No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

F645CTB - Integração Contábil

Essa tela tem o objetivo de realizar a integração contábil dos módulos de Notas Fiscais Saída, Faturas (Vendas), Notas Fiscais Entrada, Faturas (Compras), Estoques, Contas a Receber, Contas a Receber - Ajuste a Valor Presente, Contas a Receber - Variação Cambial, Contas a Receber - Ajuste Valor de Mercado, Contas a Pagar, Contas a Pagar - Ajuste a Valor Presente, Contas a Pagar - Variação Cambial, Contas a Pagar - Ajuste Valor de Mercado, Comissões, Tesouraria, Patrimônio, Projetos - Lançamentos Manuais, Cota Capital, Tributos - Vendas, Tributos - Compras, Tributos - Redução Z, Tributos - Apuração/Cálculo, Tributos - Outros Documentos, Tributos - Rec. Pagto Autônomo e Tributos - Unidade Imobiliária Vendida.

Observação

Para os usuários que utilizam o banco de dados Oracle 12, avaliar a condição do parâmetro optimizer_dynamic_sampling pois ele tem relação com vários planos de execução que, por muitas vezes, não são performáticos e acabam influenciando negativamente a performance do ERP.

Processos

A integração das notas fiscais eletrônicas de saída considera como filtro a situação (SitDoe) do envio do documento eletrônico, da tabela E140IDE. Logo abaixo disponibilizamos uma tabela com todas as integrações possíveis.

Integra Contabilidade Situação Nota (E140NFS.SITNFS) Situação Documento Eletrônico (E140IDE.SITDOE) Dispositivo Autorizado (E020SNF.DISAUT)
Sim 2 - Fechada 5 - Denegada
8 - Inutilizada
9 - Cancelada

6 - Nota Fiscal Eletrônica
7 - Conhecimento Transporte Eletrônico
8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Sim 2 - Fechada    
Não 3 - Cancelada 9 - Cancelada 6 - Nota Fiscal Eletrônica
7 - Conhecimento Transporte Eletrônico
8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço
Não 3 - Cancelada    

Se a opção "Lote Diário" estiver habilitada ou o "Tipo atualização" for "Por intervalo" e a quantidade de dias for 1, pode-se informar o "Período Sugerido" ou a "Data Inicial" e "Data Final" em meses diferentes.

Na configuração de Região e Idioma, localizado no Painel de Controle do computador, o formato da Data deve utilizar barra (dd/MM/aaaa) e o idioma deve ser Português (Brasil). Se estiver configurado com outro formato (traço ou ponto, por exemplo), poderá ocasionar o erro "O parâmetro passado como complemento não é válido para o tipo de histórico *MA" na integração contábil.

Durante a integração contábil, o sistema registra um fato contábil para cada fixação realizada, buscando todas as fixações de compras que não têm fatos contábeis registrados na tabela E645FIX para o período da integração. Será atribuído um mesmo fato contábil para as parcelas de captação e prestações dos contratos de aplicação e financiamento. Isto a fim de que elas fiquem ligadas ao mesmo fato contábil:

Observação

Nessa tela é possível integrar lançamentos contábeis com datas futuras nos campos de Ajuste a Valor Presente, desde que estejam dentro do mesmo mês.

Campos

Filial
Filial que terá os dados integrados na contabilidade.

Agrup. Filiais
Código do agrupamento de filiais que terão os dados integrados na contabilidade.

Período Sugerido
Indica o período, dentro do mesmo mês, a ser integrado na contabilidade.

Tipo Atualização
Indica o tipo de atualização da integração no banco de dados. A atualização pode ser:

Período completo: inicia uma transação no banco de dados. Processa TODOS os movimentos do período contábil para o módulo selecionado e finaliza a transação. Sempre considera a geração de lote por filial e lote diário.

