrutura conforme definições da arquitetura;
- Possuir as soluções ERP (Gestão Empresarial | ERP) e Gestão de Fretes na XPlatform;
- Para o ERP (Gestão Empresarial | ERP) é necessário usar um dos bancos de dados SQL Server ou Oracle, de acordo com as versões homologadas pela Senior;
- Possuir o ERP (Gestão Empresarial | ERP) na versão 5.8.10.67 ou superior.
Configurações iniciais
ERP (Gestão Empresarial | ERP)
- Configurar uma transação financeira na tela Transações de Compras (F001TCP);
- Criar uma série financeira na tela Séries de Notas Fiscais (F020SNF);
- Cadastrar uma Condição de Pagamento (F028GCP) para definir como padrão para a integração;
- Cadastrar um Portador (F039POR) para definir como padrão na integração;
- Cadastrar uma Carteira (F033CRT) para definir como padrão na integração;
- Cadastrar uma Forma de Pagamento (F066FPG) para definir como padrão na integração;
- Configurar os parâmetros do subgrupo Faturamento de Documentos, do grupo Documentos Fiscais de Entrada, na tela Parâmetros de Integração (F191CPT).
Observações
- O campo Transação padrão de baixa de títulos por substituição só deve ser informado caso queira fazer as baixas por substituição, caso contrário deve somente informar transação padrão de títulos.
- Os valores configurados na tela de Parâmetros de Integração podem ser alterados pelo identificador de regras GER-000CPTFD01.
Processo
- A transportadora disponibiliza o arquivo EDI com a confirmação dos serviços de transporte realizados (coletas e entregas), e a partir da importação do arquivo no FIS é iniciado o processo de conciliação e autorização de pagamento dos fretes.
- Cadastre a transportadora como fornecedora no ERP (Gestão Empresarial | ERP). O CNPJ deve ser igual ao da transportadora informada no CT-e.
- Realize a entrada do CT-e no ERP (Gestão Empresarial | ERP), para receber as instruções do faturamento.
- A nota fiscal deve ser do tipo 8 - NF Frete / Serviços Agregados;
- A entrada do documento deve ser feita para a empresa fornecedora;
- A rotina de faturamento dos documentos de entrada apenas permite realizar o faturamento de documentos eletrônicos recebidos pelo processo de Recebimento Eletrônico (F000INE) ou importados/digitados manualmente, desde que tenham o campo Chave NF-e informado, já que a conciliação dos documentos entre o Gestão de Fretes e o ERP (Gestão Empresarial | ERP) é realizada pela chave eletrônica.
Observação
Atualmente não é possível realizar o recebimento eletrônico dos documentos por meio do web service de faturamento, pois os documentos já devem estar inseridos na base do ERP (Gestão Empresarial | ERP), caso contrário será apresentada uma mensagem informando que os documentos não foram encontrados no sistema.
- Realize a emissão do romaneio na Gestão de Fretes.
Importante
O cadastro de romaneio deve ser feito antes da importação do arquivo CONEMB.
- Realize a auditoria do frete na tela APPS > Logística > Gestão de Fretes | FIS > Financeiro > Auditoria de Frete.
- Realize a liberação do faturamento na Gestão de Fretes. O evento de faturamento é disparado automaticamente para o ERP (Gestão Empresarial | ERP).
Importante
É obrigatório efetuar a entrada do CT-e no ERP (Gestão Empresarial | ERP) antes de realizar a liberação para o faturamento na Gestão de Fretes.
- O ERP (Gestão Empresarial | ERP) recebe a fatura dos Fretes (CT-es) por meio de um web service, e após o recebimento dos eventos, realiza a fatura dos CT-es.
Os campos considerados no recebimento e faturamento dos documentos estão nos dados gerais do evento da Gestão de Fretes. O campo Número Faturamento agrupa os documentos com números iguais para gerar uma fatura.Observação: caso ocorra algum erro nesse processo, como por exemplo um CT-e não está na base de dados, vencimentos, períodos fechados de filial, é possível utilizar o identificador de regras CPR-000RTFIS01 e criar uma regra para armazenar os erros, quando ocorrer alguma situação ao integrar a fatura do FIS para o ERP. Os dados enviados para a regra são os que são recebidos pela fatura do FIS.
- Após a importação das faturas no ERP (Gestão Empresarial | ERP), os títulos originais são baixados ou cancelados, e os novos títulos são lançados para o efetivo pagamento da transportadora. Essas faturas podem ser consultadas na tela Consulta de Notas Fiscais de Fatura de Compra (F451CNF).
Caso seja necessário realizar alguma alteração, a mesma deve ser feita na tela Notas Fiscais de Fatura de Compra (F450NFF), informando o número da fatura e o número do fornecedor.
Identificador de regras
CPR | 000RTFIS01 |