Pré-requisitos de implantação - Integrador SST

Este conteúdo é voltado para empresas, consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando o Integrador SST.

Todos os itens devem ser verificados e atendidos para garantir que o ambiente esteja preparado para integrar as informações entre os sistemas da Senior e do prestador SST.

Pré-requisitos de negócio

Responsabilidades do cliente:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Optar por um dos modos de integração dos eventos

O Integrador SST suporta dois modos de integração:

  1. Integrar eventos de SST via web services (recomendado pela Senior): exige etapas adicionais para a implantação, mas integra as informações automaticamente por meio de APIs. Permite também importar arquivos manualmente.
  2. Incluir eventos de SST somente via importação de arquivos: implantação simplificada, porém exige que os eventos sejam importados manualmente no sistema, por não utilizar os web services de integração.

Cada modo exige configurações específicas. Portanto, o modo de integração escolhido — via API (web services) ou importação — determina quais são as etapas necessárias para que o Integrador SST seja implantado da maneira correta.

Veja também a tabela de vantagens e desvantagens de cada opção para ajudar a escolher a melhor alternativa.

Revisar processos internos para aderência ao eSocial

Por lidar com as informações dos colaboradores e dados relacionados a SST, o uso do Integrador SST depende, indiretamente, que o empregador esteja atualizado com os processos relacionados ao eSocial:

  • Qualificação cadastral — procedimento em que a empresa consulta e compara os dados do CPF e o NIS dos colaboradores, através do ambiente on-line do portal do eSocial. Nesta etapa, são apontadas possíveis inconsistências que impedem o envio dos dados do cadastro de colaboradores ao ambiente do eSocial.
  • Revisão dos processos internos da organização — essencial para garantir a adequação da coleta de dados dos colaboradores e emissão dos documentos e eventos dentro do prazo estabelecido pelo Governo.
  • Capacitação e alinhamento dos seus profissionais — importante para facilitar a operação no dia a dia e a compreensão dos eventos e processos impactados pelo eSocial.

Quer conhecer os passos para começar a enviar eventos para o eSocial? Veja nosso infográfico com todas as etapas.

Verificar os requisitos de produto e de negócio

Todas as informações devem estar corretamente organizadas na base do cliente:

  • Dados do colaborador (nome, CPF, data de nascimento, NIS, categoria eSocial, etc.)
  • Dados da empresa e das filiais
  • Informações de posto de trabalho (se houver)
  • Estruturas de centro de custo, setor (local) e cargos
  • entre outros

A estruturação dos dados acima garante a consistência dos dados durante a integração via API, além da geração correta dos eventos que poderão ser importados no Integrador SST. Por exemplo: é importante que cada colaborador esteja devidamente alocado em seu respectivo setor (local).

Veja também a lista completa de informações que são integradas.

Optar entre as opções de estratégias de implantação

A estratégia de implantação possui duas opções que definem qual será a estratégia

  1. Criar nova empresa (recomendada pela Senior): criar uma nova empresa no sistema do prestador, sem registro de históricos, exames, riscos, avaliações, filiais, setores, cargos e empregados. Não é necessário usar arquivos ou planilhas para a carga inicial (veja na tabela de vantagens e desvantagens mais adiante).
  2. Manter empresa existente: continuar usando a mesma empresa já existente no sistema do prestador, mantendo todos os históricos, exames, riscos, avaliações, filiais, setores, cargos e empregados.

Essas opções precisam ser avaliadas em conjunto pelo prestador de serviço SST, cliente/empresa contratante e pela Senior, a fim de identificar qual é a mais viável.

Deve-se levar em conta o cenário que atende às necessidades de cada parte envolvida, com o objetivo de ativar a integração entre os sistemas de forma rápida, assertiva e assegurando a gestão ocupacional integrada com o Gestão de Pessoas da Senior.

Veja também a tabela de vantagens e desvantagens de cada opção para ajudar a escolher a melhor alternativa.

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Pré-requisitos técnicos de sistema

Em caso de dúvidas sobre o levantamento dos pré-requisitos, entre em contato com o administrador de sistema ou com seu executivo de contas.

Considere também contratar o serviço de consultoria da Senior.

Responsabilidades do cliente:

  • Ter a senior X Platform implantada
  • Ter o Integrador - HCM implantado
  • Ter o sistema Gestão de Pessoas | HCM implantado em uma das versões suportadas
  • Identificar o cenário de integração
  • Ter as rotinas de negócio necessárias para o uso do Integrador SST
  • Ter a Proprietária do Gestão de Pessoas | HCM atualizada
  • Indicar os colaboradores que devem ser considerados no Integrador SST
  • Ter o eDocs implantado ou outro serviço de mensageria
    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Ter a senior X Platform implantada

Garantir que a plataforma senior X esteja configurada.

