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Pagamento Eletrônico

Importante

Pagamento eletrônico é qualquer tipo de pagamento feito eletronicamente, que não utiliza dinheiro em espécie ou cheque físico. Os métodos de pagamentos eletrônicos incluem cartões de crédito, cartões de débito e a rede de ACH (Câmara de Compensação Bancária Automatizada).

O sistema ACH compreende o depósito direto, débito direto e os cheques eletrônicos (e-cheques). Com este sistema de pagamento eletrônico, os arquivos podem ser remetidos para múltiplos bancos de forma eletrônica. O banco cumpre as instruções de pagamento e retorna o arquivo autenticado contendo a informação de que o débito foi efetuado.

Esta rotina é executada através do processo de geração e exportação de arquivos, denominado remessa. As remessas contêm informações dos títulos a pagar e através delas os títulos são enviados para o banco. O objetivo destes arquivos é intercambiar informações digitalmente entre o sistema do banco e o do cliente. Dentre as informações podemos citar: cobrança (boletos bancários), pagamentos, extrato (para conciliação), débito em conta e custódia de cheques. Cada uma destas informações tem seu fluxo de informação e, portanto, um layout.

O arquivo contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN. Cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, tem suas variações que são previstas dentro do padrão. Ao receber o arquivo, o banco inicia o processo de importação, leitura e processamento do mesmo para então efetuar a baixa dos títulos enviados no arquivo, completando o pagamento de forma eletrônica.

Os bancos usam o padrão CNAB 400 bytes ou CNAB 240 bytes homologados pela FEBRABAN, para receber (remessa) e enviar (retorno) informações para as empresas clientes usando arquivos. O Pagamento Eletrônico no ERP senior X tem como base o padrão CNAB 240 de cada Banco.

Através do pagamento eletrônico é possível então efetuar o pagamento dos títulos no contas a pagar do ERP senior X via arquivo bancário, possibilitando, ao obter retorno bancário dos títulos enviados, a baixa automática desses títulos.

Pré-requisitos

Existem alguns parâmetros que devem ser configurados antes de executar o processo de pagamento eletrônico.

Veja abaixo quais são e como configurar:

Gerenciar Pagamento Eletrônico

Para acessar as opções de gerenciamento do pagamento eletrônico, acesse Finanças > Gestão do contas a pagar > Pagamento eletrônico > Pagamento eletrônico.

Esta tela está dividida entre as guias: Títulos incompletos, Títulos à pagar, Títulos agendados, Títulos com erros e Pagamento eletrônico.

Essas guias só exibirão títulos do contas a pagar do tipo Duplicatas e Outros que passaram pelo processo de aprovação de pagamento, caso exista parametrização na filial. Veja os detalhes e as funções disponíveis de cada uma delas:

Tipos de pagamentos aceitos

ERP senior X disponibiliza os principais tipos de pagamentos aceitos pelos bancos para a realização do Pagamento Eletrônico. Veja abaixo quais são e os detalhes referentes a cada um:

Importante

Determinados tipos de pagamentos não são aceitos por alguns bancos. Desta forma, o sistema realiza o bloqueio da geração do arquivo com o tipo de pagamento não aceito pelo banco. Veja as informações abaixo:

Posição dos arquivos

O ERP Senior X segue o padrão homologado pela FEBRABAN CNAB 240 Bytes de cada banco para o pagamento eletrônico.

Para uma melhor identificação dos campos utilizados no preenchimento dos arquivos, apresentamos abaixo as posições de cada caractere e o significado de suas informações:

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