Por intervalos: inicia uma transação no banco de dados. Processa os movimentos entre a data inicial até a quantidade de dias informados (data inicial + quantidade de dias = data final1) e finaliza a transação. Inicia nova transação no banco de dados, processa os movimentos a partir do último período integrado (data final1) considerando a quantidade de dias (data final1 + quantidade de dias = data final2) e finaliza a transação. Isso acontece até realizar a contabilização de todo o período informado na tela. Desta forma, as transações são iniciadas e finalizadas várias vezes, porém com uma massa de dados muito menor que a opção "período completo".

Observação

Escolhendo esta opção o campo Quantidade Dias é habilitado.

Quantidade Dias
Indica a quantidade de dias para o intervalo de atualização.

Processamento no Servidor
Indique qual forma de escalonamento é utilizada no processamento no servidor de forma Assíncrona, Síncrona ou Agendada. Estão disponíveis as seguintes opções:

Importante

Quando o campo Qtd. Requisições estiver informado com o valor zero, o sistema permite que o usuário marque as duas opções de processamento: Requisições por Filial e Requisições por Módulo. Este comportamento funcionará para os tipos de atualizações Período Completo e Por Intervalo.

Quanto o tipo de atualização for Por Intervalo e o campo Qtd. Requisições for informado, ao efetuar a contabilização via Síncrono e Assíncrono, a execução será feita utilizando a opção Período Completo.

Qtde. movimentos por processamento
Ao preencher este campo a integração contábil processa internamente determinada quantidade de movimentos por bloco (conforme preenchido pelo usuário), respeitando as configurações desta tela para a geração dos lotes contábeis.

Lote por Filial
Ao selecionar está opção será gerado um lote para cada filial do movimento que estiver sendo integrado, ao integrar um movimento de uma filial que já gerou movimento, este será gerado no lote criado para esta filial, caso não existir um lote para tal então será gerado um novo lote para esta filial.

Lote Diário
Ao marcar está opção será gerado um lote para cada dia do movimento que estiver sendo integrado, ao integrar um movimento de um determinado dia que já gerou movimento, este será gerado no lote criado para o dia, caso não existir um lote para tal então será gerado um novo lote para este dia.

Lote por Filial e Lote Diário
Ao selecionar estas duas opções serão geradas chaves para armazenar os lotes, chaves compostas pela data e pela filial, a cada composição diferente de chave (Cód. Filial e Data Mov.) será gerado um novo lote, caso já existir movimento com esta composição será gerado para o lote previamente criado.

Lote por Movimento
Ao selecionar está opção será gerado um lote para cada movimento, independente dos demais assinalamentos de quebra. Caso nenhuma destas opções forem marcadas, será gerado apenas um lote composto por todos os movimentos integrados.

Fechar Modulo(s) integrado(s)
Necessita do identificador de regra CTB-645INTFM01. Possibilita o fechamento automático dos módulos na integração contábil conforme a(s) filial(is) informada(s).

Desativar depuração de regras
Desabilita a depuração de regras parciais ligadas nas formas de contabilização.

Módulos

Notas Fiscais de Saída
Na integração contábil das notas fiscais de saída são integradas as notas cuja série possui o dispositivo autorizado diferente de nota fiscal eletrônica (06) e nota fiscal eletrônica de serviço (08), se a série da nota fiscal de saída possuir os dispositivos autorizado 06 e 08 é verificado se na nota fiscal de saída a situação NFe/CT-e/NFs-e está igual a "Autorizada" (03), ou "Impressão modo contingência" (13). Desta forma, serão integradas as notas com dispositivo autorizado diferente de nota fiscal eletrônica e somente as notas fiscais eletrônicas autorizadas ou impressas em modo contingência.

Faturas (Vendas):
Com esta opção é possível contabilizar movimentos exibidos na tela F151CNF.

Faturas (Compras)
Com esta opção é possível contabilizar movimentos exibidos na tela F451CNF.

Estoques
Ao realizar a contabilização dos movimentos de estoques, se o movimento a ser contabilizado foi transferido e se o movimento transferido está sendo contabilizado no mesmo momento, o sistema irá gerar o mesmo fato contábil para estes movimentos.

Contas a Receber
Para exibir o código do cliente nas mensagens, é necessário fazer a ligação com outra tabela no banco de dados o que afeta a performance da contabilização. Por isso, o código do cliente será exibido nas mensagens apenas na validação (Botão Validar).

Contas a Receber - Ajuste a Valor Presente
Permite contabilizar movimentos exibidos em F301CAV.

Contas a Receber - Variação Cambial
Permite contabilizar movimentos exibidos em F301CVC.

Contas a Receber - Ajuste Valor de Mercado
Permite contabilizar movimentos exibidos em F301CVM.

Contas a Pagar - Ajuste a Valor Presente
Permite contabilizar movimentos exibidos em F301CAV.

Contas a Pagar - Variação Cambial
Permite contabilizar movimentos exibidos em F301CVC.

Contas a Pagar - Ajuste Valor de Mercado
Permite contabilizar movimentos exibidos em F301CVM.

Comissões (K)
Permite contabilizar movimentos exibidos em F504CON ou F504CAP.

Tesouraria
Permite contabilizar movimentos exibidos em F603CLC ou F600MCC.

Projetos - Lançamentos Manuais
Permite contabilizar movimentos exibidos em F616MAN ou F615PAP.

Tributos - Vendas
Permite contabilizar movimentos exibidos em F660BLA ou F660CNF.

Tributos - Compras
Permite contabilizar movimentos exibidos em F660BLA ou F660CNF.

Tributos - Redução Z
Permite contabilizar movimentos exibidos em F660BLA ou F660CRZ.

Tributos - Apuração/Cálculo
Permite realizar a integração dos cálculos apurados para as tabelas E661CCI, E661CCF, E661CUF (Dados Gerais) e E661RES, E661RCF, E661RUF (Itens). A tabela E661RUF possui características semelhantes à E661RES, porém possui um campo a mais: SigUfs (Sigla do estado da apuração do ICMS substituição tributária), ou seja, possibilita ter uma forma de contabilização por filial e por estado, enquanto a E661RES permite apenas por filial.

Tributos - Outros Documentos
Permite contabilizar movimentos dessa tela com a de Outros Documentos F660ODC.

Tributos - Rec. Pagto Autônomo
Permite realizar a contabilização do RPA ou NF Municipal. Confira o passo a passo para realizar a contabilização.

Tributos - Unidade Imobiliária Vendida
Permite contabilizar movimentos exibidos na tela F660BLA.

Botões

Contabilizar
Confirma os valores dos campos de filtro e fecha a tela. Todos os valores informados terão efeito sobre a tela de consulta de títulos.

Observação

Essa tela permite que o processamento ocorra de duas formas:

  1. Local: será executado conforme na estação considerando os filtros informados.
  2. Servidor: será realizado em servidor, podendo ser:
    1. síncrono: divide o processamento da tela para que o processo termine no menor tempo possível (máximo de 16 instâncias);
    2. assíncrono: possibilita que o processamento da tela seja direcionado a um servidor dedicado, liberando a estação para outras atividades.

Ao realizar a integração contábil de forma assíncrona, o ERP irá calcular quantas requisições serão geradas e irá inserir na tabela E000PLE estes registros. Conforme as requisições forem iniciadas no web services, o status do andamento delas podem ser consultados pela tela Consulta de Requisições (F660REQ).

Validar
Realiza a validação dos lançamentos dos módulos selecionados.

Gerar Fato
Quando o campo Processar fato contábil junto a integração, da tela F070ECT, estiver parametrizado como Sim e o parâmetro global UltNovFat estiver ativa, este campo é habilitado que permite a geração do fato contábil em um momento distinto, onde são selecionados os módulos, após a integração contábil.

Log
Visualização de logs gerados.

Este artigo ajudou você?