Integração ERP XTended x ERP Banking
Informamos que esta integração se encontra em fase piloto. Caso tenha interesse em utilizar o Banking, entre em contato com o nosso time de produto por meio do e-mail leandro.loch@senior.com.br.
Esta integração contempla a troca de dados entre o Gestão Empresarial | ERP e o ERP Banking da XPlatform.
A integração concede a cobrança de títulos do ERP XTended via QR Code PIX e Cobrança Escritural (Boleto), usando o ERP Banking da senior X Platform, onde serão enviados para o ERP Banking todos os títulos devidamente parametrizados.
Quando se tratar de integração PIX, o ERP Banking retornará ao ERP XT os QR Codes gerados e os dados dos pagamentos efetuados.
Definições cadastrais
- Verifique se a Proprietária no Gestão Empresarial | ERP possui as permissões necessárias para utilização:
- Com um usuário administrador, acesse Ajuda > Sobre o ERP > Proprietária (F000IPR);
- Verifique a data de validade do arquivo da proprietária;
- Na guia Processos, certifique que esteja listado o módulo: FRES - Finanças - Gestão de Contas a Receber - Cobrança Escritural.
- Configure a implantação do ERP conforme Checklist de implantação - ERP, incluindo a configuração do ERP XTended;
- Avalie se o Middleware se encontra devidamente configurado;
- O ERP_SERVICE também deve estar configurado.
É imprescindível possuir o módulo disponível na proprietária para realizar o processo de integração. Para obter mais informações sobre a proprietária, entre em contato com a Senior.
- Cadastre o processo automático 166 - Integração ERP x ERP Banking. O processo será responsável por enviar os dados para a XPlatform com a periodicidade padrão de 30 em 30 min;
- Na XPlatform, adicione as permissões de integração com o ERP Banking para o papel ERPXT chave aplicação, definido em Integrar domínio na senior X Platform;
- Acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
- Clique em Editar referente ao papel ERPXT chave aplicação;
- Acesse a guia Permissões e na seção Agrupar por, vá em Serviço;
- Pesquise pelo serviço “erpx_bnk_cob”;
- Na lista de Domínio / Serviço, expanda os recursos do serviço "erpx_bnk_cob / pix" caso PIX ou "erpx_bnk_cob / boleto" caso seja Cobrança Escritural e marque a caixa de seleção de todos os recursos apresentados;
- Em seguida, acesse a guia Aplicações e associe o papel em edição com a aplicação criada para a comunicação com o ERP XTended;
- Clique em Salvar.
- Na senior X Platform, habilitar a integração com o ERP_SERVICE para o tenant do cliente:
- Abrir a tela de configuração por tenant em Tecnologia > Configuração > Por Tenant;
- Em Domínio e Serviços procurar por "erpx_bnk_cob";
- Editar o serviço "ig5_integration";
- Na guia Sistema, definir o valor Verdadeiro para a propriedade Habilitar integração com o ERP_SERVICE.
- Parâmetros de integração Opcionais:
- Transação de crédito na tesouraria: Transação que será usada nos movimentos de créditos gerados na tesouraria ao processar os pagamentos originados no ERP Banking.
- Transação de baixa por pagamento: Transação que será usada na baixa dos títulos ao processar os pagamentos originados no ERP Banking.
Estes parâmetros serão utilizados na baixa dos títulos quando o pagamento for recebido via ERP Banking. Caso os parâmetros não estejam preenchidos, serão utilizados os parâmetros padrões configurados para a filial (F070FRE).
- Acesse Cadastros > Empresas > Parâmetros de integração (F191CPT);
- No campo Grupo selecione a opção "ERP Banking" e no Subgrupo selecione a opção "Gerais";
- Clique em Mostrar;
- Serão carregados os parâmetros Transação de crédito na tesouraria e Transação de baixa por pagamento;
- Na coluna Valor da grade informe os parâmetros desejados;
- Clique em Processar.
Integração contínua
O andamento da integração contínua pode ser acompanhado por meio da tela de Consulta de Registros Integrados Com o ERP Banking (F310RCP), onde é possível verificar a situação dos títulos integrados com a XPlatform, assim como as falhas de integração.
