Pré-requisitos de implantação - Integrador SST
Este conteúdo é voltado para empresas, consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando o Integrador SST.
Todos os itens devem ser verificados e atendidos para garantir que o ambiente esteja preparado para integrar as informações entre os sistemas da Senior e do prestador SST.
Pré-requisitos de negócio
Responsabilidades do cliente:
- Revisar processos internos para aderência ao eSocial
- Verificar os requisitos de produto e de negócio
- Optar por um dos modos de integração dos eventos
- Optar entre as opções de estratégias de implantação
Modo de integração Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente |
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Requisito | Detalhes | Integração via API (web services) | Integração exclusivamente via importação de arquivos |
Optar por um dos modos de integração dos eventos |
O Integrador SST suporta dois modos de integração:
Cada modo exige configurações específicas. Portanto, o modo de integração escolhido — via API (web services) ou importação — determina quais são as etapas necessárias para que o Integrador SST seja implantado da maneira correta. Veja também a tabela de vantagens e desvantagens de cada opção para ajudar a escolher a melhor alternativa. |
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Revisar processos internos para aderência ao eSocial |
Por lidar com as informações dos colaboradores e dados relacionados a SST, o uso do Integrador SST depende, indiretamente, que o empregador esteja atualizado com os processos relacionados ao eSocial:
Quer conhecer os passos para começar a enviar eventos para o eSocial? Veja nosso infográfico com todas as etapas. |
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Verificar os requisitos de produto e de negócio |
Todas as informações devem estar corretamente organizadas na base do cliente:
A estruturação dos dados acima garante a consistência dos dados durante a integração via API, além da geração correta dos eventos que poderão ser importados no Integrador SST. Por exemplo: é importante que cada colaborador esteja devidamente alocado em seu respectivo setor (local). Veja também a lista completa de informações que são integradas. |
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Optar entre as opções de estratégias de implantação |
A estratégia de implantação possui duas opções que definem qual será a estratégia
Essas opções precisam ser avaliadas em conjunto pelo prestador de serviço SST, cliente/empresa contratante e pela Senior, a fim de identificar qual é a mais viável. Deve-se levar em conta o cenário que atende às necessidades de cada parte envolvida, com o objetivo de ativar a integração entre os sistemas de forma rápida, assertiva e assegurando a gestão ocupacional integrada com o Gestão de Pessoas | HCM da Senior. Veja também a tabela de vantagens e desvantagens de cada opção para ajudar a escolher a melhor alternativa. |
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Pré-requisitos técnicos de sistema
Em caso de dúvidas sobre o levantamento dos pré-requisitos, entre em contato com o administrador de sistema ou com seu executivo de contas.
Considere também contratar o serviço de consultoria da Senior.
Responsabilidades do cliente:
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Modo de integração Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente |
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Requisito | Detalhes | Integração via API (web services) | Integração exclusivamente via importação de arquivos |
Ter a XPlatform implantada |
Garantir que a plataforma senior X esteja configurada. |
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Ter o Integrador HCM implantado |
Garantir que o Integrador HCM esteja implantado e configurado. |
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Ter o sistema HCM XT implantado em uma das versões suportadas |
Para a integração com o HCM XT, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV). Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução. |
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Identificar o cenário de integração |
Identifique o cenário de integração no empregador, em relação à gestão dos dados (com ou sem um prestador SST) e a importação dos registros históricos dos colaboradores (se necessário). |
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Ter as rotinas de negócio necessárias para o uso do Integrador SST |
Estas são as rotinas de negócio usadas pelo Integrador SST:
Integridade dos cadastros de Pessoas
Cadastro do colaborador x Cadastro de pessoa (sincronia de dados)É necessário ter atenção com relação a integridade dos dados entre os cadastros do Colaborador e da Pessoa correspondente, pois as informações são buscadas de ambos os cadastros. Por isso, estão disponíveis rotinas para auxiliar no processo de sincronização das informações entre estas tabelas, conforme abaixo: Dados pessoaisCaso os dados cadastrais da pessoa estejam desatualizados em relação aos cadastros dos colaboradores vinculados à pessoa, você deve utilizar a tela Pessoas > Gerar Pessoas, com a opção para atualizar as informações do cadastro de pessoas. Para isso, ao entrar na tela clique no botão Avançar, o sistema irá emitir a mensagem "Deseja atualizar ou gerar o cadastro de pessoas?", então selecione a opção Atualizar. Históricos de cursos de pessoasCaso os históricos dos cursos de aperfeiçoamento e formação das pessoas não estejam sincronizados com os respectivos históricos do colaborador, você deve utilizar a rotina utilitária no módulo Treinamento para sincronização destas tabelas em Diversos > Utilitários > Sincronizar Históricos da Pessoa. Colaboradores com múltiplos cadastrosPara evitar duplicidade ou divergências entre os dados, os colaboradores que possuem mais de um cadastro no sistema precisam que todos sejam vinculados a um único cadastro de pessoa. Isso pode ser feito no HCM XT, por meio da rotina de Consistir Pessoas. Exemplo:
Um ex-funcionário é admitido novamente (reintegrado) na empresa, gerando dois cadastros (um desligado e um ativo). Neste caso a rotina de Consistir Pessoas precisa ser executada para associar os dois cadastros desse colaborador ao mesmo cadastro de pessoa. Dessa forma, garante-se que os dados ficarão sincronizados entre os dois cadastros.