Ter o Integrador - HCM implantado

Garantir que o Integrador - HCM esteja implantado e configurado.

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Ter o sistema Gestão de Pessoas | HCM implantado em uma das versões suportadas

Para a integração com a versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV).

Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução.

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Identificar o cenário de integração

Identifique o cenário de integração no empregador, em relação à gestão dos dados (com ou sem um prestador SST) e a importação dos registros históricos dos colaboradores (se necessário).

Ter as rotinas de negócio necessárias para o uso do Integrador SST

Estas são as rotinas de negócio usadas pelo Integrador SST:

  • Rotina de Pessoasobrigatória — esta rotina precisa estar ativa no Gestão de Pessoas | HCM (on-premise).
    Algumas informações (por exemplo o RG e a carteira de trabalho) são obtidas a partir de cadastro de Pessoas associado ao colaborador.
  • Postos de Trabalhoopcional — esta rotina é opcional. Porém, caso a rotina esteja em uso, é obrigatório que tenha configurado os postos de liderança no sistema.
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Ter a Proprietária do Gestão de Pessoas | HCM atualizada

A Proprietária do Gestão de Pessoas | HCM precisa possuir o módulo Integrador SST entre os módulos contratados.

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Indicar os colaboradores que devem ser considerados no Integrador SST

Cada colaborador que deverá ser considerado no Integrador SST precisa estar associado a este módulo. A associação dos colaboradores ao módulo serve para evidenciar quais colaboradores devem ser enviados à plataforma senior X e para fazer o controle de licenças.

O Integrador SST considera todos os colaboradores que estiverem indicados nos seguintes locais do HCM XT:

  • Cadastro de colaboradores (FR034FUN), guia Indicação Módulos — permite associar cada colaborador individualmente.

  • Indicação de módulo coletiva (FRMODASS) — permite associar vários colaboradores (indicação de módulos em lote).

Nota

O Integrador SST receberá a integração de todos os colaboradores que estiverem com o Integrador SST ou com o Painel de Gestão selecionados na indicação de módulos. Isso não determina quais colaboradores serão enviados para o prestador SST.

O envio de colaboradores para o prestador é definido por filial, conforme configurações feitas no sistema. Não há um controle de envio individual por colaborador para o prestador.

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Ter o eDocs implantado ou outro serviço de mensageria

Para enviar os eventos do eSocial ao ambiente do Governo, é preciso ter um serviço de mensageria instalado. O Integrador SST pode se comunicar somente com o eDocs, que é a solução da Senior. Mas o prestador pode optar por usar um sistema de mensageria próprio, mas nesse caso, esse mensageiro não integrará com o Integrador SST.

No caso dos prestadores que usam o eDocs, durante a implantação será necessário selecionar o modo de comunicação entre esse sistema e a plataforma senior X. Esta configuração está detalhada na documentação de envio dos eventos do eSocial e eDocs.

Responsabilidades do fornecedor do sistema do prestador SST:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Homologar seu sistema com o Integrador SST

A empresa deve utilizar um sistema pertencente a um dos parceiros homologados para a integração. Isso garante que o sistema do prestador SST está plenamente apto a fazer a integração dos dados com o Integrador SST.

O tipo de homologação dependerá do tipo de integração, que pode ser via API (web services) ou via importação de arquivos.

Para conhecer os detalhes sobre esses tipos de integração, veja a documentação de cenários de integração com o prestador.

Veja também os passos necessários para iniciar a integração com o Integrador SST.

Observação

Apesar de a homologação ser opcional para a importação de arquivos, ela é recomendada. A homologação permite identificar o sistema do prestador no Integrador SST, além de abrir caminho para a integração dos recibos e retornos do Governo.

Opcional

Responsabilidades do prestador SST e do cliente:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Gerar os dados para saneamento da base (normalização) e fazer a carga inicial

Se nos requisitos de negócio, descritos no início deste documento, o cliente/empresa optou pela estratégia de implantação para manter empresa existente, o saneamento (normalização) é necessário para:

  • fazer a ligação com os registros da base da Senior
  • evitar registros duplicados
  • garantir a consistência entre as bases

Durante o saneamento da base o cliente precisa fazer a extração dos dados e enviar os resultados em formato .CSV/MS Excel para o prestador.

Após o saneamento, é preciso também fazer uma carga inicial dos dados.

Para entender como estes procedimentos são feitos, leia e siga as recomendações descritas na documentação completa do saneamento.

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Responsabilidades das áreas de Serviços da Senior:

    Modo de integração
Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente
Requisito Detalhes Integração via API (web services) Integração exclusivamente via importação de arquivos
Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos

Solicite o nome e o domínio do tenant na G7 (plataforma senior X).

Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.

Depois de garantir todos os itens indicados nestes pré-requisitos, é possível prosseguir para o checklist para implantação do módulo:

Acessar os checklists de implantação

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