Processo automático 14 - Processo Cotação
Essa rotina permite a geração dos processos de cotação das solicitações de compras geradas. O retorno poderá ser 0 (ERRO no processo), 1 (o processo será finalizado, no entanto, poderá não ter sido gerada nenhuma cotação, mas será gerado um LOG) ou 2 (caso o processo não tenha sido encontrado).
Processos
Por não haver intervenção direta do usuário durante o processo, todos os produtos envolvidos deverão obrigatoriamente ter ligação Produto X Fornecedor (F403FPR - Ligações Fornecedor X Produtos Individual ou F403LFP - Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado).
Foi implementado para atualizar a Data de Envio que está na guia Processo de Cotação se o envio de e-mail para os Fornecedores foi concluído ou caso o usuário abra um processo de cotação já gravado e utilize o botão Enviar para enviar os e-mails para os Fornecedores. Mesmo que apenas para um dos Fornecedores seja enviado e-mail a data será atualizada.
Ao processar, será enviado e-mail para os fornecedores que possuem um endereço de e-mail(isso já existia), e para os Fornecedores que não possuem e-mail será questionado se deseja imprimir os relatórios para serem enviados posteriormente. (Via Fax por exemplo). Essa funcionalidade foi implementada tanto no final do processo como no botão Enviar, ou seja, nas duas ocasiões onde são enviados e-mails nesta tela.
Observação
- ao utilizar a tela (sem processo de agendador), o modelo usado para enviar e-mail é o mesmo para impressão dos relatórios dos Fornecedores. Os clientes que utilizam essa tela sem o Agendador não precisam se preocupar com nenhuma parametrização especial, basta definir um único Identificador de Modelo (F410PCT Seq. 1);
- quando usado o Processo via Agendador, o modelo de impressão que for utilizado deverá ter uma parametrização especial, ele não poderá exibir o preview no meio do processo, isso porque o processo via agendador não sofre intervenções do usuário, ou seja, não vai ter ninguém no servidor para analisar o relatório e apertar OK. Para diferenciar os modelos, esse novo relatório deverá ficar na sequência 02 do identificador de Modelo. (F410PCT Seq. 2). Ou seja, Via Agendador deve-se ter dois modelos cadastrados, onde a sequência 01 é para o envio de e-mails, e a sequência 02 é para a impressão sem preview. E para uso na tela normal basta ter cadastrado um modelo na sequência 01 que servirá para e-mails e impressão.
Parametrização do modelo de relatório para não visualizar o preview:
- Declaração: SelecionaImpressora(Alfa pNomeImp);
- Parâmetros: PNomeImp: Campo, Valor ou Variável alfanumérica que contém o nome da impressora a qual imprimirá o modelo do relatório.
- Objetivo: Esta função possibilita definir uma impressora para o modelo a ser impresso.
- Utilização da Função (dependentes):
/*Pré-Seleção*/
SelecionaImpressora(HP LaserJet 1100);
ou
SelecionaImpressora(HP);
Observação
- pode-se passar o nome da impressora completo ou apenas parte dele. O nome da impressora é o nome dado à ela quando da instalação da impressora;
- é importante lembrar que, nas regras, deve-se colocar duas barras para cada barra desejada. Esta função deve ser definida na Pré-Seleção do modelo;
- nas Propriedades e Eventos do Modelo Gerador, guia Propriedades, item Formato de Saída (tela Parametrização de Saída), selecionando Impressora, aparecerá o parâmetro Solicitar Impressora que define a chamada ou não da tela de seleção de impressoras quando da impressão do relatório.
Utilização via agendador
Tipo Processo: 4 (Processos)
Tipo de Procedimento Gestão Empresarial | ERP: 14 (Processo de Cotação)
Parâmetros de Processo:
- TipoEnvio = 0 = E-mail, 1 = Cotei. Para mais informações, consulte a documentação Integração ERP x Cotei. Se o Cotei for parametrizado, porém não estiver contratado, as cotações não serão geradas;
- Selecao = 0 = Prod, 1 = Serv, 2 = Todos;
- Agrupa = 0 = Nao, 1 = Sim;
- DatEmiIni = Data Emissão Solicitação Início;
- DatEmiFim = Data Emissão Solicitação Fim;
- DatPrvIni = Data Previsão Solicitação Início;
- DatPrvFim = Data Previsão Solicitação Fim;
- CodPro = Código do Produto. Possui abrangência;
- CodDer = Código da Derivação. Possui abrangência;
- CodSer = Código do Serviço. Possui abrangência;
- CodFam = Código da Família. Possui abrangência;
- UsuSol = Usuário Solicitante. Possui abrangência;
- UsuRes = Usuário Aplicação. Possui abrangência;
- CodUsu = Usuário Geração Solicit.. Possui abrangência;
- NumSol = Numero da Solicitação. Possui abrangência;
- CcuRes = C.C. da Aplicação. Possui abrangência;
- CodAge = Cod. Agrupamento de Estoque. Possui abrangência;
- CodAgc = Cod. Agrupamento de Compras. Possui abrangência;
- IndAps = N (Não), S (Sim);
- AprSol = N (Não), S (Sim);
- CodFil = Código da Filial.
Exemplo:
DatEmiIni=04/08/20X0
DatEmiFim=05/08/20X0
CodPro='AC001'
CodDer='FEM'
AprSol='N' (no caso dos campos IndAps e AprSol, não utilize aspas simples, pois eles não possuem abrangência)
Sobre o funcionamento da tela Via Agendador
Como a execução de um processo automático não pode depender de intervenções de usuário, a rotina de Processo de Cotação, quando executada de forma agendada, sempre considerará a opção Sugerir fornecedores ligados ao Produto/Serviço como marcada. Dessa forma, somente solicitações com Produtos/Serviços ligados a Fornecedores serão processadas.
Todos os Logs referentes a execução do processo podem ser analisados na consulta de Logs do Processo. As mensagens de Log para essa tela Via Agendador poderão estar em três formatos:
- Processo OK - Tudo funcionou;
- Processo ERRO - Processo gravado mas houve erro no envio\impressao (exemplo: quando a impressora não está on-line ou os identificadores de modelo não estão cadastrados corretamente);
- Processo ERRO - Processo não gerado.