No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F710FTS - Ficha Técnica

Nesta tela é possível compor o roteiro de produção e a estrutura de um produto produzido de forma rápida, e ainda realizar o cadastramento de todos os componentes e subprodutos gerados de um produto/derivação de forma direta.

Processos

Roteiro do Produto

O roteiro determina uma sequência lógica do processo produtivo de um produto no chão de fábrica, estabelecendo a ordem das operações realizadas em cada estágio e os recursos utilizados por operação no processo de cada produto. Existem apenas três estágios e operações pré-definidos, e é necessário indicar apenas as opções de centro de recurso que serão utilizados na operação de Fabricação. As demais operações determinarão somente o tempo de execução da operação.

No processo de Fabricação é possível cadastro de operação. Com isso a empresa pode controlar mais detalhadamente o seu processo fabril acompanhando as operações de cada estágio de fabricação.

Composição de Produto (Componentes e Subprodutos Gerados)

Através da composição do produto, é possível relacionar e organizar todos os componentes e subprodutos gerados no processo produtivo de cada derivação de produto.

Utilização de componentes com controle de lote

Para utilizar componentes controlados por lote na composição da ficha técnica de produtos produzidos, deve-se ativar o parâmetro global MAN-PERCOMCTRLOTFIC, que determina se componentes controlados por lote poderão compor a ficha técnica.

Para utilizar componentes com o tipo de baixa automática, é necessário que no parâmetro global GER-ORDENACAOLOTE, sejam informados os campos de ordenação para habilitar a sugestão automática de lotes.

Esta tela, permite que componentes controlados por lote sejam informados na ficha técnica, quando o parâmetro global do MAN-PERCOMCTRLOTFIC estiver como "S - Sim" e a origem do produto produzido estiver configurada com o campo Abate Estoque Disponível igual a "N - Não".

Na tela Origem de Produto (F083ORI), os campos Máscara Serie/Lote, na guia Dados Gerais, em que é possível definir quais máscaras irão compor o código dos lotes, e Abate Estoque Disponível, na guia PCP, que permite, durante o cálculo de necessidades (Explosão), fazer a reserva automática e abater a quantidade necessária do estoque disponível. Neste campo deve ser obrigatoriamente informado "N – Não" para utilizar componentes que controlam por lote na ficha técnica, ou seja, não será possível reservar o estoque de componentes controlados por lote.

Nas telas de Analise de Requisições de Produtos (F216ARC) e Separação de Componentes requisitados p/ O.Ps (F913SCE) não serão exibidas as O.Ps que um ou mais componentes tem controle de lote, quando o parâmetro global do MAN-PERCOMCTRLOTFIC estiver como "S - Sim".

Na tela Máscara p/ Séries e Lotes (F084MSL) é possível criar as máscaras de codificação para produtos que utilizam numeração de Série ou Lote.

Campos

Família
Permite selecionar a família do produto que deseja-se compor a ficha técnica.

Produto/Serviço
Permite selecionar o produto que se deseja compor a ficha técnica. O código do produto também será apresentado como código de roteiro, e posteriormente ao ser processada a ficha técnica, é gravado como código de roteiro e de composição do produto.

Descrição (Roteiro)
Recebe o código do produto.

Lote Técnico
No lote técnico, deverá ser informado o tamanho do lote técnico de entrega. O lote técnico está diretamente relacionado ao tempo fixo dos centros de recurso, e para cada centro de recurso será informado o tempo em minutos para realizar a fabricação do lote técnico.

Observação
Quando for informado um lote técnico maior que 1, será considerado o consumo total dos componentes, independente da quantidade produzida.

Para que o consumo dos componentes seja proporcional a quantidade produzida, deverá ser utilizado um lote técnico de 1 (unitário).

Roteiro

Grade Estágios

Serão apresentados os três estágios padrão relacionados a família do produto. Dependendo do modelo fabril definido no produto, a grade demonstrará se o roteiro do produto utilizará ou não (campo “Utiliza”) o estágio selecionado, e consequentemente a operação e os centros de recurso ligados a ele.

CAMPOS

Operação

É possível cadastrar a Operação para o Estágio selecionado. A ficha técnica do produto pode ser construída da seguinte maneira:

Para o Estágio 10 - Preparação, só é possível utilizar a Operação 10 - Preparar e Centro de Recursos 10 - Preparação.
Para o Estágio 30 - Acabamento, só é possível utilizar a Operação 30 - Acabar e Centro de Recursos 30 - Acabamento.
Para o Estágio 20 - Fabricação, é possível utilizar qualquer Operação vinculada ao Estágio 20 - Fabricação e qualquer Centro de Recurso vinculado ao Estágio 20 - Fabricação.
Para o Estágio 40 - Terceirização, é possível utilizar qualquer Operação vinculada ao Estágio 40 - Terceirização e qualquer Centro de Recurso vinculado ao Estágio 40 - Terceirização.

