Pré-requisitos de implantação - Integrador SST

Este conteúdo é voltado para empresas, consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando o Integrador SST.

Todos os itens devem ser verificados e atendidos para garantir que o ambiente esteja preparado para integrar as informações entre os sistemas da Senior e do prestador SST.

Pré-requisitos de negócio

Responsabilidades do cliente:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Optar por um dos modos de integração dos eventos

Integrador SST suporta dois modos de integração:

  1. Integrar eventos de SST via web services (recomendado pela Senior): exige etapas adicionais para a implantação, mas integra as informações automaticamente por meio de APIs. Permite também importar arquivos manualmente.
  2. Incluir eventos de SST somente via importação de arquivos: implantação simplificada, porém exige que os eventos sejam importados manualmente no sistema, por não utilizar os web services de integração.

Cada modo exige configurações específicas. Portanto, o modo de integração escolhido — via API (web services) ou importação — determina quais são as etapas necessárias para que o Integrador SST seja implantado da maneira correta.

Veja também a tabela de vantagens e desvantagens de cada opção para ajudar a escolher a melhor alternativa.

Revisar processos internos para aderência ao eSocial

Por lidar com as informações dos colaboradores e dados relacionados a SST, o uso do Integrador SST depende, indiretamente, que o empregador esteja atualizado com os processos relacionados ao eSocial:

  • Qualificação cadastral — procedimento em que a empresa consulta e compara os dados do CPF e o NIS dos colaboradores, através do ambiente on-line do portal do eSocial. Nesta etapa, são apontadas possíveis inconsistências que impedem o envio dos dados do cadastro de colaboradores ao ambiente do eSocial.
  • Revisão dos processos internos da organização — essencial para garantir a adequação da coleta de dados dos colaboradores e emissão dos documentos e eventos dentro do prazo estabelecido pelo Governo.
  • Capacitação e alinhamento dos seus profissionais — importante para facilitar a operação no dia a dia e a compreensão dos eventos e processos impactados pelo eSocial.

Quer conhecer os passos para começar a enviar eventos para o eSocial? Veja nosso infográfico com todas as etapas.

Verificar os requisitos de produto e de negócio

Todas as informações devem estar corretamente organizadas na base do cliente:

  • Dados do colaborador (nome, CPF, data de nascimento, NIS, categoria eSocial, etc.)
  • Dados da empresa e das filiais
  • Informações de posto de trabalho (se houver)
  • Estruturas de centro de custo, setor (local) e cargos
  • entre outros

A estruturação dos dados acima garante a consistência dos dados durante a integração via API, além da geração correta dos eventos que poderão ser importados no Integrador SST. Por exemplo: é importante que cada colaborador esteja devidamente alocado em seu respectivo setor (local).

Veja também a lista completa de informações que são integradas.

Optar entre as opções de estratégias de implantação

A estratégia de implantação possui duas opções que definem qual será a estratégia

  1. Criar nova empresa (recomendada pela Senior): criar uma nova empresa no sistema do prestador, sem registro de históricos, exames, riscos, avaliações, filiais, setores, cargos e empregados. Não é necessário usar arquivos ou planilhas para a carga inicial (veja na tabela de vantagens e desvantagens mais adiante).
  2. Manter empresa existente: continuar usando a mesma empresa já existente no sistema do prestador, mantendo todos os históricos, exames, riscos, avaliações, filiais, setores, cargos e empregados.

Essas opções precisam ser avaliadas em conjunto pelo prestador de serviço SST, cliente/empresa contratante e pela Senior, a fim de identificar qual é a mais viável.

Deve-se levar em conta o cenário que atende às necessidades de cada parte envolvida, com o objetivo de ativar a integração entre os sistemas de forma rápida, assertiva e assegurando a gestão ocupacional integrada com o Gestão de Pessoas | HCM da Senior.

Veja também a tabela de vantagens e desvantagens de cada opção para ajudar a escolher a melhor alternativa.

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Pré-requisitos técnicos de sistema

Em caso de dúvidas sobre o levantamento dos pré-requisitos, entre em contato com o administrador de sistema ou com seu executivo de contas.

Considere também contratar o serviço de consultoria da Senior.

Responsabilidades do cliente:

  • Ter a XPlatform implantada
  • Ter o Integrador HCM implantado
  • Ter o sistema HCM XT implantado em uma das versões suportadas
  • Identificar o cenário de integração
  • Ter as rotinas de negócio necessárias para o uso do Integrador SST
  • Ter a Proprietária do HCM XT atualizada
  • Indicar os colaboradores que devem ser considerados no Integrador SST
  • Ter o eDocs implantado ou outro serviço de mensageria
    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Ter a XPlatform implantada

Garantir que a plataforma senior X esteja configurada.

