Revista Aleatória
A revista aleatória é uma rotina que permite efetuar a fiscalização de pessoas à entrada e saída da empresa. Através do sistema, o usuário define o percentual de pessoas que será fiscalizado. A quantidade de pessoas sorteadas será sempre um aproximado do percentual definido por equipamento. Por exemplo, um colaborador, a cada dez acessos, é sorteado de forma aleatória para ser fiscalizado.
Deve-se considerar 20% de margem de erro, isto é: o sistema garante que o percentual para sorteio (definido na guia Pessoas Controladas, no cadastro da leitora) possibilita que cada pessoa tenha a mesma probabilidade de ser sorteada, dentro do grupo de pessoas do mesmo tipo.
Todos os processos de validação do acesso são efetuados antes dos procedimentos de revista aleatória, porém, os acionamentos são executados somente depois, pois é necessário identificar se o acionamento é da revista aleatória ou da validação de acesso. O sorteio apenas é realizado se o acesso da pessoa for permitido, isto é, caso o acesso seja negado por um motivo qualquer (faixa horária, situação, validade do crachá, por exemplo), o sorteio para a revista não é feito.
Caso uma pessoa que tenha sido sorteada para a revista aleatória desista do acesso, o sistema automaticamente a incluirá na lista de pessoas que obrigatoriamente serão revistadas no acesso seguinte.
O crachá mestre nunca estará sujeito à revista aleatória, exceto se ele for inserido na lista para sorteio. Os crachás provisório e de autorização de entrada participam do sorteio de acordo com o crachá que está substituindo e/ou autorizando, respectivamente.
Caso o dispositivo perca a comunicação com a Concentradora, serão utilizadas as informações do Firmware para efetuar o sorteio, fazendo com que as definições da pessoa e as configurações do cadastro para revista da pessoa não sejam consideradas para o sorteio em dispositivos off-line.
A mensagem de sorteio é superior à mensagem do colaborador, ou seja, não será exibida a mensagem configurada para a pessoa.
Toda vez que uma pessoa for sorteada para revista, o sistema é notificado com o evento "113 - Sorteado para revista" no monitoramento de acesso. Nesse caso, o evento "1 - Acesso permitido" não é gerado.
Fabricantes que possuem a funcionalidade habilitada
- Digicon - opera a rotina de forma on-line e off-line;
- SDK - realiza a validação de forma on-line.
Como configurar para que a pessoa e o dispositivo realizem esta validação
Para que seja efetuada a revista aleatória, tanto a leitora quanto a pessoa devem ser configurados, de acordo com as especificações a seguir.
A configuração da leitora é feita no Cadastro de Dispositivos:
- No cadastro do Leitor - guia Cadastro, no campo Controla revista aleatória, é possível definir como o sistema se comporta em relação à revista aleatória, tendo as seguintes opções:
- "0 - Não controla": o sistema não realiza qualquer controle em relação à revista aleatória ter sido ou não realizada, sem bloquear a saída com o crachá sorteado;
- "1 - Tempo de bloqueio": o sistema bloqueia a saída com o crachá sorteado durante o tempo delimitado no campo Intervalo revista aleatória (min), abaixo;
- "2 - Registro de revista aleatória": o sistema bloqueia a saída com o crachá sorteado até que seja feito o registro da revista aleatória;
- "3 - Tempo ou registro": o sistema bloqueia a saída com o crachá sorteado até que seja feito o registro da revista aleatória ou após o tempo delimitado no campo Intervalo revista aleatória (min) - o que ocorrer primeiro.
Dependendo da definição no campo Controla revista aleatória, é necessário estabelecer um timeout para a execução da revista aleatória no campo Intervalo revista aleatória. O tempo é definido em minutos e vai de 0 a 1440.
- No cadastro do Leitor - guia Validações: as opções Verifica créditos de acesso nem Validação por autorizador não devem estar selecionadas. Caso uma dessas opções esteja selecionada para a leitora, não será possível configurar a revista aleatória;
- No cadastro do Leitor - guia Pessoas Controladas: é apresentada na grade o campo Perc. Rev. Aleatória, para informar o percentual de pessoas que será fiscalizada, dentro do grupo de tipo de pessoas (empregado, terceiro, parceiro, visitante, provisório etc.);
- No cadastro do Leitor - guia Acionamentos de Acesso: no campo Tipo de acionamento, deve-se selecionar "Revista Aleatória". O cadastramento funciona da mesma forma que os outros tipos de acesso;
- No cadastro do Leitor - guia Faixas de Revista Aleatória: é possível estabelecer as horas de início e fim da faixa dentro das quais será aplicada a revista aleatória. É possível cadastrar no máximo sete faixas para o controle de revista.
A configuração da pessoa é realizada em:
- Cadastro do Colaborador > Empregado, Terceiro ou Parceiro - guia Acesso, no campo Revista Aleatória;
- Pessoas > Visitantes > Tipo de Visita, campo Participa de Revista Aleatória;
- Para todos os outros tipos de pessoas (alunos, responsáveis de aluno, pacientes, colaboradores de outras unidades e demais), a revista aleatória é realizada de acordo com a configuração do dispositivo;
- O crachá mestre nunca será sujeito à revista aleatória.
É possível fazer com que o sistema selecione uma pessoa específica para ser revistada ao efetuar o próximo acesso. Desta maneira, quando essa pessoa fizer o próximo acesso ela será obrigatoriamente revistada.
Se um visitante for selecionado para sorteio, ele será sorteado mesmo que na leitora tenha sido configurada a não realização de revista de visitantes. Porém, a leitora deve ser configurada para que pelo menos um dos tipos de pessoa tenha o campo Pessoas revistadas (%) diferente de zero. Essa configuração é efetuada por meio da tela Acesso > Revista > Cadastro de pessoas revista. A lista de revista vai valer acima das demais configurações.
Configurações de sistema com controle de nível habilitado
Existem algumas formas de utilização do controle de revista aleatória nas empresas:
- Nível de destino: a parte de dentro da empresa, após a passagem pelo dispositivo;
- Nível de origem: a parte de fora da empresa, antes da passagem pelo dispositivo.
O sorteio para a revista aleatória é considerado um acesso válido, o que faz com que a informação do nível no qual a pessoa está seja alterada em seu cadastro.
A pessoa sorteada para a revista aleatória faz o giro da catraca, e a revista acontece em uma sala no nível de destino. No final, a pessoa continua dentro da empresa.
A pessoa sorteada para a revista aleatória não faz o giro da catraca, a revista acontece em uma sala separada e depois ela é encaminhada para o nível de destino, sem passar novamente pela catraca. Neste caso, após a revista, a pessoa passa por um local que não tem um dispositivo para validação do acesso.
A pessoa sorteada para a revista aleatória não faz o giro da catraca, e a revista acontece em uma sala no nível de origem. Depois, é realizado o acesso novamente na catraca no mesmo Nível de origem. Nesta situação, a informação do nível no qual a pessoa se encontra estará incorreta em seu cadastro, pois o sistema considera que a pessoa já está dentro da empresa, e ela será bloqueada pelo controle de nível, configurado no dispositivo.
Para ajustar esse caso, a pessoa deve entrar na empresa por um acesso sem dispositivo ou ajustar manualmente o nível da pessoa na guia Último Evento da tela de Espelho de Acesso.
English
Español
English
Español