- O envio é feito pelo processo automático 166 - Integração ERP x ERP Banking;
- O processo automático enviará a solicitação de geração de QR Code PIX para a plataforma do endpoint abaixo:
- Endpoint: erpx_bnk_cob/pix/actions/registerPixBilling.
- O processo automático enviará a solicitação de cancelamento do QR Code PIX para a plataforma no endpoint abaixo:
- Endpoint: erpx_bnk_cob/pix/actions/cancelPixBilling.
- Serão enviados para geração de QR Code PIX, todos os títulos que cumprirem as seguintes condições:
- Portador com o campo Cobrança PIX gerado pelo ERP Banking igual a "S – Sim";
- O tipo da forma de pagamento igual a 31 – PIX QR Code;
- CPF/CNPJ do cliente informado;
- Ainda sem envio para a plataforma Senior X;
- Não estar com a situação E - Erro na tabela de controle de integração E301BNK.
Observação |
Somente os título que já foram processados pelo processo automático podem ser consultados na tela F310RCP. Se um título não estiver aparecendo na consulta tela, significa que a integração do mesmo ainda não foi processada. |
- O recebimento das operações efetuados no ERP Banking, descem da XPlatform para o ERP XTended através do ERP_SERVICE.
- O recebimento do QR Code PIX pelo ERP XT ocorre quando o evento “erpx_bnk_cob/pix/pixCreated” do ERP Banking gerará uma requisição para o endpoint abaixo do ERP_SERVICE:
- Endpoint: erp_fin/ig5_contasreceber/signals/registerQRCodePIX.
- A confirmação do cancelamento do QR Code PIX no ERP XT ocorre quando o evento “erpx_bnk_cob/pix/pixCanceled” do ERP Banking gerará uma requisição para o endpoint abaixo do ERP_SERVICE:
- Endpoint: erp_fin/ig5_contasreceber/signals/cancelQRCodePIX.
- O recebimento do pagamento do PIX pelo ERP XT ocorre quando o evento “erpx_bnk_cob/pix/pixReceived” do ERP Banking gerará uma requisição para o endpoint abaixo do ERP_SERVICE:
- Endpoint: erp_fin/ig5_contasreceber/signals/paymentQRCodePIX.
- Os erros de integração dos títulos serão registrados no cadastro de observação dos títulos, referente a tabela E301MOR, com o tipo de observação E - Erro;
- As observações poderão ser consultadas na grade Erros e Ocorrências da guia Inconsistências da tela F310RCP;
- Quando ocorrer erro na integração, o título ficará com a situação "E - Erro" na tabela de controle de integração (E301BNK) para o respectivo tipo de integração onde o erro ocorreu: "01 - Cobrança", "02 - Cancelamento" ou "03 - Pagamento";
- Registros com situação E - Erro na integração são exibidos na guia Inconsistências da tela F310RCP.
Importante
- Para reenviar um registro com a situação E - Erro (E301BNK.SitBnk), é necessário usar o botão Reprocessar da guia Inconsistências da tela F310RCP. O botão Reprocessar será habilitado somente para registros do tipo "01 - Cobrança PIX" ou "02 - Cancelamento PIX";
- Usando o botão Ignorar, é possível ignorar os erros marcados na grade, removendo os registros de erro. O botão será habilitado somente para registros do tipo "02 - Cancelamento PIX" ou "03 - Pagamento PIX".
- Aviso: Após ignorar um erro, não será possível reverter a operação.
- Erros no recebimento do pagamento deverão ser tratados manualmente ou o reenvio do pagamento deverá ser solicitado no ERP Banking (XPlatform).
- O botão Reprocessar será habilitado somente se o QR Code PIX do título ainda não ter sido gerado. Falhas de pagamento deverão ser tratadas manualmente ou o reenvio do pagamento deverá ser solicitado na XPlatform.
- O envio é feito pelo processo automático 166 - Integração ERP x ERP Banking;
- O processo automático enviará a solicitação de geração de cobrança escritural para a plataforma do endpoint abaixo:
- Endpoint: erpx_bnk_cob/register_boleto/actions/registerBankSlipBilling.
