Integração contábil

A integração contábil tem como objetivo gerar de forma automática, os lançamentos contábeis com base nos movimentos ocorridos nas gestões do ERP senior X, e que precisam ser contabilizados. Dessa forma, não é necessário consultar manualmente cada movimentação e fazer os lançamentos contábeis individualmente.

Lembrando que se necessário, o ERP dispõe também de uma rotina para lançamento contábil manual, em Controladoria > Gestão de contabilidade > Lançamentos contábeis.

Nota

Reunimos as principais dúvidas sobre esse assunto em uma página para esclarecimento. Acesse e confira.

Fluxo

Pré requisitos

Antes de iniciar esse processo, é importante atentar-se algumas parametrizações:

Iniciar integração contábil

Estando os pré requisitos devidamente atendidos, pode-se dar início a integração contábil. Para isso:

  1. acesse a tela Controladoria > Gestão da contabilidade > Integração contábil e clique em Adicionar;
  2. informe a empresa e a filial (opcional) que terá os dados integrados na contabilidade;
  3. em módulo integrado selecione a gestão de origem para a geração do lançamento;
  4. na data inicial e final informe o período para o sistema considerar os lançamentos;
  5. o parâmetro Fechar gestão integrada estiver como Sim e a integração contábil for executada com sucesso, ele altera os campos período inicial e período final no cadastro da Filial, na especialização de da gestão que foi gerada.
    O campo período inicial recebe a data final da execução da integração contábil + 1, e o campo período final recebe o ultimo dia do mês do campo período inicial.
  6. clique em Iniciar. Após finalizado o processo o sistema notificará () e é criado um registro com a situação Em processamento.
  7. São criados os lotes respeitando a separação de dia e filial, que podem ser consultados a partir do botão Ver lotes do registro criado, ou na tela Controladoria > Gestão de contabilidade > Gestão de lotes contábeis.

Composição do lançamento contábil

Movimentos: os movimentos são exibidos conforme a data do movimento, que deve estar dentro do período indicado para iniciar o processo de integração contábil;

Número: é gerado automaticamente pelo sistema e não existem número duplicados independente do lançamento ser integrado ou manual;

Data, conta débito, conta crédito, valor, histórico padrão, complemento, CNPJ/CPF débito, CNPJ/CPF crédito: a origem dessas informações se da a partir da regra definida na forma de contabilização;

Fato contábil: quando o lançamento contábil estiver no mesmo nível do movimento, considera o fato contábil do movimento. Do contrário, se estiver num nível mais sintético que o movimento, ou seja, vários movimentos com fatos contábeis diferentes, geram um único lançamento contábil e não é gerado um novo fato contábil;

Nível do lançamento: o nível do lançamento também é definido no cadastro de forma de contabilização e indica como o lançamento será montado, de forma analítica, sintética ou pelo rateio.

Reintegração contábil

Pode ocorrer a necessidade de fazer uma reintegração contábil, como por exemplo:

No caso de erro no processo de integração contábil, seja o período que está fora do período permitido na filial ou a filial não possuir a especialização contábil, é apresentada uma mensagem de erro indicando o problema, permitindo assim, alterar as informações cadastrais/movimentações para depois executar novamente a integração contábil.

Se os lançamentos foram feitos na conta contábil errada ou por esquecimento em informar a forma de contabilização em alguma transação e já foi integrado os movimentos do período, o sistema permite que ajustar as informações cadastrais/movimentações para depois executar novamente a integração contábil.

Integração por módulo

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