Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Componentes (O.P./O.S.) > Pesagem Componentes

F900PCO - Pesagem de componentes da O.P.

Têm como objetivo permitir realizar as pesagens dos componentes controlados por lote através de agrupamentos de produção e identificá-los por um código de referência, que serão mais tarde utilizados na movimentação de O.P. pela tela "F909MOA".

Processo

A leitura dos componentes é feita através do cadastro de agrupamentos de produção (tela "F013AGP") no cadastro de produtos (tela "F075PRO" campo Agrup. Produção).

Para definir cada pesagem existe uma identificação única que é o código da referência (campo Controle).

O agrupamento de produção e a origem são salvos por usuário. Quando abre a tela, o foco principal é voltado para o campo Controle, mas se precisar alterar os códigos do agrupamento ou origem, basta selecionar o cursor nos respectivos campos após sair do campo Controle.

Após informar a O.P., a grade "Componentes a serem pesados" é automaticamente preenchida com os dados dos componentes da O.P.

Ao ser informado o lote do componente, o sistema carrega na grade os componentes que pertencem ao agrupamento informado (os componentes que são pesados por esta balança) e o restante dos dados do cabeçalho da tela são preenchidos automaticamente, efetuando a leitura da balança.

Se o controle informado já existir, é carregado na grade as quantidades já gravadas (que foram pesadas para cada um desses componentes).

Para a leitura da balança existe um componente semelhante a uma régua. Este irá auxiliar visualmente na pesagem, mostrando através de marcações (traços indicando mínimo, previsto e máximo) quanto está faltando ou excedendo. Quando o peso obtido for superior ao máximo ou inferior ao mínimo, este componente ficará vermelho, quando estiver entre as marcações ficará verde.

Para isto, basta ser colocado fisicamente o componente na balança e o sistema mostra o peso na tela.

Observação

Notar que o peso mostrado na tela não necessariamente é o real sendo pesado, pois deve-se considerar se já foi feita uma pesagem anterior para o mesmo componente, seja no mesmo lote (mesmo registro na grid), ou em um lote diferente (outro registro na grid). Ou seja, se ao iniciar a pesagem, anteriormente já tenha sido pesado 5kg do componente, se a pesagem atual for de 2kg o valor mostrado na tela (e considerado para dizer se o peso atingiu o necessário) é 7kg. 

Ao acionar o botão Ok (F4):

Ao acionar o botão Processar (F5):

Considerações importantes:

  1. para utilizar esta tela existe o identificador de regras "CHA-900IRPCO01" que deve estar cadastrado, ativo e ligado a uma regra;
  2. uma O.P. pode ser formada por diversas pesagens. Para saber quantas pesagens a O.P. terá, é necessário saber o peso de uma fórmula (conjunto de componentes no modelo "F700FML"). Este montante é retornado via regra na variável "ChaNPesFor" do identificador "CHA-900IRPCO01";
  3. As identificações das pesagens, que é o código da referência (campo Controle), pode ser consultada na tabela mestre "E900CMR" (Componentes Individuais Utilizados - rastreabilidade por série ou pesagem) e também na tabela detalhes "E900CMI" (rastreabilidade por série ou pesagem), com todos os componentes e lotes de cada qual;
  4. a pesagem não necessariamente precisa ser exata. Há um percentual de tolerância no modelo que é considerado nesta pesagem. Este percentual vale tanto para mais quanto para menos;
  5. os vários postos de pesagem, que no caso, pesam uma relação diferente de componentes, é identificada pelo agrupamento de produção (campo Agrup. Produção da tela de cadastro de produtos "F075PRO") presente como parâmetro de entrada na tela e salvo por usuário;
  6. caso um componente precisa ser embalado mais de uma vez, esta informação estará no campo Núm. Pesagens da grade "Componentes a serem pesados". Sendo que este valor é alimentado via regra na variável "ChaNNumPes" do identificador "CHA-900IRPCO01";
  7. se for necessário, é possível aumentar o tamanho da fonte desta tela de pesagem. Isto poderá ser feito via regra na variável "CHANTamFon" do identificador de regras "CHA-900IRPCO01";
  8. na mesma O.P., um controle não pode ser usado para várias pesagens de um mesmo agrupamento, porém pode pesar outros agrupamentos (ou seja, um controle pode ser usado numa só balança, ou em todas, mas somente uma pesagem por balança);
  9. ao informar o agrupamento, o controle e os dados da O.P., o sistema valida se o controle está para outra O.P., se o mesmo possui o indicativo que sinaliza que está em aberto (IndCmr = A). Caso não estiver aberto, não é permitido que se prossiga o processo;
  10. se for um controle "novo", o sistema valida se já não foram feitas todas as pesagens previstas para a O.P. nesse agrupamento (independente de controle, pois cada pesagem deve ser num controle diferente). Se já foram feitas todas as pesagens, emite uma mensagem de alerta;
  11. existem dois tipos de leitura de código de barras: leitura do controle e leitura do lote.
  12. após a pesagens dos componentes, durante a movimentação da O.P. na tela "F909MOA", com o identificador de regras "CHA-900SDPBC01" cadastrado ativo, ligado a uma regra e com o texto "CADA_COMPONENTE" na sua descrição, ao informar o controle a partir da tela F909DLC (Leitura do controle)  os dados da O.P. são carregados para o cabeçalho da tela "F909MOA" e, ao processar a primeira operação, o sistema realiza a baixa dos componentes, e neste momento, deve liberar o código dos controles para que eles sejam utilizados novamente em outra O.P., alterando a situação do campo E900CMR.IndCmr de "F" (Fechado) para "U" (Utilizado).

