Processo automático 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões
Este processo automático possibilita a integração do Gestão Empresarial | ERP e do Gestão Empresarial PME | GO UP com o eDocs, permitindo:
- a consulta da situação eletrônica dos documentos emitidos (considerando os documentos que estão homologados para o processo de integração via web service do eDocs – vide documentação da Integração Gestão Empresarial | ERP com o eDocs para validação dos documentos);
- a importação dos documentos de recebimento (NF-e e CT-e) pendentes no eDocs.
Parâmetros disponíveis para a rotina:
Parâmetro | Objetivo | Obrigatório/Opcional | Informações sobre o parâmetro |
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CODIGO_EMPRESA | Definir o código da empresa para execução do processo | Obrigatório | - O sistema não leva em consideração o parâmetro Empresa Execução da tela F000AG; - Não é permitida a parametrização de abrangência de empresa. Logo, deve-se parametrizar de forma fixa a empresa para execução. Exemplo: CODIGO_EMPRESA=1. |
CODIGO_FILIAL | Definir o código da empresa para execução do processo | Obrigatório | - O sistema não leva em consideração o parâmetro “Filial Execução” da tela F000AGE; - Não é permitida a parametrização de abrangência de filial. Logo, deve-se parametrizar de forma fixa a filial para execução. Exemplo: CODIGO_FILIAL=1 - Se não for efetuada a definição da filial para processamento, mesmo que seja definida a empresa, o processo será executado, mas não processará nenhum registro. |
RETORNO_EMISSAO | Definir se na execução do processo automático o sistema efetuará a busca da situação dos documentos eletrônicos | Opcional. Se ele não for definido, o sistema entenderá que o valor será 1. | O parâmetro permite definição da seguinte forma:
- 0 (zero): sistema não efetuará consulta de status de documentos emitidos; - 1 (um): sistema efetuará consulta de status de documentos emitidos (independentemente do tipo do documento). Os documentos que terão a consulta de situação realizada dependerão do status eletrônico dos mesmos. Consulte a documentação da integração do ERP com e eDocs para mais informações. Exemplo de parametrização: RETORNO_EMISSAO=1 |
RECEBIMENTO_PENDENTE | Definir se na execução do processo automático o sistema efetuará busca de documentos eletrônicos de recebimento (NF-e e CT-e) | Opcional. Se ele não for definido, o sistema entenderá que o valor será 0. | O parâmetro permite definição da seguinte forma: - 0 (zero): sistema não efetuará consulta de documentos recebidos. - 1 (um): sistema efetuará consulta de documentos recebidos (NF-e e CT-e). Exemplo de parametrização: RECEBIMENTO_PENDENTE =1 |
FILTRO_SQL | Filtrar determinado registro na tabela E140IDE. Todos os campos da tabela podem ser usados no filtro | Opcional | Use o nome da tabela + . + nome do campo. Exemplo: FILTRO_SQL = E140IDE.CODSFN <> 'NFE' |
Um processo agendado deverá ser parametrizado para cada empresa/filial que deseja fazer o processamento dos retornos. Então, se na base de dados houver registro de 2 empresas e 10 filiais que farão integração via web service do eDocs, deverão ser cadastrados 20 processos agendados na tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE) (um para cada empresa/filial).
O processo automático não considerará a empresa e filial definidos nos campos Empresa Execução e Filial Execução da tela F000AGE. Essas informações são consideradas conforme os parâmetros do processo agendado definidos no campo Parâmetros Rotina.
O usuário definido para execução do processo deverá ter:
- acesso à empresa/filial que foi parametrizada no processo (configuração de abrangência do ERP);
- acesso irrestrito aos registros do sistema ERP, caso seja utilizado o identificador de regras GER-000SELEF01 para customizar o acesso aos registros do sistema;
- permissões para fazer alterações nos registros afetados (exemplo: alteração da situação da NF de Saída).
Para maiores informações sobre o processo de integração do Gestão Empresarial | ERP com o eDocs, consulte a documentação do processo.
A rotina 102 também é usada na automatização do pagamento de títulos da GNRE. Por meio dela, é feita a consulta do documento que gerou a GNRE. Se o ERP não receber o código de barras da guia, ele continuará fazendo a consulta do documento, mesmo que já tenha recebido um retorno.
Parâmetros Globais
Nome | Descrição |
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ConComDfs | Indicativo para controlar a compatibilidade dos DF-es com eDocs. |