- Serão enviados para geração da cobrança escritural, todos os títulos que cumprirem as seguintes condições:
- Portador com o campo Cobrança escritural gerado pelo ERP Banking igual a "S – Sim" (F039POR);
- Carteira do título igual ao campo Carteira para títulos em cobrança no ERP Banking no cadastro do portador (F039POR);
- O tipo da forma de pagamento igual a "25 – Boleto Bancário" (F066FPG);
- CPF/CNPJ do cliente informado;
- Ainda sem envio para a plataforma Senior X;
- Não estar com a situação "E - Erro" na tabela de controle de integração E301BNK.
- O recebimento das operações efetuados no ERP Banking, descem da XPlatform para o ERP XT através do ERP_SERVICE.
- O recebimento do registro de cobrança do ERP XT ocorre quando o evento de criação de cobrança escritural é disparado na senior X Platform pelo ERP Banking. Por meio do serviço "erpx_bnk_cob/ig5_integration" (configurado acima), o evento “erpx_bnk_cob/boleto/bankSlipCreated” do ERP Banking gerará uma requisição para o endpoint abaixo do ERP_SERVICE:
- Endpoint: erp_fin/ig5_contasreceber/signals/registerBankSlip.
- O recebimento do pagamento da cobrança escritural pelo ERP XT ocorre quando o evento de pagamento é disparado na XPlatform pelo ERP Banking. Por meio do serviço de integração "erpx_bnk_cob/ig5_integration" (configurado acima), o evento “erpx_bnk_cob/boleto/bankSlipReceived” do ERP Banking gerará uma requisição para o endpoint abaixo do ERP_SERVICE:
- Endpoint: erp_fin/ig5_contasreceber/signals/paymentBankSlip.
- Os erros de integração dos títulos serão registrados no cadastro de observação dos títulos, referente a tabela E301MOR, com o tipo de observação "E - Erro";
- As observações poderão ser consultadas na grade Erros e Ocorrências da guia Inconsistências da tela F310RCP;
- Quando ocorrer erro na integração, o título ficará com a situação "E - Erro" na tabela de controle de integração (E301BNK) para o respectivo tipo de integração onde o erro ocorreu: "04 – Cobrança Escritural", "05 – Cancelamento Cobrança Escritural" ou "06 – Pagamento Cobrança Escritural";
- Registros com situação "E - Erro" na integração são exibidos na guia Inconsistências da tela F310RCP.
Importante
- Para reenviar um registro com a situação "E - Erro" (E301BNK.SitBnk), é necessário usar o botão Reprocessar da guia Inconsistências da tela F310RCP. O botão Reprocessar será habilitado somente para registros do tipo "04 – Cobrança Escritural" ou "05 – Cancelamento Cobrança Escritural";
- Usando o botão Ignorar, é possível ignorar os erros marcados na grade, removendo os registros de erro. O botão será habilitado somente para registros do tipo "05 – Cancelamento Cobrança Escritural" ou "06 – Pagamento Cobrança Escritural".
- Aviso: Após ignorar um erro, não será possível reverter a operação.
- Erros no recebimento do pagamento deverão ser tratados manualmente ou o reenvio do pagamento deverá ser solicitado no ERP Banking (XPlatform);
- O botão Reprocessar será habilitado somente se cobrança escritural ainda não ter sido gerada. Falhas de pagamento deverão ser tratadas manualmente ou o reenvio do pagamento deverá ser solicitado na XPlatform.
Envio de e-mail
É possível configurar o envio de e-mail de notificação da geração das notas fiscais eletrônicas de saída para serem enviados somente após o QR Code PIX dos títulos forem retornados pelo ERP Banking.
Observação |
|
Atenção!
- Ao reenviar um e-mail manualmente via eDocs será enviado apenas o .XML e o .PDF da nota, sem os dados das parcelas. É possível reenviar o e-mail com os dados das parcelas por meio da tela F310RCP, botão Enviar E-mail.
- O recurso de configuração de envio de e-mail é necessário somente quando existe geração de QR Code PIX para os títulos.
