Ajuda por telas > Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Controle de retenção de INSS

F095INS - Controle de Retenção de INSS

O objetivo dela  é conter os valores acumulados mensalmente (por competência) para os fornecedores pessoa Física , sendo que nesta tabela são informados os valores retidos por terceiros manualmente a cada  nova competência , o sistema automaticamente grava os valores retidos pela empresa ao gerar as notas fiscais de entrada de serviços.

Processo

Esta tela é utilizada para controle do INSS no RPA (Recibo de Pagamento Autônomo). Veja a documentação do processo, para entender seu uso e os campos disponíveis.

Campos

Pré-requisitos

No campo Valor Máximo de Retenção de INSS, da tela F070FCP deve ser informado o valor máximo da Retenção, se nada for informado, não será sugerido o % de INSS para o item de serviço nas inclusões das notas fiscais onde cuja transação do item de serviço diminuir o INSS do total da NF para Fornecedor Pessoa Física.

Toda Nota fiscal de entrada para fornecedores pessoa física cuja transação do item de serviço diminuir o INSS do total da NF irá verificar e atualizar esta tabela , levando em consideração a data de emissão. Se o valor acumulado na tabela para o mês da NF mais o que já foi pago por terceiros já tiver atingido o valor máximo definido na filial o sistema irá zerar os valores de INSS, caso ele não tenha atingido mas o valor de INSS do item da nota extrapole o valor o sistema apenas mantém no item o valor para que não ultrapasse o valor máximo.

Observações


Configuração do sistema para geração do INSS nas baixas do Contas a Pagar:

Detalhes:

Esta implementação possui funcionalidade nas telas:

Telas de Baixas:

Efetuada alteração no cálculo do IR na baixa dos títulos do Contas a Pagar de Pessoas Físicas, para que seja descontado da base de cálculo do IR o valor do INSS gerado para o mesmo.

Este artigo ajudou você?