Campos

Agrup. Prod. / Controle
Código do agrupamento de produção dos componentes e da referência da pesagem. Estas informações são salvas por usuário.

Origem / O.P./ Estágio
Código da origem salvo por usuário. Ordem de produção que contenha os componentes para pesagem. É obrigatório informar a ordem de produção. Ao informar a O.P. será sugerido o primeiro estágio da O.P. no campo de estágio, permite filtrar pela origem e O.P. informados.

Lote Comp.
Permite informar o código do lote dos componentes a serem pesados. Permite filtrar pelo estágio e agrupamento informados.

Saldo Estoque
Quantidade do saldo em estoque do componente onde são descontadas as pesagens realizadas que não foram baixadas na OP (E900CMR.IndCmr <> 'U'). O saldo real do estoque pode ser consultado através do botão Lote/Série no rodapé da tela.

Compon. / Deriv.
Código do componente e derivação pertencentes ao lote informado. Campos preenchidos automaticamente ao informar o lote.

Qtde Mínima
Quantidade mínima do componente a ser pesado, de acordo com o percentual de tolerância. O valor deste campo pode ser definido através do identificador de regras CHA-900PCOTL01.

Qtde Prevista
Quantidade prevista para o lote do componente a ser pesado.

Qtde Máxima
Quantidade máxima do componente a ser pesado, de acordo com o percentual de tolerância. O valor deste campo pode ser definido através do identificador de regras CHA-900PCOTL01.

Saldo Estoque
Considera todos os saldos registrados para o lote, mesmo que o depósito seja diferente.

Pesagens Prev./Realiz.
Quantidade de pesagens previstas e as já realizadas. Este valor é resultado do total da quantidade prevista da O.P. no momento de sua geração dividido pelo valor informado no campo Qtde Base da tela "F700FML".

Grid Componentes a serem pesados

Mostra detalhadamente todas as informações para a pesagem dos componentes contidos nos lotes de produção da O.P. relacionada.

Não existe a possibilidade de edição na grade (os dados são somente leitura).

As linhas da grade terão duas cores para sinalizar a situação de pesagem:

  1. cor da fonte em vermelho - para aqueles componentes que ainda estão com situação aberta (IndCmi = 'A'), que significa que ou o componente ainda não foi pesado, ou ainda não atingiu a quantidade pesada prevista (ou dentro das tolerâncias dos limites).
  2. cor da fonte em verde - para aqueles componentes que estiverem com situação Fechada (IndCmi = 'F'), isso significa que já foi atingida a quantidade pesada prevista para esse componentes, sinalizando que está "ok" para processar.

Campos

Seq.
Código da sequência do componente.

Componente
Código do componente a ser pesado.

Descrição (Comp.)
Descrição do componente a ser pesado.

Derivação
Código da derivação do componente.

Qtde Prevista
Quantidade prevista para pesagem.

Qtde Pesada
Informa o valor acumulado das pesagens já realizadas. Busca o valor do campo QTDUTI da tabela "E900CMI".

Peso Balança
Informa a quantidade pesada do componente, ou seja recebe o valor obtido do peso da balança do quadro "Peso da Balança".

U.M.
Unidade de medida do componente.

Lote Comp.
Código do lote do componente pesado.

Refer. Agrup.
Valor do retorno do código do agrupamento definida na variável "CHAARefAgr" do identificador de regras "CHA-900IRPCO01" - indicativo do que é embalado junto, ou seja, este código representa qual componente será embalado com quem.

Núm. Pesagens
Indicativo do número de pesagens. 

Botões

O.Ps.
Abre a tela de consulta de O.P. "F901ACP", com a origem e O.P. previamente carregados.

Lote/Série
Abre a tela de estoques para consulta de lotes "F213CSL", com o produto e a derivação previamente carregados.

Canc. Pesagem
Abre a tela de cancelamento de pesagem "F900CPE", com o agrupamento, controle, origem e O.P. previamente carregados.

Identificadores de regras

CHA 900PCOTL01
CHA 900DNBMO01
CHA 900IRPCO01
CHA 900VELOT01
CHA 900FILOP01
CHA 900DFPCO01
  1. O identificador de regras "CHA-900VELOT01", permite realizar consistências nas informações dos lotes ao sair do campo Lote Comp..
  2. para utilizar o identificador de regras "CHA-900FILOP01", é necessário criar uma tabela de usuário. Com este identificador cadastrado, ativo e ligado a uma regra, permite filtrar para trazer na pesquisa as OP's dos produtos ligados ao código de referência (controle) informado no cabeçalho da tela;
Observação

Na regra deverá ser informado o nome da tabela, nome do campo que armazena o código de referência e o nome do campo que armazena o código do produto.

  1. CHA-900DFPCO01 - este identificador é chamado ao informar o número da OP (no SQL que retorna quais componentes devem ser pesados).  Permite a definição do filtro que identifica os componentes para pesagem que fazem parte da fórmula.

Este artigo ajudou você?