F916COL - Movimentação de O.Ps./O.Ss. e apontamento de Anomalias (Código de Barras)
É possível movimentar ordens de produção e serviço nesta tela.
Para apontamento de Refugo: é necessário informar a "Origem" e OP./O.S." através do código de barras, em seguida o "Estágio e Sequência", ligados com a Derivação. Caso seja solicitado informar "Operador e Superior", deve-se informar a palavra ou Código de Barras "REFUGO" e a quantidade de movimento desejada.
Para alteração de Centro de Recurso: é necessário informar a "Origem" e OP./O.S." através do código de barras, em seguida o "Estágio e Sequência", ligados com a Derivação. Caso seja solicitado informar "Operador e Superior", deve-se informar a palavra ou Código de Barras "RECURSO", em seguida informe o Centro de Recurso desejado.
Observações
- Quando na origem do produto, o campo Mostrar Tela Esp. Movto. O.P., da guia "P.C.P." estiver com um parâmetro diferente de "N" (Não Mostrar), irá abrir a tela "F900EMO", de informações adicionais do movimento da O.P. (para que a tela seja aberta é necessário cadastrar o identificador de regras "CHA-900SATEM01";
- Quando na origem do produto, na guia "P.C.P.", o campo Mostrar Tela Insp. Movto. O.P. estiver com algum valor diferente de "N" (Não), ao processar, irá abrir a tela "F900EIQ" e permite executar a inspeção do movimento.
É permitido alterar a data e hora da movimentação. Para isso é necessário que a estação de leitura esteja equipada com um teclado.
Para realizar apontamentos parciais, o identificador de regras CHA-916INQTD01 deve estar cadastrado e ativo. Após informar o código do operador o sistema irá solicitar para definir o tipo de apontamento, onde caso seja informado PARCIAL será habilitado o campo Qtd Movto.
Nota
Se o sistema estiver parametrizado para a geração do bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo a correta geração de informações do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).
Apontamento de Parada
Para fazer um apontamento de parada é necessário que o primeiro movimento da operação seja do operador (o qual deve ter apenas iniciado o mesmo) e em seguida faça um apontamento com o superior deste operador.
Na tela F906OPE é necessário que o operador
possua no campo Superior Imediato um valor indicado.
Ao efetuar um movimento de parada de início, somente poderá finalizar esta operação ao finalizar o motivo de parada.
Apontamento de OP de reprocesso
Quando houver um apontamento de produção em uma OP de reprocesso que possui movimentos de estoque, utilizando uma transação de saída de estoques por reproceso e com o campo OP de Reprocesso Movimenta Estoque, dos Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), definido com "Sim":
- O movimento de estoque ocorre utilizando a transação informada no campo Transação de Entrada OP de Reprocesso, da tela Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), sendo realizada a entrada no estoque da quantidade apontada do produto produzido;
- A ligação entre os movimentos de estoque ocorre utilizando o tipo de movimentação "REM - Movimento de entrada de produto de reprocesso";
- Quando o produto for refugo e não possuir o produto de origem associado, o movimento de estoque não é realizado.
Campos
Turno
Indique o turno de trabalho para finalizar a OP. O Turno
de trabalho deve estar previamente cadastrado para o estágio da
operação.
Um mesmo movimento não pode estar inserido em mais de uma "versão" de turno, exemplo: caso tenha uma "versão" com validade até 31/12/2012 e outra com validade posterior, ou seja, se houver um movimento nesse turno iniciado no dia 30/12/2012 e terminado 02/01/2013, ele terá duas "versões". Essa limitação existe porque o sistema não saberia qual das duas "versões" usar para calcular o tempo despendido no movimento. Neste caso, deverá ser apontado o fim do movimento no dia 31/12/2012 e abrir um novo movimento no dia 01/01/2013 (este último então terminando no dia 02/01/2013), assim cada movimento estaria dentro de uma "versão" do turno e poderia ser calculado normalmente.
Depósito
Observação
Caso o depósito informado possua integração com o WMS WIS, será realizado o processo de solicitação de armazenamento ao WMS.
Botões
Leitura
Permite que a quantidade a ser apontada possa ser obtida de
uma balança.
Ao informar um valor neste campo com mais de 10 posições, o sistema pega os 10 primeiros números e grava este valor na coluna "E900Eoq.CodRef". O restante do texto é convertido e utilizado como quantidade do movimento.
Ao informar o valor 1234567891234 neste campo, o sistema fará o seguinte:
- Pegará as 10 primeiras posições para utilizar no campo E900Eoq.CodRef (1234567891) - utilizará este valor como número da referência.
- Converterá o restante do texto em um valor numérico (no caso: 234) e tentará fazer o movimento utilizando esta quantidade.
Parâmetro global
OopTmpZer | Indica para a rotina de finalização de sequência operacional ou estágio de OP se deve ser validada a existência de pelo menos um movimento com tempo apontado. Isso evita que alguma sequência operacional ou estágio de OP tenha tempo realizado zerado, impactando no cálculo de custo da OP. |
Identificadores de regras
CHA | 916INQTD01 |
CHA | 900GMOIF01 |
CHA | 900DNBMO01 |
CHA | 900REATF01 |
CHA | 909CONQT01 |
CHA | 916CTLCR01 |
CHA | 900SATEM01 |
CHA | 916INQTD01 |
CHA | 909NFORP01 |