Cadastrar os dados do eDocs (usuário, senha e URL) na tela F191CPT, grupo eDocs, subgrupo Comunicação com eDocs para que o ERP sinalize ao eDocs o disparo do e-mail. Para mais informações, acesse a documentação da Integração com o eDocs;
Sobre a integração de documentos fiscais, ela está prevista quando o .XML do documento for enviado via pasta do eDocs ou via web service do eDocs. Em Software Emissor podem ser utilizados os itens 0, 2 ou 3;
Na questão da impressão automática do boleto, somente irá funcionar para clientes que usam o Software Emissor, nos itens 2 ou 3, ou seja, quem utilizar o Software Emissor = 0, não terá essa configuração feita de forma automática e não temos a informação de que a configuração está correta. Nesta situação, poderá ser definido manualmente a configuração de envio automático do cobrança via e-mail.
Configuração do envio de cobrança nos e-mails
Indicativo de geração automática de boletos (NF-e, NFS-e e CT-e):
- Acesse a tela F070FVE e preencha os campos Gerar Boleto NF-e e Gerar Boleto NFS-e da guia Vendas 2 e Gerar Boleto CT-e da guia Transporte;
- Em Configurações > Filiais > guias NF-e, NFS-e, CT-e e CT-e OS e em seguida E-mail Emissão, preencha o campo Enviar arquivos adicionais/boleto em anexo igual a "S - Sim";
- Acesse a tela F039POR e preencha o campo Imprimir doc. cobrança automaticamente para o portador de pagamento PIX via ERP Banking;
- Acesse a tela F066FPG e preencha o campo Imprimir doc. cobrança automaticamente para a forma de pagamento;
- Parametrize o ERP para que QR Code PIX seja gerado somente após a autorização da nota eletrônica. Para isso, utilize o identificador de regras CRE-301ENTAS01.
- Com ele ativo e ligado à uma regra, o título gerado pela nota ficará na situação AS - Aberto Suspenso e só será atualizado para AB - Aberto Normal após a autorização da nota. Desta forma, o QR Code PIX será gerado no ERP Banking somente se a nota estiver aprovada pela SEFAZ.
se ((VSCodPor = "<Cód. Port. PIX>") e (VSCodFpg="<Cod. Forma Pgto. PIX>") e (VSCodSnf="NFE"))
{
VsAltSit = "SIM";
}
senao
{
VsAltSit = "NAO";
};
- Após receber o QR Code PIX dos títulos do ERP Banking, o Gestão Empresarial | ERP comunicará ao eDocs (via web service do eDocs), que o e-mail pode ser enviado. Para mais detalhes, acesse a documentação técnica da Wiipo, onde possui alguns detalhes sobre a comunicação do Gestão Empresarial com o e-Docs;
- No status no eDocs, indica que os QR Codes PIX ainda não foram enviados no e-mail;
- O e-mail é disparado pelo eDocs, desde que todos os QR Codes PIX estejam gerados (no caso de várias parcelas) e a nota esteja autorizada.
Para customizar o e-mail contendo os dados das parcelas, existem duas opções:
- Utilize o identificador de regras VEN-140IDEPRWP, que permite personalizar o texto de cada parcela descrita no e-mail, conforme exemplo de regra na documentação do identificador;
- Quando não for utilizado o e-mail de retorno de autorização dos documentos eletrônicos padrão do eDocs e, em vez disso, o identificador de regras VEN-140NEIMPBO estiver sendo utilizado para essa finalidade, os dados das parcelas não serão apresentados no e-mail. Para resolver isso, o identificador de regra CRE-301TPXALQR pode ser utilizado para personalizar o recebimento dos QR Codes PIX. Ele é acionado sempre que o Gestão Empresarial | ERPrecebe um QR Code PIX do ERP Banking.
- CRE-310RCPEEPX: Será acionado sempre que o ERP XT receber os dados PIX oriundos do ERP Banking. Será acionado por título, permitindo a programação de processos auxiliares, como envio de e-mail personalizado, dentre outros.
- CRE-310RCPEEBO: Será acionado sempre que o ERP XT receber os dados de boleto oriundos do ERP Banking. Será acionado por título, permitindo a programação de processos auxiliares, como envio de e-mail personalizado, dentre outros.