Observação
Ao informar uma operação é sugerido o centro de recursos cadastrado na operação.

Grade Centros de Recursos

São apresentados todos os centros de recurso relacionados aos estágios e operações. É possível então marcar os centros de recurso que serão utilizados no processo produtivo do produto selecionado.

Sel.
Indica se o centro de recurso poderá ser utilizado na fabricação do produto.

Opção
Cada centro de recurso marcado será uma opção de recurso que realiza a operação de fabricação. Sendo assim, pode existir mais de um centro de recurso no estágio de fabricação para cada produto, porém cada um deles será uma opção distinta. O recurso número “1” será o principal e o inicialmente utilizado na geração das OPs.

C. Recurso
Centro de recurso para ser utilizado na operação.

Descrição Recurso
Descrição do Centro de Recurso.

% Eficiênc. Prod.
Indica o percentual de eficiência produtiva do recurso na sequência operacional do roteiro.

C. Custo
É apresentado com sugestão o centro de custos ligado ao centro de recurso, mas é possível alterar a informação.

Descrição C. Custo
Descrição do Centro de Custos

Tempo Fixo
O tempo fixo a ser informado para cada centro de recurso deve ser referente ao lote técnico do produto, ou seja, é o tempo fixo gasto para produzir a quantidade indicada no Lote Técnico. O tempo fixo é sugerido a partir da informação Tempo Processo cadastrada no centro de recurso, e pode ser alterada pelo usuário para cada produto.

Tempo Proporcional
O tempo proporcional a ser informado para cada centro de recurso é referente ao volume produzido do produto.

Tempo Frequencial
O tempo frequencial da operação define o tempo que deve ser acrescido na operação, conforme o número de ocorrências, sendo indicado por uma quantidade. Defina este campo com "Sim", caso o tempo frequencial seja utilizado.

Importante

Não é possível utilizar o tempo frequencial simultaneamente com o tempo proporcional.

Para informar o tempo frequencial é necessário que o campo Utiliza tempo frequencial, da guia Eng. Produto da tela Origem de Produto (F083ORI), esteja definido com "Sim".

Qtde Frequencial
A quantidade frequencial deve ser informada obrigatoriamente quando o campo Tempo Frequencial estiver preenchido com "Sim". Esta quantidade indica o número de ocorrências que devem acontecer para que o tempo de operação seja acrescido.

U.M Tempo
A unidade de medida será sempre “minutos”.

Complemento
Descrição complementar da operação para o centro de recurso.

Componentes

Grade Derivação

Nesta grade serão apresentadas todas as derivações do produto.
Para cada derivação selecionada, será possível incluir os componentes e os subprodutos de sua composição.

Grade Consumidos

Seq.
Número sequencial atribuído a cada componente ou subproduto da derivação.

Componente
Os componentes devem estar cadastrados como produtos e devem pertencer a uma origem de produto de nível inferior a origem do produto/derivação que a composição que está cadastrando pertence. Caso o componente controle lote, o produto não deve possuir baixa automática de componentes nem abater do estoque disponível.

Descrição (Componente)

Informa a descrição do componente, conforme definido no cadastro de produto.

Derivação(Comp.)
Usado para Componentes que possuem derivação.

Descr. Compl. (Derivação Componente)

Informa a descrição complementar da derivação do componente, conforme definido no cadastro de produto.

Qtde Utilizada
É a quantidade que será utilizada por derivação.

Prop/Fixa
Neste campo defina o tipo da quantidade da derivação, podendo ser: proporcional, fixa ou frequencial.

% Perda
Porcentagem de perda do componente no processo de fabricação.

Qtde Perda
Quantidade de perda do componente no processo de fabricação. Esse cálculo é feito da seguinte forma:

% perda= qtde perda / qtde util. liq. x 100.

Uni. Med. Prod.
Unidade de medida do componente.

C. Custo
Centro de custos que será utilizado na baixa de componentes do estoque. Caso a origem do produto produzido defina que a baixa de componentes é manual, será sugerido na tela F900BAC.

Descrição Técnica
Informe a descrição do componente. Por padrão é sugerida a informação do campo Descrição da tela F075PRO, porém pode ser alterada para conter detalhes adicionais.

Grade Subprodutos Gerados

Os campos possuem as mesmas características dos relacionados na grade de componentes e se comportam da mesma forma.

Este artigo ajudou você?