Ter o Integrador HCM implantado

Garantir que o Integrador HCM esteja implantado e configurado.

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Ter o sistema HCM XT implantado em uma das versões suportadas

Para a integração com o HCM XT, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV).

Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução.

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Identificar o cenário de integração

Identifique o cenário de integração no empregador, em relação à gestão dos dados (com ou sem um prestador SST) e a importação dos registros históricos dos colaboradores (se necessário).

Ter as rotinas de negócio necessárias para o uso do Integrador SST

Estas são as rotinas de negócio usadas pelo Integrador SST:

  • Rotina de Pessoasobrigatória — esta rotina precisa estar ativa no HCM XT.
    Algumas informações (por exemplo o RG e a carteira de trabalho) são obtidas a partir de cadastro de Pessoas associado ao colaborador.
  • Postos de Trabalhoopcional — esta rotina é opcional. Porém, caso a rotina esteja em uso, é obrigatório que tenha configurado os postos de liderança no sistema.
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Ter a Proprietária do HCM XT atualizada

A Proprietária do HCM XT precisa possuir o módulo Integrador SST entre os módulos contratados.

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Indicar os colaboradores que devem ser considerados no Integrador SST

Cada colaborador que deverá ser considerado no Integrador SST precisa estar associado a este módulo. A associação dos colaboradores ao módulo serve para evidenciar quais colaboradores devem ser enviados à plataforma senior X e para fazer o controle de licenças.

O Integrador SST considera todos os colaboradores que estiverem indicados nos seguintes locais do HCM XT:

  • Cadastro de colaboradores (FR034FUN), guia Indicação Módulos — permite associar cada colaborador individualmente.

  • Indicação de módulo coletiva (FRMODASS) — permite associar vários colaboradores (indicação de módulos em lote).

Nota

O Integrador SST receberá a integração de todos os colaboradores que estiverem com o Integrador SST ou com o Painel de Gestão selecionados na indicação de módulos. Isso não determina quais colaboradores serão enviados para o prestador SST.

O envio de colaboradores para o prestador é definido por filial, conforme configurações feitas no sistema. Não há um controle de envio individual por colaborador para o prestador.

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Ter o eDocs implantado ou outro serviço de mensageria

Para enviar os eventos do eSocial ao ambiente do Governo, é preciso ter um serviço de mensageria instalado. O Integrador SST pode se comunicar somente com o eDocs, que é a solução da Senior. Mas o prestador pode optar por usar um sistema de mensageria próprio, mas nesse caso, esse mensageiro não integrará com o Integrador SST.

No caso dos prestadores que usam o eDocs, durante a implantação será necessário selecionar o modo de comunicação entre esse sistema e a plataforma senior X. Esta configuração está detalhada na documentação de envio dos eventos do eSocial e eDocs.

Responsabilidades do fornecedor do sistema do prestador SST:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Homologar seu sistema com o Integrador SST

A empresa deve utilizar um sistema pertencente a um dos parceiros homologados para a integração. Isso garante que o sistema do prestador SST está plenamente apto a fazer a integração dos dados com o Integrador SST.

O tipo de homologação dependerá do tipo de integração, que pode ser via API (web services) ou via importação de arquivos.

Para conhecer os detalhes sobre esses tipos de integração, veja a documentação de cenários de integração com o prestador.

Veja também os passos necessários para iniciar a integração com o Integrador SST.

Observação

Apesar de a homologação ser opcional para a importação de arquivos, ela é recomendada. A homologação permite identificar o sistema do prestador no Integrador SST, além de abrir caminho para a integração dos recibos e retornos do Governo.

Opcional

Responsabilidades do prestador SST e do cliente:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Gerar os dados para saneamento da base (normalização) e fazer a carga inicial

Se nos requisitos de negócio, descritos no início deste documento, o cliente/empresa optou pela estratégia de implantação para manter empresa existente, o saneamento (normalização) é necessário para:

  • fazer a ligação com os registros da base da Senior
  • evitar registros duplicados
  • garantir a consistência entre as bases

Durante o saneamento da base o cliente precisa fazer a extração dos dados e enviar os resultados em formato .CSV/MS Excel para o prestador.

Após o saneamento, é preciso também fazer uma carga inicial dos dados.

Para entender como estes procedimentos são feitos, leia e siga as recomendações descritas na documentação completa do saneamento.

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Responsabilidades das áreas de Serviços da Senior:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos

Solicite o nome e o domínio do tenant na plataforma senior X.

Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.

Depois de garantir todos os itens indicados nestes pré-requisitos, é possível prosseguir para o checklist para implantação do módulo:

Acessar os checklists de implantação

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