Procedimento para ver se a empresa possui uma estrutura de postos implantada
Por que os postos de liderança são necessários?
A hierarquia dos postos de liderança é um requisito do Integrador HCM. Essa hierarquia determina os líderes e liderados em sua estrutura. Assim, o sistema pode identificar quais serão os postos de trabalho ocupados pelas pessoas que vão desempenhar o papel de gestor. Para saber mais sobre as configurações de hierarquia dos postos, veja a documentação do assunto na página do Integrador HCM. |
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Ter a Proprietária do HCM XT atualizada |
A Proprietária do HCM XT precisa possuir o módulo Integrador SST entre os módulos contratados. |
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Indicar os colaboradores que devem ser considerados no Integrador SST |
Cada colaborador que deverá ser considerado no Integrador SST precisa estar associado a este módulo. A associação dos colaboradores ao módulo serve para evidenciar quais colaboradores devem ser enviados à plataforma senior X e para fazer o controle de licenças. O Integrador SST considera todos os colaboradores que estiverem indicados nos seguintes locais do HCM XT:
Nota O Integrador SST receberá a integração de todos os colaboradores que estiverem com o Integrador SST ou com o Painel de Gestão selecionados na indicação de módulos. Isso não determina quais colaboradores serão enviados para o prestador SST. O envio de colaboradores para o prestador é definido por filial, conforme configurações feitas no sistema. Não há um controle de envio individual por colaborador para o prestador. |
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Ter o eDocs implantado ou outro serviço de mensageria |
Para enviar os eventos do eSocial ao ambiente do Governo, é preciso ter um serviço de mensageria instalado. O Integrador SST pode se comunicar somente com o eDocs, que é a solução da Senior. Mas o prestador pode optar por usar um sistema de mensageria próprio, mas nesse caso, esse mensageiro não integrará com o Integrador SST. No caso dos prestadores que usam o eDocs, durante a implantação será necessário selecionar o modo de comunicação entre esse sistema e a plataforma senior X. Esta configuração está detalhada na documentação de envio dos eventos do eSocial e eDocs. |
Responsabilidades do fornecedor do sistema do prestador SST:
- Homologar seu sistema com o Integrador SST
Modo de integração Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente |
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Requisito | Detalhes | Integração via API (web services) | Integração exclusivamente via importação de arquivos |
Homologar seu sistema com o Integrador SST |
A empresa deve utilizar um sistema pertencente a um dos parceiros homologados para a integração. Isso garante que o sistema do prestador SST está plenamente apto a fazer a integração dos dados com o Integrador SST. O tipo de homologação dependerá do tipo de integração, que pode ser via API (web services) ou via importação de arquivos. Para conhecer os detalhes sobre esses tipos de integração, veja a documentação de cenários de integração com o prestador. Veja também os passos necessários para iniciar a integração com o Integrador SST. Observação Apesar de a homologação ser opcional para a importação de arquivos, ela é recomendada. A homologação permite identificar o sistema do prestador no Integrador SST, além de abrir caminho para a integração dos recibos e retornos do Governo. |
Opcional |
Responsabilidades do prestador SST e do cliente:
- Gerar os dados para saneamento da base (normalização) e fazer a carga inicial
Modo de integração Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente |
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Requisito | Detalhes | Integração via API (web services) | Integração exclusivamente via importação de arquivos |
Gerar os dados para saneamento da base (normalização) e fazer a carga inicial |
Se nos requisitos de negócio, descritos no início deste documento, o cliente/empresa optou pela estratégia de implantação para manter empresa existente, o saneamento (normalização) é necessário para:
Durante o saneamento da base o cliente precisa fazer a extração dos dados e enviar os resultados em formato .CSV/MS Excel para o prestador. Após o saneamento, é preciso também fazer uma carga inicial dos dados. Para entender como estes procedimentos são feitos, leia e siga as recomendações descritas na documentação completa do saneamento. |
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Responsabilidades das áreas de Serviços da Senior:
- Solicitar o nome e o domínio do tenant
Modo de integração Obrigatoriedade do pré-requisito para o modo de integração que for escolhido pelo cliente |
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Requisito | Detalhes | Integração via API (web services) | Integração exclusivamente via importação de arquivos |
Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos |
Solicite o nome e o domínio do tenant na plataforma senior X. Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.
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Depois de garantir todos os itens indicados nestes pré-requisitos, é possível prosseguir para o checklist para implantação do módulo: