No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

Custos - Controle de Tabelas - Tipos Formação de Preços

Os tipos de tabelas cadastradas, serão utilizadas nos processos de custos, ou seja, em alguma tela da Gestão de custos, as informações contidas nestas tabelas serão utilizadas.

Processos

Nas telas da Gestão de Custos, haverão campos onde é possível informar estas tabelas.

Ressaltamos que, no controle de tabelas apenas são realizados o cadastro destas tabelas. Para visualizar as informações nas telas dos processos de custos, é necessário "Processar" as tabelas criadas.

Algumas destas informações já virão preenchidas, como por exemplo o campo Cálculo Proporcional da página "Parâmetros" da tabela tipo "7" (Custo Padrão). Este campo vêm preenchido conforme parametrizado em "Custos - Parâmetros Gerais - Custo Padrão", lembrando que, o preenchimento é apenas sugestivo e pode ser alterado a qualquer momento.

As tabelas de custos tem uma ligação entre elas, ou seja, a maioria depende uma das outras. Por exemplo, para calcular o preço de venda de um produto, é necessário saber-se o custo do mesmo, os componentes envolvidos(comissão de vendedores, impostos, as despesas...). Na Gestão de Custos, a tabela de preço de venda, é a tabela de tipo "8" (Preço de Venda), que por sua vez, precisa saber o custo do produto e usa a tabela de tipo "7" (Custo Padrão), e também precisa saber os componentes de cálculos e utiliza uma tabela de tipo "1" (Componentes de Cálculo). Ou seja, as tabelas estão ligadas, com isto, torna o cálculo do custo de produtos com informações mais precisas.

Abaixo, estão relacionadas os tipos de tabelas existentes para a "Contabilidade de Custos".

"1" (Componentes de Cálculo)

Nas tabelas deste tipo são cadastrados os componentes de cálculo. Após criada esta tabela, na tela "Custos - Valores de Componentes de Cálculo por Tabela", poderão ser informados os componentes para esta tabela criada. Esta tabela não possui parâmetros.

"2" (Cotação de Insumos)

Esta tabela é utilizada para selecionar e gravar os produtos que devem sofrer o processo de cotação de preços na tela "Custos - Cotação de materiais/serviços para Custos". Na página parâmetros desta tela, poderão ser informados: "Taxa Financeira", "Dia Médio Formação de Preço", "Prazo Recuperação ICMS", "Prazo Recuperação PIS" e "Prazo Recuperação COFINS", estes campos quando preenchidos influenciarão no cálculo à vista da cotação. Este valor calculado pode ser visualizado na própria tela "Custos - Cotação de materiais/serviços para Custos", na grade "Cotações". Esta tabela, será utilizada na tabela do tipo "3" (Preço Padrão de Insumos).

"3" (Preço Padrão de Insumos)

Após os preços cotados dos produtos/serviços (tabela tipo "2"), na tela "Custos - Geração do Preço Padrão de Materiais/Serviços" será calculado e gravado o preço padrão de materiais. Na página "Parâmetros" deve ser informada uma tabela de tipo "2" (Cotação de Insumos) e os campos "Taxa Financeira", "Dia Médio Formação de Preço", "Prazo Recuperação ICMS", "Prazo Recuperação PIS", "Prazo Recuperação COFINS", quando preenchidos serão utilizados no cálculo do valor presente/preço padrão à vista. Maiores informações sobre este cálculo acessar o "Ajuda" da tela "Custos - Geração do Preço Padrão de Materiais/Serviços". O campo Código da Moeda, possibilita calcular os valores numa moeda diferente da empresa. Esta tabela, será utilizada na tabela do tipo "7" (Custo Padrão).

"4" (Orçamento)

Esta tabela será utilizada para cadastrar o orçamento de custos, e, com base em critérios de distribuição(tabela tipo "11") é realizado o cálculo do orçamento. Este cálculo é realizado na tela "Custos - Orçamento de Custos e Despesas". Na página "Parâmetros" deve ser informada uma tabela de tipo "1" (Tabela de Componentes) e uma tabela de tipo "11" (Critérios de Distribuição). A tabela de tipo "12" (Equivalências de C.Custo) é opcional. Os campos "Taxa Financeira", "Dia Médio Formação de Preço", quando preenchidos serão utilizados no cálculo do valor à vista, acesse a fórmula. Esta tabela, será utilizada pela tabela de tipo "6" (Taxa de custos dos processos).

"5" (Capacidades Produtivas)

Esta tabela grava as capacidades produtivas dos centros de custos calculadas ou cadastradas manualmente. As informações deste calculo é apresentada na tela "Custos - Capacidade Produtivas Esta tabela não possui parâmetros, e também não depende de nenhuma outra tabela, pois, as informações apresentadas na tela de capacidades produtivas são buscadas do calendário industrial. Esta tabela, será utilizada pela tabela de tipo "6" (Taxa de Custos dos Processos).

"6" (Taxa de Custos dos Processos)

Neste tipo de tabela são gravadas as taxas de custos dos processos calculadas. Este cálculo é realizado na tela "Custos - Taxa de Custos dos Processos". Na página "Parâmetros" é necessário informar uma tabela de tipo "4" (Orçamento) e uma tabela do tipo "5" (Capacidades). A tabela de tipo "12" (Equivalências de C.Custo) é opcional. O campo Código da Moeda possibilita calcular os valores numa moeda diferente da empresa. Esta tabela será utilizada pela tabela de tipo "7" (Custo Padrão).

"7" (Custo Padrão)

Esta tabela é utilizada para calcular o custo padrão dos produtos. Este cálculo é realizado na tela "Custos - Geração do Custo Padrão". Na página "Parâmetros" é necessário informar uma tabela de tipo "1" (Componentes de Cálculo), uma tabela de tipo "3" (Preço Padrão de Insumos) e uma tabela de tipo "6" (Taxa de Custos dos Processos). Também nesta página, há o campo Data Base Ficha Técnica, que quando informado buscará a ficha técnica desta data, caso não informada, será considerada a ficha técnica com a data mais atual. O campo Código da Moeda possibilita calcular os valores numa moeda diferente da empresa. O campo Cálculo Proporcional, possui as opções "S" (Sim) e "N" (Não). O mesmo virá preenchido como sugestão conforme definido em "Custos - Parâmetros Gerais - Custo Padrão", no link Conceito de Ficha técnica e Custo Padrão Não Proporcional há mais informações sobre a funcionalidade deste campo.

O campo Considerar Prod. Misto como Material, possui as opções "S" (Sim) e "N" (Não). Quando o mesmo estiver com a opção "S" (Sim) serão considerados no cálculo do custo padrão os produtos produzidos do tipo "Misto" como material. Esta tabela será utilizada pela tabela de tipo "8" (Preço de Venda).

Considera qtde. p/ cálculo do custo
Este campo possui as opções "S" (Sim) e "N" (Não) e têm como funcionalidade definir se será considerada ou não uma quantidade diferente de "1" (um) para o cálculo do custo padrão do produto.
Este campo virá preenchido como sugestão conforme definido na tela F620DEF, porém, poderá ser alterado sempre que houver necessidade.
Observação: para informar a opção "S" o campo Cálculo do Custo Padrão Proporcional deverá estar como "N" e vice-versa.
Mais detalhes no botão Ajuda da tela F621GCP.

"8" (Preço de Venda)

Esta tabela é utilizada para gravar o preço orientativo de venda dos produtos e serviços. O cálculo desta tabela é realizado em "Custos - Geração do Preço de Venda". Na página "Parâmetros" é necessário informar uma tabela de tipo "1" (Componentes de Cálculo), uma tabela de tipo "7" (Custo Padrão) e uma tabela de tipo "3" (Preço Padrão de Materiais). Nesta página também há os campos: "Dia Médio Venda", "Taxa Financeira" que, quando preenchidos serão utilizados para trazer os "DVVs" (Despesas Variáveis de Vendas) à valor presente, acesse a fórmula. O campo Código da Moeda possibilita calcular os valores numa moeda diferente da empresa. Esta tabela será utilizada para Análises Gerenciais da "Formação de Preços".

"9" (Custo Padrão e PV Simulações

Esta tabela é utilizada para gravar as informações do cálculo do "Custo Padrão" e o "Preço de Venda" de produtos com base em "Simulações de Ficha Técnica". Esta tabela pode ser calculada nas telas "Custos - Geração do Preço e Custo de produtos por Simulação" e na tela Custos - Geração do Preço e Custo de produtos por Pedido. Na página "Parâmetros" é necessário informar uma tabela de tipo "1" (Componentes de Cálculo), uma tabela de tipo "3" (Preço Padrão de Insumos) e uma tabela de tipo "6" (Taxa de Custos dos Processos). Também nesta página, há o campo Data Base Ficha Técnica, que quando informado buscará a ficha técnica desta data, caso não informada, será considerada a ficha técnica com a data mais atual. O campo Código da Moeda possibilita calcular os valores numa moeda diferente da empresa. O campo Cálculo Proporcional, possui as opções "S" (Sim) e "N" (Não). O mesmo virá preenchido como sugestão conforme definido em "Custos - Parâmetros Gerais - Custo Padrão", no link Conceito de Ficha técnica e Custo Padrão Não Proporcional há mais informações sobre a funcionalidade deste campo.

O campo Considerar Prod. Misto como Material, possui as opções "S" (Sim) e "N" (Não). Quando o mesmo estiver com a opção "S" (Sim) serão considerados no cálculo do custo padrão os produtos produzidos do tipo "Misto" como material. Esta tabela será utilizada pela tabela de tipo "8" (Preço de Venda). Os campos: "Taxa Financeira" e "Dia Médio Venda", quando utilizado o cálculo de Preço de Venda e estes campos estiverem preenchidos, serão utilizados para trazer os "DVVs" (Despesas Variáveis de Vendas) à valor presente, acesse a fórmula.

"11" (Critérios de Distribuição do Orçamento)

Neste tipo de tabela são definidos os critérios de distribuição do orçamento dos centros de custos produtivos indiretos, para os centros de custos produtivos diretos. Esta distribuição é realizada na tela "Custos - Critérios de Distribuição de Custos". Esta tabela é utilizada pela tabela do tipo "4" (Orçamento).
Esta tabela não possui parâmetros.

"12" (Equivalências de Centros de Custo)

Através desta tabela, é possível realizar ligação de diversos centros de custos aos seus respectivos agrupamentos. O cadastro destes agrupamentos é realizado na tela "Custos - Equivalências de Centros de Custo". As tabelas que utilizarão esta, são: "4" (Orçamento), "6" (Taxa de Custo dos Processos) e "28" (Taxa de Custo Real dos Processos).

Este artigo ajudou você?