Checklist de implantação (integração via importação) - Integrador SST

Este conteúdo é voltado para consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando ou desejam configurar a XPlatform para integrar as informações entre o sistema do prestador e o Integrador SST da Senior.

Esta documentação orienta sobre a implantação do cenário onde a integração dos dados com o sistema do prestador é feita exclusivamente por meio da importação de arquivos. Para saber mais sobre isso, veja a documentação de cenários de integração do Integrador SST.

Recomendações

Antes de começar:

Veja a página de pré-requisitos do Integrador SST e certifique-se de que todos foram atendidos.

Checklist

  Responsável Etapa Detalhes e documentação adicional
1 Consultor / Administrador de sistema Configurar informações na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter)

Preencher as configurações de login e URLs de conexão com a plataforma na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter).

Acesse o conteúdo abaixo para ver mais informações sobre esta configuração:

2 Consultor / Administrador de sistema Criar os usuários de acesso à plataforma senior X

Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.

3 Consultor / Administrador de sistema Configurar os papéis na plataforma senior X conforme as necessidades da empresa
  • Crie os papéis que serão associados aos usuários que vão acessar o Integrador SST.
  • Configure as permissões de acesso que serão concedidas aos papéis.

Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a seguinte documentação:

4 Consultor / Administrador de sistema Criar um papel para fazer a integração com o prestador e com o eDocs

Criar o papel abaixo, que será associado à aplicação do Integrador SST.

Este papel será usado para fazer a integração com o sistema do prestador e com o eDocs da Senior:

  • Nome: Integração prestadores SST
  • Descrição: Papel da plataforma específico para a integração com prestadores SST e com o eDocs
  • Permissões do papel: atribuir todas as permissões (Editar, Excluir, Incluir, Visualizar) aos seguintes itens:
    • HCM > eSocial
    • HCM > eSocial2Doc

Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a documentação:

5 Consultor / Administrador de sistema Gerar a chave de acesso para integração com o mensageiro (eDocs)

Para fazer a integração do Integrador SST com o eDocs, você precisa gerar uma chave de acesso:

  1. Na plataforma senior X, acesse Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações.
  2. Clique em Nova aplicação e preencha as informações:
    • Nome: integradorsst-edocs
    • Descrição: Integrador SST - eDocs
    • Geração dos tokens: A definição do formato deve ser configurada para:
      • Reutilizar o mesmo token para múltiplas sessões de aplicação: permite que ao utilizar a mesma aplicação em sessões em máquinas diferentes, todas as sessões ficam sincronizadas, possibilitando que, por exemplo, ao realizar o logoff em uma das máquinas, todas as demais sessões também são encerradas.
      • Gerar um token diferente para cada sessão de aplicação: faz com que, ao utilizar o mesmo login para autenticar em máquinas diferentes, cada sessão seja independente.
  3. Clique em Salvar. Neste momento será gerada a chave de acesso que será usada pela aplicação.

    Exemplo:

    (clique para ampliar)

Importante

Qualquer alteração feita nas chaves de acesso da aplicação impacta diretamente nos próximos passos da implantação. Caso você altere essas configurações, precisará rever o item Configurar a conexão do eDocs com a plataforma senior X, mais adiante neste checklist.

Para saber mais, consulte também a seguinte documentação:

6 Consultor / Administrador de sistema Associar a aplicação ao papel Integração prestadores SST

Associar a aplicação criada na etapa anterior ao papel Integração prestadores SST:

  1. Na plataforma senior X, acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.
  2. Localize o papel Integração prestadores SST e clique em Editar.
  3. Em Configurações, clique na guia Aplicações e ative a aplicação:
    • integradorsst-edocs
  4. Clique em Salvar para gravar as alterações.

7 Consultor / Administrador de sistema Configurar a conexão do eDocs com a plataforma senior X

Certifique-se que as configurações abaixo foram feitas no eDocs. Elas são necessárias para que o eDocs consiga consumir os eventos a partir da plataforma senior X.

8 Consultor / Administrador de sistema Fazer configurações do empregador

É preciso fazer as configurações do empregador no Integrador SST. Elas são necessárias para receber e enviar os eventos do eSocial.

Estas são algumas configurações dessa etapa:

  • Receber os eventos do prestador SST
  • Enviar os eventos do eSocial para o eDocs
  • Receber o retorno do ambiente do eSocial por meio do eDocs

Para fazer as configurações do empregador, siga os passos descritos na documentação de envio dos eventos do eSocial e eDocs.

9 Consultor / Administrador de sistema Configurar relatórios de integração e envio de alertas de erros

Criar visões dinâmicas e configurar notificações de alertas sobre erros que podem ocorrer internamente ou no ambiente do prestador.

A recomendação é configurar todas as visões dinâmicas e notificações, conforme descrito na documentação de Visões Dinâmicas do Integrador SST.

Essa mesma documentação também especifica quem são os destinatários de cada tipo de notificação:

  • Notificação de erros no prestador:
    • A responsável pelas informações de SST na empresa (exemplo: técnico de segurança, alguém da área de RH, etc.).
    • Uma pessoa no prestador SST responsável pelas informações da empresa (exemplo: alguém que faça a gestão ocupacional).
  • Notificação de erros internos:
    • Uma pessoa responsável que possa identificar o motivo das pendências de integração terem apresentado erro.
10 Consultor / Administrador de sistema Customizar a logo e a cor (opcional)

Disponibilizar a identidade visual da empresa na XPlatform, alterando as características para todos os usuários de um tenant.

É preciso solicitar ao cliente as informações da identidade visual, tais como: cor do topo, da fonte dos menus, do fundo da área de autenticação, logotipo, entre outras.

Saiba mais sobre a customização da identidade visual acessando a documentação de logos e cores no manual da plataforma.

11 Consultor / Administrador de sistema Configurar o recebimento de notificações por e-mail (opcional)

Preencher todos os campos do SMTP nas configurações de notificação da XPlatform.

Os campos que devem ser preenchidos na implantação estão em:

  • Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Nome do Tenant > Domínios e Serviços > Platform > Notifications > botão Editar > guia Sistema.

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